Presidente do PT diz que, após ‘peitar’ bancos, Dilma prepara confronto com o ‘poder da mídia’

Do :

Ao discursar num evento preparatório para as eleições municipais, em Embu das Artes (SP), o presidente do PT federal, Rui Falcão, aproveitou para alvejar a imprensa. “O poder da mídia, esse poder nós temos de enfrentar”, disse ele, a alturas tantas.

Falcão informou que, depois de levar os bancos à alça de mira em sua cruzada contra os juros altos, Dilma Rousseff prepara-se para mover a infantaria do governo na direção dos veículos de comunicação.

“Este é um governo que tem compromisso com o povo e que tem coragem para peitar um dos maiores conglomerados, dos mais poderosos do País, que é o sistema financeiro e bancário”, disse Falcão, em timbre bélico.

Acrescentou que o governo “se prepara agora para um segundo grande desafio, que iremos nos deparar na campanha eleitoral, que é a apresentação para consulta pública do marco regulatório da comunicação.”

Deve-se o relato aos repórteres Guilherme Waltenberg e Daiene Cardoso. A dupla conta que Falcão acomodou bancos e meios de comunicação no mesmo caldeirão: “A mídia é um poder que está conjugado ao sistema bancário e financeiro.”

Tratou a imprensa como antagonista do petismo: “É um poder que contrasta com o nosso governo desde a subida do Lula, e não contrasta só com o projeto político e econômico. Contrasta com o atual preconceito, ao fazer uma campanha fundamentalista como foi a campanha contra a companheira Dilma.”

Evocando a campanha presidencial de 2010, Falcão disse que a mídia “saiu dos temas que interessavam ao país para recuar no obscurantismo, na campanha de reforço da direita que hoje está sendo exposta aí, inclusive agora, provavelmente nas próximas duas semanas com a nomeação dos sete nomes da Comissão da Verdade que vai passar a limpo essa chaga histórica que nós vivemos.

Para Falcão, a imprensa “produz matérias e comentários não para polarizar o país, mas para atacar o PT e nossas lideranças.” Foi nesse ponto que pronunciou a frase já reproduzida lá no alto: “O poder da mídia, esse poder nós temos de enfrentar.”

O fetiche do PT e do seu presidente é o projeto que cria o “marco regulatório das comunicações”. Elaborada na gestão Lula, sob a coordenação do então ministro Franklin Martins (Comunicação Social), a peça prevê o “controle público e social” da mídia. Dilma Rousseff cozinha a proposta em banho-maria.

Pouco depois de tomar posse, a sucessora de Lula incumbiu o ministro petê Paulo Bernardo (Comunicações) de revisar o texto, livrando-o de artigos que possam denotar o interesse em censurar ou controlar o conteúdo de reportagens. Desde então, o governo retarda o envio da encrenca ao Congresso.

Tomando-se Falcão a sério, Dilma estaria na bica de desengavetar a polêmica. E o faria em operação casada com a investida contra os bancos. Tudo isso em meio à campanha municipal de 2012. Ou seja: antes de outubro.

Ecoando um desejo que coincide com a vontade de Lula, Falcão disse que a atuação da imprensa será perscrutada também na recém-instalada CPI do Cachoeira: “Essa CPI vai desvendar quais são os caminhos de ligação com esses contraventores nos setores da mídia brasileira.”

Injetou o amigo-senador de Cachoeira no discurso: “Esse fariseu, que é o senador Demóstenes Torres, é apresentado pela imprensa como sem partido, mas vamos nos lembrar sempre que até um mês atrás ele era senador do DEM.”

Vocalizada por Falcão, a ira do PT contra a imprensa aumenta na proporção direta da aproximação do julgamento no STF do processo do mensalão. Ou, no dizer de Lula e Cia., “a farsa do mensalão”.

A irritação é compreensível. O suicídio é uma coisa íntima. Ao noticiar os descalabros descobertos depois que Roberto Jefferson levou os lábios ao trombone, em 2005, a imprensa como que avisou ao PT que a legenda adotara comportamento suicida.

Os jornalistas terminaram se metendo na vida do PT –ou na morte dele. Informaram que, ao adotar o modelo valeriano de exercício do poder, o partido de Lula revelara uma tendência para a autodesmoralização.

As palavras de Rui Falcão, indicam que a atuação da imprensa agravou a situação, potencializando os instintos autodestrutivos do petismo. O PT não é mais o PT. Virou um ex-PT. Mas não convém dizer isso em voz alta. Aí mesmo é que os companheiros atearão fogo às vestes.


33 comentários

  1. Helena
    sábado, 5 de maio de 2012 – 8:34 hs

    Pois é, meu povo, o Lula deixou os bancos ganharem fortunas às custas do nosso suor, isso porque, ele sempre criticou aos governos anteriores sobre esse escárnio financeiro, agora vai ser muito difícil, tirar dos bancos essa mina de ouro abençoado pelo o “pai do povo” , o Lula. Quanto à mídia, é fácil, quem estiver mentindo, que sejam punidos, e quem tiver divulgando a verdade, que doa a quem doer, pois a MÍDIA TEM O PAPEL FUNDAMENTAL EM REGIME DEMOCRÁTICO, caso contrário, estaremos retroagindo `a ditadura do passado, porém seria esta, de esquerda, que só existe nos paises dos amigos do Lula e da Dilma.

  2. Viezzer
    sábado, 5 de maio de 2012 – 9:05 hs

    Collor caiu por causa disso, quis ir contra o sistema…O que foram os roubos de Collor perto do Mensalão?

  3. CAÇADOR DE PETISTAS
    sábado, 5 de maio de 2012 – 9:24 hs

    Tudo certo, caminhando conforme o projeto socialista do PT. Se imprensa brasileira não abrir os olhos e começar úrgentea detonar literalmente, ou melhor, desmascarar o PT, mostrar ao povo brasileiro o que realmente o P que, e pra que veio, o PT, em breve passara a pertencer ao eixo do mal a exemplo da Venezuela, bolívia e Argentina , Calar a imprensa é implantar a verdadeira DITADURA, o fascismo Lulisa no Brasil.

    Vamos acabar com o PT, anes que o PT, ACABE COM O BRASIL.

    ACORDEM BRAILEIROS, para este CÂNCER CHAMADO LULA DA SILVA, CHEFE DO MENSALÃO DO PT.

  4. CAÇADOR DE PETISTAS
    sábado, 5 de maio de 2012 – 9:49 hs

    Se LULA e CHAVEZ não morrerem logo, a DITADURA COMUNISTA vai se instalar no Brasil e todos os Brasileiros serão escravos do governo, do mesmo modo que o cubanos são escravos do Fidel Castro. Lá tudo é do governo e a propriedade particular, há maisde 50 anos não existe, e a fome já chegou. EXISTE UM TAL DE “FORUM SÃO PAULO” criado pelo LULA e FIDEL CASTRO. Os brasileiros nem sabem disso. Mas o Fidel fez centenas de discursos em S. Paulo, nesse forum, para apoiar o LULA nas intensões de iniciar UM DISFARSADO SOCIALISMO, e depois dentro e poucos anos, através de LEIS, sutilmente, ir enfiando no traseiro dos brasileiros (que não sabem do passado de Fidel e nem do LULA) enfiando de vagarzinho no traseiro dos brasiliros e depois, QUERIDOS AMIGOS DO BRAZIL, tirar de vocês a propriedade de suas casas e de seus sítios e de seus veículos, ATRAVÉS DE LEIS APARENTEMENTE DEMOCRÁTCAS, e sem vocês sentirem o NÓ PASSAR NO BUZICO DE VOCÊS, colocar a ditadura comunista no Brazil

  5. joao
    sábado, 5 de maio de 2012 – 10:02 hs

    Rui Falcão, que já foi jornalista, mostra por que é hoje presidente do PT. Enquanto o segundo dia do seminário promovido pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais debatia liberdade de imprensa — e o presidente do Supremo, Ayres Britto, rechaçava qualquer controle do estado —, o petista defendia, num encontro partidário, um jornalismo que ficaria bem, deixe-me ver, na Coreia do Norte. Faz sentido! Ele está falando em nome de José Dirceu e de Kim Jong-Lula. O mais interessante no discurso de Falcão não é sua explicitude (a sua fala de ontem foi o “Garganta Profunda” — o filme — da defesa da censura), mas o que esconde. E o que esconde?

    A banda do PT em nome da qual ele fala decidiu constranger a presidente Dilma Rousseff. Ela já disse mais de uma vez que o único controle de imprensa que admite é o “controle remoto”. Embora o governo federal financie, sim, por meio de anúncios da administração e de estatais, aquela rede da Internet encarregada de atacar oposicionistas, ministros do Supremo e a imprensa independente, a presidente tem resistido às investidas dos radicais para criar o controle estatal da informação. Entenderam?

    À falcoaria, não interessa apenas financiar o jornalismo que puxa o saco do poder — coisa de países com déficit democrático; é preciso também censurar a imprensa que vigia o poder, e isso é coisa de ditaduras.

  6. Amaury Pio
    sábado, 5 de maio de 2012 – 10:59 hs

    Quando o Brasil saber o que é Forum de São Paulo vai entender tudinho…..

  7. marilene reis
    sábado, 5 de maio de 2012 – 11:29 hs

    O LULA foi cria da FIESP, após ser gerado pelo GOLBERY,
    de qualquer forma vai ficar difícil para empresários e banqueiros
    descartá-lo…Combinaram de apoiar o ‘inimigo criado’ e quando
    derem conta serão engolfados…Mas, por enquanto, continua o
    acordão: LULA rouba no GOVERNO, ELES roubam no sistema
    economico. Ainda existe muito por saquear…vide apoio de
    prepostos dos banqueiros à tunga da poupança………………….

  8. PARANÁ
    sábado, 5 de maio de 2012 – 12:04 hs

    ANTES, O PT, DEVERÁ ACABAR COM OS PARTIDOS DE OPOSIÇÃO. O QUE JÁ ACONTECE, VEJA O CASO DO PMDB E DO PDT (DESMORALIZANDO OS ADVERSÁRIOS, ALICIANDO-OS PARA A CHAMADA BASE DE APOIO. É CASO DO GUSTAVO FRUET).

  9. Operario
    sábado, 5 de maio de 2012 – 12:12 hs

    ESSE TAL DE RUI URUBU FALA QUE OS PTRALHAS SÃO DO POVO,É CLARO DO POVO CORRÚ–PT–O,SE ESSE BANDIDOS QUEREM CALAR A IMPRENSA,IMAGINEM O QUE ESSAS PÁRIAS TEM PARA ESCONDER.

  10. Marcelo Araújo
    sábado, 5 de maio de 2012 – 12:19 hs

    Isso tudo soa mais como conversa fiada. Ficam, os petistas, incomodados com a Veja, o único órgão de imprensa minimamente crítico, quando deveriam agradecer pelo fato de a Globo e todas as outras emissoras de massa só elogiarem o governo. A presidente Dilma e a sua “faxina”, que não pune ninguém nem devolve um mísero centavo aos cofres públicos, não aguentaria duas semanas de jornalismo crítico do Jornal Nacional, por exemplo.

  11. Lee
    sábado, 5 de maio de 2012 – 12:53 hs

    Papo furado.
    Jogando pra torcida. Aposto que recebeu gordas doações dos bancos.
    Agora vem aí posar de paladino, o funcionário do Zé Dirceu.

  12. fiscalde realeza
    sábado, 5 de maio de 2012 – 13:21 hs

    SE MANDAR A VEJA PRO INFERNO JÁ ESTA DE BOM TAMANHO

  13. sábado, 5 de maio de 2012 – 13:32 hs

    O cordão umbilical q une Dilma e Lula precisa ser cortado o mais rápido possível se é q ela quer mudar de vez esse país. Com esse senhor colocando o dedo em tudo só faz atrapalhar. E pensar q tanta gente boa morre a todo momento n é mesmo ?

  14. Marcelo
    sábado, 5 de maio de 2012 – 14:04 hs

    Mídia que tem relação com bandido tem que ser confrontada e acima de tudo, investigada.

  15. Denilson Pawowski
    sábado, 5 de maio de 2012 – 14:19 hs

    Vamos ver ate aonde vai esse peitaço , daqui a pouco vira cinza toda essa brasa , quem viver verá.

  16. Aline
    sábado, 5 de maio de 2012 – 14:26 hs

    O que o PT quer é ROUBAR SEM SER DENUNCIADOS, isto sim.

    Quem acredita nesta quadrilha??? São 3 categorias: Os IDIOTAS
    (muito são inocentes, por não terem acesso a informação, são analfabetos), mas têm os IDIOTAS que são os ANALFABETOS alfabetizados (que deveriam ter a capacidade de discernimento), os VAGABUNDOS (já viram algum PETISTA empreendedor????
    gerador de emprego????? estão todos debaixo do guarda-chuva do governo, vivem do dinheiro público) e a terceira categoria são os CANALHAS.

  17. salete cesconeto de arruda
    sábado, 5 de maio de 2012 – 14:36 hs

    Fábio!!!
    O povo já sabe a diferença entre a tal IMPRESNA e a LIBERDADE de EXPRESSÃO!!!
    Assim sendo – DERRUBAR os MURDOCKS – do Brasil para dar espaço aos VERADEIROS JORNALSITAS depois de a VEJA ser PEGA na teia do Cachoeria – vai ser fácil, fácil…
    Para os Marinho da Ditadura e tantos outros grupos que se formaram para fazer e derrubar presidentes vai sobrar CADEIA finalmente!
    E a OPOSIÇÃO que não tem a CORAGEM de SAIR na frente pois alguns se dão ao luxo de serem PORTA VOZ DA GLOBO – vai sobrar a vergonha de não saberem diferenciar LIBERDADE DE EXPRESSÃO de GRUPOS de COMUNICAÇÃO.
    Simples assim.
    De longe dá para ver tão claramente…
    Sem distor o FATO, a FOTO, o VÍDEIO…
    VIVA A DEMOCRACIA!
    VIVA VOCE QUE TEVE A CORAGEM DE COLOCAR SEU BLOG NO AR – sabendo que responde por ele e por todos os que frequentam a tua casa.
    Tem dias que lembro de você MOCINHO lutando por JORNALISMO de VERDADE. Então venho aqui e deixo meus comentários.
    Saudades Fábio!
    Saudades…
    Era tudo tão claro: de um lado nós. Do outro os PIJAMAS SUJOS DE SANGUE fingindo de ser imprensa!
    Bem.
    ESTAMOS VIVOS apesar dos que partiram e ainda há ESPERANÇA de conseguirmos outra vez LIBERDADE DE EXPRESSÃO para todos nós e os jornalistas éticos deste país.
    Viva a BLOGOSFERA! Nem que seja nas ENTRELINHAS – nela a gente encontra as VERDADES.
    Bom final de semana a TODOS!

  18. Luciano
    sábado, 5 de maio de 2012 – 14:50 hs

    Maravilhosa isso mesmo Dilma temos que mudar esse sistema vagabundo que existe no pais, acabar com grupos de mídia que são tendenciosos tipo a revista Veja…

    BRASIL MUDANDO…

  19. marco britto
    sábado, 5 de maio de 2012 – 15:31 hs

    Todo mundo tem Controle externo.Da Policia é o MP; Da justiça é o CNJ; Do Executivo é o voto… Da imprensa é a ABI??? Governo Richa quintuplicou a verba de publicidade e ninguém fala mais mal do Governo. Que diferença do Governo requião né? Fala sério. Pensam que o povo é tudo burro. Sei que não vai ser publicado mesmo. Alguém precisa acabar com esta farra um dia e quando o fizer, terá meus parabens.

  20. Pedro Rocha
    sábado, 5 de maio de 2012 – 15:38 hs

    Por onde o maldito comunismo passa ou passou, sempre teve um “marco regulatório”, um só: como o GRANMA do Fidel e o PRAVDA dos ditadores russos, pra citar os mais conhecidos de nós!
    -Na Venezuela, o roncolho Chávez tá quase conseguindo.
    -Na Argentina a velha montonera Cristina, já deu um importante passo pra se apoderar da mídia, com a história das papeleras.
    -Por aqui, o sequestrador e assaltante Franklin Martins andou errando na mão, e o processo está atrasado, embora tenha conseguido inocular o vírus comunopetista na maioria das nossas redações.
    Aliás o Foro S.Paulo, cobra insistentemente da petezada incompetente, uma aceleração no processo. Pois comunista não governa com imprensa liberada; é impossível. É óleo e água, não se misturam! Não tem jeito!
    Esse petê representa o maior perigo que o Brasil já enfrentou em toda sua história!

  21. Rossby
    sábado, 5 de maio de 2012 – 15:39 hs

    Pois é Fábio…. até seu modesto blog, caso o projeto petista de censurar a imprensa vingue, será daqueles que terá que mudar de “linha editorial”…
    Blogueiros “progressistas” (não é necessário nomeá-los) já estão à todo vapor aproveitando a oportunidade, cheios de patrocínios estatais e outras prebendas.
    Necessitamos de blogueiros independentes e não de progressistas.
    Necessitamos de imprensa livre e não tutelada.
    Abusou, vai responder na justiça, pois os instrumentos existem.

  22. José Andrade
    sábado, 5 de maio de 2012 – 18:19 hs

    Quem coloca câmeras escondidas em hotel, não pode ser chamado de imprensa…

  23. Parreiras Rodrigues
    sábado, 5 de maio de 2012 – 18:37 hs

    Rui Falcão é a reencarnação do Armando, aquele que nunca tinha nada a declarar?

    Tá explicado…

  24. SERGIO SILVESTRE
    sábado, 5 de maio de 2012 – 20:15 hs

    Existe duas formas de poder,que mal geridas escravisa o povo.
    O dinheiro e a midia
    O dinheiro,sendo carreado para um pouco de ricos,que jamais
    vão poder gastalos.
    A midia,quando mal direcionada,influe na sociedade a seu bel praser.
    A regulamentação precisa ser feita urgente.
    Estamos criando um monstro televisivo,tvs que salvam,que nos
    acostumam e que ditam como será meu filho ou filha amanhã.
    Hoje estamos comprando,mutilações,maus costumes e até pre
    ferencia sexual.
    Esse governo,não precisa de midia para mostrar a que veio,
    Ficará no poder enquanto continuar melhorando a vida do povo.
    Essa é a maiór propaganda,Dilma está vendo isso,e poderá por
    em pratica aquilo que governos covardes não fizeram.
    Então ,meu irmão,vamos dar uma chacoalhada no sistema
    solto e nocivo,senão seremos engolidos novamente,como a tempos de só a globo ditar nossos padrões de vida e de politicos.

  25. filosofo/sociologo
    sábado, 5 de maio de 2012 – 20:22 hs

    Hoje tava falando com um amigo que viveu 20 anos na Europa. Ele disse que tá triste por ter voltado (motivos familiares). Triste com o país. E disse tb, que estou decepcionado com o Brasil.

  26. filosofo/sociologo
    sábado, 5 de maio de 2012 – 20:26 hs

    aí ele contou como são as coisas lá fora (a gente sabe que nem td é maravilha). A civilização é outra coisa. Se uma criança faltar um dia na escola, a Polícia liga para os pais. Se faltar a segunda vez, mesmo que seja depois de longo período, a Polícia faz uma “visita” na residência para saber o que aconteceu. Que tamanha lição de moral hein !!! Naqueles países é uma vergonha isso acontecer. Aqui no Brasil, para algumas pessoas tb. Para outras nem tanto. Outras ainda, poderão ainda querer “enquadrar” o servidor do Estado. Por essas e outras, decepção com o Brasil.

  27. Cajucy Cajuman
    sábado, 5 de maio de 2012 – 21:18 hs

    E o jogo continua. O PT é especialista no morde e assopra. No período eleitoral MORDE. Depois, por dois anos ASSOPRA, ajuda, acaricia e faz – com maestria – o que a Delta tem feito como a maior empreiteira do PAC.

    Aliás, dizem que o Cavendisch tem sangue tipo ‘O’ universal. Por isso é um grande doador…

  28. Silvajr
    domingo, 6 de maio de 2012 – 0:33 hs

    Que bom que o PT não quer censurar conteúdo como parte da imprensa afirma, como poderíamos saber das roubalheiras do Serra em SP?

    Do Estadão

    SÃO PAULO – O Ministério Público de São Paulo e a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o contraventor Carlinhos Cachoeira investigam um possível favorecimento do grupo do bicheiro em São Paulo, na gestão do prefeito Gilberto Kassab (PSD) e durante o mandato de José Serra (PSDB) no governo do Estado (2007-2010) e na prefeitura paulistana (2004-2006). De acordo com reportagem da revista Isto É na edição desta semana, a suspeita é de a construtora Delta, que seria o braço operacional de Cachoeira, teria sido favorecida com a ampliação do número de contratos durante essas administrações.

    Segundo a revista, as gravações apontam que a construtora Delta foi favorecida em contratos de obras de ampliação da Marginal do Tietê, na cidade de São Paulo, e na prestação de serviços de varredura de lixo na capital, que somariam mais de R$ 2 bilhões. Nas gravações, às quais a revista afirma ter tido acesso, pessoas próximas de Cachoeira fazem referências a adequações de editais e contratos para que a Delta fosse beneficiada.

    A apuração sobre os contratos da Delta pode revelar um “caixa 2″ do PSDB em São Paulo.

  29. CAÇADOR DE PETISTAS
    domingo, 6 de maio de 2012 – 7:36 hs

    ALINE

    Você falou tudinho.

  30. Palpiteiro
    domingo, 6 de maio de 2012 – 12:22 hs

    O PT quer passo de ganso e saudação de braços estendidos e sieg-heil.

  31. domingo, 6 de maio de 2012 – 12:32 hs

    ALINE,
    Descreveu os PETRALHAS , com precisão cirúgica. Parabéns pela lucidez

  32. SERGIO SILVESTRE
    domingo, 6 de maio de 2012 – 18:18 hs

    Meu sabio filosofo,se uma professora repreender seu filho,é o
    primeiro a reclamar,aluna bate na professora e não dá midia.
    Professora discute com duas gazeteiras pardas e é indiciada
    porque as duas gazeteiras supostamente foram discriminadas.
    Essa regulamentação das midias e o politicamente correto tem que ser modificado em detrimento de amanhã,não podermos
    mais nem sorrir para alguem que pode parecer chacota.
    Agora o distinto que voltou para o brasil e não gostou,que retorne.

  33. MÍRIAN WALESKA
    quarta-feira, 9 de maio de 2012 – 2:36 hs

    Alguém acredita que o PT vai conseguir calar a imprensa? kkkk ta prá nascer quem faça isso, mordaça nunca mais minha gente, nem que a gente precise quebrar esse país inteiro na paulada vamos defender esse direito, eu não me rendo prá PT, não bato continências prá Dilma em circunstância nenhuma, quero ver alguém me impedir de escrever o que penso, quero ver se ela vai ser homem prá mudar isso.

    OU FICAR A PÁTRIA LIVRE, OU MORRER PELO BRASIL.

    e que venha a Dona Dilma !

Deixe seu comentário: