Ratinho Jr vê novo sistema de tratamento do lixo de Israel | Fábio Campana

Ratinho Jr vê novo sistema de tratamento
do lixo de Israel

O deputado Ratinho Junior (PSD), em visita a Israel, conheceu um novo processo tecnológico de tratamento de resíduos sólidos urbanos. Denominada ArrowBio, a nova solução apresentada para Ratinho é capaz de minimizar, substancialmente, as emissões de gás de efeito estufa “metano” presentes em aterros e lixões nos municípios paranaenses.

Ratinho conheceu o sistema em visita técnica, este mês, à TelAviv, que desenvolve o programa “Cidade Inteligente”, implementado pelo município e reconhecido em todo o planeta como referência em produção e engajamento tecnológico.

Testes – O processo, explicou Ratinho Junior, foi testado nos últimos cinco anos em laboratório e testes de campo na planta semi-industrial perto da cidade de Hadera, em Israel. “Foi aprovado (o sistema), por cientistas de Israel, dos EUA e outros países, como mais eficaz e economicamente melhor do que todos os métodos existentes”, disse o deputado.

Ratinho explicou ainda que o processo ArrowBio é uma tecnologia única que consegue tratar e recuperar materiais dos resíduos, além de produzir Biogas, “que é uma energia alternativa, limpa e verde para transporte, aterros e usinas”.

Solução integrada – Disse ele ainda que o processo ArrowBio é uma solução integrada classifica, limpa e separa os materiais recuperáveis. “E através de técnicas hidromecânicas e únicas optimizadas de bio-tecnologia, produz Biogás (Metano-gás natural e CO2), fertilizante e água”.

Além do impacto ambiental positivo, Ratinho Junior destacou ainda os efeitos econômicos com a implantação do sistema. Citou o caso da cidade de Nova York que gasta, hoje, US $ 350 milhões por ano, após o tratamento de coleta.

“Só a renda potencial do biogás do ArrowBio, a partir dessa quantidade de MSW (resíduos sólidos municipais), é praticamente a mesma, e os rendimentos de materiais recuperados devem ser adicionados”.


2 comentários

  1. Fiora Neto
    quarta-feira, 22 de março de 2017 – 15:30 hs

    Governo do PR, desgovernado, o Rato em Israel, e aqui as outras ratazanas tratam do mesmo assunto com os portugueses…

    https://www.saneamentobasico.com.br/portal/index.php/destaque_do_dia/parana-adotara-modelo-de-portugal-para-gestao-de-residuos-solidos/

  2. Roberto
    quarta-feira, 22 de março de 2017 – 16:52 hs

    Não vão aceitar esta tecnologia israelense em Ctba: o que fazer com os contratos da CAVO e daquele aterro?

    E os impactos sociais? Uma tecnologia que vai tirar a renda dos catadores de papel…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*