Precisamos falar sobre preconceito | Fábio Campana

Precisamos falar sobre preconceito

Artigo de Ratinho Junior

No último dia 25, o senador Roberto Requião postou em uma rede social, duas enquetes sobre quem os internautas querem que seja o próximo governador do Paraná. Quando os registros começaram a apontar o meu nome na liderança, o senador encerrou a pesquisa improvisada e chamou de “ratazanas” as pessoas que manifestaram sua intenção de voto a meu favor.

Não quero discutir o resultado da pesquisa ou sua validade. Quero sim, falar de preconceito. E quero falar do pior preconceito que pode existir: aquele exercido por pessoas que têm a obrigação de combatê-lo, mas acabam desencadeando, de forma perversamente orquestrada e voluntária, novos gestos de discriminação que ampliam as desigualdades sociais em nosso país.

O preconceito é resultado da ignorância daqueles que se prendem às suas ideias pré-concebidas e pode ser fruto de uma personalidade intolerante, geralmente autoritária. Um ocupante de cargo público, eleito de forma democrática, não pode ser a referência do desrespeito, abastecendo esta postura ultrapassada com um comportamento que replica e estimula o ódio.

Por isto, é preciso compreender o tempo no qual vivemos. Os atributos que todos esperamos ver valorizados não estão ancorados em cor, gênero, crença religiosa ou origem. Também não é o dinheiro que nos emancipa como cidadãos. Ter mais ou menos dinheiro não muda o direito constitucional de igualdade perante à lei. Ter origem humilde não nos desqualifica perante alguém de uma família tradicional. Da mesma forma, ser de família tradicional não sobrepõe o direito de exercer cargo público ou perpetuá-lo como donatário.

Tenho orgulho da trajetória de vida simples e de muito trabalho dos meus pais, dos valores que reproduzimos em casa desde a minha infância e que agora transmito aos meus filhos. Eles estão sendo educados para respeitar a todos sem distinção. E, assim como meu pai fez comigo, estão sendo preparados para enfrentar todo tipo de dificuldade, lutar para vencer, agradecer e sempre sorrir para a vida.

O que devemos discutir, e não somente em períodos eleitorais, são os valores que constroem uma sociedade justa e moderna. Seguramente, não é considerando normal o preconceito e o desrespeito que vamos evoluir. É justamente o contrário. A inovação em uma sociedade que precisa de tantos avanços como a nossa, começa com o fim da discriminação. Precisamos combater esse tipo de violência e de abuso, ainda que sutil e velado, escondido sob o manto da ironia ou das redes sociais.

Ratinho Junior é secretário estadual de Desenvolvimento Urbano do Paraná


18 comentários

  1. quinta-feira, 27 de julho de 2017 – 18:02 hs

    O Secretário Ratinho Júnior, possui todos os requesitos para a disputa ao Governo do Estado, principalmente, o seu nome está limpo. É dessas pessoas, honestas e com vontade de servir que o povo do Paraná precisa. Chega dos mesmos.

  2. falido e ainda mal pago
    quinta-feira, 27 de julho de 2017 – 19:03 hs

    AAAAHHH Coitado! Como explicar o fato de, sendo de origem humilde, a Famiglia Massa acumulou em pouco tempo um império econômico diversificado, que vai desde empresas de comunicação mantidas com generosos anúncios públicos,passa por fazendas de gado da melhor espécie e acaba em fazendas e indústrias de café?
    O candidato se coloca como um pobre coitado mas a realidade é outra.
    Quanto ao nepotão de mello e silva, estes a gente já conhece. Trata-se de uma pessoa desequilibrada e um político bolivariano em fim de carreira, graças aos céus.
    Ambos não merecem o meu voto. Ambos precisam explicar o que querem na política.
    O camundongo está rico e o nepotão já fez o seu pé de meia e garantiu as suas aposentadorias.
    Mas o que chama a atenção é que ambos foram aliados políticos do lula e da dilma. Hoje só o nepotão é!
    Seria oportunismo do camundongo juntar-se ao beto, a quem já chamou de cueca de seda? Seria oportunismo sair do PSC e filiar-se ao PSD para controlar aos dois partidos? Se é que dá para chamar estas siglas de partidos!
    E que não se confunda ou rotule o meu asco a esses dois e a um outro tanto bem grande de outros políticos com preconceito.
    E espero que este texto seja publicado. Sem censura ou preconceitos.

  3. Totem
    quinta-feira, 27 de julho de 2017 – 19:39 hs

    Mais um charlatão!

  4. Sergio Silvestre
    quinta-feira, 27 de julho de 2017 – 19:44 hs

    Pois é,nãoa dianta colar essa de bom moço que ai só tem curva de rio,tanto que vai o preconceito pras cucuias e um sujeito por nome de Rato,colocado para fins eleitoreiros já que o Pai é dono de uma rede de comunicação onde faz campanha para o filho o ano inteiro.
    Esse é o mal do Brasil,elegemos tranqueiras indinheiradas e os bons quadros ficam ali na beira satanizados por blogs pagos,jornalecos de cidadezinhas que só sobrevivem de dinheiro de políticos.
    Hipócritas,cambada de hipócritas,se elegem na rabeira de alguém ou com caminhões de dinheiro;
    S

  5. Renan Tricolor
    quinta-feira, 27 de julho de 2017 – 20:06 hs

    O Paraná precisa de alguém que saiba administrar, fazer dinheiro, precisa de um grande gestor e de um articulador para aprovar o que o Paraná precisa, e somente o candidato RATINHO JR possui tais qualidades. Sua história é a prova disso. Votar nulo não é uma opção, temos que escolher alguém que possa gerar empregos, que possua novas idéias, que nunca esteve envolvido em escândalos e que possa contribuir mais pelo nosso Paraná! Dentre todos candidatos só vejo o Ratinho Jr trabalhando, viajando em busca de novas tecnologias e aprendizado para inovar, e os demais candidatos com a velha política de ataque, descontrole, baixaria e preconceito. Parabéns Ratinho, é preciso elevar o nível da política brasileira intelectualmente e moralmente, e você está fazendo sua parte! Acompanho sua trajetória e sei que você marcará seu nome positivamente, fazendo muito pelo Paraná.RATINHO JUNIOR GOVERNADOR!

  6. Fabio Buissa
    quinta-feira, 27 de julho de 2017 – 21:12 hs

    Parabéns pela coerência do texto, ter dinheiro não qualifica nem desqualifica ninguém.
    O mais antigas importante, na conjuntura politica atual, é ter caráter, inteligência e vontade de fazer. Qualidades que percebe-se claramente no Carlos Massa Jr( Ratinho Jr).
    Quanto ao Requião, quem defende Dilma, Maduro e Lula, não merece atenção, muito menos votos!!!

  7. Parreiras Rodrigues
    quinta-feira, 27 de julho de 2017 – 21:56 hs

    Razão pro Renan.
    Comentário do SS não se discute. Se ignora. Coisa feia, sô…
    A gente se lembra do Ratão como repórter do Cadeia. Assumiu a titularidade e profissionalizou o trabalho na TV.
    Chegou onde chegou, como tatú, cavocando.

  8. Sergio Silvestre
    quinta-feira, 27 de julho de 2017 – 22:51 hs

    Vamos adotar um slogam”o Parana precisa de mais ratos”

  9. Amadeu
    quinta-feira, 27 de julho de 2017 – 23:19 hs

    Não quero fazer defesa do Ratinho Junior, até porque não tenho procuração para isso, mas o Sr. Roberto Requião que se acorde, todos os paranaenses sabem e acompanham muito bem as suas defesas de Lula, de Dilma e do PT. Aqui no Estado do Paraná não há espaço para pessoas desse nível. A resposta o Requião vai ver nas Urnas se eventualmente for candidato a alguma coisa na próxima eleição. Aguardem !

  10. Flávio Luiz
    sexta-feira, 28 de julho de 2017 – 8:23 hs

    A última situação é se preocupar com o Requião , este já provou o quanto é ruim e incompetente politicamente, ainda mais agora de braços com esta turma do PT.

  11. carlos eduardo
    sexta-feira, 28 de julho de 2017 – 9:51 hs

    Requião é o novo !! Aquele que abaixa ou acaba !! Tentativa de solução pela enésima vez !! O pai do Ferreirinha.O comedor de mamona. O cara que administra um porto com um psiquiatra e faz brotar um armário de dólares. Agora está moldando um filho igualzinho, que nunca trabalhou em nada sério e ingressou na política antes de sair das fraldas. Sua tática é sempre a mesma, atacar o que os outros fazem e depois não fazer nada. Triste é nosso estado em que as alternativas são sempre as mesmas.

  12. sexta-feira, 28 de julho de 2017 – 10:03 hs

    Esse Ratinho se faz de vitima é quer passar por bom moço quando na verdade é mais um dos espertos na politica que quer mamar deitado pois sempre é governo onde tiver governo lá estará ele e seu velho e esperto pai foram Lula e Dilma quanto esses lhes interessavam e abriam portas para ele e seu pai viviam tirando fotos e dizendo que nunca tinham visto governo melhor e o Ratão faturava audiência em seu program convidando Lula a toda hora e agora que Lula não é governo hoje são Temer e amanhã serão cedo ou tarde quem estiver no governo a mesma coisa fazem aqui no Paraná já foram Requião, Lerner e agora são Richa e se perderem a eleição serão na semana seguinte Osmar ou Requião novamente qualquer um que ganhe ou seja só quem não conhece que os compra.

  13. Edson Luiz rodrigues
    sexta-feira, 28 de julho de 2017 – 10:06 hs

    Ratinho Junior representa a inovação a mudança, isso gera desconforto as raposas velhas da politica, e que podíamos esperar do senador Requião que apoia as atitudes do PT de Dilma e Lula.

  14. Fininho
    sexta-feira, 28 de julho de 2017 – 10:24 hs

    Para aqueles que conhecem realmente a história do Paraná sabe o que esse requiao é seu irmão fizeram ao Paraná e ao porto de Paranaguá , além das rodovias Pedagiadas as mais caras do Brasil , algo que já era nosso e foi entregue a acordos bilionários que os garantem até a 6 geração rendimentos do nosso dinheiro. Enfim não tem como falar de um “Bandido vagabundo que se juntou os mais perigoso deles e afundou o Brasil junto ao PT e seu bando , cadeia é o único caminho a esse político velho , moribundo , que Ainda quer se manter na veia do nosso estado sugando e roubando como sempre o fez .

    Falar de Ratinho do seu patrimônio familiar é simples e rápido , conheço a história do pai que venceu, se tornou famoso e a mais de 25 anos ganha um salário milionário fixo além de suas participações em comerciais e outros ganhos de faturamentos de merchandising com outras parcerias fora do sbt
    Isso siguinifica que ele nunca precisou desviar dinheiro público para comprar fazendas ou rede de comunicação de rádios ou TV no Paraná, entre outros negócios que a família massa tem é de sucesso, então antes de falarem bobeira
    Analisem bem os candidatos , pois esse Ratinho JR , só se dispôs a isso pois é um sonho de retribuir ao Paraná o que o Paraná e seu povo deu a eles a confiança , o respeito e o reconhecimento ao talento do artista Ratinho sbt
    Procurem estudar é melhor se informar, pois hoje e já a muito tempo eles não precisam do dinheiro do governo para de darem bem na vida , como a grande maioria da forja de POLÍTICOS QUE TEMOS NO BRASIL 🇧🇷. Repensem e analisem sem inveja do sucesso da família massa , mas comparem com os outros de onde vem seus patrimônios e suas heranças , analisem os familiares , talvez assim vc possa votar certo, não erre ou jogue fora seu voto pois ele é o que poderá ajudar nosso país que a muito sangra por misericórdia.(fininho Paranaense com orgulho de conhecer está família massa ) 💙🇧🇷🙏

  15. Fabiano Cesar
    sexta-feira, 28 de julho de 2017 – 10:39 hs

    Ter dinheiro não desqualifica ninguém! Olhando pros candidatos que estão se articulando, não tenho dúvidas de que o Ratinho, pela juventude e experiência na Sedu e como administrador de empresas é o melhor nome! Chega desses velhos na política!

  16. Daniel
    sexta-feira, 28 de julho de 2017 – 10:44 hs

    Política velha da Maria louca Requiao e do Osmar PT não existe mais, serão enterrados na próxima eleição. Parabéns pelo posicionamento Ratinho!

  17. James I
    sexta-feira, 28 de julho de 2017 – 13:27 hs

    Parabéns Ratinho ! Deus te abençoe muito !

  18. Franchico
    sexta-feira, 28 de julho de 2017 – 14:48 hs

    Deixando bem claro, ninguém desta corja que esta ai me representam…
    Agora ironias a parte, quem não vota em Requião porque ele defende o PT, são os mesmos que votam em candidatos que defendem o Aécio Néves, defendiam Eduardo Cunha, Temer… e etc… se não se lembra quem são, pesquise e rapidinho vc vai se fundamentar… Essa corja de bandidos que tomaram conta da cena politica paranaense e nacional, dançam conforme a música e são pra lá de oportunistas… se apegam a tudo e a todos que possam lhes garantir algum prestigio para as suas permanencias no poder…
    Dificil mesmo é encontrar algum homem ou mulher com mérito suficiente para merecer o meu voto e dos brasileiros trabalhadores que carregam este país nas costas e que bancam esta Corte nada diferente da francesa de Luis XV no séc. XVIII.
    Estamos em uma encruzilhada, e todas as opções no horizonte nos amedrontam…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*