Candidatos e pesquisas | Fábio Campana

Candidatos e pesquisas

Como é de costume, todos os candidatos receberam os resultados da pesquisa com ares de vitória.

A turma de Gleisi Hoffmann diz que o crescimento de 12% para 15% é uma tendência firmada, mas que a passagem de Dilma Rousseff por estas bandas ainda não marcou seu impacto nos números de agora. A turma de Beto Richa valoriza a manutenção dos altos índices, com suas variações ainda dentro das margens de erro.

A análise dos dados secundários são animadores para Beto Richa. A rejeição de Gleisi passou de 15% para 20%. A de Beto passou de 6% para 7%. Richa cresceu muito na espontânea, de 45% para 57%, onde Gleisi foi de 4% para 8%.

Os números que explicam o humor dos curitibanos nas pesquisas, no entanto, são os da aprovação da atual gestão: aumentaram os conceitos ótimo e bom da administração de Beto Richa, que já eram altos, de 79% para 81%.


20 comentários

  1. Vigilante do Portão
    sábado, 23 de agosto de 2008 – 20:05 hs

    Fazendo uma breve análise do comportamento das intensões de voto em outras capitais (vide datafolha.com.br), verifiquei que o horário eleitoral alterou algumas posições. Aqui em Curitiba, nenhuma novidade. Como estão todos contra o prefeito, é natural que ele caia alguns pontinhos, mas é só.
    O potencial da Gleise não passa de 22% e do Moreira 5%; Já os demais, vão se contentar com 1 ou 2%.
    Resultado, não vai dar para tirar os 22 pontos que separam o primeiro do segundo turno.
    No final, vai dar, segundo meus cálculos estatísticos, mais ou menos 65% para o Beto e 35% na soma dos adversários. Claro contando só os votos válidos.

  2. sábado, 23 de agosto de 2008 – 20:19 hs

    Campana:
    Você escreve que todos os candidatos receberam as pesquisas com ares de vitória. Claro, nada mais justo de acordo com suas estratégias especifica para falar sobre os números das pesquisas. Cada uma terá um discurso diferente. É só ver.
    O que se esquece de analisar, todavia, é o ídice de rejeição que é importante no contexto de qualquer pesquisa.
    Vejamos o caso da Gleisi que você reproduziu: sobe um ponto, espera uma pesquisa para depois da passagem da ministra Dilma. Muito bem. Mas e a rejeição que subiu 5 pontos percentuais? Pode-se analisar, da mesma forma, que a inserção da ministra Dilma e dos demais membros do alto escalão do PT são desfavoráveis. Certo?
    Esperemos a cada dia de pesquisa qual será o discurso – vitorioso, é claro – de cada candidato.
    À exceção do prefeito Beto, que navega em mares tranquilos, as ondas para os outros candidatos são altas, fortes e que levam à deriva.
    Abraços!

  3. Alice K.
    sábado, 23 de agosto de 2008 – 20:57 hs

    Rodrigo, você fala como se estivesse fazendo uma análise nova, mas isso é exatamente o que o post diz: “A análise dos dados secundários são animadores para Beto Richa. A rejeição de Gleisi passou de 15% para 20%.” Sobre você argumentar que a passagem da Dilma pode ter sido ruim, tudo bem, até pode, mas não é o que a turma da Gleisi está dizendo, obviamente, e o post diz isso. Até porque pelo tempo em que a pesquisa foi feita não deve ter dado tempo de “pegar” o efeito da Dilma por aqui. Nem pra cima e nem pra baixo.

  4. sábado, 23 de agosto de 2008 – 21:19 hs

    Alice:
    Não estou fazendo nenhuma análise nova. Muito pelo contrário. A análise é óbvia. Como diz o texto. Quero apenas reforçar que nenhum candidato fez, publicamente, é claro, uma análise e colocou em discussão o índice de rejeição. Apenas isso.
    O efeito Dilma certamente tende a zero. Quem é Dilma para a maioria dos eleitores? Diferente do efeito Suplicy, que até pode atrair alguma coisa. Não acredito na transferência de votos.
    É isso.

  5. rodrigo
    sábado, 23 de agosto de 2008 – 21:23 hs

    Sinceramente não consigo ver onde a oposição pode atacar e derrubar o Beto.

    É incrível como ele tem índices tão elevados. Pode ser que com o decorer da campanha ele perca alguns pontos, mas não consigo ver a oposção revertendo 22% dos votos!!!

    A admistração do Beto é exemplar e ele não tem salto alto!! Reconhece que Curitba tem problemas e agradece a todos os colaboradores de seu governo, inclusive o Lula e o Requião. Não faz perseuição política contra adversários. Ele age como administrador e não como político. Faz audiências com a comunidade. Respeito e capacidade de ouvir e fazer são os grandes méritos do Beto e o povo gosta disso!!!!!

    No Beto vale a pena votar, seja pra prefeito e quem sabe em breve para governador do Paraná!!!!!

  6. Alice K.
    sábado, 23 de agosto de 2008 – 21:42 hs

    Certo Rodrigo Forno, concordo com você no aspecto da análise mas sobre o efeito da Dilma talvez seja necessário esperar um pouco mais para dizer. Não acho por exemplo que o Suplicy movimente mais gente do que ela, nem de perto. No geral também sou cética quanto a possibilidade da transferência de votos. Parabéns pelo blog, acabo de visitar.

  7. Lidia
    sábado, 23 de agosto de 2008 – 22:11 hs

    Li num outro blog sobre as eleições e pesquisas em Curitba e achei interessante que fiz um copie e cole:

    Se a Gleisi, o Moreira ou mesmo esse Fábio Camargo trouxesse solução mágica prá nossa cidade, tudo bem. Mas, não brinquem com a nossa inteligência. A Gleisi tem experiência como secretária de gestão de Londrina sob administração petista. Todos sabemos que a gestão lá tá um caos, tanto que o candidato do PT tá no msmo nível de aceitação do Moreira aqui em Curitiba. Tá no erro estatístico.
    O próprio Moreira tem um telhado enorme de vidro já todo quebrado que é a administração da UFPR, da FUNPAR, com ligações estranhas entre o HC que é público e o Hospital de olhos que é privado e da sua família. Tem que explicar não só como candidadto, mas como ex- reitor.
    O Fábio camargo a gente só tem informação ruim sobre ele, de envolvimento com casa noturna e essas coisas. A gestão do Beto Richa, dentro do que é possível se fazer numa administração pública municipal vem bem, se não estivese assim não teria esse grau de satisfação tão elevado. Não basta, para criticá-lo, dizer que é pela propaganda. O povo não é de uma inconsciência a ponto de não observar a realidade que o cerca. Se é inconsciente então, por que votou no Lula, ou no Requião?
    A pesquisa, pois, reflete o pensamento das pessoas sobre o Beto Richa. Assim, atacar o Richa e Curitiba como está com seus problemas e virtudes não diminui a aceitação do governo municipal atual, ao contrário é o mesmo que dizer que o povo não entende de nada e é facilmente enganado. O povo não aceita essa arrogância de querer pensar por ele.
    è só uma simples reflexão.

  8. Theo
    sábado, 23 de agosto de 2008 – 22:29 hs

    No resumo, Beto Richa estará reeleito no Primeiro Turno em 05/10/2008 com ampla maioria de votos da população da Cidade da Gente!

  9. ana
    sábado, 23 de agosto de 2008 – 22:31 hs

    A Dilma vai trazer mais rejeição ainda para a Gleisi.
    Se ainda não deu efeito, não vejo a hora que dê!!
    O PT é a maior sujeita da história da política brasileira

  10. Parana
    domingo, 24 de agosto de 2008 – 6:42 hs

    Eta turma de puxa saco. Todos pagos pelo tucanato e pedindo a Deus que o homem ganhe para eles continuamrem mamando. SIm poruqe ao que parece os comentários todos de hoje parecem que vieram de pessoas que estão ateroziados só de imaginar que ocorram mudanças. Inclusive na perda da mamata. Curioso se são todos analistas políticos porque não fazem análises sobre os números mas de forma imparcial.

  11. LUIZ CANTO
    domingo, 24 de agosto de 2008 – 9:23 hs

    Moooorrem de inveja esses tucanos por que não tem ninguém que valha a pena para trazer para cá…kkkkkkkk

  12. domingo, 24 de agosto de 2008 – 10:45 hs

    Paraná:
    Sou Beto Richa sim. Assim como você deve ser ou Gleisi, ou Moreira, ou Camargo, enfim, deve ter partido que não Beto Richa. Mas e daí?
    Talvez você é que deve estar pedindo a Deus para que alguma coisa mude para você ter alguma vantagem. E mesmo assim, qual é o problema? Se você é um profissional sério e se o seu candidato saia vitorioso neste pleito, espero, sinceramente, que você ocupe algum lugar na administração. De verdade.
    Esse é o jogo democrático.
    Não estou aterrorizado como você diz. Talvez seja o contrário: você é que deve estar pela imparcialidade das próprias pesquisas que apontam que se a eleição fosse hoje – e tudo pode mudar mesmo – Beto Richa seria eleito já no primeiro turno.
    Paz e saúde para você!

  13. Berko
    domingo, 24 de agosto de 2008 – 10:57 hs

    O Parana menos, menos.

  14. Lauro Endriguez
    domingo, 24 de agosto de 2008 – 11:34 hs

    Esse Rodrigo Fornos tem mais histórias que o Ezequias. Sérgio Wesley, grampeia ele!

  15. NAGIB
    domingo, 24 de agosto de 2008 – 11:52 hs

    Conspícuo Paraná.
    Quase 80% dos curitibanos que apoiam o Beto Richa, são pagos pelo tucanato, etc. etc….no seu entendimento rancoroso.
    Você observou quem são os militantes da campanha do Moreira? esses sim, são comissionados do governo do Estado.
    Quer um exemplo? seu companheiro Doático que ganha cerca de R$ 13 mil/mês só para azucrinar e promover espetáculos ridículos na “Boca”. Em ele dizendo ser atleticano já é uma grande desonra para a agremiação. E o pior: quem paga esse anarquista somos todos nós os paranaenses.
    Chega de dizer asneira sem ter consciência perfeita do sentido (Ariano Suassuna)

  16. Oslin Romerito
    domingo, 24 de agosto de 2008 – 12:34 hs

    Muito pertinentes os comentários e colocações sobre as pesquizas eleitorais. Mas cada eleição tem uma tendencia e nesta, pelo que se verifica, os eleitores querem demonstrar que tem opinião própria e não vão na conversa dos velhos caciques politicos. Isso explica o pessimo desempenho do candidato do´Governador de Minas, o Aécio que mesmo tendo uma grande aprovação do seu gverno não consegue fazer com que seu candidato decole. Aqui é o mesmo. O Requião colou seu nome no Morreira e não adianta. A Gleise se engraça com a petezada e o Lulismo e só faz aumentar a rejeição. Ainda bem que os eleitores estão nessa de pensarem e analizarem por si. Isso é um avanço e candidato que nãot em folha de serviços prestados, que não fala a verdade, vai pagar mico. Vejam a Gleise, aumentou mais a rejeição que a aceitação. Mas comparem, ela não conhece a cidade e faz afirmações inveridicas como aquela no debate da Bandeirantes – está gravado para quem quizer ver e conferir – quando falou que na atual gestão diminuiu o numero de pessoas transportadas pelos coletivos. Ora, basta ler a Gazeta do Povo de hoje, manchete de primeira página e ver o tamanho da bobagem que falou (ela ainda vai terminar a campanha como a Loira Burra se continuar assim), pois foi signiificativo o aumento do numero de passageiros transportados. Muda Gleise senão na proximas pesquisas vc crescerá como rabo de cavalo.

  17. OSIRIS DUARTE
    domingo, 24 de agosto de 2008 – 13:48 hs

    C O N C L U S Ã O:

    BETO RICHA REELEITO NO PRIMEIRO TURNO – FÁCIL – FÁCIL

  18. Oslin Romerito
    domingo, 24 de agosto de 2008 – 14:35 hs

    Ei Lauro Endriguez, o que vc quer dizer com esta de “Grampeia ele Sergio Wesley”?
    Será que o REIQUIÃO cedeu o Rasera para grampear o tucanato e os amigos jornalistas a mando do Wesley?
    Jornalista grampeando, etá petezada de escol…quem diria, a etica e decencia que fique com o pessoal da Luiza Helena…..a canalha petista quer mesmo é o poder….

  19. Jucachaves
    domingo, 24 de agosto de 2008 – 16:55 hs

    Esse Parana é mais derrotado do que o time. Derrotado, derrotado e derrotado. Cai fora meu! Vai plantar bananas e pare de falar besteiras. Você é um recalcado, azedo, amargo e DERROTADO!.

  20. Vigilante do Portão
    domingo, 24 de agosto de 2008 – 20:02 hs

    Puxa vida Paraná, vc é de uma imparcialidade…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*