Petrobras anuncia novas reservas de óleo na camada pré-sal | Fábio Campana

Petrobras anuncia novas reservas de óleo na camada pré-sal

De Cristiane Ribeiro na Agência Brasil

A Petrobras informou ontem(21) que descobriu novas reservas de óleo leve na área do pré-sal no . Em nota divulgada pela manhã, a estatal diz que o petróleo está na área denominada Parque das Baleias, ao norte da Bacia de Campos.
“O volume recuperável das descobertas, feitas em reservatórios do pré-sal localizados abaixo dos campos de óleo pesado de Baleia Franca, Baleia Azul e Jubarte, é estimado entre 1,5 bilhão e 2 bilhões de barris de óleo equivalente”, diz a nota. A descoberta foi comunicada à Agência Nacional do Petróleo (ANP) como fato relevante.

Segundo a Petrobras, os dois poços perfurados estão a cerca de 80 quilômetros da costa. Nesses dois poços os reservatórios estão entre 4,2 mil e 4,8 mil metros de profundidade a partir do nível do mar e apresentam espessuras porosas com óleo de 190 e 300 metros, o que comprova o grande potencial das descobertas.
De acordo coma a estatal, até agora já foram perfurados seis poços na seção pré-sal do Espírito Santo, todos com sucesso. Com as novas descobertas, o volume total de óleo estimado na área do Parque das Baleias, incluídos os reservatórios localizados acima e abaixo da camada de sal, já chega a aproximadamente 3,5 bilhões de óleo.
“Os excelentes resultados dessas duas perfurações, as ótimas respostas do teste de longa duração do poço pioneiro 1-ESS-103A e as facilidades logísticas já instaladas e em instalação na área levam a Petrobras a intensificar os estudos para acelerar a produção do pré-sal do Espírito Santo”, finaliza a nota.


8 comentários

  1. domingo, 23 de novembro de 2008 – 0:49 hs

    Logo logo vão encontrar açucar.

  2. domingo, 23 de novembro de 2008 – 2:13 hs

    Agora é sentar e esperar que o petróleo volte a valer alguns caraminguás…

  3. Zé do Coco
    domingo, 23 de novembro de 2008 – 9:43 hs

    Ótimo. Considerando a tecnologia disponível hoje em dia, se tudo correr bem, até 2010 terão esgotados todos os poços para ganharem as eleições de novo. É assim que essa corja pretende se eternizar no poder: com notícias que já estão mais que requentadas. Alexis Stepanenko já havia informado o presidente Itamar Franco tudo isso que eles estão “descobrindo” hoje. Alegava apenas no assessor do ex-presidente que o Brasil depende tão somente de tecnologia de que não dispõe no momento.
    Portanto, vamos devagar ao pote, gente, isso aí é tudo notícia requentada.

  4. domingo, 23 de novembro de 2008 – 11:58 hs

    Concordo com o Zé do Coco.

  5. Ricardo
    domingo, 23 de novembro de 2008 – 12:03 hs

    É tanto petróleo achado ultimamente e em momentos tão adversos, que no ritmo que a crise vai daqui uns dias vão achar uma reserva de bilhões de litros de gasolina aditivada, pronta para o consumo.

  6. Rodrigo
    domingo, 23 de novembro de 2008 – 20:06 hs

    E o que adianta isso tudo?
    Logo, o petróleo estará valendo tão pouco, que nem compensará retirá-lo da terra, quanto mais do fundo do mar.
    Os carros elétricos são o futuro.
    Isto tudo faz parte do esquema para ganhar as eleições em 2010.
    Fora Dilma!

  7. segunda-feira, 24 de novembro de 2008 – 1:39 hs

    Valeu!
    Rodrigo.

  8. CLOVIS PENA
    segunda-feira, 24 de novembro de 2008 – 6:30 hs

    A Petrobras que ande logo com a exploração.
    Para nós, os viventes de hoje não resolve nada falar em fartura e excelência em qualidade de vida para daqui a 50 anos !
    Que vendam uma parcela suficiente para dar educação de primeiro mundo, segurança, saúde, e trabalho dígno para todos os mais carentes.
    A propósito: alguém explica os antigos contratos de risco?

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*