Vem aí a guerra dos laudos de balneabilidade (ou a guerra do cocô) | Fábio Campana

Vem aí a guerra dos laudos de balneabilidade (ou a guerra do cocô)

Balneabilidade é o palavrão que significa condição de banho e que é muito usado nesta época do ano, o verão, quando milhões descem às praias do Paraná e querem saber se há ou não balneabilidade no mar de Matinhos, Caoibá, Guaratuba, Praia de Leste e por aí vai.

Segundo os laudos de balneabilidade do laboratório contratado pelo governo Requião, a maior parte das praias tem mais cocô do que outra coisa. Os novos prefeito do litoral não acreditam nesse laboratório. Investigam de onde é, de quem é, e a qualificação técnica e científica do instituto. Desconfiam que houve favorecimento na contratação. Há, até, quem acredite que o laboratório está a serviço de um município contra o outro.

Tudo bem. Para tirar as dúvidas, o prefeito de Matinhos pretende contratar outro laboratório para fazer a contraprova da balneabilidade, ou seja, para ver se o laudo do instituto do Requião merece crédito.


16 comentários

  1. Dudu
    quarta-feira, 7 de janeiro de 2009 – 10:12 hs

    Todo ano é a mesma coisa ! Quando isso vai acabar ? Não aguento mais ver aquelas placas !!!!!

  2. CidadãoRevoltado
    quarta-feira, 7 de janeiro de 2009 – 11:10 hs

    Os laudos devem ser sérios porque são feitos por técnicos do IAP, que são concursados e formados por boas universidades. O que é errado, é a Sanepar não tomar providências para sanear o Litoral. Fica tocando horrores, cobrando dos moradores as ligações na rede sendo que não tem estações para tratar essa merda toda. Ou seja, mesmo que o morador ligue se ligue à rede, vai tudo ser captado e lançado sem o menor tratamento diretamente no mar. O trabalho dos técnicos é só confirmar que tá tudo uma merda, e podem acreditar que está.
    Cadê a grana do ParaSan que seria investida no saneamento do litoral? Lembram da briga dos irmãos senadores, e do Requião quando também era senador na época do governo Lerner, que esse sim, conseguiu financiamento internacional (ParanaSan) e os nobre senadores emperaram a liberação no congresso? Enfim que o dinheiro saiu no fim da gestão de Lerner e ninguém mais tocou no assunto.

  3. PESSÔA
    quarta-feira, 7 de janeiro de 2009 – 11:21 hs

    Campana!
    A nossa SANEPAR fez muito bem a sua parte. Ótimos investimentos, e por isso é considerada a melhor empresa de saneamento do País!
    O grande problema, são esses cabeças de bagre que não querem fazer a ligação do esgoto na rede.
    A solução é cortar o fornecimento de água de quem não fizer a ligação do esgoto, pois sem água, não se produz esgoto. Eis a Verdade!

  4. quarta-feira, 7 de janeiro de 2009 – 11:27 hs

    Acordaram tarde demais,este pessoal é “lentio” mesmo, um bando de zé mané,até hoje vocês não juntaram os títulos de cidadão honorário acumulado pelo DUCE nos diversos municípios catarinenses???Bombinhas;Iatapoá;Itajaí;etc…etc…
    Então minha gente, como de costume nossos comerciantes litoraneos que repetem a mesma ladainha desde o governo Richa, e, eles mesmos não mudaram a história desta região,esperam tudo do governo,parecem o povo da seca do nordeste,mas,com uma grande diferença ,lá eles tem representatividade, coisa que por estas bandas não existe. Este pessoal do litoral só sabe falar,falar e a coisa continua a mesma merreca.
    Como vencer o DUCE em Pguá, Sr Prefeito Baka, você que fez de tudo para conseguir um novo terminal de passageiros para Pguá,apoio do Ministério o Turismo(R$14milhões),aonde vai ser aplicado???,Mas,o Sr.Prefeito esqueceu do principal,tem gente que manda mais do que ele, um governador que é contra Pguá,contra o Prefeito de Pguá, e, já lhe digo,o DUCE que tanto os parnanguaras da Praça Central (Eufrásio Correa???) adoram e ajudaram e muito a pertubar as administrações anteriores da APPA,na época do “Jeime”,mas com um detalhe, esqueceram de avisar o DUCE que ele continua a sacanear a eles mesmos.Quanto aos balneários paranaenses, estes , continuam a perder para a podridão das águas de Balneário Camboriú,mas, se forem um pouco mais adiante lá encontrarão o DUCE se refestelando nas areias de Bombinhas com seus amiguinhos,Beto, Alexandre, Roma,Giovani,etc…A política é porca e não há como ter respeito destes pé de merd… Anotem estes problemas ,entre os litorâneos continuarão assim, até aparecer um governador que realmente se importe com o litoral paranaense,mas, enquanto estiverem veraneando em terras catarinenses amarguem sua derrocada mais um ano.

  5. IMPRÓPRIO PARA BANHO
    quarta-feira, 7 de janeiro de 2009 – 11:57 hs

    Falam depois que o fato ocorreu.
    Este não é um assunto só de temporada.
    No próximo ano, se não mudar o contexto de governo, veremos uma repetição de fatos.
    Blá blá blá…….ameaças aos que não resolvem os esgotos etc.
    Impróprio é o gerenciamento do assunto.
    IAP e ministério público que chamem a SANEPAR para uma SOLUÇÃO.

  6. Ricardo
    quarta-feira, 7 de janeiro de 2009 – 13:11 hs

    Isso é problema do Ney Leprevost, o Rei de Caiobá.

  7. pedro henrique
    quarta-feira, 7 de janeiro de 2009 – 13:27 hs

    esse prefeito de matinhos so quer aparecer naum falou na campanha que iria tirar os ambulantes agora quer falar da sanepar que faz um exelente trabalho no litoral.
    todo o litoral esta decaido de prefeitos a anos.
    e so resta santa catarina mesmo . imcopetencia dos prefeitos do litoral

  8. vovô sacudo
    quarta-feira, 7 de janeiro de 2009 – 14:03 hs

    quanta bobagem e desinformação, vamos aos fatos , apenas aos fatos meus queridos blogueiros : 1) a degradação do litoral paranaense acontece por décadas . 2) motivos -especulação imobiliária , desrespeito ao meio ambiente e invasões promovidas por malandros inclusive ex prefeitos .3) situação hoje = milhares de moradias sem ligação ao esgoto lançando dejetos nos rios e canais que conduzem ao mar. 4) responsáveis pela situação : proprietários , prefeitura ,sanepar e órgãos ambientais .5) que fazer ?

    Solução : as estações de esgoto são excelentes muito modernas , só fala contra quem não conhece , já existem elevatórias em toda a extensão dos municípios praianos para conduzir os dejetos , o projeto é muito bom. FALTA CONCLUIR A REDE AINDA ATENDENDO APENAS UM TERÇO DOS DOMICILIOS E REALIZAR AS LIGAÇÕES FALTANTES. É a parte mais barata, o que não se pode é cobrar dos pobres pelas ligações pois esses não tem como pagar, portanto SE concluída a rede(tubulação) e feitas TODAS as ligações , com muita fiscalização de esgotos clandestinos teremos BALNEABILIDADE , sem o término das obras não haverá solução.

  9. Geraldo Medeiros
    quarta-feira, 7 de janeiro de 2009 – 14:12 hs

    Que merda, sô!

  10. Teodoro Gusso
    quarta-feira, 7 de janeiro de 2009 – 15:12 hs

    Laudo não se confia 100%, o que vale é Praia poluída ou não, com lixo, cocô, e esgoto despejado diretamente no mar!
    Ladaínha já encheu o saco de todos!!!!!!!!!!

  11. O Bocudo
    quarta-feira, 7 de janeiro de 2009 – 15:51 hs

    pedro henrique

    So para avisa-lo os ambulantes que nao sao moradores de Matinhos nao estao mais lah!

    Governo requiao, o Rei dos Escandalos!!

  12. antunes
    quarta-feira, 7 de janeiro de 2009 – 17:42 hs

    o novo prefeito de Matinhos que deixe de falar besteira e trate de colocar a máquina para funcionar, alugue patrolas para arrumar as ruas sem asfalto , faça uma operação tapa buracos emergencial , sinalize as lombadas , mande trocar as lampadas queimadas nas ruas já que a taxa de iluminação pública é um roubo e trate de mandar roçar o mato e coletar o resíduo vegetal, tem muita tarefa para fazer , o dinheiro vai entrar com o iptu , portanto mais ação e menos conversa é que todos esperam dos novos prefeitos , chega de reclamar dos que saíram afinal já sabiam o que iam encontrar , se não fosse assim por que disputaram , se está ruim renunciem ! ah e também ponha a guarda municipal para trabalhar , o que estão fazendo 80 guardas e mil servidores municipais ?

  13. paulo farrah
    quarta-feira, 7 de janeiro de 2009 – 18:59 hs

    Diálogo flagrado dia desses:
    – Veio do litoral do Paraná? Como é que estava a praia?
    – Uma bosta…
    – Ah, é? Mas no bom ou no mau sentido?

    http://WWW.CASADOCANIBAL.BLOGSPOT.COM

  14. pedro henrique
    quinta-feira, 8 de janeiro de 2009 – 0:41 hs

    he isso ai BOCUDO. se defende o atual prefeito por que ja gahou um carguinho..
    ele nem entrou ,mais e que trabalhar e parar de querer ficar aparecendo, arregaçar as mangas e work meu filho. e concordo com as colocaçoes do ai de cima se esta reclamando que RENUNCIE. , toda ano e mesma coisa , tenho pena de nois mesmo do litoral

  15. O Bocudo
    quinta-feira, 8 de janeiro de 2009 – 9:29 hs

    pedro henrique

    Nao tenho nenhum cargo na administracao, apenas relatei um fato, o Prefeito Dalmora retirou todos os ambulantes q nao eram de Matinhos e todos q nao tinham condicoes d higiene. Isso eh fato!
    Ou seja cumpriu uma promessa de campanha! De que essa seria a sua primeira acao na Prefeitura… e realmente assim foi!

    Governo requiao, o Rei dos Escandalos!!

  16. coco
    quarta-feira, 24 de junho de 2009 – 18:15 hs

    entao manda ele beber um poquinho da agua do mar pq pensa que a agua nao esta tao poluida enquanto ele nao fizer instalaçao de rede de esgoto na cidade esses dejetos sempre serao jogados na agua do mar

    e se ele provar um poquinho da agua acho confia mais nos laudos e assim e nao se engana em querer comprovar a qualidade da agua com outros laudos

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*