Barack Obama lidera em seis de oito Estados-chave | Fábio Campana

Barack Obama lidera em seis de oito Estados-chave

Do Estadão

Na véspera da eleição, democrata teria 328 votos no colégio eleitoral, bem mais dos 270 necessários

O democrata Barack Obama está à frente do republicano John McCain em seis dos oito Estados-chave na disputa pela Presidência dos Estados Unidos, incluindo Flórida e Ohio, segundo uma série de pesquisas Reuters/Zogby divulgadas nesta segunda-feira, 3, véspera do pleito.

Obama chega à eleição de terça-feira em uma posição confortável, enquanto McCain luta para ultrapassar Obama em todas as pesquisas nacionais e para manter-se competitivo em Estados em que o atual presidente George W. Bush venceu na eleição de 2004. Mas uma surpresa nas urnas não é descartada principalmente por causa do “fator racial”: é possível que muitos americanos evitem dizer que não votarão em Obama porque ele é negro, mas, diante das urnas, acabem preferindo o rival.

As novas pesquisas estaduais mostraram Obama com 1 ponto percentual à frente no Missouri e 2 pontos na Flórida, com a margem de erro em 4,1 pontos percentuais. O democrata também lidera em Estados como Ohio, Virgínia e Nevada – todos Estados vencidos por Bush em 2004. Esses cinco Estados em que Obama está à frente respondem por 76 votos no colégio eleitoral. Se somados aos Estados conquistados pelo democrata John Kerry na eleição de 2004, eles dariam a Obama 328 votos no colégio eleitoral, bem mais do que os 270 necessários para chegar à Casa Branca.


6 comentários

  1. MALUCO@BELEZA
    segunda-feira, 3 de novembro de 2008 – 22:01 hs

    Jovem, carismático e capacitado num país tremendamente racista, Obama seria uma quebra de paradigmas, inovador e ao mesmo tempo cria expectativa, face ao momento histórico e sem precedentes de uma crise, que estremesse a soberania global. Os americanos necessitam de alguém que repare os danos internos, reorganize e revejam políticas de estímulos, geração de renda e emprego, revitalize o ânimo de um país que sempre teve orgulho de vender o sonho americano.

  2. Felipe Andre Klemba
    segunda-feira, 3 de novembro de 2008 – 22:23 hs

    Imprecionante como falam disso, dan e se!!!!
    A eleição aqui no Brasil nao terminouuu, e por culpa deses fdp, subiu o juro aqui no Brasil, devido a crise.E tem economista q vai la se espelhar.Um pais q concede a hipoteca pra quem nao tem como pagaar, ou facilita muito o credito, e depois é o Brasil q é arttrasado.
    Dai quebrouuu

  3. cejota
    terça-feira, 4 de novembro de 2008 – 8:13 hs

    Imprecionante mesmo

  4. Pamela
    terça-feira, 4 de novembro de 2008 – 10:10 hs

    Felipe, sugiro imediatamente que volte ao ensino fundamental, pois é evidente que você gazeava as aulas de português.

  5. Jose Carlos
    terça-feira, 4 de novembro de 2008 – 12:28 hs

    É algo a ser estudado, por psicanalistas sociais ou equivalentes, o complexo de inferioridade crônica do Bronziiillll…. somos dos pouquíssimos países que buscam pronunciar com perfeição idiomática as expressões ou nomes próprios estrangeiros, ao contrários dos demais povos civilizados, que os pronunciam conforme a língua de cada país… assim, na França, Lula é Lulá, e por aí vai… aqui, nos noticiários falados e nas palestras a indiarada da colônia precisa agradar a metrópole e pronuncia com cuidado extremo as palavras estrangeiras… até em jogo de futebol, Júlio dos Santos é RRúlio dos Santos… é a complexo de colônia levado ao máximo denominador comum… Por isso, toda essa torcida pelos acontecimentos na metrópole do norte… os botocudos do Bronziiilll, impedidos de votar – como ardentemente desejam – viram espectadores cativos das eleições longínquas… vidrados como nossos ancestrais aborígenes quando recebiam os europeus e ganhavam colares e espelhos, e ao estouro da pólvora, ajoelhados gritam “caramuru”… é o destino manifesto da roça-pátria e seus jecas deslumbrados….

  6. fred
    terça-feira, 4 de novembro de 2008 – 12:31 hs

    Se o Obama perder é culpa do Requião e do Chaves…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*