Campesinos invadem terras de brasileiros no Paraguai | Fábio Campana

Campesinos invadem terras de brasileiros no Paraguai

Da Agência Estado

Campesinos radicais de um departamento (Estado) a norte de Assunção decidiram proibir agricultores brasileiros de cultivar soja. Além disso, começaram a ocupar as propriedades desses fazendeiros, semeando outros cultivos, como gergelim e mandioca, afirmou a imprensa paraguaia.

O departamento de San Pedro, 340 quilômetros ao norte da capital, é considerado o terreno mais fértil do país para a agricultura. É também o mais pobre do Paraguai, onde por dez anos exerceu suas funções clericais o atual presidente, Fernando Lugo, ex-bispo católico.

O jornal ABC Color relatou hoje que uns 120 campesinos não alinhados com as principais organizações de sem-terra invadiram duas fazendas de 600 hectares cada, proibindo que proprietários de origem brasileira começassem a semear soja. Segundo o jornal, não houve intervenção das autoridades.

O líder do grupo, Florêncio Martínez, explicou que com a ocupação era o início da retomada da soberania territorial paraguaia. Além disso, houve uma advertência para que os fazendeiros “se esquecessem definitivamente da soja”. Os campesinos ameaçam invadir outras 20 fazendas de brasileiros nos próximos dias. Para os sem-terra, o governo demora para fazer a reforma agrária no país. Lugo solicitou a partir de 15 de agosto um prazo de 100 dias para buscar financiamento para seus projetos de reforma agrária. Até o momento, não conseguiu o dinheiro necessário para a iniciativa.


4 comentários

  1. Henrique
    quarta-feira, 1 de outubro de 2008 – 21:24 hs

    Será que alguem esperava outra coisa que não esta,após a posse de Lugo.Bom,cada povo tem o governante que merece!!!Ai Brasil…

  2. quarta-feira, 1 de outubro de 2008 – 21:53 hs

    È uma pena que ainda vai morrer muita gente, como já estava previsto com o sr.Lugo no comando,mas, é só esperar um pouquinho que este sr. não vai ter muito o gosto de estar presidente,lugo,lugo ele vai pisar no calo dos altos escalões da sociedade paraguaia,entonces já era.Somente lembrando,lá não é o Brasil do PT que protege sem terra,lá os interesses dos proprietários de terras é decidido na ponta da agulha…ou melhor falando ,na bala…então adios lugo,lugo,é a história que conta e o partido colorado,anos no poder,lugo,lugo vem o golpe…

  3. quarta-feira, 1 de outubro de 2008 – 22:55 hs

    Olha os esquerdopatas aí gente!..Como elles pululam , ora no Brasil, ora na Bolívia, agora no Paraguai e por vezes na Venezuela e assim sonham com o comunismo moderno ou seja o socialismo do século XXI como ellles dizem( 2 prá mim , 1 para manter a popularidade e o povo que trabalhe e pague impostos)

  4. Cidinha
    quinta-feira, 2 de outubro de 2008 – 14:37 hs

    AAAAAAHHHHHHHHHH, por isso que eu vi o Doático comprando passagem para o Paraguai, dizendo: OBA vai ter invasão.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*