Chávez vence referendo na Venezuela e estabelece reeleição ilimitada | Fábio Campana

Chávez vence referendo na Venezuela e estabelece reeleição ilimitada

chavez

Os venezuelanos aprovaram, em referendo, a emenda constitucional que permite ao presidente Hugo Chávez disputar um número ilimitado de reeleições consecutivas, informa o primeiro boletim divulgado pela autoridade eleitoral do país.

As primeiras informações falam sobre cerca de 54% a favor do “sim”.

Eleitores dos dois lados da questão disseram que a decisão é crucial para o futuro da Venezuela, um país profundamente polarizado. “Hoje, meu destino político está sendo decidido”, disse o presidente à tarde, quando a disputa ainda estava em andamento. “O futuro do país está em jogo”.

Mais cedo, o ministro das Finanças da Venezuela, Ali Rodriguez, havia dito que há “uma tendência irreversível” de aprovação da reforma constitucional. A oposição, por sua vez, zombou no “triunfalismo” do governo.

Os que optaram pelo “não” dizem que Chávez já acumula poder demais, controlando os tribunais, o legislativo e o conselho eleitoral. A remoção do limite de 12 anos consecutivos de governo para o presidente, dizem, fará com que ele se torne incontrolável.


10 comentários

  1. HAVENGAR
    segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009 – 8:07 hs

    O Chavez esta certo, a direita fez o que fez na América Latina durante anos.

  2. segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009 – 8:25 hs

    Hugo Chaves mais uma vez conseguiu o que queria, resta saber se será tão bom quanto acha Fidel Castro ou se o povo Venezuelano suportará essa forma de governo que os torna refém das suas leis de Chaves.

  3. ronaldo
    segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009 – 10:36 hs

    A Venezuela mais parece um grande acampamento de MST do que um País. Essa democracia não é a minha democracia, acho que esse povo venezuelano vão pagar caro em futuro próximo por entregarem o País na mão desse bolivarísta que mais parece um leão de chácara de baile infantil do que presidente de uma nação.

  4. Almasor Abbas Adilah
    segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009 – 10:52 hs

    Longa vida ao Chávez!

    Embora eu seja extremamente crítico a muitas das posturas tomadas pelos governos Cháves e Lula, sendo que deste último sou oposição, pois acredito que ele faça demais o jogo do grande capital internacional (bancos, etc.) tenho que aceitar que está relação mais branda em relação aos países latino americanos e em defesa do Mercosul em oposição a Alca é a correta.

    No caso específico da Venezuela os dados apontam que ela respondeu por 30% do superávit brasileiro no ano passado, se transformando no país que mais contribui para o resultado positivo da nossa balança comercial, com exceção da Holanda, cujos portos recebem boa parte das commodities que o Brasil vende para todos os países da Europa.

    Está em curso uma série de mudanças no intercâmbio do Brasil com as demais nações do mundo: os EUA perdem junto a nós o espaço como fonte de superávit e a América Latina ganha participação no resultado positivo, com destaque para a Venezuela.

    A briga do Chávez com os EUA nos beneficia, pois antes dele ter assumido o governo quase tudo na Venezuela era comprado dos norte americanos e hoje com ele no poder nós estamos entre os grandes fornecedores.

  5. Nelson
    segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009 – 11:03 hs

    A imprensa em geral é tão crítica e parcial com o governo Chaves e tão boazinha com outros governos alinhados aos EUA.
    Chaves vem permanecendo no poder, pela escolha democrática do povo venezuelano.

  6. jose
    segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009 – 11:03 hs

    Ditadura é ditadura, de “esquerda” ou “direita”, tanto faz, o que estranho é um monte de gente, que se diz democrática, defender tiranias…

  7. Anônimo
    segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009 – 11:10 hs

    Como o governo PT gosta de dar e de seguir maus exemplos, podemos esperar a eclosão do ovo da serpente, com o Lula assumindo claramente o seu grande sonho:perpetuação no poder.
    Coitados (no pior sentido da palavra) de nós!

  8. MALACOE CIA
    segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009 – 15:43 hs

    Agóra é capaz do nosso energúmeno também querer brincar de ditador. Esse nosso terceiro mundo com esses débeis mentais, daquí a pouco vai ser o décimo mundo.

  9. Leonardo Rocha'
    segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009 – 16:45 hs

    Parabéns ao camarada Chavez. Desejo-lhe muito força em sua luta contra o maldito imperialismo.

  10. eu
    segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009 – 19:35 hs

    devemos respeitar o desejo legítimo dos povos

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*