Moreira divulga seu plano de educação | Fábio Campana

Moreira divulga seu plano de educação

Reitor Moreira – candidato a prefeito pelo PMDB e número 15 na urna eletrônica – divulga na quinta, na Boca Maldita, o jornal com as propostas do seu plano de governo na área de educação.

Moreira quer tornar o sistema educacional inteligente e garantir maior eficiência nos resultados e elencou 15 compromissos, entre eles, 30% do orçamento para educação e nenhuma criança sem creche ou fora da sala de aula.


As propostas de Moreira prevêem uma progressiva instalação de escolas integrais dos bairros para os centros. Com uma rede eficiente será possível aproveitar os estabelecimentos para a abertura de atividades esportivas, culturais e artísticas nos horários que os jovens não estão em salas de aulas.

A população de Curitiba não pode mais conviver com notícias de defasagem de vagas em creches. Atualmente são 45 mil crianças de zero a seis anos na fila de espera. Moreira vai construir mais creches e firmar parcerias e convênios de forma a contemplar todas as crianças.

Uma cidade que se diz modelo para o mundo não pode conviver com médias tão baixas dos seus estudantes no Ideb – índice que mede o desenvolvimento da educação básica. Hoje a meta nacional é atingir os 6,0 pontos – acima da média Curitiba de 4,7 anos pontos nos anos iniciais e de 4,2 pontos nos anos finais.

INFORMÁTICA – Para atingir a meta nacional é preciso dotar todos os estabelecimentos de laboratórios completos de informática com tutores da área. Moreira vai criar o Programa de Desenvolvimento Educacional de Curitiba, adotando o mesmo modelo do Estado, como mais uma alternativa de formação para os professores e servidores da educação.

Sem a valorização dos profissionais não será possível tornar mais eficiente o sistema educacional. O candidato do PMDB fará as melhorias necessárias no plano de cargos, carreiras e salários para professores e servidores de educação.

Dentro da concepção de investir mais na formação dos estudantes, serão ofertados sistematicamente cursos técnicos profissionalizantes e de qualificação aos jovens em parceria com a Secretaria de Educação e escolas técnicas federais.

EDUCAÇÃO DIGITAL – O uso da internet não pode mais ser excluído da grade curricular das escolas. Para isso será implantado o Portal da Educação, similar ao Portal Dia a Dia na Educação do Governo do Estado, com informações e conteúdos curriculares completos.

Moreira projetou também a criação de um canal de TV da Educação, nos moldes da TV Paulo Freire, com enfoque especial para educação à distância. O acesso a rede municipal de ensino será completado coma instalação de tevês em todas as escolas.

A formação dos estudantes será completa com a oferta de cursos de línguas estrangeiras, em especial o Inglês e o Espanhol, pela TV da Educação e nas escolas. Moreira vai ampliar o número de escolas especiais, melhorando e qualificando o atendimento à educação especial, instalar e completar as bibliotecas nas escolas municipais, retomar os jogos escolares, construir quadras de esportes e instalar coberturas nas existentes.

15 COMPROMISSOS

COM A EDUCAÇÃO

1 – Assegurar 30% do orçamento para educação, sem artifícios, manobras e maquiagens.

2 – Progressiva instalação de escolas integrais começando dos bairros para o centro, culminando com a abertura para atividades esportivas, culturais e artísticas.

3 – Construir mais creches e firmar parcerias e convênios para zerar a fila de 45 mil crianças sem creches.

4 – Atingir a meta nacional do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 6,0. Hoje é de 4,7 (anos iniciais) e 4,2 (anos finais).

5 – Instalar laboratórios completos de informática em todas as escolas com tutores da área.

6 – Criar o Programa de Desenvolvimento Educacional de Curitiba, adotando o mesmo modelo do Estado, como mais uma alternativa de formação para os professores e servidores da educação.

7 – Melhorias no plano de cargos, carreiras e salários para professores e servidores de educação.

8 – Ofertar cursos técnicos profissionalizantes e de qualificação aos jovens em parceria com a Secretaria de Educação e escolas técnicas federais.

9 – Implantar o Portal da Educação na internet, similar ao Portal Dia a Dia na Educação, com informações e conteúdos curriculares completos.

10 – Criar um canal de TV da Educação, nos moldes da TV Paulo Freire, com enfoque especial para educação à distância e instalar tevês em todas as escolas.

11- Ofertar cursos de línguas estrangeiras, em especial o Inglês e o Espanhol, pela TV e nas escolas.

12 – Ampliar o número de escolas especiais, melhorando e qualificando o atendimento à educação especial.

13 – Instalar e completar as bibliotecas nas escolas municipais

14 – Retomar os jogos escolares.

15 – Construir quadras de esportes e instalar coberturas nas existentes.


6 comentários

  1. jango
    terça-feira, 29 de julho de 2008 – 19:49 hs

    Poxa, ele descobriu a roda da educação !
    Acorda, Moreira !

  2. Lindsley
    terça-feira, 29 de julho de 2008 – 20:05 hs

    Lá vai o Moreira queree comprar TV Laranja da empresa do amigo do Requião e vai querer comprar material prás escolas da empresa da Lunardon!

  3. Berko
    terça-feira, 29 de julho de 2008 – 20:06 hs

    Com essa cara tem que tirar as crianças da sala quando começar a propaganda na TV.

  4. Marcos Strasson
    terça-feira, 29 de julho de 2008 – 20:52 hs

    Muito bem Moreira, finalmente alguém para apresentar propostas. Só não se deixe abater pelos comentários que uns e outros ficam publicando aqui. Lembre-se, eles todos são pagos com o nosso dinheiro e deveriam trabalhar na prefeitura. Mas isso vai mudar, outúbro já está aí.

  5. Jack
    terça-feira, 29 de julho de 2008 – 21:40 hs

    Ele está parecido com o Jack Bauer nessa foto: http://www.buddytv.com/articles/JackBauerwheronday7.jpg

  6. Deco
    terça-feira, 29 de julho de 2008 – 23:10 hs

    Bobeira / Moreira, você conseguiu manchar o nome da Gloriosa UFPR, tem 104 processos perante o Tribunal de Contas da Uniãopara responder sobre usoindevidode recursos públicos, existem os casos a serem esclarecidos do Hospital das Clínicas, dos convênios entre FUNPAR e Governo do Estado do Paraná na contratação irregular de pessoal para TV Educativa, Empresas de Limpeza e outras ações em curso. Seu Plano de Educação tem que passar antes por todos estes esclarecimentos pendentes ou acha que vai ganhar imunidade e ficar impune? Se liga, comece a se explicar Reitor!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*