Olizandro é impugnado pela Justiça Eleitoral

O candidato do PMDB a prefeito de Araucária, Olizandro José Ferreira, foi declarado inelegível pelo juiz eleitoral Carlos Alberto Costa Ritzmann. A decisão foi tomada em 4 de agosto. O motivo foi improbidade administrativa. Olizandro Ferreira teve reprovada pelo Tribunal de Contas a sua administração como presidente da Câmara de Vereadores de Araucária. Na época, Olizandro aumentou o vencimento dos vereadores durante o próprio mandato, o que é proibido por lei, pois isto é a legislar em causa própria.

O Acórdão do TCE/PR, relativa ao mandato encerrado em 1999, saiu em 2003. Ela foi reafirmada em 2005, no Recurso de Revista quando os Conselheiros rejeitaram o recurso apresentado pela defesa do candidato, Olizandro. E novamente em 2010, agora pela Vara Cível de Araucária, que também rejeitou o recurso contra a o Acórdão do TCE/PR, por haver ilegalidade no aumento de subsídio de vereadores, violando o artigo 37 da Constituição.

Em 2008 Olizandro concorreu à prefeitura amparado por uma decisão liminar da justiça, mas seu efeito foi extinto quando ele perdeu a ação. Assim, voltou a valer a condenação anterior.

Em sua sentença, o juiz eleitoral concluiu que o candidato Olizandro é inelegível para disputar as eleições de 2012 porque a conduta do candidato como vereador se constituiu em “vício de natureza insanável, que configura improbidade administrativa”. Na época, o dano ao erário público foi de R$ 1.174.472,72. Para o juiz Ritzmann, a devolução do dinheiro recebido a mais deve ser realizada, mas isto não extingue a culpa, já que a atitude foi classificada como “conduta lesiva e ilegal”.

A sentença do juiz eleitoral Carlos Alberto Costa Ritzmann foi baseada no artigo primeiro da Lei 64/90, que diz serem inelegíveis os administradores que tiveram suas contas em cargos públicos rejeitadas por “ato doloso de improbidade administrativa”, julgada e condenada em decisão final, sem haver mais a possibilidade de recorrer da sentença.

Outro caso

Quando se tornou prefeito, entre 2004 e 2008, Olizandro se envolveu em mais uma situação escandalosa. Uma reportagem da Rede Globo de Televisão, exibida em 2007, denunciou a existência de funcionários fantasmas na prefeitura. Eram aliados políticos do então prefeito, que recebiam sem trabalhar. Aqueles que foram descobertos acabaram sendo exonerados. O caso ainda está sendo investigado pelo Ministério Público.


38 comentários

  1. Lee
    terça-feira, 7 de agosto de 2012 – 13:37 hs

    Ôoooooooo!!
    Deve ser MUITO culpado, pq para o tribunal de faz de contas reprovar é porque a coisa foi feia mesmo.

  2. Bagre Ensaboado
    terça-feira, 7 de agosto de 2012 – 14:35 hs

    O ROQUE EM PARANAGUÁ TEVE 7 CONTAS REPROVADAS NO TCE E NA CÂMARA E NINGUEM CASSA?
    PARNANGUARAS TENHAM VERGONHA NA CARA.

  3. ernesto
    terça-feira, 7 de agosto de 2012 – 16:12 hs

    É o velho ditado em ação: “Aqui se faz, aqui se paga”

  4. Je Mahmud
    terça-feira, 7 de agosto de 2012 – 23:13 hs

    Dá-lhe Zezéééééééééééééééééééééé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Cidadão
    quarta-feira, 8 de agosto de 2012 – 10:37 hs

    Isto é um absurdo!
    A justiça em Araucária é cega e negligente!
    Esta foi uma situação foi iniciada por outro vereador, presidente da câmara antedecente ao Olizandro.
    Agora, um candidato que é responsável por um golpe e uma falência milionária, e por fazer da cidade um lixo por 4 anos está apto?? Me desculpe que justiça é essa??

  6. JOÃO CARLOS
    quarta-feira, 8 de agosto de 2012 – 15:17 hs

    O ATUAL PREFEITO “ZEZÉ”, DEU GOLPE NOS MORADORES DE ARAUCÁRIA EM MAIS DE R$ 100 MILHÕES E CONTINUA PREFEITO, VAI CONCORRER, CADE A JUSTIÇA, LADRÃO PRIVADO TAMBÉM É LADRÃO, NÃO SÓ OS PÚBLICOS.

  7. quarta-feira, 8 de agosto de 2012 – 22:51 hs

    nem bem comecou a eleicao e ja estao jogando M no ventilador imaginem eleitores como vai estar no dia do seu voto penssem bem!!!!

  8. Joana
    quinta-feira, 9 de agosto de 2012 – 8:54 hs

    Outro vereador criou a lei para aumentar os próprios salários e o coitadinho do Olizandro “inocentemente” pôs em prática.
    Se fosse para baixar o salário, ele teria feito?
    Já estamos cansados de ver esse Olizandro querer se fazer de vítima!
    Volta pra Santa Catarina!

  9. Renata
    quinta-feira, 9 de agosto de 2012 – 9:53 hs

    Olizandro foi o melhor prefeito que Araucária teve, depois do Rizio! A cidade cresceu, melhorou sua estrutura e se não foi feito mais, foi por falta de tempo ou por burocracia junto aos órgãos estaduais e federais! Zezé, além de dar o golpe nos cidadãos de Araucária, com a falência fraudulenta da Mega Cred, ainda usa dinheiro da Prefeitura para locar imóveis de alguns seletos credores (ou ex…), sendo que alguns imóveis ficaram fechados por quase 1 ano!!!! Olizandro,quando Presidente da Câmara, ao cumprir uma lei já previamente aprovada pelos edis no final da gestão do presidente anterior, comete crime de improbidade administrativa??? Desculpem, mas quem é o verdadeiro corrupto? MP, TCE, onde estão que não enxergam o dinheiro público pagando alguns amiguinhos por uma falência fraudulenta de empresa privada???????????

  10. Renata
    quinta-feira, 9 de agosto de 2012 – 9:57 hs

    E ainda… o próprio Zezé, quando teve sua candidatura impugnada em 2004, defendia bravamente o seu indicado Olizandro, a prefeito de Araucária…. Ou seja, quando ele achava que comandaria a Prefeitura, através do Olizandro, este não devia nada! Quando Olizandro teve o pulso de conduzir sua gestão por conta própria, mandando os fantasmas indicados pelo Zezé embora e iniciando uma gestão de trabalho e grandes obras, sem deixar que Zezé interferisse mais no comando da Prefeitura, aí passou a ser xingado… É Zezé… com você as coisas só funcionam no TAPETÃO!!!!

  11. Augusto
    quinta-feira, 9 de agosto de 2012 – 15:05 hs

    Espero que a justiça não conceda nenhuma liminar para esse sujeito. O que me deixa enojado é ver tantas pessoas, em Araucária, defendendo o Olizandro, como se ele fosse uma “esperança”.

    A maior parte das pessoas que estão defendendo ferrenhamente esse candidato, está a fim de conseguir um CC, caso ele vença, ou tem algum grau de parentesco com esse senhor. O mesmo vale no caso dos defensores do Zezé.

  12. helio valter
    sexta-feira, 10 de agosto de 2012 – 21:26 hs

    olizandro foi melhor prefeito de araucaria volta olizandro

  13. Silva Jr
    sábado, 11 de agosto de 2012 – 14:26 hs

    IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, essa é a verdade, esse é o fato verdadeiro, essa á a questão central e irrecorrível. Essa cassação do Olizandro não tem nada a ver com o caso do Zezé como querem fazer crer os amigos do ÍMPROBO e FICHA SUJA Olizandro
    Olizandro prefere concorrer até o fim, mesmo sabendo que não reverte a condenação do que dar chance ao RUI, seu vice, pois TRAÍRA não confia em ninguém.

    OLIZANDRO É FICHA SUJA!!!!!!!!

  14. Carlos Eduardo
    quinta-feira, 16 de agosto de 2012 – 21:35 hs

    É ISSO AÍ,DESSA VEZ O POVO ESTÁ MAIS ACORDADO QUE NUNCA,AGORA VAI FALIR A IMOBILIÁRIA PMA,É FORA ZEZÉ MESMO,CHEGA DO POVO ARAUCARIENSE PAGAR AS CONTAS DA MEGACRED, ESTE SENHOR DEU UM GIGANTESCO, GOLPE FINANCEIRO EM MUITA GENTE E.TEM ALGUÉM COM DÚVIDAS ACESSE Youtube:CASO MEGA CRED PARTE UM E …..SÓ PARA CONCLUIR PQ O ZÉ NÃO DENUNCIA O OLIZANDRO NOS QUATRO ANOS DE MANDATO COMO PREFEITO?POIS É MAIS ATUAL .R:NÃO CONSEGUIU IRREGULARIDADES. VALEU?

  15. Ana
    quinta-feira, 16 de agosto de 2012 – 22:23 hs

    Bateu o desespero no Zezé, ele sabe que dessa vez não ganha nem por decreto!!!!Está no poder às custas de liminar em Brasília pois sua candidatura também estava indeferida,esse sim faz falcatruas e continua todo lampeiro dando uma de bom moço!!!

  16. OSSOBUCO
    sábado, 18 de agosto de 2012 – 0:42 hs

    condenado por se apropriar indevidamente de DINHEIRO PÚBLICO, que vergonha, Olizandro. Dançou, agora voce é FICHA-SUJA

  17. Lucas
    quarta-feira, 22 de agosto de 2012 – 10:26 hs

    Cara, acredito muito na liberação do Olizandro, porém se o Olizandro é ficha suja imaginem o Zezé Mega Cred…….. rsrsrsrsrsr……

  18. ernesto
    quarta-feira, 22 de agosto de 2012 – 15:44 hs

    Ficha suja não será liberado, espere e verá, quem o Olizandro vai colocar em seu lugar? Esse é o próximo capítulo, pois Olizandro já era, condenado e reprovado.

  19. ju
    quarta-feira, 22 de agosto de 2012 – 19:12 hs

    porque nao viram isso antes o zeze fez coisas pior e foi eleito vai que e tua olizandro

  20. luiz
    domingo, 9 de setembro de 2012 – 10:44 hs

    Tomar dinheiro público para eles é obrigação, é a lei deles.
    Quando é que vocês vão tirar a trave dos olhos.

  21. Fabi
    terça-feira, 2 de outubro de 2012 – 11:55 hs

    E tem gente que ainda vota nesse tal de Olizandro… Sem comentários! Falta de caráter total desse candidato, é um mentiroso e traíra, que vive atacando os outros (o Zezé principalmente) sem nenhum fundamento!

  22. Rodrigo
    terça-feira, 2 de outubro de 2012 – 22:59 hs

    Como pode existir algum cidadão que vote e defenda estes dois, além dos fatos relatados nesse site, ambos foram péssimos prefeitos, Áraucária é uma cidade muito ruim tendo em vista sua arrecadação. Acordem para realidade.

  23. marta
    sábado, 6 de outubro de 2012 – 23:37 hs

    NULO E PONTO!! NAO GOSTO DE NENHUM! Q ADIANTA FAZER UM BEM E ROUBAR O DOBRO PELAS COSTAS?

  24. Sensata
    terça-feira, 9 de outubro de 2012 – 9:08 hs

    A política brasileira é uma vergonha para todos nós cidadãos. Infelizmente a população tem memória curta, esquece rápido das atividades dos corruptos daqueles que estão no poder. Esse Sr. Olizandro sempre jogou sujo para vencer uma eleição. No meu ponto de vista, isso mostra o verdadeiro caráter dele. É isso que os Araucarienses querem? Não defendo nenhum candidato, mas estou cansada de corrupção, mentiras e abuso de poder. Porém muitos falam que Araucária está um lixo, mas as pessoas sempre irão reclamar, nada, NUNCA estará bom. Mas vejam com bons olhos, que muita coisa foi realizada, a cidade ficou mais apreciável, mais bela. O senhor Olizandro entregou o mandato deixando um rombo para trás, cidade desestruturada e um viaduto inacabado…para onde foi essa verba? Sem contar na família dele que usufruíram de cargos dentro da prefeitura sem ter conhecimentos específicos para assumir. Se Zezé “não fez nada”, Olizandro pior ainda. Se ele está sendo julgado, é porque algo aconteceu. Abram os olhos. Usando um termo pejorativo: É o sujo falando do mal lavado, certo Olizandro? Esqueçam os mesmo políticos corruptos de sempre e exijam gente nova, com vontade de trabalhar e fazer a cidade crescer.

  25. helio valter
    terça-feira, 9 de outubro de 2012 – 20:01 hs

    desta ves o zeze nao ganho o canpeao ta feio kkkkkkkk

  26. helio valter
    terça-feira, 9 de outubro de 2012 – 20:07 hs

    agora quem e ficha suja .e zeze que nem apareseu os voto fixa suja

  27. Daniele
    quarta-feira, 10 de outubro de 2012 – 10:16 hs

    E agora que o OLizandro foi eleito? o que vai acontecer?
    nova eleição?

  28. quarta-feira, 10 de outubro de 2012 – 16:05 hs

    Parabensssss OLIZANDRO, os envejossos que não gostam de vc que se retirem, parabens por ter ganhadoooo…valeu…. meus mil parabens por ter vencido essa vitoria.. att marcela

  29. quarta-feira, 10 de outubro de 2012 – 16:07 hs

    Parabensssss OLIZANDRO,

  30. NJNJNMNNJNN
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 1:10 hs

    Poderiam impugnar mesmo estes caras q so sabem levar dinheiro de araucaria nao vemos muitas coisas serem feitas por ak nao , so aparecem as coisas qnd chegam o tempo de eleicao , ai aparecem tantas maquinas na ruas , agora vcs q aprovam o zeze e olizando , agora me diz pq qnd sempre q um deles perdem nao tem festa do pessego , “perdeu agora nos cidadaos de araucaria nao temos o direito da festa ” , so sim qnd ganham , isto é uma pouca vergonha , podia impugnar mesmo o olizandro e colocar por la o Hissan so pra fazer um limpa na prefeitura, vcs q aprovam eles devem ser um destes q trabalham na prefeitura nao E!!!!!!!!

  31. adelar
    quinta-feira, 11 de outubro de 2012 – 19:07 hs

    como pode tanto prefeito como vereadores de araucaria nao fazem nada pela populaçao so por eles,´so para compra de votos que eles tirao dinheiro do bolso so digo que nos como cidadao somos palhaços neste grande CIRCO q nossa cidade se transformou acorda ARAUCARIA

  32. elias
    sexta-feira, 12 de outubro de 2012 – 18:12 hs

    que moral ele tem para adiministra e ainda anda de naris impinado

  33. pamela
    quarta-feira, 17 de outubro de 2012 – 12:27 hs

    fica Olizandro o melhor prefeito que Araucaria ja teve queremos Olizandro………..

  34. joao
    quarta-feira, 17 de outubro de 2012 – 16:08 hs

    é eu acho que essa vez chegou a hora do olizandro devolver a prefeitura para o zeze pois dai as coisas ficam quits.

  35. Milene
    quarta-feira, 17 de outubro de 2012 – 22:30 hs

    Araucaria vai afundar se o 15 continuar!

  36. Juliana
    sexta-feira, 19 de outubro de 2012 – 16:04 hs

    Não Acredito que seja culpado!

  37. Marcela
    segunda-feira, 22 de outubro de 2012 – 12:24 hs

    “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”, que venha uma nova eleição e que não se eleja nem o Juca e nem o Manduca, queremos um prefeito idôneo…

  38. Simone
    quarta-feira, 7 de novembro de 2012 – 14:17 hs

    Se a justiça Divina existir, Araucária vai ficar mais quatro anos com o nosso prefeito Maravilha, que é nosso querido 45,Fica,fica, fica 45.Que a justiça de Deus e dos Homens se faça!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe seu comentário: