Há mais de mil nepotes no governo Requião | Fábio Campana

Há mais de mil nepotes no governo Requião

Há mais nepotes no governo do Paraná que imagina a vã filosofia do escriba de estimação do governador Requião. Um grupo de trabalho na área de Ciências Políticas das universidades paranaenses levanta dados há três anos e constatou, até agora, cerca de mil nepotes instalados na máquina do Estado.

Aí estão não apenas os parentes do governador, é claro, mais os do vice, secretários, procuradores, diretores e dirigentes de estatais.

O estudo mostra a criatividade dos nativos para a prática do nepotismo cruzado e outras formas de dissimulação da contratação de nepotes. Coisas do arco da velha, como a existência de prepostos.


17 comentários

  1. BARTOLOMEU
    sexta-feira, 22 de agosto de 2008 – 11:51 hs

    sera que vão divulgar lista com nomer de todos estes nepotes? goataria de ver uma lista deste tipo!!! Citando quem deu o cargo e quem ganhou!!! hahaha seria muito bom!!!

  2. Jose Carlos
    sexta-feira, 22 de agosto de 2008 – 11:53 hs

    Em 1945, quando Getúlio foi apeado do poder, à falta de legislativo, assumiu a presidência interina o presidente do STF, José Linhares. Durante o curto espaço de tempo que ocupou o cargo, nomeou todos os parentes, agregados e relacionados para funções públicas. Corria na época a piada segundo a qual eles não eram Linhares, eram Milhares…. Provavelmente, ele deve ser o ídolo da grande família Mello e Silva…

  3. Paranaense
    sexta-feira, 22 de agosto de 2008 – 11:57 hs

    Gostaria de saber se amantes de secretários e deputados também são considerados parentes???

  4. Herança do Império!
    sexta-feira, 22 de agosto de 2008 – 12:43 hs

    Será que caminhamos para ter um República de fato?

    O nepotismo é uma praga que herdamos do Império, aonde o compadrio entre as oligarquias patrimonialistas geravam este tipo de aberração na composição da equipe de gerenciamento do que deveria ser público, mas ainda não o é!

    O Bendito está preocupado não é com os cargos que a família imperial ocupa, pois o que o preocupa é o que vai fazer com sobrinha que logo estará desempregada.

    Caso venhamos a considerar o nepotismo cruzado e o emprego sem justificativas dos incompetentes apaniguados tal quais os amigos, os cunhados, os parentes dos parentes, cabos eleitorais, etc. veremos que o rombo no orçamento público é ainda maior.

    Pena que está nova lei, o que já foi um importante passo, ainda não corrige todas as distorções que ocorrem na composição dos cargos públicos de confiança, mas já foi um grande passo.

    A maior luta a ser travada é a paraacabar com a maior parte destes cargos e realizar concursos para que estas vagas de gerenciamento estatal sejam ocupadas por capacitados funcionários de carreira .

  5. ISTO É NEPOTISMO?
    sexta-feira, 22 de agosto de 2008 – 13:08 hs

    TRABALHO SÓ COM PADRINHO – NA PARADA DA PETROBRAS

    NA REPAR – ARAUCÁRIA . Isto mesmo na Refinaria Presidente Getúlio Vargas. Onde reflete o nome do pai da CLT acontece algo muito diferente do que ser respeitado os direito dos trabalhadores. O IERP lança diretrizes que para contratação de profissionais de SMS este deverá ter : 02/05 anos de refinaria , conhecer de SGI, SGA , e tantas outras siglas deste universo de letrinhas. Então a mágica acontece profissionais que atendem os quesitos se maximizam de esperança pela ganho financeiro e fazem o envio dos cvs. A Ansiedade toma conta, os sonhos começam, os dias passam, passam, o telefone não toca ….. O sonho se fecha , vem a realidade o profissional descobre que a vaga , sim aquela de 02, 03, 04 anos de obra, aquela de R$ 3.000,00 foi preenchida, ele pensa : mas…. não me falaram nada, como assim . começa o processo de investigação, oitivas nos butecos são realizadas, telefonemas são trocados, e por fim o final de investigação é concluído: Perfil do contratado : menos de 02 anos na área de SMS, nunca trabalhou em petroquímica, amante do fiscal, filho de petrolheiro, indicação de gerente de contrato.

  6. Lelo
    sexta-feira, 22 de agosto de 2008 – 13:16 hs

    E quantos na Prefeitura Municipal de Curitiba?

  7. Márcia dos Santos
    sexta-feira, 22 de agosto de 2008 – 13:21 hs

    As viúvas do Lerner não se cansam de falar mal dos requiãos aqui não? PelamordeDeus, só porque vocês estão de fora…

  8. Vigilante do Portão
    sexta-feira, 22 de agosto de 2008 – 13:43 hs

    Não precisa estudo, Fabio. Está tudo publicado na internet, pelo próprio governo. Todos os cagos, dos bagrinhos aos cachorros grandes.

    Já na Prefeitura de Curitiba, você não tem nem como saber quantos cargos comissionados têm, o que dirá de nomes…

  9. Iran Batistela
    sexta-feira, 22 de agosto de 2008 – 13:47 hs

    Por que não se fala nada dos nepotes na prefeitura. Será que todos os secretários e diretores são santinhos e não nomearam nenhum irmãozinho, um sobrinho, uma tia ?

  10. Teodoro
    sexta-feira, 22 de agosto de 2008 – 14:17 hs

    Na Prefeitura não existe nenhum caso de parente em cargo hoje, os dois que existiam eram Fernanda Richa (Presidente da FAS/ Esposa do Beto) e José Richa Filho (Secretário de Adm./ Irmão do Beto), no mês de julho/2008 ambos foram isonerados dos cargos, para participarem da Campanha do Beto Richa, com essa determinação do STF o José Richa Filho poderia até voltar por ser Secretário e nesta situação está dentro da Lei, mas o Beto Richa por uma questão de princípio e igualdade vai deixar de fora da futura Administração estes parentes, isso está por ele declarado hoje na Band. Então hoje na Prefeitura de Curitiba não existe nenhum parente do Beto Richa, em compensação no Governo de Estado do seu Requião existem quantos?

  11. Vigilante do Portão
    sexta-feira, 22 de agosto de 2008 – 14:31 hs

    Teodoro, este post não é sobre parentes do Governador, mas de Secretários e outras autoridades.

    Dizíamos que o Governo do Estado facilita a consulta, pois disponibiliza a lista de cargos comissionados do estado.

    O mesmo não ocorre com a prefeitura. Por exemplo: Você sabe quantos parentes o Secretário Municipal Andreguetto tem na prefeitura? Nem eu. Claro, não há divulgação dos comissionados. Agora, ver quantos parentes o Secretário Estadual Iatauro tem no estado é fácil, pois a listagem fornecida pelo governo permite.

    Era isso.

  12. Ô dó...
    sexta-feira, 22 de agosto de 2008 – 14:41 hs

    No Orkut tem milhares de pessoas com sobrenome Requião e não são parentes do Governador.
    Será que esse grupo de acadêmicos não estão comendo gatos por lebres?

  13. rodrigo
    sexta-feira, 22 de agosto de 2008 – 14:52 hs

    Do site da secretaria de transportes:
    “A APPA é uma autarquia dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa, técnica e financeira. É vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes e está sujeita à política nacional dos portos do Ministério dos Transportes. Conforme seu atual Regulamento, aprovado pelo Decreto Estadual nº 7447/90, tem por objetivo a exploração comercial e industrial dos Portos de Paranaguá e Antonina” EDUARDO PODE PENDURAR O CHAPEU.

  14. Valmor de Jesus
    sexta-feira, 22 de agosto de 2008 – 15:35 hs

    Rapaz, eu podia jurar que aquele piá é o fio do Beto Richa ajudando a Fernandinha.

  15. Osiris Duarte
    sexta-feira, 22 de agosto de 2008 – 15:36 hs

    SERÁ QUE AUMENTARÁ A FILA DO SEGURO DESEMPREGO ????
    TENHO MUITAS DÚVIDAS …

  16. Daniel Per Si
    sexta-feira, 22 de agosto de 2008 – 17:33 hs

    Bem, os nepotes instalados no Governo do Estado logo serão conhecidos. E os das Prefeituras, das Câmaras???? Tô cansado de ver o Requião no centro do ringue.

  17. Fatima
    sexta-feira, 22 de agosto de 2008 – 22:22 hs

    No “Governo” REQUIÃO, pai, filho, genro e cunhado ocupam cargos.O nepostimo em família pode no Secretariado. Se você for queixar do FILHO terá que falar com o PAI. Se você for se queixar do CUNHADO vai ter que falar com o SOGRO, e coisas e tais. Não são parentes do Governador, mas parentes entre comissionados. Sairá uma lista com nomes e fotos. O MINISTÉRIO PÚBLICO saber de cor isso tudo e deverá agir em breve. Alerta senhores Promotores e Procuradores, o cidadão e contribuinte pede socorro e acredita na lisura do Governador. Eleitor use sua arma, NÃO VOTE EM CORRUPTOS.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*