Parque Barigui terá pequena hidrelétrica | Fábio Campana

Parque Barigui terá pequena hidrelétrica

CBN,
O anúncio foi feito pela Prefeitura de Curitiba. A usina só será implantada graças à doação de uma turbina helicoidal pela Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas.
Parte do projeto Curitiba Mais Energia, as obras devem ser iniciadas ainda neste ano e concluídas em março de 2019. O sistema vai aproveitar a vazão do vertedouro do lago do Barigui e será capaz de gerar 21.600 Kwh de energia por mês, o necessário para abastecer mais ou menos 135 residências.
A energia produzida será injetada na rede da Copel, gerando créditos a serem compensados pelo município, o que significará uma economia na fatura de luz da Prefeitura de R$ 132 mil.
A usina terá o nome do engenheiro Nicolau Klüppel, que dedicou anos da sua carreira ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e morreu em outubro de 2016, aos 86 anos. Klüppel foi um dos precursores do uso de lagos para captação de água e solução às enchentes.

(Foto: SMCS)


3 comentários

  1. José Alberto Reimann
    quinta-feira, 13 de setembro de 2018 – 16:32 hs

    Mais do que merecida a homenagem a. Nicolau Kluppel.
    Nicolau, grande mestre e sempre trabalhou ativamente, quer com projeto e execução de obras de saneamento e aqui em Curitiba , principalmente na criação do Parques da Cidade.
    Tive o privilégio de trabalhar com ele e aprender muito.
    Nicolau, é um dos personagem e funcionários que transferiu conhecimento a vários outros, pena que não se encontra mais entre nós, mas deixou um legado para a cidade.
    Particularmente eu devo muito a Nicolau Kluppel, pois mesmo não sendo engenheiro ele transmitiu seus conhecimento que até hoje carrego comigo.
    Nicolau fez parte de várias gestões, mas principalmente trabalhou para fazer acontecer várias obras de parques e de saneamento que hoje estão aí perpetuadas.
    Lembro que não só Curitiba, teve o privilégio de ter Nicolau como engenheiro, mas o Estado e principalmente a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, com que com ele lá também trabalhei.

  2. Ramirez
    quinta-feira, 13 de setembro de 2018 – 18:00 hs

    Que bela homenagem ao saudoso Nicolau. Honraria grande ter seu nome nessa PCH, não tão grande quanto seu brilhantismo e capacidade.

    É muito bom ver as novas gerações aproveitando oportunidades para gerar energia limpa em locais antes não pensados, como o lago de contenção de cheias do rio Barigui.

    Parabéns a todos envolvidos pela ilustríssima iniciativa.

  3. quinta-feira, 13 de setembro de 2018 – 18:55 hs

    Excelente ideia, temos tecnologia e vamos usar a nosso favor. Todo Parque BARIGUI e mesmo os outros Parques da cidade poderão ter outras Mini Usinas hidrelétricas. Essa energia que resultará numa enorme economia.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*