Ibama não vai autorizar construção de novo porto em Pontal | Fábio Campana

Ibama não vai autorizar construção de novo porto em Pontal

pontal

O Ibama do Paraná não está convencido do projeto de construção de um porto em Pontal do Paraná e não vai autorizar, por enquanto, a obra, orçada em US$ 550 milhões. A afirmação foi feita pelo superintendente do Ibama do Paraná, Álvaro Carneiro, em entrevista à Band News FM.

Segundo Carneiro, o Ibama vai pedir novos estudos sobre os impactos sócio-ambientais do projeto, que pretende construir inicialmente dois berços de atracação, num total de quatro terminais para operar com grandes navios com movimentação de até 2,5 milhões de contêineres por ano.

A região é tomada de mangues e é considerada um berçário marinho.


14 comentários

  1. bimbo
    quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009 – 16:32 hs

    Era o que o Reibobão queria, vai por a culpa no Ibama, pela não ralização de mais uma “obra”.

  2. patricia
    sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009 – 8:17 hs

    Esse Porto nao sai porque o Requiao nao deixa.
    Ele nao aceita que os empresarios que querem investir em Pontal do Parana, sao amigos de Beto Richa
    Faltam menos de dois anos para esse maluco sair do governo…. ufa

  3. Rafael Filippin
    sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009 – 13:16 hs

    Existem várias obras de infraestrutura previstas para o litoral (portos, aeroportos, estradas e ferrovias), que inclsive já forma apresentadas no Conselho do Litoral. Se é assim, não se pode avaliar ambientalmente uma obra de cada vez, porque todas têm efeitos combinados entre si. Deixar que sejam licenciadas “em fatias” é a pior decisão que se pode tomar.

  4. ESCRAVOS DE REQUIÃO
    sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009 – 15:21 hs

    ao invés de construir novo porto, o ducci deveria buscar um administrador que realmente levanta-se o porto de paranagua ao nivel que lhe é de fato, fazendo com que a cidade enriquecesse, e os trabalhadores e moradores orgulhosos com seus empregos garantidos recebendo cruzeiros para valorizar este belo patrimonio que Pgua e Antonia que estão abandonas pela arrogancia do sr. governador que volta de sua ferias no RJ e Espanha, quando deveria estar promovendo a cultura paranaense entre os poucos turista que se arriscam em vir ao nosso litoral, chega ducci ja é hora RESPEITAR O LITORAL PARANAENSE.

  5. Reinoldo Hey
    quinta-feira, 28 de maio de 2009 – 11:36 hs

    IBAMA DO PARANÁ

    O Porto é uma das raras possibilidades de Pontal do Paraná evoluir.
    É engraçado: em Ilhéus, na Bahia, é permitido até construir restaurantes na beira-mar.
    Na praias catarinenses, há total liberdade
    dos comerciantes (além de não divulgarem os níveis de balneabilidade que, no caso paranaense, ocupam amplos espaços na mídia, curiosamente na alta temporada).
    E dá-lhe porto em Itapoá.
    Sei não , mas tem algo de “podremente político nesses finalmentes”, como diria Odorico Paraguaçu (“O bem amado”, com Paulo Gracindo).
    Será que não seria o caso de convocar Adão e Eva e refazer o Éden, exatamente em Pontal do Sul?
    Ah, por favor, naão precisam trazer aquela cobra. Ela mora em Curitiba e, quando não está em seu luxuoso apartamento de Camburiu, costuma aparecer por aqui.

  6. Fernanda Mossanik
    terça-feira, 23 de junho de 2009 – 17:53 hs

    Bom para nós Bachareis em turismo, a construção do porto seria uma grande oportunidade para alavancarmos o turismo tanto no nosso litoral quanto na capital, além da criação de empregos na área de turismo, pois como todos sabem, não existe emprego na nossa área aqui em Curitiba e nem no litoral, se alguem vier me falar que há é mentira!!!!!! Infelizmente temos que espera que o Sr, Requeijão termine seu mandato com suas picuinhas, para enfim esperamos uma luz no fim do túnel…..

  7. Sidnei Ramos
    sexta-feira, 3 de julho de 2009 – 22:04 hs

    estou a procura de terreno na região para construção de casas para esses futuros portuários, que souber me procure no e-mail.
    obrigado

  8. Anderson Roberto de Oliveira
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 23:15 hs

    Um porto com essa imensidão é inadmissível perante Pontal e todo o seu berçário marítimo.
    É só compararem oque acontece com o Porto de Paranaguá, e oque ele causou e ainda causa à todo o litoral paranaense.
    Trata-se de uma obra totalmente criminosa!
    Tudo por causa do tal “progresso” como dizem os interessados em toda essa barbárie.
    E quem vai lucrar com tudo isso? A população? NÃO! Serão sempre os mesmos porcos inescrupulosos quem deterão toda a renda.
    Sou morador da área e universitário da UFPR litoral e sou linha de frente contra toda essa merda!
    Temos que nos unir para impedir essa catástrofe!

  9. guilherme vedm
    segunda-feira, 6 de dezembro de 2010 – 12:08 hs

    Pois caros amigos e inimgos, Vamos ficar na época dos índios com arcos e artesenatos esperando que países desenvolvidos tomem conta da nossa terra como Xerifes, ou Vamos caminhar a diante com desenvolvimentos tecnologico parcerias e etc, para uma possibilidade de recurssos para nossa natureza e novo povo da região com estudos aprofundados, e criar um território próprio para nosso desenvolvimento da nossas gerações, OOOO mundo gira, OOOO mundo evolui, AAgora pessoas contra uma obra estão contra um desenvolvimento da nossa população, que VOCÊS caipiras caiam foram que ja temos muitos PODEROSOS (requião) que somente retornam a esses locais por interesses próprio SOMENTE, impedindo a contruções e abertura de outros………………OBRIGADO.

  10. adao
    terça-feira, 22 de fevereiro de 2011 – 9:07 hs

    agora que o ditador requião saiu, espero que o beto richa cumpra pelo menos um pouco do que prometeu e olhe para nossa terra que vive do resto ou do que sobra do dinheiro de outras cidades.

  11. joao claudio
    segunda-feira, 31 de outubro de 2011 – 10:18 hs

    se o proto fosse do RR já estaria pronto e com o nosso dindin…fazer o que se o requiãochaves manda aqui…

  12. segunda-feira, 26 de março de 2012 – 14:53 hs

    Cidadaos do meu Brasil e do meu Paraná.
    Fico impressionado com as atitudes dos presidentes de organizações ambientais, quanto a impedimento de implantação de um mega projeto desse.
    Rogo Campana que deus possa dar o entendimento para esse cidadao, que reveja seus estudos e leis do Ibama e a do ciência de que um projeto desse nível, vem a salvar o nosso Paraná em termos de escoamento, e com isso Amigo Campana, o nosso estado passara a ser o modelo de administração em níveis de logística nas Modalidades de rodovia,ferrovia,maritima,hidro,aérea,e rodoviária.
    Os empresários Campana amigo! Estão rogando a nossas autoridades que se mobilizam e acreditem na iniciativa privada que e eficiente,ágil e rápida para tomadas de decisões e fazer os projetos se tornarem realidade.
    O povo do Pr,governador,secretario e o mais importante o grupo produtor do Paraná e outros estados e sem contar países vizinhos, festejarao a aprovação da largada para que o nosso Paraná gere mais empregos,mais renda,mais arrecadação,mais crescimento e geração de empregos.
    Caro campana, sou espekcialista em logística e vivo e vivi nesta área toda aminha vida, percorrendo a maioria dos estados brasileiro e vi de perto a realidade e a angustia de nossos produtores,empresários fabris,cooperativas,importadores e exportadores, e ainda cheguei a conhecer os maiores portos do mundo, ferrovias, hidrov ias,cias aéreas,terminais e silos para grãos,líquidos e enfim campana uma estrutura portuária que possamos nos orgulhar.
    Campana, sou paranaense a 67 anos, meus avos migraram através do Porto de paragaua e se instalaram em porto de cima. Minha família Souza Miranda após acrescentaram Brasil, foram e são personagens da historia paranaense atra esse feitos heróicos na policia militar do Paraná,procuradoria da republica,guarda nacional etc. Hoje trabalho mais do que quando ainda moco, pois exerço varias atividades como empresário, adm de bens imobiliária,logística em todas as áreas citadas,bem como voluntário a 50 anos ativo e prestando serviços também a instituições como HC,hosp.câncer,instituições carentes,e já em andamento também serviços de voluntariado junto ao hospital evangelico.
    Caro campana, sei também dos seus feitos, parabéns por sua coluna, mas serei um valente combatente em fazer com que nosso Paraná hoje governado por meus amigos família ri há e seus pares, tragam para o Brasil, grandes pressentes como este Porto que será arrancada para nossa emancipacao

  13. Marcelo
    quarta-feira, 4 de abril de 2012 – 15:03 hs

    Infelizmente amigos o litoral paranaense, tem que ser a cruz, do Ministério Público Estadual,federal e IBANA, no caso de preservação ambiental. Enquanto que em outros estados não existe nada disto e os projetos andam, aqui no Paraná e barrado tudo, que se possa dizer e fazer de desenvolvimento para nosso estado e cidades do litoral. A coisa não anda, por que isto pelo amor de Deus. O povo do litoral esta cansado de ser visto somente no verão, e deixarmos de conviver como no tempo do descobrimento, somente de caça,pesca e nada mais.
    Desenvolvimento já mais com sustentabilidade.

  14. Luiz Cesar Santos
    sábado, 22 de novembro de 2014 – 9:17 hs

    Vou Falar para vocês com experiência própria, sou estivador em Paranaguá, dizer que a construção de um porto em Pontal do Paraná irá trazer desenvolvimento para a cidade é uma grande mentira, uma grande ilusão, porque se fosse assim Paranaguá que tem um grande porto a centenas de anos seria uma cidade prospera , bem desenvolvida, mas o que realmente acontece é que Paranaguá é uma cidade pobre, imunda, inchada pelas pessoas que migram de estados mais pobres com a ilusão de que o porto irá lhes proporcionar uma melhor condição de vida, ao ver que enganaram-se e que as condições pretendidas não foram alcançadas invadem manguezais, constroem favelas e o pior a cidade está tomada pela prostituíção e drogas pelo excesso de pessoas desempregadas em situação de miséria, e os políticos, empresários, operadores portuários sim estes estão felizes da vida, porque pagam salários de miséria a seus funcionários roubam o porto, fazem falcatruas nas cargas e enriquecem cada vez mais, enquanto espalham a miséria na cidade. NÃO SE ILUDAM O PORTO DE PONTAL DO PARANÁ IRÁ DESTROÇAR O POUCO DA BELEZA QUE AINDA RESTA NAS NOSSAS PRAIAS.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*