Segundo Lugo, Pissetti só contribuiu com sugestões | Fábio Campana

Segundo Lugo, Pissetti só contribuiu com sugestões

Fernando Lugo Fernando Lugo (foto), o ex-bispo católico e candidato a presidente do Paraguai com apoio de Requião, deu hoje entrevista ao Folha Online. Negou a particiação financeira de Requião na sua campanha e afirmou que o secretário de Comunicação Aírton Pissetti, em todas as suas 11 viagens ao país vizinho, contribuiu apenas com idéias e sugestões.

Lugo está em Brasília para audiência com o presidente Lula, mas por aqui o bispo diminuiu o tom de seu discurso. Na mesma entrevista, disse que os brasiguaios não devem temer expropriações de terras. Sobre Itaipu não respondeu, nem quando as perguntas foram diretas:

FOLHA – O tema Itaipu será abordado na visita?

LUGO – Volto a repetir: eu vou como um cidadão paraguaio candidato a presidente, não tenho intenção em colocar uma agenda. Agora, quando formos governo, aí sim, será outro status, como chefe de governo poderemos fazer uma agenda sobre temas que tocam ao Mercosul e ao Paraguai.

FOLHA – Caso o sr. seja vitorioso e volte como chefe de Estado: sua campanha fala na revisão do preço que o Brasil paga pela energia de Itaipu não-usada pelo Paraguai, e o Brasil diz que não há o que negociar. Como resolver esse impasse?

LUGO – É um tema que não podemos tratar pelo telefone. Isso merece sentarmos com técnicos, juristas e políticos/diplomatas, porque cremos que há razões jurídicas, políticas e técnicas a serem postas na mesa para uma discussão.

Dentro do Paraguai, Lugo faz discurso contra o que chama de “imperialismo brasileiro” e promete fazer com que o Brasil pague mais pela energia de Itaipu não utilizada pelos paraguaios.

Jorge Samek, presidente da Itaipu Binacional, esteve hoje com Lula e discutiu a questão. Samek é claro em descartar a possibilidade de reajuste, já que os valores são definidos por contrato.


3 comentários

  1. Abadia
    quarta-feira, 2 de abril de 2008 – 13:53 hs

    Lugo, tu revelaste o óbvio: o que mais faz um secretário no governo requião senão contribuir com idéias e sugesões?

  2. GLS
    quarta-feira, 2 de abril de 2008 – 13:57 hs

    Como esse Lugo é a cara do Benedito, o Pires.

  3. quarta-feira, 2 de abril de 2008 – 16:24 hs

    Ora Sr. Lugo,isto se o Sr. ganhar as eleições no Paraguai “no Paraguai”com votos falsos,votos de mortos,etc… ,mesmo assim se conseguir trate de ficar bem quietinho sobre Itaipu,vocês tiveram e ainda tem todas as regalias pagas pelo nosso país até hoje,indenizamos suas terras que foram alagadas,fornecemos todo o aparato técnico para que vocês tenham eletrecidade a custo zero até hoje e ainda vendem o excedente ao Brasil,de sobra ainda concedemos cargos na diretoria desta, para vocês não decidirem nada e ganharem uma bába de salários que inexiste em seu país. De bom tamanho dê um pé na bunda destes aproveitadores de plantão que estão tentando se arranjar desde já,pois sabem que por aqui a cobra vai fumar quando esta turminha perder as eleições….

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*