1º de Maio: FHC tira do baú velha foto com Lula

Do :

Para celebrar o Dia do Trabalhador, Fernando Henrique Cardoso abriu o baú. Encomendou à equipe do Instituto FHC que veiculasse em sua página no Facebook uma foto do tempo em que a política brasileira era em preto e branco. De um lado, a ditadura. Do outro, os que se opunham a ela.

Corria o ano de 1978, recorda a assessoria de FHC. “Os dois futuros presidentes do Brasil, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, distribuíam panfletos a trabalhadores na porta de uma montadora de carros em São Bernardo. Na época, FHC era candidado ao Senado e, com opoio de Lula, pedia votos aos operários.”

O texto não menciona. Mas, nessa ocasião, os dois chegaram a cogitar a hipótese de fundar um partido de linha socialista. A ideia não vingou. Separaram-se. FHC aninhou-se na banda esquerda do velho MDB. Lula foi criar o PT. Mais tarde, a queda da ditadura faria do Brasil um país multicolor. Desapareceu a velha lógica do nós contra eles.

Trafegando por diferentes tons de cinza, FHC e Lula encaixaram as respectivas biografias entre um passado que já era e um futuro que parecia não chegar nunca. Com erros e acertos, cada um à sua maneira, a dupla ajudou a reconstruir o presente.

Maduros, poderiam erguer um brinde à complementariedade que faz do Brasil uma economia estável de duas décadas. Mas a história, essa ponte que liga o incompreensível ao insabido, cuidou de estreitar-lhes a inimizade.


25 comentários

  1. Paulo
    quarta-feira, 2 de maio de 2012 – 0:01 hs

    foi antes do fhc trair os trabalhadores

  2. fiscalde realeza
    quarta-feira, 2 de maio de 2012 – 1:20 hs

    MOSTRU-SE QUE O VELHO MACONHERO SEMPRE FOI TRAIDOR
    ARUMOU A VIDA E ABANDONOU O POVO
    FEIS IGUAL O NOSSO VICE GOVERNADOR FLAVIO ARNES
    ESTAVA MORTO POLITICAMENTE VEIO PARA O PT ELEGEMOS O SUJEITO A SENADOR E LOGO DEPOIS ELE MOSTROU QUE SUA FIEL PAIXÂO É TRAIÇÂO

    O BARBUDO AINDA VAI SEDAR MAL NO PARANÁ

  3. salete cesconeto de arruda
    quarta-feira, 2 de maio de 2012 – 8:10 hs

    FHC sempre AMOU e teve CIÚMES do LULA. Agora mais velho reconhece no jovem vindo dos mais pobres o MELHOR PRESIDENTE QUE ESTE PAÍS JÁ TEVE. Tanto que faz questão de posar ao seu lado. Como tentou Serra durante a campanha.
    A melhor PRESIDENTA?
    O Brasil já está tendo graças ao LULA e ao POVO.
    De longe dá para ver tão claramente…
    Aqui só se fala em Brasil… DE TODOS!

  4. quarta-feira, 2 de maio de 2012 – 9:18 hs

    Agora a ignorância petralha vem à tona, não sabem que que Lula e Fernando Henrique batalharam juntos pelos trabalhadores e que Fernando Henrique continuou o mesmo e Lula depois de milionário esqueceu tudo o que disse e fez, agora só faz propaganda enganosa a custa do contribuinte

  5. Trabalhador
    quarta-feira, 2 de maio de 2012 – 9:24 hs

    Os 3 primeiros comentários já falaram tudo.

  6. Viezzer
    quarta-feira, 2 de maio de 2012 – 9:48 hs

    Eles eram aliados…E agora ao menos não são mais rivais…Apesar de tudo, foram dois presidentes muito importantes da nossa república…Graças a Deus que agora podemos escolher nosso presidente!
    Tem muito jovem mala na internet que escreve pedindo a volta da ditadura…

  7. fiscalde realeza
    quarta-feira, 2 de maio de 2012 – 10:04 hs

    ACHO QUE O LULA QUANDO VE O QUE O FHC FEIS COM O BRASIL
    PREFERIA TER LUTADO SOZINHO
    ATÉ PORQUE O VELHOTE FUJIU DO BRASIL
    QUEM AGUENTOU O BAC FOI O LULA

    E O POVO SABE DISSO É POR ISSO QUE O LULA É QUERIDO POR 90%
    DO POVO BRASILEIRO
    JÁ O FHC HA COITADO
    LATE PORQUE VOCEIS VÂO PEDIR PRA ELE FALAR ALGUMA COISA

    CASO CONTRARIO O POVO QUER ESQUECER DEVEIS O PRIVATIZADOR

  8. Mariana dos Santos
    quarta-feira, 2 de maio de 2012 – 10:39 hs

    Parabens aos dois visionistas do futuro, pena que se separaram.
    A sabedoria talvez da tempo p o crescimento individual aos governantes de épocas alternativas.

  9. esoj solrac
    quarta-feira, 2 de maio de 2012 – 11:14 hs

    Tem gente que é cégo, surdo,mas não é mudo, só fala m…,

  10. adoniran
    quarta-feira, 2 de maio de 2012 – 11:23 hs

    O Flavio Arns antes de ser PT foi PSDB.

  11. sério
    quarta-feira, 2 de maio de 2012 – 11:54 hs

    Desafio os simpatizantes do PT a escrever uma…só uma lei que o LULA fez em favor do trabalhador. Só uma. Duvido.

    Nunca na história deste país os bancos guanharam tanto dinheiro (bilhões) de lucroquando o LULA era presidente. kkkkkkk

    Agora sim, parabéns a Dilma que baixou os juros bancários.

  12. Cidinha
    quarta-feira, 2 de maio de 2012 – 12:27 hs

    O que é questionável não é a democracia, e sim a maioria dos políticos que usam a função pública em benefício próprio, aliás, isso até parece jargão nosso (do povo brasileiro).

    É uma grande pena o que fazem com a democracia, em todos os níveis de poder (incluindo executivo, legislativo e judiciário).

    Quando era mais jovem, e ainda no período da ditadura, sonhava com a democracia, mais não esta democracia posta. Pois sonhava com o povo livre e o poder sendo utilizado em benefício do povo e não para o enriquecimento de alguns poucos e desvio de nossos impostos.

    E a corrupção esta em todos os poderes, essa maldição é endêmica, e deveriamos clamar por punições, mais como punir se nossos magistrados tb mamam nas tetas da corrupção???

    Como podemos mudar esta situação, como???

    Com relação a foto, os dois no inicio, quando não eram tão conhecidos, eram amigos, porém o tempo os fez trilhar caminhos diferentes. E depois brigar pelo poder, não em benefício do povo e sim próprio. Pois um mandou esquecer o que escreveu e o outro esqueceu das lutas sociais e se fartou do poder e se deixar ele volta…rsss

  13. Joaquim Felipe
    quarta-feira, 2 de maio de 2012 – 12:29 hs

    A foto nos ostra que sempre fomos governados pelos mesmos canalhas. Graças a Deus FHC esta com mais de 80 e o Lula com o pé na cova! Que o Diabo os carregue!

  14. SOLANGE LOPES
    quarta-feira, 2 de maio de 2012 – 13:45 hs

    E o Fiscal de Realeza reapareçeu sempre escrevendo tudo errado e só falando merda. Vai para a escola, de preferencia o primário.

  15. Parreiras Rodrigues
    quarta-feira, 2 de maio de 2012 – 14:39 hs

    Fosse eu morador de Realeza e acionaria o Ministério Público para impedir que o Fiscal falasse usando o nome da cidade.

    Duvido muito que o povo de lá, pense assim, tão tacanhamente e escreva assim, tão rudemente.

  16. Parreiras Rodrigues
    quarta-feira, 2 de maio de 2012 – 14:41 hs

    Gente: Os comentários pró Lula dão bem a idéia da capacidade de discernimento dos seus autores. Vide os de dona Cesconetto, por exemplo.

  17. Gilmar Trento
    quarta-feira, 2 de maio de 2012 – 15:23 hs

    É uma pena que o ex presidente Fernando Henrique Cardoso traio o povo e quem te ajudou como fez o Lula quando te ajudou a eleger-se senador.

  18. PAULO
    quarta-feira, 2 de maio de 2012 – 15:47 hs

    O FHC NEM LEMBRA DESTA FASE… PRA ELE FOI COMO UM RIO QUE PASSOU NA SUA VIDA……
    AGORA ELE MANDA QUE O SEU PARTIDO SE AFASTE DO TRABALHADOR!

  19. Helena
    quarta-feira, 2 de maio de 2012 – 16:13 hs

    Foi antes do Lula TRAIR os APOSENTADOS… na época éramos trabalhadores, hoje aposentados, morrendo à mingua pelas falsas promessas de um grande mentiroso…

  20. Nelson
    quarta-feira, 2 de maio de 2012 – 16:40 hs

    São duas lideranças políticas importantes que sempre lutaram pela democracia e pelo desenvolvimento do Brasil.

  21. Pedro Rocha
    quarta-feira, 2 de maio de 2012 – 17:03 hs

    É essa relação insestuosa entre FHC e Lulla, que gerou essa eterna complacência, essa condescendência criminosa de FHC para com Lulla em todos esses anos.
    Ele age como um irmão mais velho, sempre relevando os erros e peraltices do mais novo, mesmo sendo quase um septuagenário.
    Esse habitual, estranho e fraterno comportamento de FHC já gerou sérias dúvidas, apontadas por destacados observadores internacionais, sobre a veracidade das duas últimas eleições, onde o tucanato entregou de mão beijada ao petismo velhaco, a cadeira da presidência da República, cometendo erros infantis, primários, pra não dizer propositais!
    É só relembrar os erros absurdos de divulgação; aqui em Curitiba, surgiu alguma coisa, muito pouco, do Alkmim, e do Serra, só um mês depois da data auutorizada; enquanto o petê, no dia aprazado tomou todas as esquinas da capital com um exército empunhando galhardetes, estandartes e o diabo a quatro.
    Viajo bastante, e vi a diferença. Em qualquer buraco que você vá, lá estava, a cada 500 metros, a cabeçorra do Lulla, e depois da Dilma, dependuradas em cercas, árvores, pedras enfim, cobriram o Brasil inteiro com aquilo, enquanto a tucanada discutia em Brasília quem seria o vice, se valia a pena escalar um vice, e outras baboseiras, culminando com o vergonhoso episódio do Ìndio do Brasil.
    E o velhaco Lulla que de bobo tem só o jeitão de andar e de falar, aproveita até o último, a permissividade, a ambiguidade, e a falta de posicionamento do mano mais velho, o irresponsável FHC.

  22. VERDADE
    quarta-feira, 2 de maio de 2012 – 18:31 hs

    Precisa falar mais alguma coisa? O esclerosado agora pirou!!!

  23. PARANÁ
    quarta-feira, 2 de maio de 2012 – 19:19 hs

    OS DOIS SÃO FARINHA DO MESMO SACO.

  24. Luciano
    quarta-feira, 2 de maio de 2012 – 21:51 hs

    Nossa Pedro Rocha, essa sua teoria quer dizer que foi entregue a campanha então kkkkk… E tanto dificil de entender o que o povo escolheu a continuidade do governo Lula, porque na comparação entre os dois Lula foi bem melhor do que FHC isso os Brasileiros que dizem em qualquer pesquisa de opinião.

  25. OPERÁRIO
    quinta-feira, 3 de maio de 2012 – 11:03 hs

    ISSO ERA QUANDO ESSA IMUNDÍCIE DESSE SAPO BÊBADO,TINHA UM MÍNIMO DE CARÁTER,AÍ ELE TRABALHAVA AO LADO DE PESSOAS SÉRIAS COMO O GRANDE FHC,DEPOIS VIROU BANDIDO E AÍ ESTA,O PAÍS MERGULHADO NO CAOS DA CORRUPÇÃO,ALIÁS ESSE IDIOTA (COMO TODO PETISTA É),NÃO CRIOU A CORRUPÇÃO,MAS INSTITUCIONALIZOU A MESMA.

Deixe seu comentário: