Lula não pode dar entrevistas na prisão, diz Rachel Dodge | Fábio Campana

Lula não pode dar entrevistas na prisão, diz Rachel Dodge

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou parecer hoje (19) ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o pedido feito pelos jornalistas Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, e Florestan Fernandes para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conceda entrevistas dentro da prisão. As informações são da Agência Brasil.

No parecer, a procuradora defendeu a liberdade de expressão e de imprensa, mas ressaltou que, em algumas situações, há a possibilidade de proibir que presos concedam entrevistas.

Para Dodge, entre as finalidades da condenação de presos está o objetivo de cumprimento da pena “com discrição e sobriedade”. “O fato é que ele [Lula] é um detento em pleno cumprimento de pena e não um comentarista de política”, disse a procuradora.

“Conclui-se que a proibição de que Luiz Inácio Lula da Silva conceda entrevistas em áudio e/ou vídeo, apesar de ser restritiva da sua liberdade de expressão, é medida proporcional e adequada a garantir que as finalidades da pena a ele imposta sejam concretizadas, sendo, portanto, compatível com a ordem jurídica do país”, disse.

No início do mês, uma guerra de decisões liminares sobre os pedidos terminou com a decisão do presidente do STF, Dias Toffoli, que impediu a concessão das entrevistas.

Desde 7 de abril, Lula cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão em Curitiba, imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP).


4 comentários

  1. FUI !!!
    sábado, 20 de outubro de 2018 – 17:03 hs

    Lula preso precisa ser considerado como um cidadão comum.
    Proibir as suas entrevistas não fere a liberdade de expressão, é
    um ato de obedecer as leis.

  2. segunda-feira, 22 de outubro de 2018 – 11:42 hs

    SOU FÃ DA SENHORA..E PERANTE A LEI TODOS SÃO IGUAIS..( ENTÃO OS PRESOS TAMBEM NÉ..)…….PARABÉNSSSSSSSS

  3. Doutor Prolegômeno
    segunda-feira, 22 de outubro de 2018 – 12:24 hs

    Claro, preso só pode dar entrevista se for para rede Globo. Ontem, o Fantástico exibiu entrevistas com presos de altíssima periculosidade, impunemente. Será que madame PGR vai dizer algo a respeito?

  4. segunda-feira, 22 de outubro de 2018 – 13:01 hs

    Nunvi preso, condenado ter estatus de cidadão comum, então o que é ser preso cumprindo centeça.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*