Para provar o fim da crise entre os Poderes Executivo e Judiciário, o presidente do STF, Gilmar Mendes, e o ministro Tarso Genro, da Justiça, deram entrevista coletiva conjunta hoje à na noite. Um ao lado do outro, Mendes e Tarso negaram divergências sobre a condução da Operação Satiagraha, da Polícia Federal.
O presidente Lula comandou reunião com Tarso, Gilmar Mendes e o ministro Nelson Jobim, da Defesa, ex-presidente da Suprema Corte e ex-ministro da Justiça, que foi chamado por ter uma boa relação com Mendes e também ser respeitado por Tarso.
Ao mesmo tempo, os três delegados que atuaram na Operação Satiagraha, da Polícia Federal, Protógenes Queiroz, Karina Murakami Souza e Carlos Eduardo Pelegrini Magro– foram obrigados a deixar as investigações sobre a suposta prática de crimes financeiros, informou hoje o “Jornal Nacional”, da TV Globo. Para saber mais, clique no
Segundo o telejornal, os delegados informaram ao juiz federal Fausto de Sanctis, da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, e ao procurador da República em São Paulo, Rodrigo De Grandis, que foram obrigados pela direção da PF a deixar as investigações.
Segundo a PF, os delegados deixaram as investigações por motivos pessoais. Queiroz, responsável pelo caso, por exemplo, deixou o inquérito para realizar um curso obrigatório para todos os delegados que já têm pelo menos dez anos de serviço.
O ministro Tarso Genro, da Justiça, disse que é uma “coincidência” o afastamento de Queiroz das investigações e o fato de o diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, tirar férias neste mesmo período.
Tarso deu a entender ainda que Protógenes havia concluído seu trabalho na Operação Satiagraha e que o afastamento do delegado não causará prejuízos às investigações. “O inquérito está praticamente, 99,9%, terminado”, afirmou o ministro, após reunião no Palácio do Planalto.
A operação comandada por Queiroz foi criticada pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, pelo fato de a prisão dos investigados, surpreendidos em suas casas na madrugada do último dia 8, ter sido mostrada na TV.
3 comentários
Tem o que dizer e comentar a respeito de tantas bandalheiras neste mar de lama que se transformou o nosso Brasil! Espero que os eleitores digam um grande não a mais esta vergonha proporcionada pelos Petistas corruptos pegos no contrape da Policia Federal!
mAIS UMA OPERAÇÃO ABAFA DESSE GOVERNO “””” TRANSPARENTE “”””””” DO pt.
e aqui no Paraná é o governo:
TRAZ PARENTE.
Só faltam colocar uma faixa no Daniel Dantas:
“Senhor República!”