Eis a crise, inadimplência sobe e bancos retomam 100 mil veículos | Fábio Campana

Eis a crise, inadimplência sobe e bancos retomam 100 mil veículos

Da Folha Online

Os bancos brasileiros têm em conjunto um estoque de pelo menos 100 mil carros recuperados de clientes inadimplentes, o equivalente à metade das vendas mensais de veículos novos no país, para desovar no mercado de autos usados, revela reportagem de Toni Sciarretta na Folha de São Paulo.

Esse estoque é mais um motivo de pressão no segmento de usados, que vive queda sem precedente nos preços e cuja falta de liquidez trava as ações para retomar a venda de carros novos. Se todos esses carros voltassem ao mercado, somariam até R$ 3,506 bilhões.

Os principais bancos que financiam veículos relatam que o volume de recuperação cresceu de 20% a 30% no início do ano em relação ao que acontecia até setembro. O alto número de recuperações de carros é culpa da alta da inadimplência, que atingiu a média de 4,3% em dezembro, o maior nível desde 2002, segundo o Banco Central.

Para a Fenabrave (associação das concessionárias), o volume de carros retomados representa pouco mais de 1% dos 9 milhões de veículos alienados no país. Na conta dos bancos, de cada 4 financiamentos inadimplentes, apenas 1 termina com a retomada.


15 comentários

  1. Almasor Abbas Adilah
    quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009 – 10:52 hs

    Os “gringos” com a “bolha habitacional” e nós com a “bolha automotiva” e cada povo com o “governo bolha” que merece!

  2. ISSO ERA ÓBVIO.
    quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009 – 11:31 hs

    MAIS ISSO ERA OBVIO QUE IRIA ACONTECER PORQUE A GANÂNCIA DESENFREADA DAS MONTADORAS E DOS BANCOS FAZEM COM QUE NÃO REFLITAM SOBRE A CONJUNTURA MUNDIAL.
    SERÁ QUE OS GOVERNANTES NÃO ENXERGAM QUE NÃO TEM LUGAR PARA COLOCAR TODOS ESSE CARROS NAS ESTRADAS.
    VEJAM SÓ O CAOS QUE SE INSTALA NAS GRANDES CIDADES E TUDO ISSO ACABA GERANDO UMA BAGUNÇA E UM GRANDE PROBLEMA SOCIAL.
    CONHEÇO MUITA GENTE QUE PAGA ALUGUEL E NÃO TEM NEM O QUE COMER MAIS QUE TEM UM CARRO PARA FICAR SE EXIBINDO POR AÍ.
    A VIDA TEM QUE SER LEVADA MAIS A SÉRIO E COM OS PÉS NO CHÃO.
    ESSES BANQUEIROS E DONOS DE MONTADORAS DE VEÍCULOS DEVERÍAM TER CONTROLE SOBRE OS SEUS NEGÓCIOS, ESSA É A DICA PARA OS POLÍTICOS.

  3. Lineu Tomass
    quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009 – 11:44 hs

    TEORIA DE DARWIN NA ECONOMIA.

    Fabio, para esta “crise” dos bancos, que em verdade não não é crise, pois estão “empapuçados” de grana de lucros exorbitantes de anos anteriores, é só aplicar a teoria de Darwin, de ” adpatação das espécies ao meio ambiente”, nesta atual fase de falta de liquidez , de meio ambiente financeiro de grana escassa no nível da roubalheira do juros bancários campeões do mundo.

    SOLUÇÃO-DARWIN.

    Fazer em todo o País, UM MEGA LEILÃO A PREÇOS DA OFERTA DO CONSUMIDOR, DESTES 100 MIL CARROS, pois os banqueiros estão “empapuçados” e assim se adptarão a este meio embiente adverso, mas de economia real. “Darwin” neles.

    LINEU TOMASS.

    LINEU TOMASS.

  4. LEANDRO
    quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009 – 11:55 hs

    CRÉDITO FÁCIL ACABA ASSIM!!!
    O PIOR É QUE QUEM VAI TER QUE ENGOLIR A INADIMPLÊNCIA SÃO OS PEQUENOS COMERCIANTES, POIS ANTES DE BATER DE FRENTE COM OS GRANDES BANCOS E FINANCEIRAS, O CIDADÃO FAZ DE TUDO PARA NÃO PERDER O CARANGO, PASSA CHEQUES SEM FUNDOS, DA O CALOTE NO COMÉRCIO….TENTA DE TUDO, PREJUDICA UM MONTE DE PEQUENOS EMPRESÁRIOS, QUE POR SUA VEZ FICAM A VER NAVIOS….ALGUÉ JÁ VIU UM PEQUENO EMPRESÁRIO RECEBER UM CHE SEM FUNDOS????É COMO CALCINHA DE FREIRA, VOCE SABE QUE EXISTE, MAIS NUNCA VÊ!!!!!
    TA NA HORA DOS BANCOS SEREM RESPONSÁBILIZADOS PELA EMISSÃO DE CHEQUES SEM FUNDOS DE SEUS CLIENTE, AFINAL NAQUELE PAPEL CONSTA O NOME DA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA EM LETRS GRANDES E BONITAS! FÁCIL NÉ…..VAMOS MUDAR AS LEIS SRS. DEPUTADOS!!!

  5. Franco
    quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009 – 12:10 hs

    Bem…faço as minhas as palavras do caro colega “isso era óbvio” …e acrescento que os menos prejudicados são as montadoras e os bancos …ambos já ganharam o suficiente entre juris e vendas para doar estes veiculos ….!!com certeza cada carro vendido tinha o famoso juro sobre juro onde paga-se 2 vezes o valor do bem…e ainda mais o lucro do valor financiado…..e pergunto “crise”???ponde esta o dinheiro do lastro de venda que tiveram todo este tempo???

  6. Alexandre Ramos
    quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009 – 12:50 hs

    Eis o nosso subprime!
    Os bancos e as financeiras liberaram crédito à rodo para o povão comprar automóveis. Basta ver como a frota aumentou e se renovou Brasil afora. Porém, já é de conhecimento geral há um bom tempo que vivemos uma “bolha automobilística” no Brasil.
    Aumentaram o volume de produção e vendas de automóveis no Brasil em cima de uma faixa de consumidores com pouca solidez financeira. É isso o que vemos agora…

  7. silvio claudio
    quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009 – 14:06 hs

    “Crise”. Alguém aí me prove a existência da “crise”. Crise é o seguinte: alguns espertalhões inventam que começou a “crise” e as vendas diminuem. Estoura no rabo de quem sempre estourou. E os bancos ficam mais ricos.

  8. soeli
    quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009 – 14:28 hs

    Era previsível a inadimplência de milhares que compraram carro levados pelo consumismo. O crédito farto oferecido à alguém que ganha pouco mais que o salário dá nisso. O cara financia um automóvel em 60 vezes, paga as primeira parcelas e depois do euforismo do carro novo, caí na real. O brasileiro é assim mesmo: não tem onde cair morto, mas quer mostrar o carro novo pro vizinho. Depois, acontece que as estradas estão abarrotadas, o trânsito nas cidades é um caos, motoristas sem nenhuma experiência estão atrás de um volante conduzindo um automóvel depois de passar algumas horas numa autoescola, daí o número altissímo de acidentes em nossas estradas. São os motoristas de primeira viagem que compraram um carro financiado a perder de vista e saem por aí atropelando….
    Nada contra o desejo de possuir um automóvel para a família, porém antes disso é bom pensar no pão de cada dia.

  9. Maiko Vieira
    quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009 – 18:12 hs

    “Enquanto isso, nosso presidente e sua candidata Dilma sambam com o dinheiro do povo, ou seja, eles sambam e o povo dança…”
    A dança do DESEMPREGADO, a dança do INDIVIDADO…. etc

  10. homero da silva pere
    quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009 – 20:36 hs

    O óbvio aconteceu,pois nossos carros são caros.culpam os impostos,mas se retirarmos os impostos ainda teremos veículos mais caros que em outros países,embora nossos operários ganhem bem menos haja vista a transfência da produção para o Brasil pela Mitsubishi. e os juros? são exorbitantes,irracionais,irreais,ilegais e imorais.

  11. homero da silva pere
    quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009 – 20:42 hs

    o óbvio aconteceu.os preços dos nossos carros são caros; culpam os impostos,mas se os retirarmos ainda teremos carros caros em relação a outros países.os juros então…são irreais,irracionais e imorais.tá na cara que o povo não vai conseguir pagar. e o governo ainda dá crédito para esses empresários..devia dar crédito barato para a produção de alimentos.assim todos se alimentariam melhor e ainda exportaríamos o excedente,gerando riqueza para todos.

  12. Luis
    quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009 – 21:00 hs

    Banqueiros sangue sugas do pobre povo brasileiro. Tiram o automovel do povo que está com duas prestaçoes atrasadas para deixa-lo apodrecer no patio dos leiloeiros. .Chega de ficar horas numa fila de banco que tem apenas dois ou tres caixas para atendimento. O lucro desses mercenari. os é de bilhoes por trimestre, e os nossos governantes nada fazem, os banqueiros estão sugando até a ultima gota do sangue do trabalhador e ninguem faz nada. Esse é o Brasil. PRIVATIZAÇAO DO SISTEMA BANCARIO JÁ.

  13. voz da razão
    quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009 – 21:33 hs

    EXTRA EXTRA EXTRA….Em compensação dispararam as vendas de adesivos para serem colocados em fuscas,chevetes, brasílias e belinas: – ” É VÉIO MAS TÁ PAGO” ou ainda ” ESSE NÃO É DO BANCO”.A indústria de adesivos desabafo aceita novas sugestões que podem ser postadas nesse espaço…

  14. MARLUS
    quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009 – 18:33 hs

    E O LULA HEIN? DEITANDO E ROLANDO NOS 84% DE APROVAÇÃO. OU O POVO É MASOQUISTA OU É BURRO. OU ENTÃO ISSO É UMA DESLAVADA MENTIRA.

  15. joao
    segunda-feira, 2 de março de 2009 – 20:49 hs

    gostaria muito de saber onde encontro noticias sobre estes leilões e quando acontecem desde já agradeço a atenção dispensada

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*