Aturdido com avanço de Dilma, PSDB reavalia planos | Fábio Campana

Aturdido com avanço de Dilma, PSDB reavalia planos

fhc1

De Josias de Souza na Folha Online

A desenvoltura de Lula e a evolução da candidatura presidencial governista da ministra Dilma Rouseff desnortearam o tucanato. O desnorteio do PSDB tornou-se explícito numa reunião sigilosa realizada na última segunda-feira, em São Paulo.

Em segredo, encontraram-se três grãotucanos: Fernando Henrique Cardoso, Sérgio Guerra e Eduardo Jorge.
Na hierarquia do PSDB a trinca ocupa, respectivamente, os postos de presidente de honra, presidente nacional e vice-presidente executivo. Reuniram-se, longe dos holofotes, no apartamento de FHC, na elegante Rua Rio de Janeiro, assentada no bairro paulistano de Higienópolis.

Conversaram por mais de duas horas. Chegaram a três conclusões aziagas: 1. Beneficiado pela visibilidade que a vitrine do governo lhe porporciona, Lula logrou enganchar nas manchetes a candidatura da ministra Dilma (Casa Civil); 2. Falta ao PSDB um discurso oposicionista capaz de se contrapor à engrenagem oficial, referendada por mais de 80% dos eleitores do país; 3. Absorvido por disputas internas, o PSDB arrisca-se a contratar antecipadamente a derrota para uma formiga (Dilma) numa disputa à qual comparece com dois elefantes (José Serra e Aécio Neves).

Para continuar a leitura, clique no “Leia Mais”.

O que fazer? É essa a pergunta fatídica que embatuca a cúpula do tucanato. O encontro secreto de segunda-feira não produziu nenhuma resposta peremptória.

Decidiu-se apenas criar no partido uma espécie de grupo de intelectuais tucanos. Um núcleo de pensadores capaz de prover ao tucanato um discurso de oposição a Lula.

Algo que possa prover à tropa da oposição armas retóricas para se contrapor à plataforma de Dilma, claramente enlaçada à perspectiva da continuidade da bem-avaliada gestão Lula.

Em diálogo telefônico com um amigo, depois da reunião na casa de FHC, Sérgio Guerra resumiu o drama do tucanato:

“Do lado do governo, há um projeto claro e em franco desenvolvimento. Pegaram a mulher [Dilma], pentearam o cabelo dela e até operação plástica fizeram…”

“Enquando isso, do nosso lado, só há divisão. Não bastasse a decisão sobre as prévias [entre Serra e Aécio], estamos perdendo tempo até com com divisões na bancada”.

Sérgio Guerra referia-se ao melê que convulsionada as relações da bancada de deputados federais tucanos.

Inconformados com a recondução de José Aníbal (SP) ao posto de líder do PSDB na Câmara, um grupo de 19 deputados tucanos abriu uma dissidência.

“A gente tem que sair dessa pauta negativa o quanto antes”, disse o presidente do PSDB. “O outro lado está organizado. Não podemos nos dar ao luxo da divisão”.

Um pedaço do PSDB avalia que a única forma de o PSDB responder ao avanço da candidatura oficial de Dilma Rousseff seria a antecipação da escolha do oponente da oposição.

O diabo é que os governadores tucanos José Serra (São Paulo) e Aécio Neves (Minas Gerais) estão muito longe de celebrar um acordo.

No papel de algodão entre os cristais tucanos, Sérgio Guerra promete aprovar na Executiva do PSDB, antes do final de março, um esboço de eleição prévia.

No íntimo, porém, o presidente nacional do PSDB sonha com um acordo entre Serra e Aécio. Um entendimento em que um abra mão da disputa em favor do outro.

A conciliação, porém, parece longe de se concretizar. Segundo colocado nas pesquisas, Aécio diz que não abre mão das prévias.

Favitoro em todos os cenários das sondagens eleitorais, Serra simula concondância. Mas, nos subterrâenos, libera seus correligionários para bombardear as prévias.

Em meio ao lufalufa interno, o PSDB assiste ao avanço da candidatura rival. Apadrinhada por Lula, Dilma não encontra rivais na seara governista.

Já na casa dos dois dígitos das pesquisas, a candidata de Lula caminha em terreno cada vez menos acidentado.

Há cerca de 15 dias, em conversa com o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), Sérgio Guerra ouvira uma avaliação incômoda.

Acomodado no topo da lista de candidatos a vice-presidenciável do PMDB, Geddel disse ao presidente do PSDB que falta ao tucanato um discuso convincente de oposição.

Para Geddel, a candura com que tucanos como Serra se relacionam com Lula acaba por jogar água no moinho da continuidade que move a candidaura de Dilma.

O desafio do PSDB, na opinião do ministro do PMDB, seria o de erigir um discurso alternativo ao de Lula.

O tucanato precisaria apresentar ao eleitorado um pudim que não exagerasse na dose de veneno. Sob pena de ser tachado, em meio à crise, de pregoeiro do “quanto pior melhor”.

É essa receita, tão óbvia quanto desconhecida, que o PSDB espera receber do grupo de intelectuais que decidiu constituir na reunião sigilosa de FHC, Sérgio Guerra, Eduardo Jorge.


19 comentários

  1. Damaceno
    quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 – 7:59 hs

    Lá vem a artilharia pesada do tucanato! Que será que vão “inventar” agora, para atingir o governo Lula? É o desespero tomando conta daqueles que perderam a mamata.

  2. Dr Joaquim
    quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 – 8:10 hs

    Fábio, o PSDB está perdendo o rumo, senão vejamos: rachado em nível federal, sem expressão no Estado e, agora começando a fazer água em Curitiba. O Beto está deixando o pedestal , saindo da glória para viver momentos difíceis, com escândalos e mais escândalos que pipocam em sua administração. Agora mais um e, cabeludo é o chamado URBSGATE. 600 milhões de reais sem licitação. Na minha opinião, Beto terá sérias dificuldades para terminar o mandato ee, se terminar, chegará ao fim, como chegou o Cássio Taniguchi, arrasado perante a opinião pública.

  3. HAVENGAR
    quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 – 8:24 hs

    É o que acontece com um partido que tem uma boa elaboração politica , mas não tem militância, não consegue se reproduzir na sociedade, não se insere nas lutas cotidianas, alguem ja viu por acaso o PSDB ou seus filiados, recolherem assinaturas contra um aumento do transporte coletivo,alguem ja viu o PSDB ou filiado fazer algum piquete em porta de fabrica em defesa dos trabalhadores ou em movimento pela moradia ja viram?O PSDB é um partido que não tem exército, até o velho PCB tem mais tropa organizada que os tucanos,a militancia do PSDB é a chamada militancia do Olerith, que fazem parte as sogras, namoradas..etc etc

  4. Mariana
    quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 – 8:28 hs

    Lembram da recente campanha para prefeito de São Paulo? É só seguir o mesmo “modus operandi”.

    A Dilma é a melhor candidata para concorrer com o Serra… è óbvio que ele se elege no primeiro turno!!!

    É melhor fazer de conta que se acredita na possibilidade da Dilma se eleger, do que dar margem ao surgimento de um candidato de verdade que pode incomodar…

  5. SYLVIO SEBASTIANI
    quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 – 9:16 hs

    Não conheço a situação politica-eleitoral do PSDB de outros Estados, conheço do Paraná, se nos outros estiverem iguais, o Trio de Liderança do Partido, tem razão de sua preocupação.Aqui dos 400 municipios tem 182 desativados, outros restantes Cartoriais,e sem ativação, caso até de Curitiba. Na Assembléia Legislativas, somente dois deputados dizem que fazem oposição, os outros são Governo e participam do Governo. Tudo isso é preocupante.Partido se faz com posição definida, com reuniões constantes, com divulgação dos trabalhos, com arregimentação de filiados,com mulheres e jovens participando, com trabalhadores em ação em seus locais de trabalho.Com presença permanente de lideranças regionais e nacional, não escondidos, em gabinetes, mas nas ruas, em praças e mesmo em recintos fechados, mas com portas abertas. Procurando atrair para o Partido as mais diversas lideranças, principalmente de bairros, de profissões, de lazeres, de esporte de todas as modalidades, o caso dos idosos que devem ser amparados e incentivados, através de seu Estatuto, organizações religiosas devem ser procuradas e atraídas, até para suas pregações.Isso aqui relatado, foi realizados nos partidos existentes antes da ditadura militar, e durante o partido de oposição, o MDB fazia, lógicamente com restrições, mas fazia, assim o seu crescimento, hoje usado, com defeitos pelo PMDB, que por isso detém a melhor posição entre os partidos, em todo o país e principalmente no Paraná.

  6. LINEU TOMASS
    quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 – 9:18 hs

    FABIO.

    OPSDB DEGUSTA DE SEU PRÓPRIO VENENO, E RECLAMA.

    O PROFESSOR NEOLIBERAL, FHC, NÃO PODE RECLAMAR NADA EM RELAÇÃO A ESTE EPIDSÓDIO, POIS FOI ELE QUE FORÇOU ESTA BRECHA AO CUSTO DE MUITO “ESTÍMULO E FAVORES”, AOS CONGRESSISTA PARA APROVAR A REELEIÇÃO PARA PRESIDENTE, QUE O FAVORECEU, POIS FOI REELEITO.

    QUANDO NO PODER FHC TAMBÉM FAVORECIA A TODOS OS SEUS PRÉ-CANDIDATOS.

    AGORA, QUANDO ELE ESTÁ DO OUTRO LADO DA CERCA QUE PROTEGE O PODER, E RECLAMA E….BERRA MAIS DO QUE “BODE EMBARCADO”.

    FHC EMPURROU NA MARRA, DITATORIALMENTE A NAÇÃO ESTE DESASTRADO DISPOSITIVO DA REELEIÇÃO, QUE COMPROMETEU E MANCHOU O PROCESSO DEMOCRÁTICO. FOI UM ATRASO. A LEI DO FHC PERMITE O USO DA MÁQUINA DE MODO ACINTOSO.

    NA ÉPOCA TALVEZ ELE PENSOU;

    “PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS, É COLIRÍO”.

    AGORA O OLHO DELE TAMBÉM ESTÁ ARDENDO.

    LINEU TOMASS.

  7. ajax agamenon
    quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 – 9:24 hs

    que legal a urbs torrar R$ 500 milhões sem licitação né. uma gracinha.

  8. Barão
    quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 – 10:26 hs

    Eduardo Jorge? Esse todo mundo já conhece de outros carnavais! Depois essa tucanalha quer posar de santo…

  9. Sinuca de bico?
    quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 – 10:53 hs

    O Lula em seu governo sem face tem como centro da ação a governabilidade a qualqer custo, pois não manteve nenhuma ligação ideológica com o seu passado e ai reside a sua força!

    Circula com desenvoltura entre as bases medianas (baixo clero) de todos os partidos ao mesmo tempo que tira fotos comprometedoras com os que teoricamente seriam seus adversários.

    Desta forma ele vende a imagem para a população de que representa o conjunto da população, o que tira a mobilidade e a capacidade da “oposição” firmar a imagem enquanto tal, já que está acaba por não conseguir agir e muto menos vender a imagem de que é um bloco monolítico com propostas diferenciadas das do governo.

    Casando a sua imagem com a Dilma e com as bases de todos os partidos ele embola o meio de campo tranformando tudo ais olhos do povo em uma “única realidade percepitivel.

    Se “todos estão com o Lula é porque ele é bom” é a conclusão simplista em que chega a induzida população!

  10. Sinuca de bico?
    quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 – 10:54 hs

    Lula em seu governo sem face tem como centro da ação a governabilidade a qualquer custo, pois não manteve nenhuma ligação ideológica com o seu passado e ai reside a sua força!

    Circula com desenvoltura entre as bases medianas (baixo clero) de todos os partidos ao mesmo tempo em que tira fotos comprometedoras com os que teoricamente seriam seus principais adversários.

    Desta forma ele vende a imagem para a população de que representa o conjunto da população, o que tira a mobilidade e a capacidade da “oposição” firmar a imagem enquanto tal, já que está acaba por não conseguir agir e muito menos vender a imagem de que é um bloco monolítico com propostas diferenciadas das do governo.

    Casando a sua imagem com a Dilma e com as bases de todos os partidos ele embola o meio de campo transformando tudo aos olhos do povo em uma “única realidade” perceptível.

    Se “todos estão com o Lula é porque ele é bom” é a conclusão simplista em que chega a induzida população!

  11. João de Bittencourt
    quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 – 11:28 hs

    a tucanada tá indo bem… bem pro fundo do poço. vão entregar o estado nas mãos do barbudo biondo do lerner.

  12. Antonino
    quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 – 12:58 hs

    A inveja que os demais partidos tem do PSDB é emocionante e engraçado. Mas como diz os petistas : vamos plantar, se colar , melhor….kkkk…e pior que tem gente que ainda acredita no partideco que só faz sucesso onde o bolsa voto tem validade, porém com prazo.

  13. Oscar Dias
    quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 – 16:24 hs

    Osmar Dias, quem sabe faz a hora. Não é o momento de ao invés do PSDB, você romper essa aliança. Lula nas alturas e, a esperança do PSDB no Estado, Sr. Beto Richa, envolvido em escândalos e mais escândalos. Osmar, uma aliança do PDT com PT e PMDB é vitória garantida e, deixa para trás essa herança maldita do Jaime Lerner e o Cássio Taniguchi.

  14. Pedro Alexandrino
    quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 – 16:29 hs

    Eduardo Jorge? Quantos votos tem? É aquele que foi capa da Veja? Que recebeu centenas de acusações? É com gente assim que os tucanos querem derrotar a candidata do presidente mais popular da história? Que graça!!!!

  15. luis
    quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 – 18:54 hs

    Quando estreia o filme FHC presidente ou filho do Brasil?

  16. Andre
    quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 – 21:19 hs

    Cada dia mais o quadro fica melhor pro Osmar Dias, mesmo contra o Beto Richa. Olha que levar a Dilma no palanque vai ser mais fácil que todos imaginavam, lembrando que até o Beto ficou encantado com a simplicidade e o carisma de Lula, o Presidente que é mais popular que Jesus Cristo.

  17. rock
    quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 – 23:31 hs

    Esse tal de FHC, não anda meio chapado, defendendo agora a tal de erva que destroi muitas famiilias que tem seus filhos viciados.

  18. LINEU TOMASS
    sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009 – 0:43 hs

    ALÔ, ROCK.

    É VERDADE.

    VI NA TV E NÃO ACREDITEI, O PROFESSOR FHC, EXECUTOR DO PLANO NEO-LIBERAL NO BRASIL, DANDO UMA DE FERNANDO GABEIRA.

    DEFENDEU A LIBERAÇÃO DO USO DA MACONHA, COMO FORMA DE INIBIR O TRÁFICO.

    NO MÍNIMO FOI UM INGÊNUO, OU ESTÁ GAGÁ,

    SERÁ QUE ELE NÃO SABE QUE ALÉM DA MACONHA EXISTEM OURAS CENTENAS DE DROGAS, INCLUSIVE AS SINTÉICAS ?

    E ESTAS, SERÃO TAMBÉM LIBERADAS?

    ELE FALOU NA RESPONSABILIDADE DO ESTADO NO TRATAMENO DE DROGADOS, ORA , ORA, QUANDO ELE FOI PRESIDENTE POR 8 ANOS NADA FEZ NESTE SETOR

    SR. FHC, ME POUPE, ME POUPE.
    POUPE A TODOS OS BRASILEIROS TAMBÉM.

    LINEU TOMASS.

  19. tENHO DITO
    sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009 – 8:06 hs

    CRISTO NÃO VEM MAIS!!!!(CONFORME DOM ANDRÈ) NÃO PRECISA MAIS lula JÀ ESTÀ AQUI.. SIC SIC. PARECE QUE REALMENTE CONFERE, POIS MESES ATRÀS A BESTA BARBUDA REVOOU P/ ITÀLIA E ACONSELHOU O PAPA. CUIDADO, BLASFÊMIA CONTRA DEUS DERRUBA QUALQUER PESQUISA. CHEGAMOS NO LIMITE , PRESIDENTE MAIS POPULAR QUE JESUS CRISTO, CUIDADO, …ISSO NÃO DARÀ CERTO..TANCREDO NEVES, NUMA INFELIZ DECLARAÇÃO , APÒS SER ELEITO PELO COLÈGIO ELEITORAL, FALOU ASSIM: AGORA NEM DEUS ME IMPEDIRÀ DE SUBIR A RAMPA DO PLANALTO. POIS IMPEDIU…..

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*