Balneabilidade é o palavrão que significa condição de banho e que é muito usado nesta época do ano, o verão, quando milhões descem às praias do Paraná e querem saber se há ou não balneabilidade no mar de Matinhos, Caoibá, Guaratuba, Praia de Leste e por aí vai.
Segundo os laudos de balneabilidade do laboratório contratado pelo governo Requião, a maior parte das praias tem mais cocô do que outra coisa. Os novos prefeito do litoral não acreditam nesse laboratório. Investigam de onde é, de quem é, e a qualificação técnica e científica do instituto. Desconfiam que houve favorecimento na contratação. Há, até, quem acredite que o laboratório está a serviço de um município contra o outro.
Tudo bem. Para tirar as dúvidas, o prefeito de Matinhos pretende contratar outro laboratório para fazer a contraprova da balneabilidade, ou seja, para ver se o laudo do instituto do Requião merece crédito.
16 comentários
Todo ano é a mesma coisa ! Quando isso vai acabar ? Não aguento mais ver aquelas placas !!!!!
Os laudos devem ser sérios porque são feitos por técnicos do IAP, que são concursados e formados por boas universidades. O que é errado, é a Sanepar não tomar providências para sanear o Litoral. Fica tocando horrores, cobrando dos moradores as ligações na rede sendo que não tem estações para tratar essa merda toda. Ou seja, mesmo que o morador ligue se ligue à rede, vai tudo ser captado e lançado sem o menor tratamento diretamente no mar. O trabalho dos técnicos é só confirmar que tá tudo uma merda, e podem acreditar que está.
Cadê a grana do ParaSan que seria investida no saneamento do litoral? Lembram da briga dos irmãos senadores, e do Requião quando também era senador na época do governo Lerner, que esse sim, conseguiu financiamento internacional (ParanaSan) e os nobre senadores emperaram a liberação no congresso? Enfim que o dinheiro saiu no fim da gestão de Lerner e ninguém mais tocou no assunto.
Campana!
A nossa SANEPAR fez muito bem a sua parte. Ótimos investimentos, e por isso é considerada a melhor empresa de saneamento do País!
O grande problema, são esses cabeças de bagre que não querem fazer a ligação do esgoto na rede.
A solução é cortar o fornecimento de água de quem não fizer a ligação do esgoto, pois sem água, não se produz esgoto. Eis a Verdade!
Acordaram tarde demais,este pessoal é “lentio” mesmo, um bando de zé mané,até hoje vocês não juntaram os títulos de cidadão honorário acumulado pelo DUCE nos diversos municípios catarinenses???Bombinhas;Iatapoá;Itajaí;etc…etc…
Então minha gente, como de costume nossos comerciantes litoraneos que repetem a mesma ladainha desde o governo Richa, e, eles mesmos não mudaram a história desta região,esperam tudo do governo,parecem o povo da seca do nordeste,mas,com uma grande diferença ,lá eles tem representatividade, coisa que por estas bandas não existe. Este pessoal do litoral só sabe falar,falar e a coisa continua a mesma merreca.
Como vencer o DUCE em Pguá, Sr Prefeito Baka, você que fez de tudo para conseguir um novo terminal de passageiros para Pguá,apoio do Ministério o Turismo(R$14milhões),aonde vai ser aplicado???,Mas,o Sr.Prefeito esqueceu do principal,tem gente que manda mais do que ele, um governador que é contra Pguá,contra o Prefeito de Pguá, e, já lhe digo,o DUCE que tanto os parnanguaras da Praça Central (Eufrásio Correa???) adoram e ajudaram e muito a pertubar as administrações anteriores da APPA,na época do “Jeime”,mas com um detalhe, esqueceram de avisar o DUCE que ele continua a sacanear a eles mesmos.Quanto aos balneários paranaenses, estes , continuam a perder para a podridão das águas de Balneário Camboriú,mas, se forem um pouco mais adiante lá encontrarão o DUCE se refestelando nas areias de Bombinhas com seus amiguinhos,Beto, Alexandre, Roma,Giovani,etc…A política é porca e não há como ter respeito destes pé de merd… Anotem estes problemas ,entre os litorâneos continuarão assim, até aparecer um governador que realmente se importe com o litoral paranaense,mas, enquanto estiverem veraneando em terras catarinenses amarguem sua derrocada mais um ano.
Falam depois que o fato ocorreu.
Este não é um assunto só de temporada.
No próximo ano, se não mudar o contexto de governo, veremos uma repetição de fatos.
Blá blá blá…….ameaças aos que não resolvem os esgotos etc.
Impróprio é o gerenciamento do assunto.
IAP e ministério público que chamem a SANEPAR para uma SOLUÇÃO.
Isso é problema do Ney Leprevost, o Rei de Caiobá.
esse prefeito de matinhos so quer aparecer naum falou na campanha que iria tirar os ambulantes agora quer falar da sanepar que faz um exelente trabalho no litoral.
todo o litoral esta decaido de prefeitos a anos.
e so resta santa catarina mesmo . imcopetencia dos prefeitos do litoral
quanta bobagem e desinformação, vamos aos fatos , apenas aos fatos meus queridos blogueiros : 1) a degradação do litoral paranaense acontece por décadas . 2) motivos -especulação imobiliária , desrespeito ao meio ambiente e invasões promovidas por malandros inclusive ex prefeitos .3) situação hoje = milhares de moradias sem ligação ao esgoto lançando dejetos nos rios e canais que conduzem ao mar. 4) responsáveis pela situação : proprietários , prefeitura ,sanepar e órgãos ambientais .5) que fazer ?
Solução : as estações de esgoto são excelentes muito modernas , só fala contra quem não conhece , já existem elevatórias em toda a extensão dos municípios praianos para conduzir os dejetos , o projeto é muito bom. FALTA CONCLUIR A REDE AINDA ATENDENDO APENAS UM TERÇO DOS DOMICILIOS E REALIZAR AS LIGAÇÕES FALTANTES. É a parte mais barata, o que não se pode é cobrar dos pobres pelas ligações pois esses não tem como pagar, portanto SE concluída a rede(tubulação) e feitas TODAS as ligações , com muita fiscalização de esgotos clandestinos teremos BALNEABILIDADE , sem o término das obras não haverá solução.
Que merda, sô!
Laudo não se confia 100%, o que vale é Praia poluída ou não, com lixo, cocô, e esgoto despejado diretamente no mar!
Ladaínha já encheu o saco de todos!!!!!!!!!!
pedro henrique
So para avisa-lo os ambulantes que nao sao moradores de Matinhos nao estao mais lah!
Governo requiao, o Rei dos Escandalos!!
o novo prefeito de Matinhos que deixe de falar besteira e trate de colocar a máquina para funcionar, alugue patrolas para arrumar as ruas sem asfalto , faça uma operação tapa buracos emergencial , sinalize as lombadas , mande trocar as lampadas queimadas nas ruas já que a taxa de iluminação pública é um roubo e trate de mandar roçar o mato e coletar o resíduo vegetal, tem muita tarefa para fazer , o dinheiro vai entrar com o iptu , portanto mais ação e menos conversa é que todos esperam dos novos prefeitos , chega de reclamar dos que saíram afinal já sabiam o que iam encontrar , se não fosse assim por que disputaram , se está ruim renunciem ! ah e também ponha a guarda municipal para trabalhar , o que estão fazendo 80 guardas e mil servidores municipais ?
Diálogo flagrado dia desses:
– Veio do litoral do Paraná? Como é que estava a praia?
– Uma bosta…
– Ah, é? Mas no bom ou no mau sentido?
http://WWW.CASADOCANIBAL.BLOGSPOT.COM
he isso ai BOCUDO. se defende o atual prefeito por que ja gahou um carguinho..
ele nem entrou ,mais e que trabalhar e parar de querer ficar aparecendo, arregaçar as mangas e work meu filho. e concordo com as colocaçoes do ai de cima se esta reclamando que RENUNCIE. , toda ano e mesma coisa , tenho pena de nois mesmo do litoral
pedro henrique
Nao tenho nenhum cargo na administracao, apenas relatei um fato, o Prefeito Dalmora retirou todos os ambulantes q nao eram de Matinhos e todos q nao tinham condicoes d higiene. Isso eh fato!
Ou seja cumpriu uma promessa de campanha! De que essa seria a sua primeira acao na Prefeitura… e realmente assim foi!
Governo requiao, o Rei dos Escandalos!!
entao manda ele beber um poquinho da agua do mar pq pensa que a agua nao esta tao poluida enquanto ele nao fizer instalaçao de rede de esgoto na cidade esses dejetos sempre serao jogados na agua do mar
e se ele provar um poquinho da agua acho confia mais nos laudos e assim e nao se engana em querer comprovar a qualidade da agua com outros laudos