Estabilidade enganosa | Fábio Campana

Estabilidade enganosa

dilma 1

Merval Pereira, O Globo

A boa notícia para a presidente Dilma que a pesquisa do Ibope Inteligência, feita a pedido da TV Globo e do jornal “O Estado de São Paulo”, traz é a estabilidade da corrida presidencial, embora sua tendência de queda tenha sido registrada, assim como o crescimento da candidatura oposicionista de Aécio Neves, ambas dentro da margem de erro.

Os indícios de que o futuro não guarda boas notícias para a incumbente estão, porém, registrados na pesquisa, assim como o noticiário econômico reforça a ideia de que ela não tem boas notícias daqui até a eleição.

O fato de o próprio governo já estar admitindo uma inflação mais alta, próxima do teto da meta de 6,5% no ano, e o crescimento mais baixo, de 1,9%, já indica que dificilmente a situação econômica ajudará o projeto de reeleição.

A perspectiva de que entremos em uma recessão técnica, com dois trimestres negativos, é uma realidade que o governo terá que enfrentar.

Esses dados têm como consequência a má avaliação do governo Dilma, com apenas 31% dos eleitores considerando-o bom ou ótimo, quando as pesquisas mostram que dificilmente um candidato à reeleição consegue êxito se tem avaliação de ótimo e bom abaixo de 35%.


3 comentários

  1. Diego
    quarta-feira, 23 de julho de 2014 – 19:49 hs

    Inflação de 6,5% por que o governo continua utilizando empresas como a Petrobrás, Eletrobrás e etc. para controlar preços de setores da economia. Está em 6,5% em troca da quebra dessas empresas, a inflação real é bem maior que 6,5%. Essa bomba vai ter retardo mais a frente após eleições. A verdade é que o povo está percebendo esse descontrole inflacionário, a contabilidade criativa e o crescimento pífio. Manter a Dilma no poder é concordar com essa política econômica assombrosa, que está levando o país para o buraco, nos mesmos moldes do inicio dos anos 90.

    A recessão já é um fato, o efeito é que virá logo mais. Inflação, desemprego, falta de investimento, etc etc. Logo seremos uma Argentina, Venezuela, Grécia, Espanha da vida.

  2. tadeu rocha
    quinta-feira, 24 de julho de 2014 – 8:35 hs

    REDE GLOBO FAZENDO PESQUISA , A DILMA VAI PARA 50%, ONTEM INOCENTARAM A DILMA SOBRE PETROBRAS, IGUAL O LULA, NAO VIU NÃO SABE NÃO FUI EU NÃO CONHEÇO, MUDA BRASIL.. HOJE EU TAMBEM ESCUTEI NA BAND ASSIM… DOLAR SUBIU O EURO SUBIU E BOLSA SUBIU E POUPANÇA NEM FALAM, PORQUE ELES SABEM QUEM TEM POUPANÇA QUANTO MAIS DESSE MAIS O BRASILEIRO COLOCA,

  3. grasshopper
    quinta-feira, 24 de julho de 2014 – 13:10 hs

    A companheira não vai se eleger já no primeiro tempo porque a tigrada ainda está um pouco ressabiada, mas no segundo ela fatura, os adversários conseguem ser ainda piores do que ela.

Deixe seu comentário: