Você depende de Plano de Saúde? Comece a protestar | Fábio Campana

Você depende de Plano de Saúde? Comece a protestar

Denise Mello, jornalista da Band News, levantou esta situação que atinge a maioria absoluta dos brasileiros.É dela o texto que segue e conta o drama de quem depende de Plano de Saúde para tratamento médico.

“Na hora de marcar consulta pelo plano de saúde, muitos pacientes enfrentam tratamento diferenciado em relação aos que marcam a consulta de forma particular. A denuncia que chegou até a Band News FM Curitiba foi comprovada. Uma gravação em que a atendente de um consultório médico comprova a prática comum em vários consultórios. Ela diz que se for pelo plano de saúde, a pessoa terá que ligar no início de março e agendar consulta a partir de abril. Quando a repórter pergunta se existe uma outra data caso a consulta seja particular, a atendente responde rapidamente: “Aí temos consulta agora para o início de março, em vários horários”.

A prática é ilegal, de acordo com a Constituição e também com o Código de Defesa do Consumidor, que veda qualquer tipo de discriminação. Mesmo assim, vem sendo adotada por médicos de vários planos de saúde. Até o ex-presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, dr. Hélcio Bertolozzi disse que foi vítima desta prática quando a mulher dele foi marcar uma consulta com um ortopedista. “Ao dizer que seria pelo plano, informaram que só teria consulta para daqui 8 meses. Ela resolveu pagar os R$ 300,00 da consulta particular e foi atendida imediatamente”, diz o dr. Bertolozzi.

O Procon garante que tudo isso é ilegal e o consumidor deve denunciar a discriminação. Já o dr. Sergio Ioshii, diretor presidente da Unimed Curitiba, diz que esta diferenciação de clientes não é uma pratica usual entre os médicos conveniados. “São casos pontuais e o cliente deve denunciar. O médico que estiver fazendo esta discriminação poderá ser expulso do quadro de médicos conveniados”, garante Ioshii.

Mas e os médicos? O que dizem sobre isso? O discurso de todos é um só: os planos pagam muito mal pelos procedimentos médicos. Garantem que se descontarem dos 42 reais que recebem, em média, dos planos por uma consulta, os gastos com aluguel, impostos e funcionários, sobram apenas 10 reais pelo trabalho deles.

A Agência Nacional de Saúde, órgão responsável pela fiscalização das empresas de saúde privada no Brasil, reconhece que há uma defasagem no pagamento de honorários dos médicos por parte dos planos, mas defende que isso não é problema do consumidor. A coordenadora da fiscalização da agencia nacional de saúde complementar, Denise Domingos, garante: “O usuário do plano de saúde não pode ter tratamento discriminatório na hora de marcar qualquer procedimento médico”, diz a coordenadora.

O cliente de plano de saúde que se sentir discriminado na hora de utilizar serviços médicos deve procurar o Procon de sua cidade, denunciar o caso a direção do plano ou ainda reclamar junto a Agencia nacional de Saúde pelo telefone 0800 701 9656”.


9 comentários

  1. MARINEYDE
    segunda-feira, 8 de setembro de 2014 – 10:58 hs

    Tudo isso nos deixa indignados!
    Também temos o melhor plano de saúde da UNIMED (Manaus), o qual este ano já tivemos o reajuste e mesmo assim, quando precisamos marcar nossas consultas somos discriminados e lesados, porque apesar de todos os meses o plano de saúde vir descontado em nossos contra cheques (nosso e dependentes), ainda temos que PAGAR CONSULTAS.
    Se somos ou fomos pacientes – fica pela metade do preço. Se não somos pacientes, mesmo conveniados, pagamos a consulta valor normal.
    Ora! De que adianta pagarmos um Plano de Saúde, e no momento em que precisarmos, temos que pagar consulta?
    É vergonhoso o que os médicos estão nos OBRIGANDO a fazer e a UNIMED nem a Agência Nacional de Saúde tomam providências.
    Alguns desses médicos dão recibos. Outros não. Mas precisamos eexigir ou gravar essa cobrança indevida e cobrar alguma providência.
    É VERGONHOSO!!!!

  2. maria angelita dasilva ribeiro
    domingo, 9 de novembro de 2014 – 15:02 hs

    MEU PLANO DE SAUDE ESTA UMA VERGONHA MINHA FILHA DEZ ANOS PASSOU MAL NA ESCOLA LEVEI NO UNICO HOSPITAL QUE FALAVA QUE TINHA PEDIATRA SAO JOAO DE DEUS EM DIVINOPOLIS Mg.e fiquei mais duas hora aquardando atendimento .os atendente do referido hospital me madou ir para upa eu falei que não iria pago oplano de saúde equando precisa ir para upa edisse achefe da emfermagem se não atendesse minha filha ia chamar apolicia demorou omedico olho ela falou que era virose e que outro dia procurasse opediatra dela deu uma emgeçao de plasil ela passando mal ainda vomitando febre muita dor de cabeça pedi ele atestado pra levar no outro dia para escola este senhor me falou que o Brasilero gostava mesmo não ir aaula .mINHA FILHA FOI FICANDO PIOR CEDO LIGUEI PARA O PEDIATRA DELA.AVIROSE DELE ERA FEBRE DE 39 GRAU TOMANDO NEVALGINA ENTERCALANDO DE 4 EM 4 HORA COM ALIVIO XAROPE NOTUSS 8EM8 HORAS E O ANTIBIOTICO AZIT ELA MESMO TOMANDO OS REMEDIO FEBRE ALTA 5 DIAS OPEDIATRA FALOU QUE ERA SENUSITE EESTVA COMEÇADO CM PELOMONIA FOI AO PLONO RECLAMAR DO MAL ATENDIMENTO E QUE NO DIA 8 /11 /2014 ELA COM MUITA DORES MAL PODIA ANDAR PROCURANdo oLABORATORIO PARA FAZER OS EXAMES QUE PRE CISAVA FOI EM CINCO TODOS FALAVA QUE NAO ESTAVA ATEDENDO O PLANO PORQUE MESES ELES NAO RECEBIA FALEI COM ATEDENTE QUE SE CHAMA Gustavo ele falou simplimente assim que direção já deixou claro se precisar qualquer medico e não tiver no hospital que o covenhado paga e depois eles rebolsa esta atitude não aceito se paga o plano saúde para na hora que precisa você ter o atendimento ele ainda falou comigo que eles estão dentro normas ans mais oque isto sera este órgão e para fiscalizar os planos de saude estão extrapolando o cosumidor aonde esta odinheiro que pagamos o plano são joao de deus saúde esta passando em cima de todos nos espero providencia se poder aguardo resposta.EVERGONHOSO .UM VEJAME!!!

  3. maria angelita dasilva ribeiro
    domingo, 9 de novembro de 2014 – 15:19 hs

    Vergonha plano de saude são joao deus os usuários estão em dia são repassado o dinheiro em dia cade o atendimento os Divinopolitanos Mg ESTA APE SEM NINGEM PARA FISCALIZAR PROCON NEM PRECISA PROCURAR NAO FAZ NADA ESTAMOS E PEDINTO SOCORRO !!!!!!!!!!!!!! MARIA.

  4. giselda amria
    terça-feira, 20 de janeiro de 2015 – 17:18 hs

    minha mãe é usuária do plano havida á mas de 15anos,e a cada ano esse plano só piora , tá pior que o sus , quando ela vai marcar consulta, só consegue marcar pra depois de 5meses,as vezes ele desmarcam e não avisam e quando ela vai para a consulta é que descobre que o medico dela foi desmarcado e remarcado pra outro medico , quando ela vai levar o resultado dos exames já é outro médico que ela não conhece, as atendentes são grossas e mal educadas, não existe uma pessoa que você possa fazer uma reclamação e acabar no site eles enganam os usuário e possíveis novos usuários dizendo que foi eleito o melhor plano de saúde de Pernambuco, há é tudo mentira, agora minha mãe é uma senhora idosa, que toda vez que vai ao medico passa esse tipo de constrangimento e ninguém resolve. estar ai o meu protesto.

  5. giselda amaria
    terça-feira, 20 de janeiro de 2015 – 17:24 hs

    povo brasileiro esse hapivida é um dos piores planos de saúde que já existiu, você que pensa em aderir a ele , pesquise antes, pra não se arrepender amargamente , porquer a cada dia que passa ele só piora e pagamos um plano caro pra ter uma melhor assistência, porem não temos e é só aborrecimento. NAO PARA O PLANO DE SAUDE HAPIVIDA/…

  6. terça-feira, 21 de abril de 2015 – 10:13 hs

    Eu tenho esse plano Hap vida, realmente é o pior plano de saúde q existe, essa semana levei minha prima na emergência com 5 meses de hemorragia, ela vai e volta do mesmo jeito pedir pra internar ela e resolver logo isso , afinal é muito sofrimento, ela esta usando fralda descartável, e ainda assim vasa, o medico simplesmente disse q ela não podia ficar internada porque não era caso de internação, eu disse p ele e qual é o caso de internação quando tiver p morrer? Ele disse se quiser só ficar aqui p tomar medicação td bem. Pois eles não vão autorizar a cirurgia pois são normas da Hap vida , eles não tem o menor respeito com o ser humano, a gente reclama e ninguém resolve, eu pedir pelo menos p tentar adiantar a consulta com o ginecologista p ela , pois ainda vai do morar muito, já que nem na emergência tem um ginecologista que já é uma vergonha, essa Hap vida daqui de Belém do pará, esse lair maia é uma porcaria, ninguém resolve nada, não tem com QM reclamar, QUERO PROVIDÊNCIAS. Afinal é uma vida q esta em jogo , nem atestado querem dar um absurdo uma pessoa com hemorragia , usando fraldao não tem como trabalhar.

  7. quinta-feira, 14 de maio de 2015 – 17:50 hs

    Hoje dia 14 de maio 2015, tentei marcar uma consulta com a ginecolgista para minha filha, a secretaria disse que não havia mais vagas esse ano para quem tem convenio, mas que para passar no particular tinha, achei um absurdo, O médico pode fazer isso? Quer dizer eu pagando mesmo tendo um convenio, da para ser atendida.

  8. quarta-feira, 24 de junho de 2015 – 23:10 hs

    Eu estou precisando fazer uma cirurgia de ovário quero saber Ce aceita o meu comvenio

  9. alexssandra da silva sousa amorim
    domingo, 3 de janeiro de 2016 – 1:55 hs

    Tenho um plano de saúde da unimed empresarial e fui submetida a uma cirurgia de artrodese + descompressão da medular mas a unimed negou um codico de procedimento de materiais descompressão medular e agora estou desesperada por que não sei se esse codico o medico o medico va fazer a cirurgia queria saber se ele pode fazer artrodese sem esse codico alguem sabe me ajude vou me operar na segunda semana de janeiro

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*