"Eu votei, minha mãe votou e o voto sumiu" | Fábio Campana

“Eu votei, minha mãe votou e o voto sumiu”

Esta é a faixa que aparece com destaque no protesto que cerca de 80 vereadores derrotados nas eleições em Curitiba fazem neste momento, em frente ao prédio do TRE, em Curitiba. Eles garantem que as urnas eletrônicas estavam “batizadas”; ou seja, não mostraram os verdadeiros números de votos que cada um teve.

É a turma dos inconformados que pede a recontagem dos votos. E não é pouca gente, não. Lá estão representantes de pelo menos 14 partidos. Uma choradreira só que não vai dar em nada.


30 comentários

  1. Alexandre
    sexta-feira, 17 de outubro de 2008 – 14:56 hs

    Olá Fábio,
    Você poderia tentar apurar o nome destes vereadores, por dois motivos:
    1) Se eles estiverem certos e for comprovada alguma fraude, precisamos saber quem é, pois estão fazendo um belo trabalho para a democracia paranaense;
    2) Se não aconteceu nenhuma fraude, o que me parece mais provável; não passam de autoritários que não merecem voto de ninguém.
    Em resumo, pelo bem da democracia, precisamos saber o nome deles.

  2. Geraldo
    sexta-feira, 17 de outubro de 2008 – 14:58 hs

    O pior é que comprovadamente, no momento do “apagão” houve chuncho, mas como disse bem vc, não vai dar em nada, infelizmente.

  3. Marcos Jatobá
    sexta-feira, 17 de outubro de 2008 – 15:24 hs

    Pois olha, não duvido nem um poco de fraude. Não consigo entender como caras como o João Derosso, Felipe Braga Cortes, Paulo Frote e outros se reelegem…
    PelamordeDeus, só podiam tar batizada as urnas, porque nunca achei um eleitor destas criaturas.

  4. TURKOLOKO
    sexta-feira, 17 de outubro de 2008 – 15:41 hs

    Pelo jeito isto deve ser coisa do Doático dos Santos, que não se conforma com a derrota nas urnas (sua e de seu candidato a prefeito).
    Vamos investigar….

  5. sexta-feira, 17 de outubro de 2008 – 15:46 hs

    TEMOS QUE DAR PARABÉNS PARA ESSES CANDIDATOS QUE FORAM FRAUDADOS. É UM ABSURDO SRMOS MANIPULADOS ATÉ EM NOSSO DIREITO DE CIDADANIA. ESTÃO ROUBANDO ATÉ NOSSOS VOTOS. QUEM É CONTRA ESSE DIREITO DE REVER OU RECONTAR OS VOTOS É PORQUE ESTA ENVOLVIDO DIRETAMENTE NESSA FRAUDE. POPULAÇÃO, CADE OS “CARAS PINTADAS QUE DERRUBARAM AS ROUBALHEIRAS DO GOVERNO COLLOR DE MELLO’??? VAMOS LÁ, VAMOS APOIAR . VAMOS EXERCER NOSSOS DIREITOS DE CIDADÃOS. ISSO É DEMOCRACIA. DIGA NÃO SA FRAUDES ELEITORAIS.
    MATHEUS

  6. Henrique
    sexta-feira, 17 de outubro de 2008 – 15:53 hs

    Palhaçada.Pode apostar que nenhum destes” Zé Manés” tinha capacidade para representar o povo curitibano.A verdade esta no fato de que o curitibano não vota para vereador e em “Zé Mané” menos ainda.

  7. Bagual
    sexta-feira, 17 de outubro de 2008 – 16:01 hs

    Basta ver esse video e verás como a Urna Eletronica é Batizada:

    http://www.youtube.com/watch?v=0AKR-Lo-700

  8. luiz
    sexta-feira, 17 de outubro de 2008 – 16:05 hs

    ISSO É CHORO DOS QUE NÃO TEM DESCONFIOMETRO, DOS SEM VOTOS, DOS QUE SE ACHAM, DOS SEM CRÉDITOS ELEITORAL, DAQUELES QUE ACORDAM E OLHA NO ESPELHO E SE ACHA EM CONDIÇÕES SE VIRAR vEREADORES OU AUTORIDADES SÓ PARA SATISFAZER O PROPRIO EGO.
    ACORDEM E VENHAM PARA A REALIDADE! VOCE NÃO TEM VOTO NENHUM!!!! ATÉ A PROXIMA DESI- ELEIÇÃO!!!

  9. Toni
    sexta-feira, 17 de outubro de 2008 – 16:21 hs

    quem nunca prometeu pro candidato que iria votar nele pra ele parar de perturbar que jogue a primeira pedra hehe

  10. CAMBADA DE TROUXA
    sexta-feira, 17 de outubro de 2008 – 16:22 hs

    E ainda perdem tempo questionando…tsc, tsc

  11. Zoiudo
    sexta-feira, 17 de outubro de 2008 – 16:27 hs

    Seria interessante que o próprio TRE fizesse uma varredura e em nota oficial respondesse aos inconformados. Pois, se os mesmos não tiverem nenhum voto, estarão a serviço da desordem e do desrespeito as instituições.
    Nesse caso, devem ser penalizados por isso. Caso contrário, fomenta-se a inverdade para confundir a sociedade e achincalhar as instituições.

  12. Eleitor do Derosso
    sexta-feira, 17 de outubro de 2008 – 16:37 hs

    Senhor Marcos.
    Eu e minha familia somos eleitores do Vereador Derosso a muito tempo e com certeza continuaremos sendo , enquanto ele continuar trabalhando pela nossa Curitiba. Uma pena que seu candidato seja um incompetente, não conseguindo se eleger e você tem que arranjar desculpas para se justificar.

  13. Anderson
    sexta-feira, 17 de outubro de 2008 – 16:42 hs

    “Uma choradreira só que não vai dar em nada.”

    Por mais verdadeira que possa ser a frase, é triste não levarem a sério a denúncia.

  14. edu
    sexta-feira, 17 de outubro de 2008 – 17:08 hs

    semana passada teve uma manifestação na fm rcb, num programa chamado boqueirão em destaque, la no boqueirão…….varios candidatos tiveram a oportunidade de falar ao povo…….ate denuncia de compra de votos apareceu….não sei se é verdade…mais se for, esse povo que foi ao trh hoje….tem mais do que razão para reclamar, pois dai sim cuspiram na constituiçao..e estupraram a democracia.

  15. TIO DIDI
    sexta-feira, 17 de outubro de 2008 – 17:28 hs

    SENHOR ELEITOR DO DERROSO
    me diga um projeto dele que deu certo, mas que deu certo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. Alessandro
    sexta-feira, 17 de outubro de 2008 – 17:33 hs

    Não acho estranho e nem desrespeitoso peder uma eleição, ruim é saber que pessoas que acham que isto não só poderia acontecer como aconteceu, mas parece que é mais importante tentar defender seu candidato do que apurar a verdade. Realmente é uma pena. Por isso o Curitibano merece o vereador que tem.

  17. O SANTO
    sexta-feira, 17 de outubro de 2008 – 18:32 hs

    Alexandre seu babacão – COMO PODE DEFENDER DUAS POSIÇÕES TÃO DIFERENTES AO MESMO TEMPO – EXISTE OU NÃO FRAUDE.
    COM CERTEZA NENHUM DE NÓS É CAPAZ DE GARANTIR QUE ESTE MODELO DE ELEIÇÃO É CORRETO.
    QUEM PODE TER CERTEZA QUE TODO O PROCESSO NÃO PERMITE DÚVIDA.
    TEM QUE HAVER UMA FORMA DA SOCIEDADE CIVIL TER CONTROLE SOBRE AS ELEIÇÕES, UMA VEZ QUE É O GRANDE MOMENTO DA POPULAÇÃO DECIDIR SOBRE SUA VIDA E QUEM DEVE TOMAR AS DECISÕES EM SEU NOME.
    A PROMOTORIA PÚBLICA DEVERIA EXIGIR MAIOR TRANSPARÊNCIA PARA AS ELEIÇÕES.
    O JUDICIÁRIA TEM QUE SE PRONUNCIAR.
    A OAB TAMBÉM DEVE PARTICIPAR, POIS É UMA ENTIDADE QUE POSSUI CREDIBILIDADE E RESPEITO DA POPULAÇÃO E SEMPRE CHAMOU PARA SI ESTAS DEMANDAS SOCIAIS.
    ELEIÇÃO É TEMA IMPORTANTE PARA O ESTADO BRASILEIRO E NÃO PODE FICAR RESTRITO AOS TREs DA VIDA.

    PARABÉNS A QUEM ESTÁ LUTANDO.
    QUE PROVE O TRE QUE OS MESMOS ESTÃO ERRADOS.
    ELES PODEM E DEVEM EXIGIR PROVAS DA LISURA NOS RESULTADOS.
    SE ALGUÉM PUDER PROVAR, PARABÉNS.
    COMO PODE ALGUÉM FALAR MAL DE QUE ESTA DEFENDENDO SEUS DIREITOS.
    QUEREMOS PROVA – NÃO SÓ FALAÇÃO

  18. sexta-feira, 17 de outubro de 2008 – 18:44 hs

    Eles estão precisando de terapia!!!

  19. joao alberto bruning
    sexta-feira, 17 de outubro de 2008 – 19:14 hs

    Devido a repercusão desta matéria, como academico de comunicação,e tambem como eleitor,fiquei com a impressão tambem,após a apuração,de que algo suspeito pairava no ar destas eleições.Apesar da expressiva votação para prefeito, constatamos que para vereadores a dispersão dos votos foi muito grande, concentrando-se muitos votos em poucos candidatos.
    Após uma investigação informal nos meios academicos e consultando professores , mestres da informatica e tecnologia, me foi informado que uma desvirtuação é possivel, votando-se em João e na verdade o voto vai para Jose. Minha sugestão como cidadão interessado no processo democratico é que as autoridades devem se aprofundar no tema e trazer a publico o resultado dessa apuração.

  20. Ana
    sexta-feira, 17 de outubro de 2008 – 21:58 hs

    O TSE tem um site que dá o boletim de todas as urnas eletrônicas
    http://buweb.justicaeleitoral.gov.br/2008/o/turno/uf/municipio/zona/index.html

  21. Dá-lhe
    sexta-feira, 17 de outubro de 2008 – 22:08 hs

    Essa excrescêencia denominada Urna Eletrônica vai causar mais problemas à frente. Não fui candidato e jamais serrei enquanto o processo for passível de violações. A coisa já vem nos chamando a atenção desde duas eleições atrás. Por que não emite um comprovante do voto? Só essa medida já seria suficiente. Mas que aí tem, isso tem. Uma pena pois quem perde é a democracia. Apuração, já!

  22. Zélia
    sexta-feira, 17 de outubro de 2008 – 22:41 hs

    Tenho acompanhado o acontecido por uma pessoa que também era para estar eleito com toda certeza, mas infelizmente as pessoas honestas são sempre passadas para trás por outros sem o menor escrúpulo. Espero que a justiça seja feita.

  23. manoel
    sexta-feira, 17 de outubro de 2008 – 23:57 hs

    sou produtor de pesquisas para varios partidos e com meus olhos verifiquei fraudes nos candidatos ACYR JOSE E VALDENIR DIAS,qeu vergonha,os dois estavam eleitos

  24. clovis
    sábado, 18 de outubro de 2008 – 0:52 hs

    ola fabio sou seu leitor e gosto muito de suas matérias,por favor cobre dos governantes mais emoenho e divulgação do nosso litoral,principalmente Caiobá.visto que se vc escrever todos vão se ligar.grato

  25. ORLANDO
    sábado, 18 de outubro de 2008 – 8:35 hs

    A MUITO TEMPO A POPULAÇÃO DESCONFIA DAS URNAS ELETRÔNICAS, MAS NUNCA SE MANIFESTOU POIS A DIFERENÇA DE VOTOS ERA PEQUENA, OU SEJA, QUEM ERA ELEITO TINHA PEQUENA DIFERENÇA DE VOTOS DOS NÃO ELEITOS. MAS NESSAS ELEIÇÕES A COISA FOI DIFERENTE E DESCARADA, POIS OS VITORIÓSOS TIVERAM UMA VOTAÇÃO ASSUSTADORA A PONTO DE ELES MESMOS DESCONFIAREM DA IDONIEDADE DAS URNAS….E É BEM POSSÍVEL QUE NOS PRÓXIMOS DIAS, ATÉ MESMO AQUELES QUE FORAM ELEITOS, PROMOVAM UMA PASSEATA PARA RECLAMAR JUNTO AO MINISTÉRIO PÚBLICO E AO TRE, O EXESSO DE VOTOS QUE OBTIVERAM(BRINCADEIRINHA)……TODOS SABEM QUE RECEPTAÇÃO DE ‘COISA’ ROUBADA É CRIME….HA, VEJAM BEM, SE AS DENÚNCIAS FOREM INVESTIGADAS, PODEREMOS VER OS RESPONSÁVEIS ATRÁZ DAS GRADES, POIS ESTE ATO REPRESENTA CORRUPÇÃO ATIVA/PASSIVA, PECULATO, APROPRIAÇÃO INDÉBITA, ESTELIONÁTO E FORMAÇÃO DE QUADRILHA. DIFICIL VAI SER BRIGAR COM PEIXE GRANDE…POIS COBRA NÃO COME COBRA, E ESSA PESSOAS SERÃO JULGADAS PELOS SEUS PRÓPRIOS AMIGOS E NÃO PELO POVO. MAS TUDO BEM AFINAL SOMOS PENTA CAMPEÕES DO MUNDO, E O QUE IMPORTA UMA FRAUDE EM ELEIÇÕES. ENFIM OQUE SE PODE ESPERAR DE UM PAIS ONDE FOI ELEITA COMO SENDO A MULHER MAIS BONITA….UM HOMEM…LEMBRAM DA ROBERTA CLOSE.
    PENSE NISSO, E UM ABRAÇO A TODOS.

  26. Eduardo
    sábado, 18 de outubro de 2008 – 8:50 hs

    È, meus amigos, a urna eletrônica não foi aprovada em vários paises serios, (Eua, Paraguai, Clile, México) o nosso presidente não conseguiu convencer ninguém que ela é séria e segura, procurem no youtube com a palavra chave “fraude urna eletrônica” que vcs acharão varias esplicações de como fraudar ….. Aqui em Ctba, quando do apagão do telão da apuração, será que este esquema foi feito por tecnicos em informática nervosos no momento, e deram um comando errado…..
    O Tempo do apagão foi o tempo necessário para dar o comando correto? Se assim foi, provávelmente varios profissionais devem ter sido demitidos, vale a pena conferir…..

  27. O GUARDIÃO -
    sábado, 18 de outubro de 2008 – 14:17 hs

    E ERA JUSTAMENTE O VOTO QUE LHES DARIA A VITÓRIA NA ELEIÇÃO … QUE JUDIAÇÃO …

  28. Pinoquio
    sábado, 18 de outubro de 2008 – 16:58 hs

    ACHO QUE A URNA DEVERIA EMITIR UM COMPROVANTE DE VOTO, MAS ISSO PODERIA FORMAR UM COMERCIO DE VOTO DE CABESTRO COMO TINHA ANTIGAMENTE ONDE OS CORONEIS SABIAM EXATAMENTE ONDE TINAM VOTOS, MAS POR OUTRO LADO ACHO QUE O ELEITOR SABE EM QUEM VOTOU E TEM COMO VERIFICAR SEU VORO POIS A QUANTIDADE DE E LOCAL DE VOTOS ESTÃO RELACIONADOS POR URNA , ENTÃO E FACIL DE SABER SE SEU VOTO ESTÁ COMPUTADO PARA A PESSOA CERTA OU NÃO ! AOS CANDIDATOS QUE NÃO TIVERAM A VOTAÇÃO ESPERADA QUE FAÇAM UMA AVALIAÇÃO DE SUA CAMPANHA E SUA FORMA DE VER A POLITICA , POIS O POVO NÃO E BURRO OU E DESPREPARADO COMO ALGUNS PESAM.
    AS VEZES A VAIDADE PODE INFLUENCIAR MUITO O CANDIDATO, E O QUE E PIOR , A SEUS ASSESSORES TAMBEM!
    NA MAIORIA DAS VEZES O POLITICO E MUITO VAIDOSO E NÃO CONSEGUE ENTENDER A MENSAGEM DAS PESSAOS COM QUE ELE SE RELACIONA E DESTORCEM SEU SIGNIFICADO, NESSA HORA SUGIRO O BOM SENSO , POIS FICA FEIO ESPERNEAR E COLOCAR A CULPA POR SEU FRACASSO ELEITORAL EM TERCEIROS .
    NÃO E SALUTAR PASSAR A RESPONSABILIDADE DE SEUS ATOS A OUTRAS PESSOAS ,E MAIS CORRETO ASSUMIR SEUS ATOS E CRESCER COMO INDIVIDUO,
    ERRAR E HUMANO MAS COLOCAR A CULPA NOS OUTROS ISSO E SER …………!
    ASSUMIR ERROS E PODER CONCERTA-LOS.
    BOM FINAL DE SEMANA A TODOS ! POIS LEMBRESSE VOCÊS SAEM DE UMA CAMPANHA COM MAIS DO QUE COMEÇOU!

  29. sábado, 18 de outubro de 2008 – 20:20 hs

    Acho muito natural que candidatos insatisfeitos queiram conferir o resultados e possam pedir recontagem dos votos.
    Maluquice é votar num sistema cujo resultado não tem como ser conferido ou comprovado. O resultado é decretado e não pode ser recorrido.
    Só nós, idiota brasileiros, aceitamos este absurdo de cabeça baixa e de espinha curvada.
    Nossas urnas eletrônicas não permitem recontagem e é exatamente por isto que foram RECUSADAS em todo o mundo.
    Os que pensam que nossas urnas “são modelo para outros países” estão simplesmente sendo enganados pela propaganda mentirosa do administrador eleitoral.

  30. Amatuzzi
    domingo, 19 de outubro de 2008 – 8:44 hs

    É Tio Didi…projeto projeto mesmo, o tal eleitor vai ter dificuldade em lembrar…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*