O Museu entra na briga | Fábio Campana

O Museu entra na briga

Na guerra vale tudo, costuma dizer Requião. Nessa que ele trava com a Justiça Federal não vai poupar nem mesmo o Museu Oscar Niemeyer, o MON, onde vai instalar o “Pavilhão da Liberdade de Informação”, uma exposição sobre as censura na qual a figura principal será o próprio Requião no papel de vítima da Justiça Federal.

O MON é das poucas referências de modernidade nesta área do planeta. Pois será usado como instrumento de propaganda de Requião. Madame Requião, coordenadora do Museu e da Mostra que conta com a consultoria de Benedito Pires, diz que a exposição reunirá documentos, videos e peças que pretendem contar a versão de Requião sobre a luta pela liberdade de informação no Estado e incluirá material sobre a pendenga atual do governador com o desembargador Edgard Lippmann Júnior. A mostra é montada por Maristella Requião, coordenadora do museu e mulher do governador.

Perguntada pelo jornalista Fernando Carvalho, da agência EFF, se o Pavilhão da Informação tem algo a ver com a recente disputa envolvendo seu marido e um juiz do Tribunal Federal Regional, Maristela foi incisiva: “Claro que sim. A liberdade de informação é muito pequena no Brasil e no Paraná muito mais restrita na medida que apenas um grupo econômico domina 90% do alcance e mais de 78% do mercado fe publicidade. O poder desse grupo se tornou completamente desproporcional ao tamanho de todos os demais. Isso leva a uma situação de pobreza e mediocridade não só cultural como intelectual, de falta de visão de conjunto, que pode ter influencia sobre a própria mentalidade das pessoas, sobre a educação e preparo de nossos jovens. E pode levar ao controle do poder político do Estado por meio do dinheiro e do poder de deformar as informações.

Nesse sentido, a proposta do Pavilhão da Liberdade de Informação, continua Maristella, é provar com documentos, às futuras gerações a importância de cultivarmos essa Liberdade pela qual no passado e no presente, tantos deram e continuam dedicando suas vidas.A censura imposta ao governador por esse juiz é um escárnio à liberdade de informação. E sua sentença ,com certeza, vai virar peça no novo Museu. Pelo menos até que a Rede Globo consiga eleger algum governador que lhe seja obediente…” completou.


28 comentários

  1. DEU NO ESTADÃO
    sexta-feira, 25 de janeiro de 2008 – 11:20 hs

    Olha só o que saiu no Estadão de ontem:

    TV degradada no Paraná

    De há muito se sabe que o governador paranaense Roberto Requião é um político autoritário e, como costumam ser os seus similares, truculento. Essa nefasta combinação acaba de desencadear naquele Estado uma crise provocada pela apropriação, para seus fins pessoais, de uma instituição destinada a servir à coletividade – a Rádio e TV Educativa (RTVE). O desvirtuamento deu origem a uma decisão judicial equivocada e desembocou numa atitude provavelmente sem precedentes num governo estadual: a humilhação pública infligida por seu titular a ninguém menos do que a autoridade incumbida de defender os interesses da administração na chefia da Procuradoria-Geral do Estado (a professora Jozélia Nogueira Broliani, que renunciou em seguida).

    Transformando a TV Educativa em patrimônio próprio, e ainda em janela de oportunidade para investir contra os seus desafetos, Requião se vale do programa semanal Escola de Governo. Nele, à maneira do coronel Hugo Chávez, de quem decerto é a versão nativa mais próxima do original, se põe diante dos refletores para dar vazão ao seu gosto pela demagogia. No cenário emoldurado por secretários estaduais e prefeitos convidados, anuncia o que apresenta como iniciativas em benefício da população paranaense, entre uma e outra agressão àqueles que não se submetem aos seus propósitos ou denunciam o seu populismo primário. Tantas aprontou que, em 11 de dezembro, o Ministério Público o acionou na Justiça (bem como a emissora, União e Anatel) a fim de ‘impedir o uso indevido’ da RTVE para ‘promoção pessoal, ataques à imprensa, adversários e instituições públicas’.

    No último dia 9, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região proibiu-o de aproveitar a TV para as suas ‘críticas ácidas’ aos que toma por inimigos. Deliberadamente alheio ao dever dos ocupantes de cargos na esfera estatal de respeitar o princípio democrático da separação entre o público e o privado, Requião reagiu com a mão pesada de sempre. ‘Voltamos ao AI-5 e à obscuridade da ditadura’, disse, sem se preocupar com o ridículo. Além disso, mandou levar ao ar, sobrepondo-se à sua imagem, de microfone em punho, a tarja ‘Censurado’ – com o complemento ‘pelo desembargador Edgard Lippmann Jr., Tribunal Regional Federal’. A partir daí, o confronto esquentou. Quatro dias depois, o magistrado multou o governador em R$ 50 mil por ofensa à Justiça. Requião retrucou com uma manifestação do presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azedo, em seu favor.

    Estavam criadas as condições para degradar um meio de comunicação educativo, que, aliás, transmite programas da TV Cultura de São Paulo, em ringue para o pugilato entre o governador e o magistrado. Este, tendo recebido a solidariedade dos seus pares da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), resolveu exigir da emissora que divulgasse a nota de desagravo da entidade corporativa a cada 15 minutos, o que interromperia a programação durante toda a terça-feira, dia do show chavista de Requião. Ele cumpriu, a seu modo, a decisão descomedida: ordenou a suspensão de todas as emissões, incluindo a da Escola de Governo, mantendo no ar, entre uma inserção e outra, apenas a logomarca da RTVE; a cada repetição do texto, iam ao ar em seguida as gravações da réplica do governador e do pronunciamento do presidente da ABI.

    Se dependesse da procuradora-geral, preocupada em deter a escalada do conflito, a programação seria mantida e a nota da Ajufe seria divulgada a seco. ‘Fiquei com receio de que o desembargador interpretasse (os acréscimos) como nova provocação’, explicaria Jozélia mais tarde. Informado de que ela orientara a emissora nesse sentido, Requião perdeu as estribeiras, como é do seu feitio. Em palácio, na frente de auxiliares, políticos e jornalistas, se pôs a acusá-la, aos berros, de desautorizá-lo. ‘Nunca mais faça isso’, destratou-a. À procuradora, única protagonista do imbróglio que não fez nada de errado, só restou se demitir. Por sinal, a OAB paranaense, ao condenar o comportamento do governador, também deplorou o ato do desembargador que obrigou a TV Educativa a divulgar o desagravo a ele. ‘A OAB considera necessário o resgate do equilíbrio, da serenidade e do respeito.’

    O problema é que Requião não considera.

  2. Carla
    sexta-feira, 25 de janeiro de 2008 – 12:22 hs

    Não entendi, porque até agora não pediram a opinião do Presidente da RTVE sobre o assunto. É proteção corporativa dos jornalistas?????

  3. sexta-feira, 25 de janeiro de 2008 – 12:45 hs

    Poxa!
    Essa é a Maristela que eu conheço.

    Vamos lá nossa Lady Star, se os homens não se unem para acabar com esta ditadura, parecem que tem medo de enfrentar a Globo,
    vamos unir então as mulheres deste Paraná.
    Nós sabemos o quanto a Globo destrói nossos lares, prostitue nossos filhos, muda os bons costumes, tudo isso….
    Agora, deixar que ela governe nosso Estado, ISSO NÃO….

  4. Bispo Macedo
    sexta-feira, 25 de janeiro de 2008 – 13:33 hs

    Titia Shirley.
    Pare de falar besteiras e continue a vender o meu livro, que eu preciso pagar o novo Rolls Royce que comprei. Ah, e não esqueça do seu dízimo.

  5. DEU NO ESTADÃO
    sexta-feira, 25 de janeiro de 2008 – 13:51 hs

    Shirley Temple Ruim

    Quanto você tá ganhando pra ficar babando ovo pra família eqüina, heim?

  6. HERANÇA MALDITA
    sexta-feira, 25 de janeiro de 2008 – 13:55 hs

    A PIOR HERANÇA DO GOVERNO MILITAR É ESSA: GENTE ESTÚPIDA QUE ACHA QUE TUDO QUE OS CONTRARIA É CENSURA E REPRESSÃO. MALDITA DITADURA, PARIU ESSAS EXCRESCÊNCIAS COMO REQUIÃO E LULA.

  7. PROPRIEDADE MINHA
    sexta-feira, 25 de janeiro de 2008 – 13:58 hs

    Se não bastasse a TVE ter sido confiscada pela família Requião agora o MON também?

    A sandice dessa gente parece não ter fim.

    A voracidade também não!

  8. MU SEU
    sexta-feira, 25 de janeiro de 2008 – 14:00 hs

    É mesmo um museu de grandes novidades…

  9. TUDO MEU
    sexta-feira, 25 de janeiro de 2008 – 14:01 hs

    Se não bastasse o Porto, a Educação e a TVE, o Estado do Paraná terem sido confiscados pela família Requião agora o MON também?

    A sandice dessa gente parece não ter fim.

    A voracidade também não!

    E a falta de vergonha na cara muito menos!

  10. É MEU
    sexta-feira, 25 de janeiro de 2008 – 14:02 hs

    Se não bastasse o Porto de Paranaguá, a Educação, a TVE, enfim todo o Estado do Paraná terem sido confiscados pela família Requião agora o MON também?

    A sandice dessa gente parece não ter fim.

    A voracidade também não!

    E a falta de vergonha na cara muito menos!

  11. PORRADA
    sexta-feira, 25 de janeiro de 2008 – 14:08 hs

    Fassa isso memo muié, senaum apanha em casa dispois

  12. José Carlos
    sexta-feira, 25 de janeiro de 2008 – 14:34 hs

    É o cúmulo do absurdo, instrumentalizar uma instituição como o MON com finalidades políticas, sob o manto da defesa da livre expressão. É usar dinheiro público da mesma forma que foi utilizado na RTVE para divulgar as diatribes e ataques de Mello e Silva ao mundo todo…

  13. jango
    sexta-feira, 25 de janeiro de 2008 – 14:44 hs

    Peraí !
    Liga na Rede Globo quem quer ! É só apertar ou deixar de apertar um botão.
    O custo no bolso de qualquer do povo é infinitesimal.
    Assim como votou no Requião quem quis !
    Aqui, no entanto, o custo do voto no bolso do povo está assomando a casa do bilhão !
    Freud explica que o inconsciente se projeta, queira ou não queira, do individuo.
    Afinal, pelo que de profundis sobresai dos dizeres da Dona Maristela a RTVE seria uma adversária da Rede Globo posto que o Rede Globo não se afina ao Governador ? A dita “censura” então, para o Governador, estaria muito mais no âmbito da Rede Globo do que na RTVE ! Percebem ?
    E pensar que nós do povo do Paraná que não compactuamos com essa encenação palacial temos que tolerar o ruim, o mau e o feio no próprio MON.

  14. Abdias
    sexta-feira, 25 de janeiro de 2008 – 16:50 hs

    E o Niemeyer, concorda com isso também???

  15. Shirley
    sexta-feira, 25 de janeiro de 2008 – 18:18 hs

    Para Jango

    Voce não entendeu nada, não é?
    Ou não quer entender…
    Ué.. o que tem a Rede Globo com a Censura da RTVE, ué, ué, ué…
    Voces estão todos dormindo o sono dos manipulados!!!!
    Quem começou a guerra da imprensa no Paraná ? Foi RPC (globo) querendo eleger o candidato deles a Governador do Pr, a qualquer custo, e denegrindo o Requião.

    Eles estão acostumados a eleger quem eles querem. No Paraná, NÃO, gavião!

    No Brasil tambem perderam desta vez.
    Perseguiram o Lula até o ultimo momento,
    seção coruja para levar ao ar o dossiê…
    Lula ganhou sem a ajuda da globo…

    A RPC cria a notícia… A gazeta copia.
    Os outros órgãos Colam, e os demais repetem como um côro de anjos a verdade que a deusa prateada inventou.
    Quer exemplo ? só um exemplo mas que vale para todos.
    A Globo inventou uma FILA de Kms. no Porto de Paranagua, nas vésperas de Eleição , Requião fez eles mesmo desmentirem no ar, mas mesmo assim continua na cabeça de vocês até hoje aquela fila enorme nos seus subconsciente….

    Requião deu o troco para a RPC e para a Gazeta, porque eles mereceram, distorceram noticias, mentiram.
    O Pito era só para eles, mas como eles são poderosos, voces BABACAIADAS do resto da imprensa, se CONDOERAM por eles, e estão todos perseguindo Requião até hoje como se isso fosse um ato de desagravo contra o Pito que eles levaram.

    Eles estavam errados, eles mentindo
    deturparam o direito de liberdade de expressão.
    E mesmo assim voces ficaram do lado deles, quando podiam ter ficado do lado certo…

    Desde 1º de janeiro de 2007, estão contra Requião para desagravar o sabão da Globo,
    trabalharam o ano inteiro contra seu próprio Estado, manipularam a notícia, instigando pessoas e entidades, e autoridades, só isso, só isso, todos os dias do ano, foi o que voces fizeram…
    E NÃO SABEM O QUE A GLOBO TEM COM ESSA HISTÓRIA?

    E mais… Liga na globo quem quer, NÃO.
    Os adolescentes não sabem o que querem…

  16. jango
    sexta-feira, 25 de janeiro de 2008 – 20:03 hs

    Shirley:

    Li com atenção seu comentário. Fico com a impressão que você não conseguiria executar a receita excelente de ovo frito do seu ídolo Chef Requião.

  17. Bispo Macedo
    sexta-feira, 25 de janeiro de 2008 – 20:17 hs

    Titia Shirley.
    Pare de falar besteiras. É por isso que você ficou pra titia! E continue a vender o meu livro, que eu preciso encher o tanque do Rolls Royce que comprei. Ah, e não esqueça do seu dízimo…

  18. Antonio
    sexta-feira, 25 de janeiro de 2008 – 21:52 hs

    É uma MONstruosidade este debate bufo entre o venal magistrado e aquele que acredita que o que é público é extensão do que é seu!

  19. Antonio
    sexta-feira, 25 de janeiro de 2008 – 21:57 hs

    Este juiz é portador de uma “capivara” de dar gosto a qualquer um ex-inquilino da “pensão da tia Maria”, além de ter sido um dia candidato a deputado pelo partido do Lerner, péssima ficha e péssimo passado!

  20. Sherlock Holmes
    sábado, 26 de janeiro de 2008 – 0:06 hs

    Conclusão:
    Não queriam deixar o povo ouvir
    a réplica e a declaração de apoio da EBI.
    A declaração da EBI era a unica carta na manga de Requião, o unico apoio com respaldo importante e quiseram cortar.
    Requião tinha razão para perder as estribeiras.
    Até eu que sou calminho teria até entortado a mão de tanto nervoso

  21. Nice
    sábado, 26 de janeiro de 2008 – 0:41 hs

    Dona Maristela é isso ai por tras de um grande homem, uma grande mulher.

  22. Edson Fernando
    sábado, 26 de janeiro de 2008 – 12:51 hs

    Sinceramente, o MON nao merece tanta sandice assim……francamente….
    Esperamos ansiosos algum pronunciamento do Arquiteto Oscar sobre isso….

  23. DASELITE
    sábado, 26 de janeiro de 2008 – 22:01 hs

    O Requião é mesmo o candidato do povo, minha gente, e ele fala sério quando diz que luta contras “as elite”, viu? Ele é um bom homem e a Globo tá muito preocupada com ele, tanto que o IBOPE da emissora caiu depois que ele começou a passar aquela tal de escolinha. Ele denuncia mesmo e nunca entra em briga para perder. Eu e a Shirley adoramos o Requião. Nós acreditamos em tudo e em todos, viu? Ele é muito, mas muito honesto, é só notar aquele vozeirão e a cara sempre amarrada. Homem que é homem tem que ser assim: voz grossa e cara feia, senão vão pensar o quê, né? Ouvi que a CIA também tá muito preocupada com ele, ele é conhecido internacionalmente. Ele cortou a mesada da mídia e a gente tem certeza de que ele empregou bem esse dinheiro. A gente nem precisa saber no que o dinheiro foi aplicado porque ele é muito honesto e a gente acredita em tudo o que ele fala. Tudo o que ele pedir eu faço. Ah, o Elio Gaspari já me pediu para substituir o Eremildo na coluna dele. Mas eu só aceito se o chefinho permitir, mas acho que ele não concorda porque é grande imprensa e mesmo de graça ele acha que é tudo armação “das elite” pra acabar com ele. SERÁ QUE ELE ACREDITA TANTO EM SI COM NÓS NELE? SERÁ?

  24. Shirley
    domingo, 27 de janeiro de 2008 – 15:25 hs

    P/ o Bispo.

    Ué falar mal da Globo agora é besteira ???
    desculpe eu não sabia…

  25. Shirley
    domingo, 27 de janeiro de 2008 – 15:40 hs

    P/ o Bispo

    Oi Bispo
    Custou, mas a Record passou a Globo na audiência.
    Parabens.
    Mesmo com o Big.Bosta, a Globo ainda perdeu para a Record…
    A gente sabia que ia conseguir, né ?
    Com Deus somos mais que vencedores…

  26. Caco Antibes
    domingo, 27 de janeiro de 2008 – 16:33 hs

    Cala a boca, Magda!

  27. ribeiro
    domingo, 27 de janeiro de 2008 – 17:06 hs

    Graças a Geová! Que eu posso pagar pela TV a cabo…

  28. MAICON
    segunda-feira, 1 de setembro de 2008 – 8:28 hs

    OLÁ TD BEM..ESTOPU PASSANDO PARA DESEJAR MUITA SORTE NOSEU TRABALHO E DIZER SE NOS NAO SOMOS PARENTESCOS… ESSA FAMILIA COMO SOBRE NOME CAMPANA FOI DIVIDA EM SUA VINDA AO BRASIL…BOM QUALQUER INTERESSE ..ME MANDE UM E MAIL. OBRIGADO..!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*