Paraná apresenta iniciativas sustentáveis na Rio + 20 | Fábio Campana

Paraná apresenta iniciativas sustentáveis
na Rio + 20

Da AEN:

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, apresentou neste sábado (16), na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), a Aliança Nosso Paraná Sustentável. A iniciativa promove o desenvolvimento solidário, sustentável e da cultura da paz.

“Temos ações em diversas áreas como, por exemplo, levantar dados de infraestrutura e serviços públicos, promover o desenvolvimento sustentável e econômico de agricultores familiares, qualificação de servidores municipais, inclusão digital, preocupação com o meio ambiente e habitação sustentável”, disse Chaowiche. Para isso, são feitas parcerias com as iniciativas do setor privado, da sociedade civil e de universidades.

Chaowiche apresentou o compromisso da Cohapar em assegurar a qualidade de vida na cidade e no campo, com moradia digna, beneficiando mais de 100 mil famílias em quatro anos. A Companhia trabalha com o conceito de sustentabilidade, usando concepções construtivas, urbanas e ambientais. Os projetos são integrados à paisagem urbana para criar um convívio saudável e democrático entre as famílias.

As famílias que vivem em situação de risco são realocadas, e as áreas a que eram expostas são recuperadas com a criação de parques ou reflorestamento, para que não haja novas ocupações. “Nestes locais também são criadas opções de lazer para que as pessoas se integrem ao meio ambiente e entendam que a preservação é importante para a qualidade de vida de todos”.

A Cohapar estuda o uso de novas tecnologias na construção de casas populares, para conseguir custo mais baixo, agilidade na obra e garantir a sustentabilidade com menor produção de lixo nos canteiros.

O Paraná hoje é exemplo no desenvolvimento de programas habitacionais. São mais de 320 municípios com projetos em andamento, com parcerias com a Caixa Econômica Federal, prefeituras e órgãos do governo do Estado. São casas nas áreas urbana e rural, regularização fundiária e projetos especiais como casas para comunidades quilombolas, indígenas e pescadores.


7 comentários

  1. João Ninguém
    domingo, 17 de junho de 2012 – 18:21 hs

    “A Companhia trabalha com o conceito de sustentabilidade, usando concepções construtivas, urbanas e ambientais” – como diria a Xuxa: senta lá Cláudia!!! Quéquéisso? já está aberta a campanha para deputado em 2014?!?

  2. Zangado
    domingo, 17 de junho de 2012 – 21:52 hs

    Essa “aparição” na Rio + 20, apresentado uma série de virtualidades do governo de ocasião, como se o mundo tivesse sido inventado há dois anos atrás, é a prova concreta de que é uma conferência fadada ao fracasso …

    Podemos esperar pela Rio + 30, pois parece que se descobriu mais um grande filão para proselitismo à custa do dinheiro público …

    Ministério Público e Tribunal de Contas nessa gente JÁ !!!

  3. segunda-feira, 18 de junho de 2012 – 7:17 hs

    A diga a ele para corrigir as rachadoras nas casas entregues a poupulação.

  4. segunda-feira, 18 de junho de 2012 – 9:42 hs

    O país vive um momento inigualável na área habitacional com o programa Minha Casa Minha Vida.
    Os empresários da construção civil aliados à CEF,B.B. e Secretaria Estadual de Habitação têm a oportunidade de amenizar a carência de moradias para a baixa renda no Estado do Paraná.
    A experiência,dinamismo,conhecimento e entrosamento com os financiadores do programa,farão o Mounir deixar um legado na história da Secretaria.
    “O sucesso é o encontro da preparação com a oportunidade”.

  5. jose luis silva
    segunda-feira, 18 de junho de 2012 – 13:30 hs

    VAI ENGANAR OUTRO

    SÓ CONVERSA FIADA

  6. Jurema
    segunda-feira, 25 de junho de 2012 – 11:26 hs

    A cohapar est fazendo um trabalho como nunca na historia desse estado, por toido esse destaque desperta ainveja de gente incompetente, que nunca conseguiu atender tanta gente com qualidade de vida.

  7. Julião
    segunda-feira, 25 de junho de 2012 – 11:47 hs

    Será q nao percebem a diferença no trabalho do gov do pr? A ptzada ai inves de falar mau deveria se preocupar com mensalão e denuncias de corrupcao

Deixe seu comentário: