No debate sem Beto Richa, oposição mostra os dentes | Fábio Campana

No debate sem Beto Richa, oposição mostra os dentes

Beto Richa não foi ao debate e os outros candidatos saíram da toca. O clima continuou chato, modorrento, sem graça. Chocho. Mas se comparados ao debate da Band, quando quase ninguém quis cruzar o caminho do atual prefeito, no debate de hoje os candidatos da oposição estão ao menos mostrando os dentes.

Gleisi Hoffmann foi para o ataque. Comparou Beto Richa a Paulo Maluf. Segundo ela, ambos dividem o mesmo apreço por obras e gastos em publicidade.

Maurício Furtado se declarou contra a atual administração da prefeitura, que considera que “parou no tempo”. Disse que é oposição e vai resolver o problema do trânsito. O mesmo Maurício Furtado apagado e pacato do debate anterior agora se encheu de brios e chamou Beto Richa de “fujão”.

Fábio Camargo saiu atirando contra a Linha Verde, mas mostrou a esperteza de sempre: citou aliados e conversou diretamente com o telespectador.

Ricardo Gomyde lamenta a ausência de Lauro Rodrigues e Beto Richa, mas, diplomático, bancou o bom garoto. Bruno Meirinho fez as críticas esperadas e apresentou seu programa.

Carlos Moreira citou a opção preferencial pelos pobres de seu mentor e se sentiu em casa. Mostrou intimidade com a câmera.

Sem os 74% da última pesquisa para Beto Richa, tanto na figura do candidato quanto na audiência do debate, a conversa ficou entre os colegas que dividem os 12% de outros votos válidos. Em baixo do guarda-chuva de Requião, todas as oposições no Paraná viraram essa única massa sem forma que o eleitor nem faz questão de distinguir. Até o PT de Dilma Rousseff, ao permitir ser rebocado, perdeu a identidade por estas bandas.

Nesse processo, ao invés do fortalecimentos das oposições unidas, o personalismo consumiu a energia da esquerda. O resultado das pesquisas de intenção de voto é no momento apenas o indicador mais direto disso.

De resto, nenhuma novidade: repetições monótonas das regras do debate, protocolos chatos e o de sempre por parte dos candidatos: “Curitiba é uma cidade publicitária”, “é preciso resolver o problema da juventude e o crime”, “o trânsito vai mal”. E o papo das bicicletas, que virou questão central para todos. Não que o trânsito de Curitiba não seja irritante. Irrita sim, e muito.


37 comentários

  1. Iran Batistela
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 0:06 hs

    Fábio, quanta maltade, mas não esqueça que seu candidato pode levar um tombo. Pesquisa não é sinal de vitória, meu caro.

  2. O Pensador
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 0:22 hs

    O Beto realmente é um fujão!

  3. Franco
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 0:47 hs

    BETÃO FUGIU DO DEBATE NA TV DO REQUIÃO ???

    isso é COVARDIA..

    Homem que é Homem não foge dos seus inimigos..

    To começando a acreditar que que esses 74% de aprovação do Beto é puro Mkt.

  4. Kino
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 1:20 hs

    Realmente se o Beto Richa tivesse ido o debate ia ser mais interessante, porque eles iam ter que bater nele estando presente.

    O Lauro Rodrigues também fez falta.

  5. jg koch
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 1:26 hs

    achei que todas as críticas feitas ao beto richa foram validas. seria bom se alguem tivesse vestido a camisa dessas criticas bem construidas muitos meses atrás. agora fica muito dificil.

    o unico que criticava realmente beto richa foi requiao. o resto, todos esses que estao no debate, só começam a correr atrás agora, a algumas semanas da eleição. assim fica difícil.

    era preciso desintegrar a imagem de beto richa e ao mesmo tempo desconstruir todas as bases das propostas dele desde 2007. não fizeram isso, resolveram esperar e ir “analisando a conjuntura”. perderam tempo demais.

  6. Alice K.
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 1:31 hs

    Iran, parece que o candidato do Fábio não é bem o Beto… afinal, essa da Gleisi com certeza doeu nos tucanos:

    “Gleisi Hoffmann foi para o ataque. Comparou Beto Richa a Paulo Maluf. Segundo ela, ambos dividem o mesmo apreço por obras e gastos em publicidade.”

    E que pesquisa não é sinal de vitória a gente sabe! É só ver a diferença nas urnas entre Osmar Dias e Requião em relação as pesquisas nessa última!

  7. OSVALDO
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 1:32 hs

    LAURÃO RODRIGUEEEES…….KD VOCEEEE…… EU VIM AQUI SOH PRA TE VEEEEERRR…….

    KAKAKKKK

  8. trânsito
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 1:39 hs

    falar sobre o trânsito em curitba é quase chover no molhado. eu não apenas votaria em qualquer candidato que realmente fosse resolver o trânsito, mas também provavelmente venderia minha alma pro diabo pra isso.

    gostei do fábio camargo porque já avisou que não apelar pra conversa do metrô. prometeu metrô de superfície, que é ao menos uma proposta muita mais honesta.

  9. Jadelson Pereira
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 2:46 hs

    O Fábio Camargo me surpreendeu. Confesso que não gostava dele, mas ele me pareceu que sabe o que diz e conhece mesmo os bairros. Gostei. A Gleisi também foi bem, mas ele é PT. E aí, não dá!

  10. Leitor atento...
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 5:54 hs

    O MOREIRA calmamente dava ênfase na sua fala, durante o DEBATE ocorrido no estudio da TV EDUCATICA, democraticamente conduzida por seu mediador, quado disse: Haja VISTO. Haja VISTO ou Haja VISTA? As duas locuções são pra lá de semelhantes. Mas será que alguém de VISTO nos projetos políticos do REITOR MOREIRA? Haja VISTA, expressão que signifíca “que se oferece à vista aos olhos”, tem a palavra “VISTA” invariável, não existindo masculino nem plural. Esse candidato não pode errar, visto que os candidatos inscritos no vestibular da UFPR eram eliminados por esse REITOR quando assim erravam.PERDIAM PONTOS E FICAVAM NA RABEIRA.

  11. Vigilante do Portão
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 8:59 hs

    Eu contei, no bloco das propostas dos canditados, a palavra “PRECISAMOS” ou a expressão “É PRECISO” foram pronunciadas 44 vezes.
    era um tal de precisamos melhorar o atendimento à saúde, é preciso melhorar o transporte coletivo…, Nenhum dos canditatos falou de onde virá o dinheiro. O cara do PV é hilário, ele vai iniciar o metrô; Quanto custa? O Fábio Camargo foi mais modesto, vai aproveitar as canaletas e colocar um trem de superfície, cadê, pelo menos o desenho do projeto? Vai ser por elevação? Nesse caso, teremos um “minhocão” cortando a cidade; Em São Paulo a população não aprovou a idéia, tanto é verdade que o viaduto só funciona durante o dia.
    Fazendo uma brincadeira, dava para unir a idéia do Fábio com a do Meirinho e a Gleise, aproveitando para fazer, debaixo do minhocão, moradia para os sem casa. Já pensaram, só na linha norte-sul, são 15 KM, dava para construir quantas casas? Seria o PAC do minhocão, unindo transporte coletivo e moradia. KKK
    O reitor, até agora não explicou de onde vai cortar os 5% que pretende dar a mais para a educação. Só fala qua vai aumentar de 25 para 30% o orçamento da pasta, curiosamente não fala de onde vai tirar os recursos. Será que vai parar algumas obras ou diminuir os salários dos barnabés? Não me venha com a falácea de que vai tirar da publicidade, pois essa representa apenas 1% do orçamento.
    Não sou marqueteiro, mas acompanhei, como leitor interessado várias campanhas, entendo que os candidatos estão no caminho errado. Se mais de 80% acham a administração do Beto Richa boa, a estratégia não é a de dizer que está tudo ruim.
    Da. Gleise e o Reitor, afirmaram: a cidade parou nos últimos 4 anos. Verdadeiro tiro no pé; As pessoas estão vendo as obras, passam por elas todos os dias, na cidade toda. Dizer que está parada é burrice. Significa forçar o eleitor a não ver o que ele está vendo. Assim não vai dar segundo turno.

  12. Fala Lauro!
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 9:42 hs

    Assisti o debate na esperança de ver e ouvir o Lauro Rodrigues. O cara realmente fez falta, é o melhor candidato entre todos! Suas idéias são fantáticas! O cartão verde é uma proposta revolucionária! É um orador de primeira hora! Estou lançando a campanha – FALA LAURO!

  13. Fala Lauro!
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 9:43 hs

    LAURINHOOOOOO….

  14. Nello Morlotti
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 9:48 hs

    O Gomyde foi muito bem, foi firme, inteligente e apresentou o programa do Pc do b para Curitiba…o debate foi rico e imagino produtivo para todos.

  15. FUNCIONÁRIO DA PMC.
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 10:19 hs

    EU E MINHA FAMÍLIA VOTAREMOS NO REITOR MOREIRA PELA INTEGRAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA.
    VOU DE 15 – PMDB.

  16. Humberto
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 10:31 hs

    Melancolico este debate´só gente falando mal da cidade, prometendo tudo que feio.

  17. O Povo
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 10:57 hs

    Debates, pesquisas e olimpíadas em quantidades excessivas, chegam um momento que saturam a população, não assisti ao debate, tinha coisa mais interessante que fazer na hora, mas creio que o Beto Richa fez bem em não comparecer em um terreno hostil, a inauguração do comitê deu mais ibope e presença do que ao meu ver a audiência do debate!
    A Barbi querer comparar Beto Richa ao Paulo Maluf é de uma burrice sem tamanho, é a mesma coisa dizer que ela por ser Petista é igual ao José Dirceu? Desespero de campanha dá em agressão gratuíta, o beneficiário é quem está sendo agredido não esqueçam disso!

  18. Jose Carlos
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 11:15 hs

    O que há de novo na roça paranaense desde Nei Braga?? Todos que estão por aí, de um modo ou de outro, por pai, ou por avô, ou são subprodutos da era Nei Braga, ou são criaturas urdidas em laboratório, surfando nas ondas do bom desempenho do governo federal… Pobre província… não surgiu nada de novo, de criativo, de instigante… novas idéias, novos métodos… somente a mesma jecaria de sempre, digna de debates em salões paroquiais: manilhas para cobrir valetas a céu aberto, iluminação pública na frente da casa do Zé, saibro na rua do Mané, anti-pó na rua do ônibus…. é a roça curitibana em plena e emocionante ação…

  19. TEM RAZAO
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 11:35 hs

    Fabio Camargo parece ter sido o destaque do debate – e está sendo tambem dessas eleições.

  20. Lelo
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 13:07 hs

    O debate estava muito chato! Se o Beto tivesse ido era um chato a mais sem propostas!

  21. Vigilante do Portão
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 13:07 hs

    Quer algo de novo, vá de Meirinho. O cara vai dar casa de graça para os sem casa (60 mil que estão desocupadas), vai dar passagem de graça para todos.
    Curitiba vai ser uma filial do paraíso.
    Se bem que comunista não é de acreditar em Deus e menos ainda no paraíso. KKKK

  22. Velho Comunista
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 15:30 hs

    Babaquice tudo isso. O negócio é apresentar propostas e implementá-las. Políticos tem a mania de conversa mole, de coisas mirabolantes, de propostas inezequíveis, de papo furado, de tudo que é coisa ruím. O negócio dêles é grana, muita grana. Sò não entendo como nossa sociedade, letárgica, absurda, otária, escurda, bunda mole, e etc, ainda elege esses carinhas. Nenhum desses que se apresentam podem ser prefeito de Curitiba. A cidade não merece. A cidade que vivemos, e vamos deixar de babaquices, não merece. Socorro.

  23. mario
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 15:34 hs

    Fala sério. Sexta-feira, semana de chuva e frio,um trânsito que só Curitiba consegue. Chego em casa, rapidão tomo banho, pego um sanduba e um gelada e corro pra frente da TV. Começa o debate: cenário ruim, luz ruim, mediador mais pra galã de novela mexicana exportada pra o Tajakistabembão e o mau humor e a raiva que havia conseguido conter devido o stress da semana, não consigo mais controlar: CADÊ O LAURO RODRIGUES!!!!!!!!! O Beto não me interessa, já ganhou a eleição. Estas coisas o TRE devia punir. Na politíca curitibana atual isso é sério. Esperei a semana inteira, até ajudei a divulgar, tentando assim dar uma mão pra TV Requião ter um pouco mais de audiência, mas não deu. É lamentável.

  24. Ju
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 15:44 hs

    O fabio camargo foi mto bem, apresentou propostas realistas e possiveis. meu voto ja é dele!!!

  25. jorjão
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 16:33 hs

    Aê Velho Comunista, falou e disse. O negócio desse carinhas é grana e de alguns da imprensa também é grana. Como o povo de Curitiba mudou! Antes era só críticas contudentes, agora, estão numa letargia de dar dó. Parece que o conservadorismo tomou conta de suas cabeças. Que porcaria. Quando vamos avançar Ou queremos essa Curitiba atrasada e conservadora

  26. O espinafre
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 16:44 hs

    Greca nêles já. Seria a melhor opção para prefeito dentro disso que se apresentam. Pelo menos não anda de moto Harley, não é do PT, não é Limpinho, não foi reitor, preservou a cultura local, não roubou, é curitibano nato e gosta da cidade, tem boas idéias, é católico, tem bom gosto, uma esposa que sabe das coisas, tem bom humor, conhece a história do Paraná e de Curitiba, um bom coração, gosta de trabalhar, é preocupado com o Meio Ambiente, sabe produzir, e por aí vai. Greca sabe das coisas e Greca para prefeito. Por que não? Será que ainda dá tempo?

  27. cleber de cordova
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 18:02 hs

    Este país como diria o competente ex- tècnico,Tele Santana, não é sério e dificìlmente o será, quando vejo “políticos”, como José Dirceu, do PT, Roberto Jeferson, do PTB, Ronaldo Caiado, da bancada ruralista, atuando nos bastidores e determinando o “modus operandi”, das campanhas de seus respectivos partidos e aliados, fico com asco desta politicalha, e passo a desacreditar e a temer caso alguns candidatos se elegeren.

  28. Berko
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 18:13 hs

    Para O espinafre:
    Não roubou?
    Gosta de trabalhar?
    Só falta dizer que não gosta da fruta!

  29. Mano da Vila
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 21:31 hs

    Ao Espinafre.
    Vai até a Cohapar e pergunta pros funcis o que eles pensam do “excelente” trabalho de desmontagem da companhia que o Graca vem realizando. Mas concordo, para uma virada de mesa do PMDB somente a substituição do Morreia pelo Greca. Na mesma semana Greca já pega uns 20% de intenção de voto e conseguiria levantar um segundo turno. Do jeito que está, já deu Beto no 1º turno.

  30. esfinafre
    sábado, 16 de agosto de 2008 – 23:25 hs

    Falou Mano da Vila, você conhece das coisas. Greca seria o cara. Mesmo cortando algo que não conhecemos seria o cara. Portanto, Greca Prefeito.

  31. claudemir
    domingo, 17 de agosto de 2008 – 10:00 hs

    ola que pena que os nossos candidatos não tem uma proposta nova, mas vamos la porque não se promete uma secretaria para o Duatico quem sabe ele te apoie e voces candidato consiga,consiga que o reitor faça pelo menos um ponto na proxima pesquisa, porque esse cara e um espanta roda só o Riquião gosta dele, e o sustenta voce sabem de ondem vem o seu salario, pode ter serteza não é da classe pobres, que ele manipula tão bem, não tem respeito por nada, a candidata do Pt compar o Beto com maluf. e engraçado este mesmo cidadão apoia o PT da candidato e com voto do proprio no congresso, hoje vocesa estaão todos juntos.

  32. rock
    domingo, 17 de agosto de 2008 – 14:53 hs

    É isso ai Espinafre o Moreira devia chegar ao Gov. Requião, e dizer pelo bem maior que é Curitiba chame o Greca para que tenhamos condições de derrurbar tudo o que tem de ruim em nossa cidade.

  33. teacher
    segunda-feira, 18 de agosto de 2008 – 12:40 hs

    qtos pontos de audiência teve o glorioso debate ?

  34. terça-feira, 26 de agosto de 2008 – 19:09 hs

    Não se mexe em time que está ganhando, o ditado é velho mas verdadeiro. Beto Richa fez muito bem não ir pois não precisa se expor e muito menos se cansar a eleição está ganha e ponto final.

  35. CURITIBANA
    sexta-feira, 19 de setembro de 2008 – 13:17 hs

    as vezes assisto os horarios politicos, acho uma tremenda comedia ver alguns canditados falando mal do atual prefeito Beto Richa.. pq ele não fez isso, pq não fez aquilo, mas eu como prefeito(a) farei…
    pq a saude, a educação, o transporte o prefeito nada esta fazendo nada p/ melhorar….
    pq a linha verde esta faltando fazer passarela, pq não tem como os carros passarem p/ o outro lado, bla, bla, bla…..
    mas bem que eles estão querendo mexer no que esta em obras…si… eu disse um deles ganhar a eleição…vai fazer tal coisa e melhor …se eles dizem que o prefeito Beto Richa prometeu coisas p/ a nossa cidade e não cumpriu, será que eles também vão cumprir????
    vão nada, nenhum desses canditados vão fazer tudo isso que eles falam no horario politico e nos debates, falam é p/ tentar, eu disse tentar desviar o povo curitibano, a não votar no prefeito Beto Richa.
    mas os 74% das pesquisas já estão certo em quem vão votar, não adianta quererem fazer uma passeada em curitiba, pq é pra isso…o povo curitibano já conhece os canditados(a) e seus partidos, e não é de agora, vem de outras eleições, de vereadores, deputados, governadores, etc….
    nos não estamos dormindo não….
    o curitibano esta muito bem acordado, sabemos muito bem o que o Beto Richa tem feito e o que ele ainda não fez… pq afinal em 4 anos de gestão não se consegue fazer tudo o que a cidade precisa…por isso ele pede mais 4 anos. não queremos eleger pessoas sem experiencia nenhuma em administrar, principalmente uma cidade como curitiba, tem um canditado ai que disse que a cidade esta ultrapassada em algumas coisas… então isto quer dizer que o povo curitibano é ultrapassado ???
    se o nosso transito de ctba anda congestionado, não é culpa do prefeito, se lojas de automoveis andam fazendo promoçaõ de carros com uma prestação de 349,00 quem é que não vai aproveitar ???
    por isso que tem muitos carros na rua, não vai adiantar fazer trincheiras, etc… com o tempo vai congestionar… um exemplo o contorno norte , na epoca que foi inaugurada, não tinha movimento de carros, hoje! vc passa por lá é um movimento do cão…estes canditados(a) não vão melhorar em nada, por isso em time que se esta ganhando não se mexe.
    e eu concordo com o Beto Richa de não participar de debates,na emissora do governo. tenho certeza que não é por medo, mais sim pq ele não gosta das perguntas rediculas que são feitas a ele.
    e em todos os debates que tem nas emissoras as perguntas que eles fazem sempre são as mesmas…eu e muita gente não queremos segundo turno, como vem apelando canditada a prefeitura. já estamos de saco cheio do horario politico, na televisão, no radio. se depender de mim e toda a minha familia não havera segundo turno…

  36. SIUMARA
    sexta-feira, 19 de setembro de 2008 – 21:34 hs

    não adianta prometer e nada fazer,por isso
    meu voto é certo BETO RICHA…
    e se ele se canditadar para governador meu voto certamente será dele…
    E da-lhe BETO RICHA.
    O povo curitibano está com você.

  37. CURITIBANA II
    terça-feira, 23 de setembro de 2008 – 13:22 hs

    para que ter segundo turno?
    o beto richa já ganhou esta,
    eu e os da minha casa votaremos no
    BETO RICHA.
    e da-lhe BETO…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*