Prefeitura diz que tem projeto para o Jardim Icaraí | Fábio Campana

Prefeitura diz que tem projeto para o Jardim Icaraí

O Jardim Icaraí faz parte do bolsão Audi/União, na bacia do rio Iguaçu. A Prefeitura informa que começou no ano passado as obras de urbanização do local e está investindo R$ 20,8 milhões de recursos próprios para a urbanização das vilas Audi e União.

A urbanização beneficiará 3.100 famílias. O investimento total será de R$ 43,5 milhões, com o restante dos recursos vindos do governo federal. Em anexo, imagem do projeto da Prefeitura para a urbanização.

As vilas se estendem por uma área de 2 milhões de metros quadrados, entre a BR-277 e avenida das Torres. São delimitadas, de um lado, pela via férrea, e de outro, pelo rio Iguaçu. Antes de a Prefeitura iniciar a urbanização no local, a condição das 3.100 famílias moradoras era das mais precárias. Não havia qualquer infra-estrutura no local, as redes de água e luz eram clandestinas e parte das casas havia sido construída em área sujeita a alagamentos.

Pela extensão da área e pela complexidade dos problemas, a Prefeitura optou por atuar nas vilas de forma gradativa. O primeiro passo foi retirar da área as famílias que moravam na faixa de preservação do rio Iguaçu. Esta ação resultou no reassentamento de 800 famílias e na criação de dois loteamentos – o Moradias Jardim Iraí e o Moradias Sambaqui – especialmente para abrigar as relocações.

Depois, foram iniciadas no local obras para evitar inundações, com a implantação de canais de macro-drenagem e construção de diques para contenção de cheias com um sistema de regulagem para entrada e saída de água. O projeto, atualmente em desenvolvimento, também prevê arruamento e pavimentação de ruas, execução de aterro para produção de lotes com infra-estrutura completa e construção de equipamentos públicos (uma creche para 150 crianças e um Centro de Referência da Assistência Social – CRAS). O objetivo é melhorar as condições da área para assentamento definitivo das famílias que estão em locais onde é possível o uso habitacional.

Este projeto será complementado agora com a construção de 419 casas na área de aterro, onde será implantado o conjunto Moradias União Ferroviária, destinado ao reassentamento das famílias que hoje vivem em situação de risco nas vilas. A construção das unidades foi iniciada no mês passado.

A proposta global de atuação nas vilas Audi e União prevê ainda a criação de uma ampla área de lazer, o Parque do Centenário da Imigração Japonesa. O parque será implantado na faixa de preservação do rio Iguaçu, cumprindo ao mesmo tempo duas finalidades: recuperar ambientalmente a área que estava ocupada indevidamente por moradias e evitar uma nova ocupação.


13 comentários

  1. Ricardo
    domingo, 24 de agosto de 2008 – 23:25 hs

    A prefeitura entrou com 20% na contrapartida ao projeto do Governo Federal para a reurbanização de uma parte da Vila União, que não contempla diretamente o Jardim Icaraí. A realidade é que a invasão não está dentro dos planos da prefeitura por um motivo muito simples: não existe política municipal para regularizaçação fundiária. Logo, as 1.200 famílias que vivem naquela área vão continuar no meio das cavas. Vai lá e dá uma olhada pra ver a precariedade da situação.
    Essa é só mais uma mentira do Beto e sua turma pra levar o prefeito maravilha até a campanha de 2010.

  2. Iran Batistela
    segunda-feira, 25 de agosto de 2008 – 7:34 hs

    Mas que enganação. O pessoal do Beto é muito babaca se acha que a população vai acreditar nesta história. Ele tá há oito anos na prefeitura e só agora diz que vai fazer?

  3. Teodoro
    segunda-feira, 25 de agosto de 2008 – 10:36 hs

    As meninas estão nervosas! Também com índices de rejeição nas alturas é normal que a TPM atinja vocês! Mas recomendamos “muita calma nessa hora”, se o Beto promete, o Beto cumpre e isso o Povo sabe!

  4. Ricardo
    segunda-feira, 25 de agosto de 2008 – 11:01 hs

    Cumpre sim:

    – Fiação de luz e telefone por baixo da terra em toda a cidade

    – Revitalização da Fredolim Wolf

    – Tarifa de ônibus mais barata

    – Linha Verde pronta até o fim de 2008

    – Metrô

    – Recuperação de todo o Rebouças

    Precisa de mais q

  5. Ricardo
    segunda-feira, 25 de agosto de 2008 – 11:03 hs

    Cumpre sim:

    – Fiação de luz e telefone por baixo da terra em toda a cidade

    – Revitalização da Fredolim Wolf

    – Tarifa de ônibus mais barata

    – Linha Verde pronta até o fim de 2008

    – Metrô

    – Recuperação de todo o Rebouças

    – Novas ciclovias

    Se 12 anos não foram suficientes, quantos mais são precisos?

  6. Ricardo
    segunda-feira, 25 de agosto de 2008 – 11:05 hs

    Me perdoem pelo comentário repetido.
    Mas lembrei de mais um detalhe:

    – Abertura e apresentação pública das contas da URBS

    Pronto.

  7. Lurdes Cini
    segunda-feira, 25 de agosto de 2008 – 12:49 hs

    Beto Richa é o nosso candidato, e estamos muito felizes por toda população estar falando a mesma língua, ele será reeleito no primeiro turno, reconhecimento do seu trabalho! O restante é lero-lero e politicagem!

  8. Zezão
    segunda-feira, 25 de agosto de 2008 – 13:21 hs

    Tal qual a “Velhinha de Taubaté” vamos acreditando nessas promessas. O prefeito atual é um continuador de administrações passadas que jamais se preocuparam com determinadas situações de risco, inclusive com o povo de Icarai. Daí, perguntamos? Se é um grande realizador e procura atender, também, os mais carentes por que não fez antes? Por que anunciar só agora em periodo eleitoral? Se já existia estudos visando melhoria na qualidade de vida daquelas pessoas por que não divulgou antes que as críticas começassem? São essas avaliações que devemos fazer antes de votarmos. Por isso que as coisas mudam na política. Uma hora estamos bem e em outra estaremos mal.

  9. Esperanto
    segunda-feira, 25 de agosto de 2008 – 14:35 hs

    “Felizes por toda a população estar falando a mesma lingua” (????)…meu Deus, eu deveria agradecer ao Beto pela sua contribuição ao vernáculo e nem sabia…

    Mas afinal que lingua é essa?????

    Beto: Fez promessas e não cumpriu, fez gastos excessivos com propaganda, não tem claro uma política habitacional e se tem essa não funciona como deveria funcionar.

    Ainda assim, continua sendo o menos pior de todos os candidatos…meu Deus, pare o mundo que quero descer!!!

  10. Tuco Lino
    segunda-feira, 25 de agosto de 2008 – 15:20 hs

    Se o Beto Richa prometeu tenho certeza absoluta que ele irá cumprir, se não fêz antes é porque também a Prefeitura tem uma série de assuntos a serem resolvidos na Cidade, mas como as Obras prometidas são entregues, vai com certeza estar pronta para alegria do pessoal que lá morram!
    Os cães que latem não mordem, só babam de raiva, do sucesso e dinamismo do Beto!

  11. Zezão
    segunda-feira, 25 de agosto de 2008 – 18:35 hs

    Ô meu nobre Tuco Lino parece que você cometeu um ato falho. Sua frase no comentário “…certeza estar pronta para alegria do pessoal que lá MORRAM” foi demais. Da maneira que aquilo lá está vão morrer antes das obras prometidas. Não fique preocupado pois, em alguns momentos, cometemos tais falhas talvez traídos pelo subconsciente.

  12. Ricardo
    segunda-feira, 25 de agosto de 2008 – 18:51 hs

    “..pra alegria das pessoas que lá morram!” foi ótimo.
    Encerrou a discussão com chave de ouro.

  13. Marcia
    segunda-feira, 25 de agosto de 2008 – 23:49 hs

    ricardo idiota!!
    se beto nao cumprisse nao teria 70% da aprovação da população e muito menos seria considerado, pelo governo federal, o melhor prefeito do Brasil!
    tsc tsc

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*