Sobre a violência | Fábio Campana

Sobre a violência

Como explicar a violência? Em abril deste ano a revista Idéias, em sua edição 76, publicou uma entrevista conduzida pela jornalista Paola De Orte com o sociólogo Pedro Bodê (foto), considerado o maior especialista em segurança pública do país. Vivemos tempos de crise em Curitiba, e o olhar analítico mas humanista de Bodê nos traz alguma clareza.

Clique aqui para ler a entrevista.


2 comentários

  1. jango
    quinta-feira, 24 de julho de 2008 – 18:48 hs

    Fabio, reli a entrevista. É uma verdadeira aula sobre segurança pública. E quanto estamos longe de termos uma política pública que enfoque os vários aspectos do problema. Enquanto tivermos o descalabro administrativo e o compadrio dos poderes dominando o cenário não há esperança de melhoria. No dizer de Rui Barbosa, “o mal grandíssimo e irremediável das instituições republicanas consiste em deixar exposto à ilimitada concorrência das ambições menos dignas o primeiro lugar do Estado e, desta sorte, o condenar a ser ocupado, em regra, pela mediocridade.” A democratização e também a “politização” dos poderes, após o período ditatorial, ensejou que essa avalanche de “temporários” desqualificados para governar, ocupar cargos públicos e parlamentos e gerir o Estado, de modo geral, tenham conduzido a coisa pública ao seu denominador comum, medíocre, corrupto e avassalador aos direitos indisponíveis da população. A entrevista é uma amostra de que existem outros caminhos, mas precisamos de agentes e poderes públicos diferentes dos que aí estão incrustados na República.

  2. João
    quinta-feira, 24 de julho de 2008 – 19:47 hs

    Não, não! Não publiquem entrevistas com o Prof. Pedro Bodê, ou o Prof. Juarez Cirino dos Santos (Direito, UFPR, recentemente derrotado nas eleições para a direção de departamento) morre de ciúme!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*