A paciência dos Policiais Civis do Paraná acabou | Fábio Campana

A paciência dos Policiais Civis do Paraná acabou

Os policiais civis do Paraná cansaram de esperar. Querem que o plano de cargos e salários que começou a ser elaborado em 2005, finalmente saia da gaveta. Eles protestaram hoje em frente à Assembléia Legislativa.

“O movimento é contra o atraso na elaboração do plano para a categoria. Um plano que há três anos está para sair e não sai”, disse o presidente da União da Polícia Civil do Paraná, Wilson Villa, em entrevista ao repórter Adriano Ribeiro, da Band News FM: Ouça:

Ou clique aqui para baixar o arquivo em formato mp3.

Desde o ano passado, algumas pessoas que se aposentaram antes da idade prevista pelo Tribunal de Contas tiveram que voltar a trabalhar. De acordo com a presidente da Associação das Mulheres Policias Civis do Paraná, Kátia Chemin Branco, muitos funcionários que estão retornando às atividades não têm mais condições de realizar o trabalho como policial civil.

“Há casos de policiais que estavam aposentadas há quatro, cinco ou até seis anos e, de uma hora pra outra tiveram que voltar ao trabalho. Isso é um absurdo”, afirmou. Ouça:

Ou clique aqui para baixar o arquivo em formato mp3.

Foto: Chuniti Kawamura


30 comentários

  1. R.Silva
    terça-feira, 18 de novembro de 2008 – 20:59 hs

    Na verdade, a paciência de nós, policiais civis, já acabou há muito tempo! Somente não veio à tona antes pelo fato de nosso pseudo-sindicato (sinclapol), não passar de um comitê eleitoral do atual governador, promovendo, em época de campanha, jantares de apoio ao então candidato a governador às custas dos cofres da instituição. Esse peleguismo começou ainda na gestão anterior (dos mesmos integrantes), quando o presidente do Sinclapol (Sr. Bordenovski) passou a ocupar SIMULTÃNEAMENTE um cargo de confiança no governo! Como seria possível servir a Deus e ao Diabo simultãneamente? Pode-se ter uma idéia da insatisfação da categoria ao se analisar que toda essa mobilização foi realizada sem qualquer apoio (inclusive com boicotes) do sindicato e sob pressão e ameaças das chefias. A população precisa saber que sua segurança está nas mãos de profissionais sobrecarregados, humilhados e desvalorizados e, consequente totalmente desmotivados. Essa foi apenas uma fagulha, mas como é que os grandes incêndios começam?

  2. ronaldo
    terça-feira, 18 de novembro de 2008 – 22:05 hs

    Não é só a paciência dos policiais que acabou mas de todos os servidores públicos.

  3. LEANDRO
    quarta-feira, 19 de novembro de 2008 – 7:36 hs

    VÃO TRABALHAR….NÃO FAZEM M…..NENHUMA E AINDA QUEREM APOSENTADORIA……CAMBADA DE INCOMPETENTES, DEVERIAM TER VERGONHA,……….SEUS M……………..

  4. observador
    quarta-feira, 19 de novembro de 2008 – 9:07 hs

    para o leandro –> CALA A BOCA IMBECIL, vá você trabalhar sem as mínimas condições de trabalho, as condições que existem são um atentado à dignidade da pessoa humana… o salário é péssimo, e ainda tem que trabalhar mais de 30 anos, dando a cara a tapa para bandido, recebendo ameças, juntamente com a família, ter q se camuflar pra sair na rua… nao sei como pode existir pessoas tao ignorantes…
    o que mais revolta é que os agentes penitenciários ganham só R$ 1.000 (um mil) reais a mais que policiais militares e policiais civis… isso eh um absurdo… o agente esta lá com o bandido preso… nós estamos aqui.. trocando tiro e dando de cara com bandidos todos os dias, colocando nossa vida em risco para proteger a população, concordo que há pessoas corruptas no meio policial.. seja militar civil ou federal, porém, jamais generalize, e mais.. pessoas corruptas há em todas as esferas de trabalho… inclusive na sua… ja te rastreei.. otário.

  5. Vinícius
    quarta-feira, 19 de novembro de 2008 – 9:24 hs

    Leandro

    Pare de falar besteira seu piá de prédio pansudo que fica mamando nas tetats do governo, a verdade é que a policia civil está com contigente muito envelhecida, gente com mais de 60 anos de idade que precisava ser renovada, e enquanto isso o desgovernador não faz concurso publico da policia civil, podendo tirar muita gente do desemprego, é uma vergonha esse Requião, o responsavel pela quebra do Paraná Previdência, e enquanto isso a bandidagem está solta.

  6. William
    quarta-feira, 19 de novembro de 2008 – 10:05 hs

    Leandro, baita de um playboy imbecil, queria ver ele recebendo esse salário miserável que a policia recebe e ainda por cima ficar recebendo ameaças de de bandidos.
    Leandro, vá para PQP seu piá de b****.

  7. Fernandes
    quarta-feira, 19 de novembro de 2008 – 10:08 hs

    Pessimamente remunerados, mal armados, com as delegacias superlotadas e caindo aso pedaços, sem efetivos, sem viaturas condizentes, etc. é a realidade que estes policiais tem de enfrentar todo dia e um Estado aonde o crime organizado (PCC, CV, ADA, Falange Gaúcha, etc), embora a Secretaria da Segurança esconda os dados, comanda o crime dentro e fora dos presídios.

  8. orlando
    quarta-feira, 19 de novembro de 2008 – 10:42 hs

    é isso ai leandro assim q se fala nao esta satisfeito com seu salario pessa a demisao e deixe outra trbalhar quanto precisa de policia nao tem demora mais de 1 hora para chegar e ainda querem aumento…..

  9. Zé do Coco
    quarta-feira, 19 de novembro de 2008 – 11:45 hs

    Os policiais são seres humanos como nós, têm filhos para cuidar, esposas (algumas até doentes devido à preocupação com a segurança de seus maridos), enfrentam o perigo nas ruas sem qualquer adicional de periculosidade ou insalubridade.
    Entraram para a polícia em primeiro lugar pela vocação natural, gostam do que fazem e, sendo dadas as condições essenciais para o exercício da profissão, desempenham-na com rara dedicação e brilho.
    Merecem sim todo acatamento e respeito de nossa comunidade e, tendo sido aposentados e agora sendo forçados a voltar à ativa, merecem a devida reparação do Poder Público.
    Um país que não respeita nem seus professores, claro está que não terá condições de respeitar os policiais e perderá todo direito à segurança que tanto reclamam dos governos.
    Não sou nem nunca fui policial, mas aceitem minha respeitosa homenagem e meus votos de que suas reivindicações sejam atendidas com a presteza que merecem.

  10. LEANDRO
    quarta-feira, 19 de novembro de 2008 – 11:47 hs

    CAROS POLICIAIS, OTORIDADEZ, VCS DEVERIAM ESTAR TRABALHANDO AO INVES DE PARTICIPANDO DESTE BLOG, AFINAL ESTAMOS EM HORARIO DE TRABALHO, E SE ALGUM CIDADÃO PRECISAR DE VCS NESTE MOMENTO, NÃO SERÁ ATENDIDO, POIS VCS ESTÃO OCUPADOS’NA INTERNET’,,,,,E AINDA QUEREM AUMENTO, MUITO BONITO, PARABÁNS PRA TODOS VOCES, TOMARA QUE RECEBAM AUMENTO, MAS DE TRABALHO. ME PROVEM QUE SÃO COMPETENTES, DESCOBRIRAM QUEM ESTA MATANDO CRIANÇAS, QUEM ESTA ROUBANDO CARROS E MOTOS, ASSALTANDO PESSOAS NA SAIDA DE BANCOS, QUEM ESTA TRAFICANDO DROGAS NA PORTA DE ESCOLAS, QUEM ROUBOU O BANCO DO BRASIL DE MATINHOS, QUEM MATOU A CABELEREIRA ROSANGELA NO BOQUEIRÃO, QUEM COMPRA CARRO ROUBADO PRA VENDER PEÇAS, QUEM SÃO OS RESPONSAVEIS PELAS MAQUINAS CAÇA NIQUEL E JOGO DO BICHO, QUEM ASSASINOU ALMIR SOLAREWSKI….EIM PRA QUE SERVE POLICIA SE NÃO FAZ NADA……ISSO TEM QUE MUDAR. POLICIA TEM QUE GANHAR COMISSÃO POR CRIME ELUCIDADO, CHEGA DE CABIDE DE EMPREGO. ME DESMINTAM, MAS SEM CRITICAS PESSOAIS OU AMEAÇAS, SEJAMOS ADULTOS E INTELIGENTES PRA RESOLVER OS PROBLEMAS DA POPULAÇÃO, DAI SIM EU TAMBEM VOU BRIGAR PRA QUE VCS GANHEM MUITISSIMO BEM.

  11. R.Silva
    quarta-feira, 19 de novembro de 2008 – 12:05 hs

    Leandro e Orlando:
    A inexistência de argumentação inteligente, predominãncia do senso comum e baixo nível de seus comentários demonstram uma ignorãncia que sequer mereceria resposta. Imagino que “Leandro” se encaixe perfeitamente nas definições de Observador, Vinícius e Wilian, enquanto que “Orlando” provavelmente trata-se de um indivíduo frustrado que, por motivos óbvios, não conseguiu ser aprovado no consurso público para Policial Civil ou sequer pôde se inscrever – dada a exigência de possuir Curso Superior. Acredito que os cidadãos conscientes e realmente críticos concordam com a necessidade de valorização e motivação dos profissionais encarregados de prover a segurança de suas famílias. Afinal, o valor que damos aos policiais é, em última instância, o valor que damos à segurança de todos nós.

  12. Euclides
    quarta-feira, 19 de novembro de 2008 – 12:15 hs

    Leandro

    Por acaso você trabalha ou estuda???
    Você não deveria estar trabalhando ou estudando ao invés de escrever um monte de besteira aqui no BLOG.

    Leandro, antes de você escrever, primeiro tire o caps lock do seu teclado e depois de escrever, releia o que vc escreveu, pois o seu português está cheio de inconcordância.
    Leandro, termine o ensino médio antes de escrever aqui no blog.
    obs: Não sou policia civil.

  13. orlando
    quarta-feira, 19 de novembro de 2008 – 12:52 hs

    dn:R.SILVA nao e baixo nivel e tudo que valei e verdade o policias querem a aumento mas nao querem trabalhar. quanto chama a policia demora.e ainda acha ruim de quem critica.tem gente querendo trabalhar com esse salario que vcs falam que pouco.
    querem ganhar mais faça por merecer
    e nao sou ignorante só falo o q vejo…

  14. LEANDRO
    quarta-feira, 19 de novembro de 2008 – 13:28 hs

    EUCLIDES E R.SILVA, O CAPS LOCK TEM QUE FICAR ACIONADO, PARA VCS PERCEBEREM QUE EU ESTOU GRITANDO.
    VCS ESTÃO TENTANDO DESVIRTUAR A SITUAÇÃO FALANDO DO MEU GRAU DE INSTRUÇÃO…….O COMENTÁRIO NÃO É A ESTE RESPEITO, NÃO TENTEM MUDAR O RUMO DA DISCUSSÃO………ESTAMOS FALANDO SOBRE OUTRO PROBLEMA…LEMBRAM????
    VCS QUEREM SABER MINHA ESCOLARIDADE….MUITO BEM, SOU ENGENHEIRO ELÉTRICO INDUSTRIAL, COM EXP. EM ELETRÔNICA, SOU
    ADVOGADO, FORMADO PELA UFPR, SOU EMPRESÁRIO COM TITULO DE GESTÃO EM EMPREENDIMENTOS CLASSE 1, SE É QUE VCS SABEM O Q É ISSO, SOU MILITAR DA RESERVA, SEG. TENENTE, COM VÁRIAS CONDECORAÇÕES….E VCS. QUEM SÃO….DIREITOS HUMANOS????PROF. DE PORTUGUES, INFORMATICA, APOSENTADOS,,,,,,ESTÃO SATISFEITOS COM A ATUAÇÃO DA POLICIA? DAS AUTORIDADES? ACHO QUE VCS ESTÃO CRITICANDO A PESSOA ERRADA POR FALTA DE CORAGEM PARA CRITICAR A CERTA OK? PRA BOM ENTENDEDOR MEIA PALAVRA BASTA, E, UMA VIRGULA´E UMA FRASE…..BABACAS, HIPÓCRITAS.

  15. Vinícius
    quarta-feira, 19 de novembro de 2008 – 14:01 hs

    A questão é esses policiais que protestaram são policiais que trabalharam por 30 anos na policia e já estavam apostentados. Ai de forma ditatorial, o sr. governador simplemente cassou todas as aposentadorias e esses policiais para receber as aposentadorias tem que trabalhar pois o governador não paga.
    É ridiculo ver policial com mais de 60 anos correr atras de bandidos, e enquanto isso o governo não realiza concurso publico para renovar os quadros de funcionários dentro da policia civil.

  16. R.Silva
    quarta-feira, 19 de novembro de 2008 – 16:25 hs

    Sr Leandro,
    Seu vocabulário, atos e pensamentos desmentem os títulos fictícios que alega ter. Se seus títulos forem verdade, é prova de que você não tem competência para se manter em uma função – já que não conseguiu seguir carreira no exército (saiu), é engenheiro elétrico mas não exerce, se formou em direito mas não conseguiu se estabelecer no mercado e, então diz ser “empresário”, desculpa dos fracassados. Se fosse um empresário bem sucedido, não estaríamos tendo esta conversa, tu não perderia seu precioso tempo discutindo em um blog, tendo tantos afazeres. Se liga, trouxa! Deixe este espaço para quem tem argumentos. A ignorãncia é a arma dos incompetentes. Não me darei mais ao trabalho de te responder, pois tenho atividades mais importantes para meu tempo de folga do que argumentar com pseudocríticos acéfalos. E você, Orlando, consulte um oftalmologista; tu encherga mal pra caramba!

  17. LEANDRO
    quarta-feira, 19 de novembro de 2008 – 16:58 hs

    R.SILVA TENHO DÓ DE VC, POSSIVELMENTE UM FALIDO, DESEMPREGADO AGUARDANDO SEGURO DESEMPREGO. E QUER SABER, SOU EMPRESARIO MUITO BEM SUCEDIDO, TAMBÉM ATUO EM ADVOCACIA, PLENAMENTE RECONHECIDO PELOS COMPANHEIROS DE PROFISÃO, NÃO ESTOU NO EXERCITO SIMPLESMENTE POR CAUSA DESTA FALÇA DEMOCRACIA QUE PESSOAS COMO VC APLAUDEM SEM NEM AO MESMO SABER O Q SIGNIFICA. E VC, COITADO, APLAUDINDO GREVISTAS, E AGUARDANDO EM FILAS DE BOLSA FAMILIA, SEGURO DESEMPREGO OU ESPERANDO QUE ALGO CAIA DO CÉU.HOTÁRIO…POSSIVELMENTE ESTEJA UTILIZANDO UM PC DE LAN HOUSE,,,NÉ MANÉZÃO…E AINDA TENTANDO FALAR DIFICIL, VÁ PRA FILA DO CINE, VE SE ARRUMA UM EMPREGO.

  18. orlando
    quarta-feira, 19 de novembro de 2008 – 17:07 hs

    r.silva nao enchergo mal nao.olha vc ai ve de esta trabalhando esta num blog e ainda vc que aumento de salario vai trabalha que palhaçada.

  19. Fernandes
    quarta-feira, 19 de novembro de 2008 – 17:15 hs

    O Leandro é analfabeto digital, já que escreve em Caps Lock por não dominar o teclado, e é analfabeto total como fica claramente demonstrado no que digita, pois entre as pérolas que postou está a que o representa:

    “HOTÁRIO”

  20. orlando
    quarta-feira, 19 de novembro de 2008 – 17:58 hs

    FERNANDO NAO QUERA SER PROFESSOR? OU VC QUER MUDAR DE ASSUNTO

    QUEREM AUMENTO DE SALARIO MAIS FICAM NA INTERNET
    VAI TRABALHAR

  21. Fernandes
    quarta-feira, 19 de novembro de 2008 – 18:25 hs

    Descobri que o Orlando é o Leandro e não é necessário explicar como!

    HA! HA! HA!

  22. orlando
    quinta-feira, 20 de novembro de 2008 – 10:56 hs

    fernandes claro q nao nao é por eu apoio o leandro que eu tenho que ser a mesma pessoa e é facio ver olha o jeito e as palavras que ele escreve e olhe a minha

    vai trabalhar

  23. segunda-feira, 8 de dezembro de 2008 – 11:49 hs

    eu acho que o salario da policia civil e militar do pr chega ser pejorativa é uma vergonha um policial arriscar sua propria vida por nós e ganhar menos que qualquer( vagabundo ladraõ) pior que isto é ter que ouvir o governador do pr dizer que eles tem o melhor salario do pais, Por favor sr. governador de que pais o sr.ta falando? sr governador tenha respeito por esses policiais devolva à eles sua dignidade.

  24. Sandro
    sexta-feira, 12 de dezembro de 2008 – 9:47 hs

    Caros colegas do Blog, bom dia, sou policial militar há 19 anos, hoje estou de folga, gostaria de dizer aqui que tanto a Polícia Civil como a militar esta sucateada, se demora para atender uma ocorrência não é culpa nossa, pois quem esta fora é fácil criticar, pois não sabe de nossa realidade, pois para se ter uma idéia aqui onde trabalho tem aproximadamente 300.000 habitantes e apenas 5 viaturas da pm e isto não é culpa nossa e sim do Governador e dos Deputados. Além de que faltam outras coisas mais como, mais efetivo, armamento, treinamento e principalmente salário digno. Sempre trabalhei na rua, no operacional, combatendo de frente a criminalidade e ainda sendo processado por defender dignamente a sociedade e sem reconhecimento nenhum. Concordo plenamente com nossa co-irmã, Polícia Civil. Um abraço a todos os Policiais Civis e Militares deste Brasil.

  25. Cezar Luiz
    sábado, 17 de janeiro de 2009 – 3:00 hs

    Prezados Senhores,
    Com muito pesar que escrevo a todos, pelos comentários aqui escritos. Quero informar a todos que sou Policial Civil desde 2004 (sim, recente, 5a classe com muito orgulho), mas, vamos lá ao comentário, gostaria de esclarecer aos Srs que se Intitulam Orlando e Leandro e que sem nenhum constrangimento querem mandar os policiais trabalharem e deixarem a internet, pois bem, Senhores o policial não pode nem deveria nunca ficar sem ter acesso a internet, tambem não deveria ficar sem acesso a livros, sistemas de informação, a jornais, etc…, Senhores, sou POLICIAL CIVIL DO ESTADO DO PARANÁ, não o sou nem pelo salario, mas, por vocação e amor a essa profissão.
    Ocorre Senhores, que tenho necessidades básicas como qualquer cidadão, tenho que comer, vestir, etc…, Senhor Leandro, quando sua esposa vai a igreja (ou ao motel), quando sua filha for para a escola (ou ao inferninho), quando o seu filho for para a praia (ou ao clube gay) saiba sempre de uma coisa, que a policia vai sempre estar zelando pela segurança deles e possivelmente a sua esposa podera ser abordade (educadamente) por um policial e que poderá livra-la de um roubo ou sua filha podera ser socorrida de um estupro ou ainda o seu filho livrado das maos de um traficante, portanto, antes de mandar alguem trabalhar, conheça as atividades dos policiais HONESTOS e tomara que NUNCA PRECISE DE NOSSOS SERVIÇOS, PORQUE? PORQUE, NORMALMENTE QUANDO NOSSOS SERVIÇOS SÃO NECESSARIO SÃO EM MOMENTOS DE DOR, DE PERIGO, DE SOLIDÃO.

    Policiais Civis do ESTADO DO PARANÁ vamos continuar lutando para que tenhamos um salário digno, perdoem os ignorantes, ajudem os inocentes, apreendam com os sábios.

    att. Cezar

  26. Gilberto
    quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009 – 15:07 hs

    Atenção policiais civis do Paraná.

    Podem ter certeza que enquanto o SINCLAPOL estiver sendo presidido pelo sr. PAULO MARTINS e seus comandados jamais a classe policial civil de base obterá êxito nas suas reivindicações salariais. Esqueçam a promessa do Plano de Cargos e Salários, isso é pura história e uma manobra do SINCLAPOL para que a classe não se mobilize e coloque assim o sr. PAULO MARTINS em má situação perante o Governador. Afinal, o Presidente do SINCLAPOL dança conforme a música orquestrada pelo Governador.
    Sempre foi assim e sempre o será.
    Também não foi diferente na época do BORDENOWSKI, voces devem lembrar.
    Na verdade nos últimos anos o SINCLAPOL foi presidido apenas por capachos do Governo. É uma pena, mas enfim foram os próprios policiais que escolheram seus líderes sindicais. De nada adianta reclamar, portanto AJAM, PROTESTEM, PARALISEM, é a única forma de se fazerem entender e talvez de serem atendidos.

  27. CLOVIS PENA
    quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009 – 16:53 hs

    Que tudo se resolva em paz.

  28. Izac
    quarta-feira, 11 de novembro de 2009 – 10:27 hs

    Meu querido Leandro, se vç fosse formado ñ usaria tantas palavras de baixo calão, como vç disse que é da reserva (PM EB) cabe relatar a vç que a PC é uma policia judiciária (age após o ocorrido) acredito que vç como oficial ficava aquartelado e ñ trabalhava na rua no dia a dia quem esta lá e quem sabe, esses policiais que muitas vezes recebem ameaças de morte deses marginais é quem sabem, nós devemos é ajurdar-lhes para nos ajudar, como eles tem familhas e querem dar o melhor a eles, vç se tivesse no lugar deles tambem estava procurando o melhor para vç e seus familhares..obrigado…

  29. MERCADORIA.
    quinta-feira, 3 de dezembro de 2009 – 20:45 hs

    isso mesmo….MERCADORIA….Esse Leandro perdendo tempo com tantos diplomas …e so 171.na nossa cuca…Vai te catar…vai Leandro.. aqui nao e tua praia…Quer aparecer ? vai no programa do ratinho…

  30. PARA ORLANDO LEANDRO
    sexta-feira, 4 de dezembro de 2009 – 18:45 hs

    Orlando Leandro….Fugiu da escola?…primeiro aprenda portugues com nosso amigo R.SILVA……estava esquecendo…a escola do Cezar Luiz tambem vai ter fazer muito bem.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*