Lula se nega a depor ao Ministério Público | Fábio Campana

Lula se nega a depor ao Ministério Público

image

O Globo

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de sua mulher, Marisa Letícia, informaram nesta segunda-feira que o casal não vai comparecer à audiência marcada para o próximo dia 3 pelo promotor Cássio Conserino na investigação sobre o tríplex no Guarujá. Hoje, eles protocolaram no Ministério Público de São Paulo explicações por escrito e impetraram habeas corpus no Tribunal de Justiça de São Paulo para que o casal não seja levado a depor coercitivamente. O ex-presidente e sua mulher são investigados por ocultação de patrimônio.

— Se a finalidade do promotor Cássio Conserino era esclarecer sobre o apartamento e o sítio, ela foi cumprida hoje, quando o ex-presidente e sua mulher, dona Marisa, apresentaram suas explicações. O comparecimento seria um ato meramente formal. E, pela lei, a condução coercitiva serve somente para a vítima e testemunha, então ele não poderia obrigá-los a depor — explica o advogado de Lula, Cristiano Zanin.

Em nota divulgada em seu site, o Instituto Lula informa que todos os esclarecimentos foram apresentados por escrito, não em audiência. De acordo com a nota, os advogados argumentam que é faculdade, não obrigação, que o investigado preste informações e lembram que as informações foram apresentadas por escrito ao promotor, acompanhadas de documentos.

Ressalta ainda que houve prejulgamento ou antecipação de juízo de valor por parte do promotor Cássio Conserino, que em entrevista à revista Veja, em janeiro passado, afirmou que iria denunciar o ex-presidente e sua mulher, “embora o procedimento investigatório não estivesse concluído e não tivesse sido dada a eles a oportunidade de manifestação”. Para os advogados, a nova audiência consiste em um mero formalismo, “verdadeiro contraditório burocrático”.

“Houve infração da norma do promotor natural. O artigo 103, XIII, §2º, da Lei Orgânica do Ministério Público do Estado de São Paulo prevê a necessidade de distribuição de representação criminal a um dos promotores de justiça da área. No caso concreto não houve essa distribuição, como reconheceu o Conselho Nacional do Ministério Público em julgamento realizado no dia 23/02/2016. Os advogados do ex-presidente Lula e de D. Marisa farão o questionamento judicial sobre esse aspecto, o que é cabível segundo a própria manifestação do CNMP naquela oportunidade”, diz a nota.

Os advogados do ex-presidente também protocolaram um habeas corpus no Tribunal de Justiça de São Paulo para que ele não seja conduzido coercitivamente para prestar depoimento ao Ministério Público.

O Ministério Público Federal suspeita que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva recebeu vantagens pessoais de empreiteiras – as reformas no sítio em Atibaia e no tríplex no Guarujá, ambos em São Paulo – enquanto exercia o mandato. A informação está em um ofício assinado pelo coordenador da força-tarefa da Operação Lava-Jato, o procurador da República Deltan Dellagnol, e pelos demais integrantes do grupo. O documento foi enviado nesta segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) para instruir um pedido feito por Lula na última sexta-feira para suspender as investigações.

O ex-presidente quer que as investigações contra ele sejam suspensas até a definição sobre qual o órgão indicado para conduzir os casos: se o Ministério Público de São Paulo, ou o Ministério Público Federal. A defesa de Lula também pede que as apurações saiam do âmbito da Lava-Jato. “Importante considerar ainda que parte das vantagens, que constituem o objeto da investigação, foram supostamente auferidas pelo suscitante durante o mandato presidencial, o que justifica, por si só, a competência federal”, diz o ofício da força


19 comentários

  1. CRISTOVÃO
    segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016 – 20:52 hs

    É um falastrão,. mas na verdade é um COVARDE, se não deve nada vai lá e presta depoimento , se não dever nada é melhor ainda para ele, pois sairá pr cima…….mas desse jeito se entregou, covarde

  2. Juca
    segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016 – 21:18 hs

    COVARDES!

  3. PITA BRAGA CORTES
    segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016 – 23:37 hs

    A MEU VER, quanto mais o Acusado SE NEGA a depor, seja no Ministério Público ou Justiça Federal, mais essas insittuições se MOTIVAM para uma Coersão. Tornam-se quase Implacáveis.

  4. Argueiro zego icic
    terça-feira, 1 de março de 2016 – 0:49 hs

    Esse c…gão tá com medo de quê agora? Ué, não é ele que tem a alma mais honesta deste mundo? Ora, quem não deve não teme, ô Sapo Barbudo – como diria Brizola.

    Vai lá, enfrenta o Promotor, toma vergonha, mostra que é macho, mete um carteiraço de ex-presidente nele! Ou tá com medinho do Doutor Moro porque não tem mais foro privilegiado? Calma, essa sua batatinha está morassando… E não adianta proclamar que rompeu com Madamen Tirosa, só pra ressuscitar seu maldito partidinho falecido, aquele que hoje em dia só junta gente em reunião se arrumar pão, mortadela e mais 50tão, ou quando tem boca livre.

    Ah, sim, tá com medo de Marisa escorregar na maionese na hora de abrir o bico na frente do Promotor, né? É. Isto é de fato muito perigoso mesmo… Foi tanta mentira que você contou pra ela e pediu que ela não contasse que agora ela não sabe nem mais o que não é. É capaz de ela dizer pro Promotor que você nem é marido dela… que é priminho… ahahahahahahahahahaha

    Eu bebo sim, e sei que você bebe também. Só que num sô desonesto nem burro nem mentiroso igual a você, porque nunca precisei esconder nada do que é meu. ic ic ic

  5. Big Peter
    terça-feira, 1 de março de 2016 – 5:17 hs

    Tá com medinho, tá bonitão? – Você ainda vai ver com quantos paus se faz uma canoa; teu lugar, e de todos teus cupinxas, é na cadeia. Inclusive o poste do Alvorada, que que quanto mais se explica, mais se enrola.

  6. AMO
    terça-feira, 1 de março de 2016 – 6:24 hs

    Mas se esse vagabundo nao deve nada, porque nao vai la e esclarece logo tudo, afinal quem nao deve nao teme.

  7. Wendel Stutz
    terça-feira, 1 de março de 2016 – 8:26 hs

    Mais uma vez esse cleptocrata achando que a lei não é para ele, que está acima da lei.

  8. lika
    terça-feira, 1 de março de 2016 – 8:29 hs

    O que que custa ir depor e se defender, se não deve não tem porque ficar escondido.

  9. Do Interior
    terça-feira, 1 de março de 2016 – 8:31 hs

    LuLLarápio e o PT fazendo o MP de idiota. Depois dizem-se defensores da democracia.

    Porque o bandido vermelho não vai lá e diz: o sítio e o apartamento eram meus ou não eram. Simples assim.

    Mas tem muito caroço neste angu. Lulla só disse sobre os bens em para os bichinhos amestrados vermelhos, entre quatro paredes.
    Não tem coragem nem é homem para dizer à verdade à justiça, pois sabe que lá, as mentiras não colam.

  10. BETO
    terça-feira, 1 de março de 2016 – 8:58 hs

    Mau caráter. Esse indivíduo, cara de pau, representa um perigo eminente a DEMOCRACIA. Lula representa hj o que há de mais nojento, de mais podre, a total ausência de caráter. Um cara de pau que brinca com o Estado de Direito e se sente dono do Brasil.

  11. henry
    terça-feira, 1 de março de 2016 – 9:37 hs

    ESTE É O MAIOR LIXO ANTES NUNCA VISTO NA POLÍTICA DO BRASIL. UM “verme” COVARDE.

  12. JOHAN
    terça-feira, 1 de março de 2016 – 9:39 hs

    Caro FÁBIO, a Operação Lava Jato chegou onde a sociedade brasileira verde amarela já sabia e aguardava o momento. O ex-presidente DUENDE ALCAGUETE PIXULECO LULLA ODEBRECHT está de frente as barras da lei. No BRASIL não existe ninguém acima da lei. Ele deverá ser cobrado em fórum pelas informações desejadas pelo MPF quanto aos imóveis que afirma não serem próprios. Porém como membro da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PETISTA e demais quadrilheiros é COVARDE, MENTIROSO e teme a lei. Hoje ser petista vale menos que cocô de cavalo de bandido. Atenciosamente. .

  13. Dionleno Silva
    terça-feira, 1 de março de 2016 – 10:01 hs

    E o medo onde é que fica? A propósito a convenção nacional do pt de agora em diante será somente em Curitiba por questões de logística.

  14. Doutor Prolegômeno
    terça-feira, 1 de março de 2016 – 10:13 hs

    Mas, convenhamos. Este promotor pisou na bola, na telha e no tomate ao determinar a condução coercitiva fora das hipóteses legais. Depois diz que foi um engano. Francamente, pede pra sair. Deixa a bola com outro que entenda do jogo.

  15. TADEU ROCHA
    terça-feira, 1 de março de 2016 – 10:23 hs

    ….. E FICOU DITO PELO NÃO DITO, QUE VERGONHA , QUEM É ELE DE DIZER NÃO PARA AUTORIDADE MAXIMA DO BRASIL OU VIROU CASA MARIA JOANA…

  16. Fala sério pô
    terça-feira, 1 de março de 2016 – 11:59 hs

    Amarelou kkkk
    Tá se borrando kkkk

  17. Sergio Silvestre
    terça-feira, 1 de março de 2016 – 13:03 hs

    Ué,cade o saco roxo do Procuradorzinho que gosta dum foguete,vai lá e busque o Lula panaca.

  18. Francisco
    sexta-feira, 4 de março de 2016 – 13:47 hs

    Sinto-me frustrado, roubado, enganado e etc.

    Enquanto a população brasileira tenta sobreviver miseravelmente, os governantes satisfazem suas próprias ganâncias…

    Luís Inácio Lula da Silva, assim como, José Sarney, Fernando Collor de Mello, Fernando Cardoso e outros, são apenas uma pequena amostra do quanto precisamos nos pulitizar…

    Cadeia nessa corja de ladrões!!!!!!!!

  19. terça-feira, 8 de março de 2016 – 19:03 hs

    Mais a dilma disse hoje dia 08 março de 2016 que o lula ia se tivesse sido convidado, quem ta mentindo?

Deixe seu comentário: