Da base do Romanelli, o tucano Susumo Itimura se reelegeu aos 90 anos | Fábio Campana

Da base do Romanelli, o tucano Susumo Itimura se reelegeu aos 90 anos

Aos 90 anos Susumo Itimura, do PSDB, se reelegeu prefeito de Uraí, no Norte do estado.

Ele é o prefeito mais velho do Brasil. Se for levado em conta a declaração de bens dos candidatos, Susumo também era o candidato mais rico do Paraná, com R$ 55,4 milhões de patrimônio.

O interessante é que o tucano Susumo é mais um prefeito eleito da base do deputado Luiz Claudio Romanelli, do PMDB.

Romanelli garante que elegeu 41 prefeitos. Para ler a lista completa, clique no “Leia Mais”.

Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Os candidatos a prefeito, vice e a vereador apoiados pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembléia Legislativa, fizeram cerca de 200 mil votos. Das cidades da base de Romanelli — no Norte, Norte Pioneiro, Noroeste e Sul — 23 prefeitos foram reeleitos e 18 eleitos.

Confira:

REELEITOS – Dos 23 prefeitos reeleitos, 13 são do PMDB: Irton Oliveira Muzel (Abatiá), Tuti Bomtempo (Assaí), José Salim Haggi Neto (Cambará), Isaac Tavares da Silva (Carlópolis), Márcio Mainardes (Curiúva), Eduí Gonçalves (Guapirama), Renato Custódio (Japira), Maly Benatti (Nova Esperança), Efraim Bueno Morais (Quatiguá), Dalvo Lucio Moreira (Rancho Alegre), Carmo Sutil (São Jerônimo da Serra), Luiz Antônio Lichock (Siqueira Campos), Hélio Belter (Tapira). O PMDB ainda elegeu o prefeito de Santa Izabel do Carmo, Dr. José do Carmo.

Outros 10 prefeitos foram reeleitos: Fernando Luiz De Mais (PSDB), de Arapoti; Luciano Merhy (PTB), de Congonhinhas; Amin José Hannouche (PP), de Cornélio Procópio; Edson Luiz Ratti (PDT), de Floraí; Luiz Peté Carlos dos Santos (PSDB), de Ibaiti; Tico Iwanaga (PTB), de Nova América da Colina, Roderjan Luiz Inforzatto (DEM), de Santa Amélia; Dilceu Bona (PSDB), de São José da Boa Vista; Edimar dos Santos (PTB), de Santa Cecília do Pavão; e Susumo Itimura (PSDB), de Uraí.

ELEITOS – Da base de Romanelli, outros 17 prefeitos foram eleitos: Celso Silva (PDT), de Bandeirantes; Rui Machado (PPS), de Guamiranga; Amarildo Tostes (DEM), de Itambaracá; Renato Baroni (PT), de Jaguariaiva; Claudio Revelino (PR), de Joaquim Távora; Nilson Cabeça Xavier (PDT), de Nova Fátima; de Claudemir Garrafa (PSDB), de Nova Santa Bárbara; Gilvan Pizzano (PPS), de Prudentópolis; Luiz Zak (PT), de Rebouças;

E ainda: Maurício Laticínio (PV), de Ribeirão Claro; Vicente Solda (DEM), de Rio Azul; Professor Agnaldo (PSB), de Roncador; José Maria (PR), de Santa Cruz de Monte Castelo; Adevilson Gouveia (PTB), de São Sebastião da Amoreira; Dona Vera Lucia da Silva (PT), de Sapopema; Mi Molina (PSL), de Terra Rica; e Guilherme Costa (PPS), de Tomazina.


11 comentários

  1. Mutilações!
    segunda-feira, 6 de outubro de 2008 – 18:39 hs

    O Susumo Itimura fez fortuna com a produção e o beneficiamento do rami. Este tipo de atividade gerou e gera milhares de mutilações nos trabalhadores.

    Em termos de processo produtivo, esta cultura apresenta baixo padrão tecnológico, sendo bastante intensiva no uso da mão-de-obra, da qual exige muito esforço físico. Além disso, a máquina “piriquito” utilizada na sua descorticagem é perigosa e ineficiente, redundando na alta incidência de acidentes de trabalho.

  2. SemRumo'nelli
    segunda-feira, 6 de outubro de 2008 – 19:42 hs

    E os 19 mil do Moreira ele não irá contar????

  3. candido bastos
    segunda-feira, 6 de outubro de 2008 – 19:50 hs

    faltou dizer que o roma quase teve que trocar tiros com o pessoal do joao arruda que queria prender o velho itimura , só voce não soube fabio ? é um fato muito importante e que repercurtiu demais na região , informe-se e divulgue

  4. NAGIB
    segunda-feira, 6 de outubro de 2008 – 23:20 hs

    Em hipótese alguma se deve dar o crédito da eleição do Itimura ao Romanelli.
    Urai pode até ser base do deputado, no PMDB…
    agora, atribuir a vitória, um absurdo…
    Itimura é uma lenda viva no seu próprio tempo.
    Eleitores são dele e ele é do PSDB
    Então porque o blog dar toda ênfase como “base do romanelli” e contabilizar pra ele?

  5. Zé do Coco
    terça-feira, 7 de outubro de 2008 – 10:20 hs

    Itimura-san eu não conhecia. Mas tenho certeza de que nunca foi de sua vontade que houvesse mutilados na colheita e processamento do rami.
    Tenho certeza, porque já vi com meus próprios olhos, de que o dono de uma plantação sempre esclarece que não vai dar emprego a crianças nem adolescentes em sua propriedade e que, se ali eles aparecem, é por teimosia dos próprios pais que não querem perder a boquinha naquela máquina, o periquito.
    Já vi pais surrando os filhos por não cumprirem sua cota diária e no fim algum gaiato chama a polícia para punir o DONO da plantação.
    Existe muita maldade e há tempo demais dos próprios pais contra os filhos.
    Já vi PAIS tirando os filhos da escola rural, “porque esse meu filho é muito burro e já que não serve pra estudar vai ter que trabalhar como burro que é”.
    Certas coisas as pessoas não querem escutar, porque não dá ibope, não cria o impacto necessário entre a inveja de quem não tem terra contra quem investe toda a economia de sua vida para fazer a terra produzir.
    Portanto, antes de fazer afirmações sem provas a respeito do Itimura-san, vamos usar o cérebro.

  6. rey
    sábado, 11 de outubro de 2008 – 12:41 hs

    Tem uma propaganda do TSE que a mocinha diz: “tal como o filho se parece com os Pais, o Municipio é a cara de quem o governa”. Quem conhece a Cidade de Uraí – PR. ? Pobre uraienses remanescente…que insistem em morar lá.

  7. ze bob
    quarta-feira, 15 de outubro de 2008 – 9:23 hs

    Que dó dos perdedores…. Itimura foi mais uma vez eleito, e pela maioria e vontade do povo uraiense que é inteligente e não vai apostar em candidatos que compram votos atraves da saude, especialmente aqueles que usam o SUS no João de Freitas e diz que é o deputado Kielse que paga. O povo de urai não quer também uma prefeita que esta afastada a 4 anos da sala de aula alegando problemas de depressão entre outros para nao dar aulas. Como pessoas como estas, despreparadas querem governar nossa urai? Susumo itimura é honesto, sua vida e história dizem e mostram isso. Mas sempre é assim, quem perde a eleição fica recorrendo pra tentar reverter no tapetão a situação. Sorte de nós uraienses que temos Itimura novamente na prefeitura. Com certeza mais 4 anos de administração pura, limpa e transparente, alem do desenvolvimento da cidade.

  8. uraiense
    quinta-feira, 23 de outubro de 2008 – 10:21 hs

    Enquanto a população comemora com orgulho e o país vê com adimiração mais uma eleição de um jovem senhor de 90 anos, a esquerda festiva e adireita perdida chora com o coração repleto de mágoas mais uma derrota. Muito obrigado SUSUMO ITIMURA.

  9. uraiense 2
    domingo, 21 de março de 2010 – 8:59 hs

    me desculpe a franquesa, mas se eu soubesse desse site teria escrito antes, mas nao se deve ter dó dos perdedores, deve-se ter vergonha e dó da população que aq vive, pois pode ser o prefeito mais velho do Brasil, mas alguem mencionou que é o prefeito qu menos fez pela cidade, e que esta deixando td acabo sem manutenção alguma e parecendo uma cidade fantasma, a esquerda ofencisa pode ate ter chorado, mas me caro, quem vai chorar tbm é vc, pois as condições precarias aos quais se encontram a santa casa, é de uma situação lastimavel, e nao venha me dizer que vc tem dinheiro pra procurar atendimento em outra cidade, pois a população sofre, sem ter recursos alguns, isso é ate hipocrisia de sua parte dizer obrigado a uma pessoa que tantos vezes foi prefeito e nada fez alem de enrriquecer cm o rami e com a mutilação de tantos trabalhadores, me desculpe mas orgulho nenhum pra mim, eu lastimo essa vitoria dsd o mandato anterio…..

  10. Docente
    sexta-feira, 4 de março de 2011 – 18:38 hs

    Eu é que lastimo. Se denomina uraiense e escreve tudo errado.
    Desculpe-me a franqueZa. Vergonha alheira.

  11. Docente
    sexta-feira, 4 de março de 2011 – 18:39 hs

    alheia.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*