Morre o deputado federal Max Rosemann | Fábio Campana

Morre o deputado federal Max Rosemann

Morreu há pouco o deputado federal Max Rosemann. Ele sofreu acidente vascular cerebral (AVC ou “derrame) e ficou internado na UTI do hospital Santa Cruz nos últimos dias.

Será velado no plenário maior da Assembléia Legislativa, onde costumam ser velados apenas os governadores ou ex-governadores.

Max Rosenmann nasceu em Curitiba, em 29 de novembro de 1944. Casado com Marisley Rosenmann, com quem tem três filhos, Daniel, Paulo e Silvia Regina Rosenmann. Bacharel em Direito pela UFPR, Rosemann se elegeu em seis mandatos consecutivos desde a constituinte, em 1987.

O primeiro suplente é Marcelo Almeida. Ele já ocupa a vaga deixada por Reinhold Stephanes, que assumiu o Ministério da Agricultura. Quem assume é o segundo suplente, André Zacharow.


20 comentários

  1. zé beto
    sábado, 25 de outubro de 2008 – 16:16 hs

    Nota de pesar e sentimentos

    É com profundo pesar e o sentimento de uma perda irreparável que lamento o falecimento do companheiro e amigo deputado federal Max Rosenmann – uma das principais lideranças do PMDB do Paraná e que nos deixa de forma repentina e, de certa forma, inconsoláveis.

    Max é exemplo de dedicação, empenho, trabalho e deixa um legado político sem precedentes no Paraná. Legado esse, espelhado nas suas lutas e nos seis mandatos que ocupou de forma consecutiva desde a Constituinte de 1987. Eu, pessoalmente acompanho Max da formação do PMDB e me senti mais do que orgulhoso quando fui escolhido seu companheiro de chapa, disputando, a prefeitura de Curitiba em 1996.

    Um dos deputados mais atuante no Congresso Nacional, Max foi um árduo defensor das causas paranistas, principalmente da agricultura, e batalhador de projetos, investimentos e recursos para o Estado do Paraná e para as cidades que representava em Brasília. Seus mandatos resultaram em obras, estradas, universidades, hospitais, postos de saúde, escolas e bibliotecas por todo Paraná. Os paranaenses perdem um homem público e o nosso amigo Max entra para a nossa história como um dos brilhantes políticos dessas terras.

    Max nos deixa e é com tristeza que expresso meus sentimentos, minhas condolências à sua devotada família, à sua esposa Marisley, seus três filhos Daniel, Paulo e Silvia, demais familiares e amigos que compartilham desse momento de perda.

    Deputado Luiz Claudio Romanelli
    Líder do Governo na Assembléia Legislativa
    Vice-presidente do PMDB do Paraná

  2. Senhor V8
    sábado, 25 de outubro de 2008 – 16:43 hs

    O Paraná perde um politico que marcou sua historia -Um dos mais atuantes politicos do estado. Meus sentimentos e principalmente a toda família.

  3. sábado, 25 de outubro de 2008 – 16:55 hs

    Sou amigo do Max desde os tempos de juventude , mais de quarenta anos , na política estivemos juntos em muitas eleições e em algumas não , deixo meu testemunho , nunca houve deputado federal mais trabalhador e empenhado , em Brasília era um gigante no atendimento aos municípios , leal aos amigos , sincero e franco nunca poupou críticas ou deixou de ser como era . Grande chefe de família , perda enorme para o Paraná.
    José Maria Correia

  4. Arrelia
    sábado, 25 de outubro de 2008 – 17:37 hs

    Vá com Deus amiigo Max Rossemann

  5. sábado, 25 de outubro de 2008 – 18:02 hs

    o parana perde muito com a falta do deputado,max e tambem a populacao mais carente ja que ele tinha um trabalho social voltado a pessoas mais necisitada.que deus,de um lugar muito especial ceu.assinado.nilson pereira presidente da femoclam e fecampar

  6. Daniela S Carvalho
    sábado, 25 de outubro de 2008 – 18:16 hs

    Iniciei meu trabalho com o Deputado há um ano… aprendi admirá-lo e respeitá-lo. Dedicado e extremamente lutador das causas políticas do nosso Paraná… esta perda é IRREPARÁVEL… um “Homem Político” dedicado, empenhado e acima de TUDO… ATUANTE… inteligentíssimo e conhecedor das necessidades de cada um de seus eleitores e amigos!! Como ele mesmo dizia… “eu queria que o Paraná, que o Brasil, tivesse um DEPUTADO FEDERAL MAX ROSENMANN em cada cantinho do nosso Estado, em cada cantinho do nosso País…”
    Infelizmente, hoje, ele nos deixa… mas, em minha memória e creio que na memória de muitos paranaenses, de muitos brasileiros, ficarão gravadas para sempre suas palavras e principalmente sua atuação brilhante, de um Político que jamais terá precedentes no Paraná, no Brasil…”

  7. Jair Elias Jr
    sábado, 25 de outubro de 2008 – 18:36 hs

    Perde o Paraná. Sentimentos a família.

  8. nery sguarizi
    sábado, 25 de outubro de 2008 – 19:26 hs

    Perde o Pr. uns dos seus melhores dep. Federal. Max era um dep. que tinham sempre em mente o desemvolvimento e autonomia dos municipios.

  9. LINEU TOMASS
    sábado, 25 de outubro de 2008 – 21:33 hs

    FABIO.
    TIVE OPORTUNIDADE DE TRABALHAR COM O MAX. FOI UM DOS GRANDES DEPUTADOS DO PARANÁ EM BRASÍLIA. ATENDIA A TODOS COM DEDICAÇÃO EXTREMA, REFLETIDA PELA SUA EQUIPE. MINHAS CONDOLÊNCIAS E HOMENAGENS AO MAX, A MARISLEY E A SEUS FILHOS.
    LINEU TOMASS.

  10. Basílio Villani
    sábado, 25 de outubro de 2008 – 22:53 hs

    Por favor, aguarde a aprovação do seu comentário.

    Tive a oportunidade e a felicidade de conviver com o Max na Câmara dos Deputados por 4 mandatos. Foram muitos anos de trabalho e luta pelo Paraná. Max um político trabalhador e determinado, homem correto e que nos deixa para, merecidamente, descansar…
    Homem público que deixará sua marca na história política paranaense.
    Basílio Villani

  11. Fernando Lisboa
    sábado, 25 de outubro de 2008 – 23:55 hs

    Sem dúvida uma grande perda para o Estado do Paraná, um deputado que sempre trabalhou com austeridade em busca do melhor para o nosso estado.
    Que sirva de exemplo para os que estão e os que entrarão na vida pública, pois sempre colocou o estado do Paraná a frente de diferenças partidárias, que Deus o guarde em um bom lugar ao seu lado.

    Fernando Lisboa

  12. André Rodrigo
    domingo, 26 de outubro de 2008 – 0:18 hs

    Deus levou mais um de nossos verdadeiros representantes. Max foi um homem honrado, sempre trabalhando pela justiça social e pela ética na política, mesmo enfrentando velhas raposas como Lerner e Belinati, Max nos deixou como herança o respeito e a humildade no agir, sempre em prol dos mais humildes que mais dependem do poder público.
    André Rodrigo de Oliveira
    Professor Historiador Londrina Pr.

  13. André Sobania
    domingo, 26 de outubro de 2008 – 8:52 hs

    Meus sentimentos a família

    Att

    André Sobania

  14. Zé do Coco
    domingo, 26 de outubro de 2008 – 8:54 hs

    Max Rosenmann eu passei a conhecer quando vim para Curitiba em 1970. Nas últimas eleições votei nele e nada vi em sua conduta que tivesse feito desmerecer meu voto.
    Que o Altíssimo o inscreva no Livro dos Justos e o guarde em sua Luz.

  15. Laura S.
    domingo, 26 de outubro de 2008 – 10:06 hs

    Meus pesâmes ao Gilberto, o irmão mais novo.

  16. m.elisa f.paciornik
    segunda-feira, 27 de outubro de 2008 – 7:58 hs

    fiquei chocada com a noticia do falecimento do Max: grande amigo de juventude e grande defensor dascausas paranaenese; era dos deputados que nunca deixava a populacao sem resposta; perda irreparavel; fabio, por favor, consegue enviar esta mensagem à marisley e filhos? estou em Paris e fiquei sabendo pela coluna; era um grande amigo meu de juventude… eu sinto muitissimo…

  17. Luis Adolfo Kuttax
    segunda-feira, 27 de outubro de 2008 – 8:39 hs

    Em 2006 e 2006, em momentos muito dificeis, tive a ajuda da Max e sua equipe, representada pela Mariane. Tenho certeza que toda essa bondade será premiada com muitas bençãos. Parabéns família, pelo pai, marido, enfim, pelo amigo de todos. Contenda perde um grande amigo!!!!

  18. Luis Adolfo Kutax
    segunda-feira, 27 de outubro de 2008 – 8:46 hs

    Em 2006 e 2007, em momentos muito dificeis, tive a ajuda da Max e sua equipe, representada pela Mariane. Tenho certeza que toda essa bondade será premiada com muitas bençãos. Parabéns família, pelo pai, marido, enfim, pelo amigo de todos. Contenda, em pesar, perde um grande amigo!!!! Tenho certeza que toda essa bondade já está sendo premiada com o seu descanso eterno.

  19. Rosa Cristina
    terça-feira, 28 de outubro de 2008 – 17:21 hs

    Dep. Max Rosenmann, Voce se foi! Mas vivera
    eternamente nos coraçoes daqueles que te AMAM! Porque Herois jamais Morrem!!!

  20. Ariete Carvalho
    terça-feira, 28 de outubro de 2008 – 17:28 hs

    Max Rosenmann Não Morreu!
    Viverá para Sempre nos coraçoes dos eleitores e Amigos de São Jose dos Pinhais!!!
    Deputado como Max Nunca mais no Brasil,
    Somente em nossas Lembranças.
    Te Amaremos Eternamente e até lá!!!
    Ariete Carvalho, Chefe de Gabinete do Ver.Carlos Machado.S.J.Pinhais-Pr.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*