Requião aproveita a deixa e diz que não autoriza aumento da passagem na Região Metropolitana | Fábio Campana

Requião aproveita a deixa e diz que não autoriza aumento da passagem na Região Metropolitana

O populismo continua em alta nessa área do planeta, e Requião não perdeu a deixa. O governo do Estado diz que não autorizou o aumento na tarifa do transporte coletivo integrado da Região Metropolitana de Curitiba, de R$ 1,90 para R$ 2,20.

Um convênio firmado em 1996 entre a Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) e a Urbs dá ao Governo do Estado a competência de fixar a tarifa no serviço de transporte coletivo metropolitano. E a Comec diz que precisa de mais tempo para estudar as planilhas.


33 comentários

  1. NAGIB
    sexta-feira, 9 de janeiro de 2009 – 18:48 hs

    Se, Requião quiser mesmo manter a tarifa em patamares mais baixos é só reduzir a incidência dos tributos estaduais no óleo diesel.

  2. CLOVIS PENA
    sexta-feira, 9 de janeiro de 2009 – 18:59 hs

    Se há necessidade de consenso prévio o Beto pisou na bola. Mesmo que sua decisão esteja bem embasada.

  3. CLOVIS PENA
    sexta-feira, 9 de janeiro de 2009 – 19:05 hs

    Vejamos. Com base na metodologia do contrato de gestão, como apurar a qualidade no processo decisório em relação ao reajuste?
    Já, em relação ao IPTU, o impacto do desconto para pagamento à vista não motiva o contribuinte e não favorece a antecipação de receita para a Prefeitura. Sinal de tranquilidade no caixa.

  4. jortega
    sexta-feira, 9 de janeiro de 2009 – 19:50 hs

    O requião que honre as calças, isto é, cumpra o que assinou, comprando diesel sem icms. O resto é capachice desse “mercidino”…..

  5. Barão
    sexta-feira, 9 de janeiro de 2009 – 20:14 hs

    Uma pena que não tenha sido falado o mesmo quando o Richinha baixou a tarifa do transporte coletivo…

  6. Fred
    sexta-feira, 9 de janeiro de 2009 – 20:32 hs

    Esse Clóvis Pena é um comissionado da Prefeitura e fica se escondendo no codnome prá ficar criticando o Beto. Estamos de olho em você.

  7. Bino
    sexta-feira, 9 de janeiro de 2009 – 20:33 hs

    E o pedágio Requião, aproveita e baixa (ou acaba)! DEMAGOGO. Pensa que o povo não não tá esperto?

  8. Carlão
    sexta-feira, 9 de janeiro de 2009 – 21:17 hs

    Requião só autoriza e fica quieto quando aumenta o Pedágio , principalmente o trecho Ecovia.

  9. Rock
    sexta-feira, 9 de janeiro de 2009 – 21:29 hs

    O Betinho aumenta o preço o Requião segura é voces querem fazer dele o bandido e mais uma vez o Betinho heroi.

  10. LINEU TOMASS
    sexta-feira, 9 de janeiro de 2009 – 22:13 hs

    FABIO.

    NA BOCA MALDITA CORRE A NOTÍCIA QUE O CURITIBANO JÁ PAGA MAIS PELA PASSAGEM DE ÔNIBUS HÁ TEMPOS, SEM ELE SABER QUE PAGA.

    COMO? QUAL O MISTÉRIO?

    SIMPLES. SEGUNDO DIZEM, O BETO ESTÁ SUBSIDIANDO PARTE DO PREÇO DA PASSAGEM, ATRAVÉS DE REPASSES DE GRANA DA URBS PARA AS EMPRESAS, COMO FORMA DE COMPENSAR A DIFERENÇA DO PREÇO PARA MAIS, QUE JÁ DEVERIA ESTAR SENDO COBRADO HÁ MUITO TEMPO.

    DIZEM QUE ESTE ESQUEMA DE SUBSÍDIO SECRETO DA URBS, É PARA PASSAR AO PÚBLICO A IMAGEM DE QUE CURITIBA TEM O PREÇO MAIS BAIXO DE TARIFAS DE TRANSPORTE COLETIVO DAS CAPITAIS.

    VEJA BEM. É O QUE SE COMENTA NA BOCA MALDITA.

    CASO NÃO PROCEDA TAL INFORMAÇÃO, A URBS QUE ESCLAREÇA SE ESTÁ OU NÃO SUBSIDIANDO A TARIFA DE TRANSPORTE COLETIVO DE CURITIBA, E SE ESTÁ SUBSIDIANDO DIGA EM QUANTO ETC.

    CASO SEJA VERDADEIRO O REPASSE DO SUBSÍDIO, NA PRÁTICA O AUMENTO ESTÁ OCORRENDO DESDE O PRIMEIRO REPASSE, JÁ QUE A GRANA DA URBS, É GRANA DO POVÃO.

    LINEU TOMASS.

  11. Julinho
    sexta-feira, 9 de janeiro de 2009 – 22:20 hs

    Requião é um populista de araque. Faz escândalo assim como uma meretriz que não é paga… e o pedágio a 12,50, o que ele fez de concreto e eficaz contra esse abuso?

  12. LINEU TOMASS
    sexta-feira, 9 de janeiro de 2009 – 22:30 hs

    ALÔ, ALÔ REQUIÃO.

    NÃO SE PREOCUPE COM O AUMENTO DA TARIFA NOS ÔNIBUS DA REGIÃO METROPOLITANA, POIS O CARTÉL DA TURMA DE CURITIBA DO TRANSPORTE COLETIVO, PODERÁ INCLUIR UM “PLUS” NA PLANILHA DE TARIFAS DE CURITIBA E……..PRONTO.

    COMPENSARÃO A PERDA DA REGIÃO MMETROPOLITANA, NA PLANILHA DA URBS E……..PRONTO. ESTARÁ FEITA A COMPENSAÇÃO. PODER PARA ISTO ELES TÊM, E MUITO.

    NÃO SE ENERVE REQUIÃO. VOCÊ CONHECE ISTO MUITO BEM, NÃO É?

    LINEU TOMASS.

  13. Maria Gloria
    sexta-feira, 9 de janeiro de 2009 – 22:38 hs

    O Beto quando deixar a prefeitura vai repetir a popularidade do Greca ,Cassio e Jaime Lerner.
    Rejeição histórica. Esse é o fim. São decoradores de cidade , não são administradores. O Beto que invente renunciar prá ser governador. Vai perder o rumo

  14. Gentil
    sexta-feira, 9 de janeiro de 2009 – 23:25 hs

    Lineu Tomass, deixe de ser capacho do Requião (lembra das zonais do PMDB???). Vc atira pedra e quer que os outros provem que não é pedra o que vc usa… Se tiver um mínimo de respeito pelo bigode que vc usa (o Ratinho tem??), apure a verdade sobre subsídio antes de falar bobagem! Vá catar coquinho, fofoqueiro da Boca Maldita!!

  15. reinaldo jr Hasembac
    sábado, 10 de janeiro de 2009 – 0:05 hs

    lineu tomas ( dois s é de cabala ? ) descobriste a pólvora ou a roda ?

  16. Lais
    sábado, 10 de janeiro de 2009 – 0:55 hs

    O Requião não paga nem conta telefonica. Mas impostos nós pagamos!

  17. O Bocudo
    sábado, 10 de janeiro de 2009 – 8:55 hs

    Pq nao aproveita e abaixa o pedagio?
    DEMAGOGIA PURA

    Governo requiao, o Rei dos Escandalos!!!!!

  18. Manoel Dias Pinto
    sábado, 10 de janeiro de 2009 – 9:43 hs

    Caiu a máscara do Beto Richa e dos acéclas que o seguem. Li o Estado do Paraná de hoje , que divulga quadro das tarifas do TC de todo o Brasil e, infelizmente , a partir de segunda-feira Curitiba terá uma das tarifas mais caras do País. O demagogo do Beto Richa que em 2.004 se elegeu baixando a tarifa, não suportou a chantagem do vereador Derosso e se entregou aos empresários do TC. É uma vergonha, está pagando a fatura e, aos poucos vai perdendo o discurso e o moral. Agora, ao meu ver, resta captar a reação do povo que até hoje carregou Beto nos braços, mas que, a partir de segunda-feira , com certeza, vai começar a lhe atirar pedras. O fim do Beto será o mesmo do Cássio, do Greca e do Jaime Lerner, este último seu guru e inspirador. Traballhadores uni-vos.

  19. Fábio
    sábado, 10 de janeiro de 2009 – 9:56 hs

    Não sou fã do governo Requião e nem voltei no Beto Richa na última eleição mas temos que ser realistas:
    1 – O beto precisa honrra seus compromi$$os com quem de fato o elegeu (as máfias de Curitiba como a do Transportes).
    2 – Eu provo que existe sim uma máfia de transportes e não só aki mas em todo Brasil, e ela é bem articulada. Por exemplo, em Vitória no ES, a passagem foi aumentada também, era de 1,70 e foi pra 2,00 diferença de 0,30 (a mesam diferença proposta aqui), o aumento aconteceu no dia 31 de dezembro. Em outras capitais como Rio e BH também irão sofrer aumento nos próximo mês já anunciados, será coencidencia??? alguém acredita em papai noel???
    3 – O combustível que é o principal insumo da tarifa e sofre constantes ocilações e nem por isso a tarifa sobe ou desce como o combustível, reajuste só para cima, e quando se tem alguma política populista de redução é com o subsidio aos “pobres coitados dos empresários do transporte”.
    4 – O Beto vai tomar mais decições polêmicas e impopulares no inicio deste ano, e que o povo tem memória de peixe (esquece rápido) e a Gazeta do Povo miminiza a situação (como muitos estão fazendo aqui), então em 2010 tudo terá passado.
    5 – Por último, senhores a muito tempo vejo a farsa da política paranaense, chega ser cômico para não dizer trágico. como dizia um grande jogador de futebol, “é tudo um reino de faz de conta, exitem o Rei, o principe e o bobo da corte, Requião é o Rei, Beto o Principe e nós os Bobos. E ainda tem gente que só põe a culpa no Requião!!!

  20. João Miguel
    sábado, 10 de janeiro de 2009 – 11:13 hs

    Ainda bem que o Requiao não tem a mesma mentalidade do Beto Richa.
    Os onibus da regiao metropolitana ainda não encolheram.
    O prefeito queridinho encolheu os onibus, diminuiu o nº de onibus na cidade e depois de se reeleger deu o troco e aumenta a tarifa e a culpa é do Requião que faz populismo.
    Por favor “tomem tento!!!”

  21. Fernado Costa
    sábado, 10 de janeiro de 2009 – 11:23 hs

    Eu acho engraçado como o autor se contradiz nesse artigo.Primeiro d forma ironica ele diz q requião, um populista, aproveita a deixa para dizer q nao autorizou o aumento da tarifa, mas depois esclarece q a prerrogativa d autorizar ou não, eh do Estado representado pela Comec. Outra coisa tem gente q nao sabe o q falar e só comenta sobre o pedagio, e todo mundo já está cansado d saber q as concessionárias ganham todas as disputas judiciais contra o Estado qndo o assunto é aumento, e esquecem d dizer q quem implantou o pedagio foi o Lerner e essa corja q ateh hj esta na prefeitura…e demagogia eh o Beto aumentar a tarifa logo depois de assumir novamente o mandato, sendo q ja vinha subsidiando o sistema p manter a tarifa até a eleição.

  22. Fábio Max
    sábado, 10 de janeiro de 2009 – 11:31 hs

    Requião é um incompetente.

  23. Tónho
    sábado, 10 de janeiro de 2009 – 15:18 hs

    Olha subir 15% na passagem de onibus é um abuso,qual o trabalhador nessa época de crise que vai receber um aumento desse. Agora essa do Requião dizer que não autoriza o aumento das passagens da região Metropolitana, brincadeira, pois não tem como se o transporte coletivo é integrado, e por isso os Curitibanos pagão mais caro, por tonarem mais longas as linhas.É o mesmo caso do pedagio ele fica falando que não autoriza, mas ele sabe que tem que subir. É pra depois culpar Beto.

  24. LINEU TOMASS
    sábado, 10 de janeiro de 2009 – 16:50 hs

    ALÔ, ALÔ, “INE-GENTIL, BETISTA,” OU TAMBÉM “GULINISTA”.

    QUEM DEVE DAR SATISFAÇÃO SOBRE A EXISTÊNCIA OU INEXISTÊNCIA DE SUBSÍDIO DADA PELO BETO RICHA ATRAVÉS DA URBS, NAS TARIFAS DO TRANSPORTE COLETIVO, É O PRÓPRIO BETO E A URBS. ESTE PAPO CORRE NA CIDADE HÁ MUITO TEMPO, E PRÁ TEU GOVERNO VEIO DE DENTRO DA PRÓPRIA URBS. OK?

    AGORA SE VOCÊ QUIZER, EU ENTRO COM UMA AÇÃO DECLARATÓRIA CONTRA O PREFEITO BETO RICHA E A URBS, PARA QUE ELES DECLAREM EM JUIZO, SE TEM OU NÃO SUBSÍDIO NA TARIFA, SE NÃO O FIZEREM VOLUNTARAIMENTE. O QUE VOCÊ ACHA? É UMA BOA IDÉIA?

    PEÇO QUE ENTRE EM CONTATO COMIGO NO FONE 3254-2537 OU lintomass@bol.com.br, E DIGA-ME SE DEVO OU NÃO ENTRAR COM ESTA AÇÃO, PARA MELHOR TE ESCLARECER
    ESTA DECISÃO VAI FICAR EM SUAS MÃOS, OK? AGORA SE VOCÊ FOR UM “SUBSIDADO” PELO BETO, TE CUIDES, ELE PODERÁ NÃO GOSTAR DO TEU DESAFIO E DA TUA “CURIOSIDADE SUBSÍSTICA”.

    JURO, SE VOCÊ ME AUTORIZAR, EU ENTRO EM JUIZO, OK? ESTOU NA TUA ESPERA, OUSADO ANÔNIMO SECRETO.

    PARA VOCÊ SERVE A PROPAGANDA DAQUELE FAMOSO, MOTEL,……….”APAREÇA……APAREÇA….” NÃO SE ESCONDA NO ANONIMATO, POIS ISTO LEMBRA ATITUDES NÃO RECOMENDÁVEIS DOS COVARDES QUE NÃO SABEM ENFRENTAR A VIDA, OLHANDO “OLHO NO OLHO” DO SEU OPONENTE.

    MAIS UMA DICA PARA VOCÊ “INE-GENTIL”.
    AS PLANILHAS DOS CUSTOS DAS TARIFAS SÃO INCHADAS, TÊM GORDURA DE TUDO QUANTO É GEITO, A EXEMPLO DE UMA QUE EU VÍ ANOS ATRÁS, ONDE UM EMPRESÁRIO FAMOSO COLOCAVA A IRMÃ, A CUNHADA E QUASE TODA A FAMÍLIA COMO DIRETORES DA EMPRESA, SÓ DE FACHADA, (NAÕ TRABAALHAVAM), PARA ELES RECEBEREM POLPUDOS SALÁRIOS QUE ERAM INCLUIDOS NOS CUSTOS DA PLANILHA DAS TARIFAS, PARA O POVÃO CORDEIRO PAGAR, MAIS ESTAS MORDOMIAS.

    É HISTÓRICO O FATO DOS PREÇOS DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO HIPER-FATURADOS. O REQUIÃO LEVOU UM PENEU NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA QUE ELE COMPROU NUMA LOJA QUALQUER, CUJO PREÇO ERA UNS 50% MAIS BARATO DO PREÇO QUE CONSTAVA NAS PLANILHAS DE CUSTOS DA URBS. ESTE FATO ENTROU NO FOLCLORE DA INEFICÊNCIA MODORRENTA DA URBS, NO GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DAS TARIFAS DE ÔNIBUS DE C URITIBA.
    COMO VOCÊ CLASSIFCA ISTO SR. “GENTIL”? ROUBALHEIRA, DESCUIDO?
    (OLHE QUE “DESCUIDISTA”, É QUEM ROUBA EM LOJA), OU FOI ERRO DE LANÇAMENTO DE NÚMEROS?

    QUERO VER SE O BETO VAI PEGAR DURO NA QUESTÃO DO GERENCIAMENTO POR METAS, COM EFICÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DE PREÇOS DOS INSUMOS ETC. DOS CUSTOS DAS PLANILHAS DA URBS.

    VOCÊ, COM TODA ESTA “GENTIL-EZA”, BEM QUE PODERIA ACOMPANHAR OS CUSTOS DESTAS PLANILHAS, E AJUDAR O BETO NA DEFESA DOS INTERESSES POPULARES DE CURITIBA , NÉ? ?

    MAIS UMA “GENTIL-RAIVOSO”. SE VOCÊ TEM TANTA CERTEZA DE QUE NÃO HÁ SUBSÍDIO, PORQUE NÃO FORNECEU DADOS NESTE BLOG? TENS MEDO DE QUE? OU SERÁ QUE REALMENTE EXISTE O TAL SBSÍDIO? VOCÊ SABE DE ALGUMA COISA?

    ENFIM COMPADRE “GENTIL”, A DECISÃO ESTÁ EM SUAS MÃOS. FIQUE NO ANOMIMATO E SE ESCONDA.

    SOMENTE ^ME AUTORIZE NESTE BLOG A INGRESSAR COM A AÇÃO, E AÍ VAMOS VER QUEM ESTÁ COM A VERDADE, OK?

    UM BRAÇO DO LINEU TOMASS – DE CARA LIMPA, OLHO NO OLHO, E SEM SE ESCONDER ATRÁS DO COVARDE ANONIMATO.

    LINEU TOMASS.

  25. LINEU TOMASS
    sábado, 10 de janeiro de 2009 – 16:56 hs

    ALÔ, REINALDO JR.

    TEU RECADO CABE PARA O BRABO DO “GENTIL”.

    NÃO INVENTEI A RODA, OU MELHOR, FALAR DE PLANILHAS DE CUSTOS INCHADAS, É CHOVER NO MOLHADO.

    NOSSA SOCIEDADE ESTÁ TÃO INDIVIDUALISTA, QUE O ÓBVIO TEM QUE SER LEMBRADO, POIS NINGUÉM SE PREOCUPA COM O “OUTRO”, E AÍ OS MALANDROS NADAM DE BRAÇADAS.

    LINEU TOMASS.

  26. LINEU TOMASS
    sábado, 10 de janeiro de 2009 – 17:14 hs

    MAIS UMA PARA O “GENTIL”.

    GENTIL, VOCÊ NÃO CONHECE MINHA HISTÓRIA. PARTE VAI AÍ.

    PARA TEU GOVERNO, ROMPI COM O REQUIÃO EM DEZEMBRO DE 1986, E SÓ VOLTEI A FALAR COM ELE EM 2006, PERÍODO EM QUE PASSEI A LHE FAZER OPOSIÇÃO POR LONGOS VINTE ANOS.

    NUNCA CONCORDEI COM O COMPORTAMENTO EGOCÊNTRICO DO REQUIÃO, QUE SE TORNOU AO LONGO DO TEMPO UM DESTRUIDOR DE AMIGOS.

    SEMPRE ENFRENTEI O REQUIÃO, “OLHO NO OLHO”, (SEM ANONIMATO COMO VOCÊ), MESMO QUANDO FUNDEI A SECRETARIA DAS ADMINISTRAÇÕES REGIONAIS, QUANDO O REQUIÃO FOI PREFEITO DE CURITIBA, CUJAS “REGIONAIS”, ANOS DEPOIS, O RAFAEL GRECA (PREFEITO), CONSTRUIU PRÉDIOS PARA ABRIGÁ-LAS, E DEU O NOME DE “RUAS DA CIDADANIA”, PARA PASSAR A IMPRESSÃO AO POVÃO QUE FOI ELE QUE CRIOU ESTAS INSTITUIÇÕES.

    NÃO FOI O GRECA, FUI EU QUEM AS INSTALOU.

    ALIÁS O FABIO CAMPANA, NA ÉPOCA FOI SECRETÁRIO DA COMUNICAÇÃO DO REQUIÃO, E PUBLICOU UMA REVISTA CONTANDO A HISTÓRIA DAS “FREGUESIAS”, OU ADMINISTRAÇÕES REGIONAIS.

    VEJA QUE O REQUIÃO ERA MAIS “RANHETA” QUE HOJE, E CANSEI DE ENFRENTÁ-LO, TÁ?

    PORTANTO ANÔNIMO “INE-GENTIL”, APAREÇA….APAREÇA…..QUE EU VOU LHE CONTAR OUTRAS HISTÓRIAS, TÁ?
    MAS……SÓ SE VOCÊ APARECER! OK?

    LINEU TOMASS (SEM PSEUDÔNIMO).

  27. Sr. Alep
    sábado, 10 de janeiro de 2009 – 18:05 hs

    Requião tem razão

  28. Rock
    sábado, 10 de janeiro de 2009 – 18:18 hs

    Os veredores de Curitiba devem verificar se o que o Lineu esta falando é correto e se isso for, eles tem que pedir para o Beto retirar essa compensação, se não os donos de onibus além do belo aumento com certeza continuarão também a receber os subsidios e a população continuara pagando sem saber mais uma vez .Vamos la vereadores não esqueçam que voces são fiscal do povo e não massa de manobra de prefeito.

  29. sábado, 10 de janeiro de 2009 – 19:30 hs

    O Preço da passagem já é o mesmo desde quando o Beto assumiu, dela pra cá ninguem lembra que subiu o Diesel, o Salário minimo, uma mixaria mais sbiu e também o preço de manuntenção e conservação dos oníbus.
    Não votei no Beto, pois moro em Fazenda Rio Grande, mais não acho errado não, aliás o povo brasileiro, como sempre é um povo ”ignorante” e não entende que a passagem que os funcionários pagam, quem paga na realidade são seus patrões, lógico alguns com o pequeno desconto de 6%, mais o trabalhador mesmo só paga de seu bolso no domingo, e continuará a 1 Real.
    Li acima a respeito do pedágio, acho um absurdo o preço do pedágio, mais não sou contra, pois depois do pedágio, rodovias federais estão todas um tapete, sem contar os carros de assistência que o pedágio disponibiliza a quem ultiliza as rodovias, mais lógico o preço deveria ser muito mais baixo.
    E o pior absurdo é aquele que todos que votaram no governador dos 10 mil votos, cidadão da tv que vai do canadá a patagonia estão esperando, que o pedágio baixe ou acabe, ou ainda as estradas alternativas, ou vocês já esqueceram do discurso do Caminhos da Liberdade?

  30. Fernando Costa
    sábado, 10 de janeiro de 2009 – 20:50 hs

    Parabéns pelo comentario Sr Lineu Tomas

  31. Vigilante do Portão
    sábado, 10 de janeiro de 2009 – 21:09 hs

    Caso a história do subsídio seja verdadeira, é mais um motivo para readequar a tarifa do transporte coletivo. Subsidiar tarifa significa dizer que todos estamos pagando, mesmo os que não usam ônibus.
    Quanto ao fato do Requião dizer que não vai acompanhar o reeajuste, é só balela, ele já fez isso no passado, bastou um dia sem integração para que ele colocasse o rabo entre as pernas, dando o aumento.
    Quanto ao preço da passagem em Curitiba ser uma das mais caras do Brasil, basta comparar, em qual capital o trabalhador de uma cidade, distante 45 Km, pega 3 coletivos, de forma integrada e com apenas uma tarifa de R$2,20?
    Lembrem que a tarifa ficou congelada 4 anos, não subiu nada nos últimos 4 anos?
    O salário dos motoristas e cobradores, Óleo Diesel, pneus, veículos, cabinagem, peças de manutenção, tudo teve reajuste, são componentes do custo do transporte coletivo.
    O resto é balela da oposição.
    Sempre faço deslocamento para o interior, a passagem do Õnibus, controlado pelo DER do Requião, nos últimos 4 anos, subiu de R$19,50 para R$24,80.Ele deve demitir o Cheve da autarquia, pois o argumento para conceder o reajuste foi o mesmo do Beto Richa.

  32. O povo II
    domingo, 11 de janeiro de 2009 – 19:57 hs

    o que é isso Fabio, o Lineu está ganhando para escrever para vc…

  33. Santos
    domingo, 11 de janeiro de 2009 – 20:03 hs

    Tô pouco me lixando pro aumento do Diesel, ou sei lá o que, tudo aumenta nessa porra de país, comida aumento 22%, luz vai aumenta 5%, única coisa que não aumenta é meu salário , a população tem que deixar de ser otária e ficar votando nesses falastrões, pra mim mandato é de 4 anos, todos os politicos fazem um mantado razoavel nos 4 primeiros anos, depois que são releeitos começam a avacalhar já que não podem ser releitos novamente.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*