Julgamento de Lula em segunda instância será dia 24 de janeiro | Fábio Campana

Julgamento de Lula em segunda instância será dia 24 de janeiro

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região agendou para o dia 24 de janeiro próximo o julgamento da apelação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do tríplex do Guarujá. A data foi marcada a pedido do desembargador Leandro Paulsen, revisor do voto do relator, que informou à Secretaria da 8ª Turma que já terminou seu trabalho. A decisão do TRF-4 definirá se Lula pode ou não ser candidato nas eleições de 2018. Se a condenação for mantida, o petista fica inelegível, e o cenário eleitoral sofrerá uma grande mudança. As informações são d’O Globo.

A análise da apelação do ex-presidente está sendo rápida. O desembargador João Pedro Gebran Neto levou apenas 142 dias para preparar seu voto, contados desde a sentença do juiz Sergio Moro, e encaminhá-lo ao revisor, Leandro Paulsen. Segundo levantamento do GLOBO, o texto do relator ficou pronto em menos da metade do tempo na comparação com a média de outros processos.

Lula foi denunciado pelo Ministério Público Gederal em 20 de setembro de 2016, acusado de ter recebido vantagens indevidas da OAS com o apartamento tríplex do Guarujá. A ex-primeira dama Marisa Letícia havia comprado uma cota no Edificío Solaris, que estava sendo construído pela cooperativa do Sindicato dos Bancários, a Bancoop, que correspondia a um apartamento padrão, de dois dormitórios. Segundo a denúncia, a unidade reservada a Lula, porém, foi uma das coberturas, que foi reformada e mobiliada pela OAS para o ex-presidente e sua família.

O presidente da OAS, Léo Pinheiro, que segue preso em Curitiba, confirmou que as reformas, que incluiu a instalação de um elevador, foram destinadas ao ex-presidente, assim como o tríplex. Disse que os valores foram debitados de uma conta corrente de propina que a empreiteira mantinha com o PT.

Moro deu a sentença em 12 de julho passado e condenou Lula a nove anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro – seis anos pelo crime de corrupção ativa, e três anos e seis meses pelo crime de lavagem de dinheiro. A condenação seria maior, mas foi atenuada em um ano (seis meses em cada crime) porque Lula tem mais de 70 anos, conforme previsto pelo Código Penal.


17 comentários

  1. Jango
    terça-feira, 12 de dezembro de 2017 – 21:29 hs

    Pronto, estragaram com o carnaval do SS Calça Frouxa!

  2. Jair Pedro
    terça-feira, 12 de dezembro de 2017 – 22:30 hs

    Lá pras bandas de Londrina tem uma bunda em estado de aflição.

  3. Rr
    terça-feira, 12 de dezembro de 2017 – 22:46 hs

    Ele se suicida primeiro,é um verme,não vai ter coragem de encarar mais de vinte anos de prisão.

  4. Sergio Silvestre
    quarta-feira, 13 de dezembro de 2017 – 0:01 hs

    Esse grupelho de desembargadores seguem com seu teatro,que vergonha essa nossa justiça,quando é de interesse deles eles nem ferias tiram,cambada de canalhas;

  5. Do interior
    quarta-feira, 13 de dezembro de 2017 – 0:10 hs

    A Globo já dando as dicas para os peões da latrina petista, dizendo que o voto foi muito rápido.

    Agora a petezada tem mais uma desculpa para defender o lulladrao.

  6. JÁ ERA...
    quarta-feira, 13 de dezembro de 2017 – 6:20 hs

    O que nos deixa indignado aqui no Brasil são as morosidades dos
    processos jurídicos, independente de quem seja o réu. Assim as ca-
    deias ficam superlotadas e um cara como o Lula que precisaria estar
    preso há anos fica livre e solto falando o que quer… este é o nosso
    país do passado, literalmente !!!

  7. quarta-feira, 13 de dezembro de 2017 – 8:40 hs

    “Os Advogados de defesa do LULADRÃO estão desempenhando o papel deles. Foram constituídos para isso mesmo. E até ‘ELE” tem direito a ampla defesa e ao contraditório. Dito isso, quero deixar expresso que acredito na lei. Não tenho corrupto de estimação. Nem defendo politico ladrão. Seja de direita ou esquerda. Não interessa! Que o braço forte da lei alcance a todos linearmente. Que seja usada a mesma ‘Régua’ para medir aqueles que delinquiram ou que delinquirem, contrariando os interesses da boa, ética e proba administração Pública e os princípios legais elencados no Art. 37 – caput, da CF/88…” – Profº Celso Bonfim

  8. quarta-feira, 13 de dezembro de 2017 – 8:45 hs

    Agora o Lula vai ter que lavar a boca para falar do juiz Sérgio Moro, será condenado e, aqui no Paraná só terá o SS e a Gleisi Amante para levar a 51 e muito charuto cubano. Vai agendando sua visita SS, bunda tatuada, seu Líder é bandido aos olhos da Justiça, ok?

  9. CAÇADOR DE VERMES PETISTAS
    quarta-feira, 13 de dezembro de 2017 – 8:50 hs

    CADEIA para esta DITADOR vagabundo.

  10. Parreiras Rodrigues
    quarta-feira, 13 de dezembro de 2017 – 9:21 hs

    Detesto fogos de artifício. Penso nos doentes, nos pássaros, nos animais, nos acidentes que causam. Mas, fazer o quê, né. Nem que for um apenas.

  11. Jango
    quarta-feira, 13 de dezembro de 2017 – 9:37 hs

    Olha o desespero do SS Calça Frouxa, agora reclama que os desembargadores não tiram férias! Assim com o seu ídolo cachaceiro o SS Calça Frouxa já está com pruridos!

  12. NÃO VOTE EM QUEM JÁ FOI
    quarta-feira, 13 de dezembro de 2017 – 9:47 hs

    Como ele é inocente, esta notícia foi muito bem recebida. Assim terá mais tempo de fazer a sua campanha de volta à Presidencia da República. Você não pensa assim? Bunda tatuada.

  13. eloy giraldi
    quarta-feira, 13 de dezembro de 2017 – 10:08 hs

    Azedou o final de ano do SS… coitado do rego froxo!!!kkkkk

  14. Marcão
    quarta-feira, 13 de dezembro de 2017 – 10:11 hs

    SS Calça Frouxa sujou a cueca com a notícia… ahahahahha

  15. Luiz Eduardo
    quarta-feira, 13 de dezembro de 2017 – 10:20 hs

    Por se tratar de um caso especialíssimo deve ter tramitação rápida.

  16. Valmor Lemainski - Cascavel
    quarta-feira, 13 de dezembro de 2017 – 10:28 hs

    Quando o judiciário demora, reclamam… Quando procede com rapidez, reclamam também… Acho que antecipar o julgamento do chefe da quadrilha mereceu um julgamento especial. Matando a raiz, cai a árvore… Parabéns ao judiciário…

  17. Roberto rodrigues
    quarta-feira, 13 de dezembro de 2017 – 13:44 hs

    Burros. Lula será candidato e será eleito presidente. Escrevam. 50% da população o apóia. Enxerguem.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*