Os deputados federais Gustavo Fruet e Vanderlei Macris, ambos do PSDB, enviaram ofício ao presidente da OAB, Raimundo Cezar Aragão, pedindo que a entidade requisite auditoria externa sobre as urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de 5 de outubro.
A preocupação é com a participação no processo eleitoral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), no momento em que o órgão está sob a suspeita de realização de escutas telefônicas ilegais.
Técnicos da Abin e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para a Segurança das Comunicações (Cepesc) foram encarregados de desenvolver um novo módulo de criptografia para as mais de 400 mil urnas que serão utilizadas nas próximas eleições municipais.
O sistema foi anunciado como “praticamente impossível de ser violado”, mas, para os dois parlamentares, a gravidade das recentes denúncias envolvendo a Abin recomenda cautela. “Em virtude dos fatos graves divulgados pela mídia e do clima de suspeição dos referidos órgãos de inteligência, consideramos vital para a democracia a participação de uma auditoria especializada externa”, afirmam Fruet e Macris no ofício enviado ao presidente da OAB – entidade que, por resolução do TSE, tem assegurado o direito de fiscalizar e auditar os programas de computador desenvolvidos para as eleições.
No ofício, os deputados também sugerem que a OAB avalie a necessidade de requerer a exclusão da participação de órgãos vinculados ao Poder Executivo no processo eleitoral.
“A participação da OAB na fiscalização do sistema eletrônico de votação garantirá à sociedade a tranqüilidade para votar e a necessária confiança no resultado das urnas”, afirmam os parlamentares.
11 comentários
É ISSO que venho combatendo até hoje, essas engenhocas eletrônicas suspeitas. Não foi por acaso que nas últimas eleições americanas, ninguém aceitou as urnas que o Lula quis empurrar para eles.
SE O GUSTAVO FRUET PEDIU É PORQUE HÁ MOTIVO. ESTE DEPUTADO É SÉRIO E NÃO BRINCA EM SERVIÇO.
Certíssimo Dep.Fruet,principalmente com o sr.LULA da SILVA apoiando desvairadamente a guerrilheira Estela(Dilma)aquela que roubou o cofre e os milhões de dolares da casa do Ademar de Barros, não fui eu quem disse e sim a revista VEJA, vamos nos garantir para não sofrermos mais tarde com estes dissabores…Olho Vivo Neles Deputado…
NA VERDADE O FRUET TA MAL INFORMADO. O PROBLEMA NÃO È A ABIN E SIM A DIEBOLD – FABRICANTE DAS URNAS QUE NO BRASIL ASSOCIOU-SE A PROCOMP. VEJA COMO FRAUDAR UMA URNA ELETRONICA EM :
http://br.youtube.com/watch?v=aZws98jw67g
ESTUDO FEITO PELA UNIVERSIDADE DE PRINCETON – EUA – COMPROVANDO A VULNERABILIDADE DAS URNAS…QUE NO BRASIL O TSE DIZ SER A MELHOR DO MUNDO.
Veja o documentario sobre fraude nas urnas eletrônicas que abalou os EUA – obviamente não mostrado no Brasil…
HACKING DEMOCRACY – HBO
http://br.youtube.com/watch?v=iVlZTWH7u8w
E Zé do Coco, o Requião sempre nos alertou juntamente com Brizola, sobre essas urnas e nunca foram ouvidos, no Rio estavam tirando Brizola fora de uma eleição ganha e no Paraná aquela vitoria somente de 10 mil votos do Requião sobre o Osmar ate hoje eu não engoli, acho que vitória que a gente via nas ruas era bem maior que a apresentada pelas urnas eletronicas.
Só agora que o rapaz se interessou pela malandragem nas urnas eletrônicas. preocupação tardia e mal direcionada.
fique de olho nos programas do tribunal eleitoral o perigo esta ali. E ainda foi pedir ajuda da ex-OAB, pois já não é mais a mesma, pura perda de tempo. Quanto aos ilustríssimos e magnânimos senhores Zé do Coco, O GUARDIÃO e Nego Veio, arghhhhh quanta idiotia num mesmo site.
Vou concordar com o Nego do Côco II. Já assisti ao documentário citado (Hacking Democracy – HBO) e, gente, é assustador na medida em que pode inteferir no processo democrático. Quem tiver vontade assista o documentário e terá condições de tirar suas conclusões. Que o sistema é passivel de fraude, isso é. E de maneira fácil e rápida. Eu, particularmente, depois que assisti deixei de confiar no processo eletrônico de votação e apuração. Enfim, tomara que o Dep. Gustavo Fruet, homem sério e competente, consiga levar seu projeto adianta. Essa urna é uma farsa.
O Gustavo Fruet é sério e competente!!!
Vou votar nele para Senador em 2010!!!!!
o que foi que aconteceu com as urnas na eleição de 2000 em Curitiba?
urna eletronica, só se for impresso o comprovante de que realmente o candidato que votei, vai ter o voto, caso contrario, a eleição de 2000 prova esta fragilidade.
VANHONY ganhou aquela eleição, mas as urnas deram outro resultado depois de um brekaut no TRE, alguém lembra disso, acredito que o Deputado Gustavo Fruet lembrando deste episódio, simplesmente esta se previnindo para que não aconteça novamente.
NÃO HÁ sistema eletrônico infalível. Ponto final. Portanto, para o lixo com as urnas eletrônicas.