O que o PT quer com a CPI do Cachoeira

Por Ricardo Noblat

No início da semana passada, o deputado estadual paulista Rui Falcão, presidente do PT, reagiu com espanto diante da quantidade de pessoas que haviam atendido ao seu convite para se reunir na sede nacional do partido no Setor Comercial Sul, em Brasília.

Estiveram lá os líderes do PT na Câmara dos Deputados e no Senado, e todos os ministros de Estado do PT – com exceção de Guido Mantega, da Fazenda, e Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para Mulheres, ambos viajando.

Um único assunto foi discutido: a proposta de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar os crimes cometidos pelo ex-bicheiro Carlinhos Cachoeira, sua turma, o senador Demóstenes Torres e quem mais tenha se envolvido com eles.

O resultado da reunião de mais de duas horas foi o segundo motivo de espanto para Rui: por unanimidade, a proposta foi aprovada. A CPI deveria ser mista – 11 deputados e 11 senadores. Por mista, acabaria sendo o centro das atenções na Câmara e no Senado.

Dilma teme que a CPI possa implicar políticos de partidos aliados do governo. E que ao fim e ao cabo, rache sua base de sustentação parlamentar. Para ela é particularmente estranho que governos patrocinem CPIs. Governos costumam enterrar CPIs. Ou impedir que elas nasçam.

Desta vez, até Lula garantiu a Dilma que via vantagens numa CPI. Quem sabe ela não decepa a cabeça de políticos da oposição? Quem sabe ela não causa embaraços para o governador Marconi Perillo (PSDB), de Goiás, Estado onde Cachoeira explora jogos proibidos? Lula detesta Perillo, que o alertou sobre o mensalão.

Uma CPI que atinja, de preferência, políticos da oposição fortalecerá o sentimento do distinto público de que político é tudo igual. Bom para o PT, que no passado se empenhou em parecer diferente dos outros partidos. E que agora tenta mostrar que os outros são iguais a ele.

Mas a principal vantagem a ser extraída da CPI de Cachoeira teria a ver com o escândalo do mensalão – o pagamento de propinas a deputados. No próximo semestre, o Supremo Tribunal Federal deverá julgar os 38 mensaleiros denunciados pela Procuradoria Geral da República.

O julgamento estava destinado a ocupar sozinho o espaço nobre dos veículos de comunicação. Imagine quanto espaço não seria. Com uma CPI funcionando, não mais. Salvo se a mídia quiser ser acusada de parcialidade pelas vozes estridentes do PT e dos seus parceiros nas mídias sociais.

Na verdade, a CPI servirá de palco para que o PT tente encenar uma manobra arriscada: juntar Cachoeira com a revista VEJA. E acusar os dois de terem inventado o escândalo do mensalão com a cumplicidade da oposição e do resto da mídia. Tem petista que se refere à CPI como a CPI da VEJA.

Foi Cachoeira quem filmou em 2005 o pagamento de suborno ao diretor da Empresa Correios e Telégrafos indicado pelo PTB de Roberto Jefferson. VEJA divulgou a fita. Por achar que o então ministro José Dirceu queria detonar o PTB, Jefferson detonou logo o mensalão.

O PT está convencido de que há forte munição para ser disparada contra a VEJA nas centenas de telefonemas trocados por Cachoeira com um repórter da revista e gravados pela Polícia Federal. Num deles o repórter reclama da qualidade de uma fita que Cachoeira lhe mandara.

A própria VEJA publicou um desabafo gravado por Cachoeira onde ele se diz o autor de muitos furos dados pela revista. Para o PT, o desabafo esconde a confissão de Cachoeira de que foi ele o responsável por grampos ilegais que sustentaram barulhentas reportagens de VEJA.

Um delegado da Polícia Federal adianta que Cachoeira forneceu à VEJA imagens da romaria de parlamentares e de ministros ao apartamento alugado por José Dirceu em um hotel de Brasília. As imagens foram captadas pelas câmeras do sistema interno de segurança do hotel.

O deputado Fernando Ferro (PT-PE) informa a quem interessar possa que apresentará requerimento à CPI para que seja ouvido Roberto Civita, dono da Editora Abril e editor da VEJA. “Há muitas perguntas que ele tem de responder. E Cachoeira também”, justifica.
Na época ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos foi quem orientou Lula e o PT a dizerem que o mensalão não passou de Caixa 2 – arrecadação ilegal de dinheiro para financiar despesas de campanhas. “Caixa 2 todo partido faz”, argumentou Lula durante uma entrevista em Paris.

Por R$ 15 milhões, Thomaz Bastos aceitou advogar em defesa de Cachoeira, detido desde o início de março último num presídio de segurança máxima em Mossoró, Rio Grande do Norte. Cachoeira nada dirá à Polícia e à CPI sem a aprovação prévia dele. Essa é a praxe, pelo menos.

De algoz do governo Lula e do PT, pretende-se que Cachoeira passe à condição dissimulada de aliado. O que ele dissesse antes poderia condená-lo. Se topar jogar o novo jogo que o PT lhe oferece, doravante o que disser poderá condenar desafetos de Lula e do PT. Sim, e aliviar a barra de mensaleiros.


15 comentários

  1. Lingua de krocodillo
    quinta-feira, 12 de abril de 2012 – 16:13 hs

    Esta CPI vai dar num tal de “Zé Caroço”…petista.

  2. CAÇADOR DE PETISTAS
    quinta-feira, 12 de abril de 2012 – 16:13 hs

    POIS É, lendo na íntegra á matéria, ha de observar e concluir que, “O PT, irá fazer de tudo para que o MENSALÃO DO PT”, vá pro espaço ou melhor para a extinção processual afinal, LULA É O CHEFE DOS MENSALEIROS e todo mundo sabe deisso,menos os eleitores de Lula e Dilma.

    Vamos julgar o processo do mensalão do PT úrgentemente colocar Lula e os demais mensaleiros na CADEIA.
    Querem passar o Brasil a limpo?
    julguem sem piedade o Processo do Mensalão do PT e enfiem o Sr. lula, o chefe da quadrilha na CADEIA.
    É isso que o povo quer.

  3. salete cesconeto de arruda
    quinta-feira, 12 de abril de 2012 – 19:00 hs

    O PT quer nada mais do que DESMASCARAR a máfia que se escondia atrás de um suposto mensalão NUNCA PROVADO. Diferente da PRIVATARIA e do CACHOEIRA E SUA MÁFIA o PT é criancinha. Agora sabemos o que o PIG com seus aliados bandidos queriam: tomar o governo do LULA!
    Simples assim.
    E os oportunistas que pousavam de santos na tribuna e como porta voz da globo – estão hoje todos no mesmo barco do CACHOEIRA com seu DEM ÓSTENES. Simples assim. MAS DEUS EXISTE!
    E assim sendo um a um dos VERDADEIROS BANDIDOS vão perdendo as máscaras.
    CPI NO PIG para descobrir como eles enriquecem e como e porque tentam mandar no Brasil criando até caçadores de marajás, editando debates para roubar eleição, fabricando bolinhas de papel, tentando calar a ESTRELA DILMA, distorcendo notícias, etc. etc.
    Será que o Álvaro – o senhor das CPIs terá coragem de pedir uma INVESTIGAÇÃO COMPLETA DO PIG? Ou vai continuar fingindo que não sabe que o PIG é tudo menos IMPRENSA?
    Acorda JORNALISTAS SÉRIOS E ÉTICOS DO BRASIL!
    Até quando vão chamar patrão de coleguinha e continuar puxando saco de patrão, morrendo de infarto ou derrame ainda jovens?
    Eu sei porque tanto jornalista anda broxando e entrando em depressão.
    Quer saber?
    JORNALISTAS ÉTICOS MORREM OU ENTRAM EM DEPRESSÃO DE TANTO ENGOLIR PATRÃO CORRUPTO.!
    Simples assim.

  4. salete cesconeto de arruda
    quinta-feira, 12 de abril de 2012 – 19:00 hs

    Em tempo:
    O Noblat vive dando chute.
    Erra todas!

  5. CAÇADOR DE PETISTAS
    quinta-feira, 12 de abril de 2012 – 20:32 hs

    SALETE.

    Você, continua defendendo os bândidos que ferraram o Brasil.
    ACORDA Senhora.

  6. Silva Jr.
    quinta-feira, 12 de abril de 2012 – 21:55 hs

    Olha só a mídia defendendo o cachoeira e suas relaçoes com o PSDB.
    Agora a gente pode perceber qual veículo da imprensa recebia grana do esquema.
    Maravilha, cuidado Campana

  7. Mauro
    quinta-feira, 12 de abril de 2012 – 23:15 hs

    Isso mesmo, tem que investigar a CPI do Mensalão e a CPI da Privataria também!

  8. Mauro
    sexta-feira, 13 de abril de 2012 – 0:04 hs

    CPI vai revelar a verdadeira ‘”quadrilha” comandada por Cachoeira e Demóstenes

    Uma publicação do professor Emir Sader na rede social Facebook tem sido rapidamente compartilhada por dezenas de internautas. Parodiando o poema “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade, Sader manteve o título e postou: “Gilmar Mendes tem filha que trabalha no gabinete do Demóstenes. Que trabalha para o Cachoeira. Que é amigo do Perillo. Que teve ação arquivada pelo Gilmar Mendes”.

    Por Kerison Lopes

    Decifrar e tornar público essas relações foi o que motivou o deputado Protógenes Queiróz (PCdoB-SP) a recolher as assinaturas para a instalação de uma CPI na Câmara dos Deputados, protocolada no dia 28 de março. Tomou a atitude assim que o bicheiro Carlilhos Cachoeira foi preso na operação Monte Carlo e começaram a vazar as ligações que comprovavam a sociedade do bandido com o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO).

    Protógenes conhece bem essa turma. Quando delegado da Polícia Federal, comandou a Operação Satiagaha, que prendeu o banqueiro Daniel Dantas. Aliás, a estrofe de Emir Sader poderia ganhar mais um verso que viria depois da última citação de Gilmar Mendes: “que mandou soltar o Daniel Dantas”.

    Quem puxar pela memória, lembrará que a operação encontrou uma ligação telefônica de Demóstenes com Gilmar Mendes. Na época, Gilmar Mendes, ou Gilmar Dantas, como ficou mundialmente conhecido depois de mandar soltar Daniel Dantas duas vezes, fez o maior estardalhaço e com a ajuda do então ministro Nelson Jobim, coseguiu afastar até o chefe da Polícia Federal, Paulo Lacerda.

    Heróis do PIG

    Demóstenes e Gilmar Mendes são dois dos maiores ídolos da direita brasileira, sempre dispostos a serem as vozes do PIG (Partido da Imprensa Golpista) para atacar os governos Lula e Dilma. Com a prisão de Carlinhos Cachoeira e as revelações de suas relações com Demóstenes e Gilmar Mendes, a direita brasileira e o PIG, que na verdade é a mesma coisa, ficaram desolados.

    Órfãos de Demóstenes, ficaram alguns dias na desolação e sem rumo. Agora, que uma CPI mista do Senado e na Câmara começa a ser articulada e pode trazer novas revelações da teia de Cachoeira, o PIG começa a querer jogar no colo do governo as consequências das investigações e mais que isso, dizer que a única intenção do PT em apoiar a sua instalação é tirar o foco do julgamento do caso, que ficou conhecido como “Mensalão”, no Supremo Tribunal Federal.

    É essa a tônica das matérias e editoriais do PIG desta quinta-feira (12). Além disso, dizem que o principal prejudicado com as investigações será o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT). Ou seja, querem mudar o foco totalmente, em 180 graus. Forjam tanto outra realidade que ontem o jornal Estado de São Paulo e o jornal Nacional tentaram ligar até mesmo o deputado Protógenes com a quadrilha. Esqueceram que foi o próprio o autor do requerimento para a instalação da CPI.

    Desespero

    Essas aberrações desesperadas mostram o temor dos resultados que podem ser obtidos com as investigações. O governo Dilma, que goza de uma aprovação inédita na história recente do país, pode enfraquecer ainda mais sua oposição, muito além de Demóstenes, Perillo, Gilmar Mendes.

    Basta lembrar que até a revista Veja, panfleto raivoso da direita brasileira, está envolvida até a cabeça no lamaçal que corre nos barrancos desta Cachoeira. O seu editor Policarpo Jr. trocou mais de duzentas ligações com Cachoeira, que mostram que o bicheiro é o verdadeiro autor de praticamente todas as matérias da revista contra os governos Lula e Dilma.

    Quando começou a estourar as faíscas do escândalo, a direita viu que era impossível salvar o seu atacante Demóstenes. Depois viu que a rede pegava também o governador Marconi Perillo. Mas a teia foi crescendo e a quadrilha, como bem descreveu Emir Sader, pode ser muito maior e o episódio deve mostrar ao Brasil como é suja e corrupta a oposição ao governo federal. Em todos os seus níveis, seja no legislativo, no executivo, no judiciário e até mesmo, ou principalmente, na conservadora imprensa golpista.

  9. fiscalde realeza
    sexta-feira, 13 de abril de 2012 – 1:35 hs

    E VAI FAZER UMA NO SUS DO PARANÁ QUE O GOVERNO DO ESTADO
    JUNTO COM OS PREFEITOS DO PSDB COBRAM PELOS EXAMES DO SUS
    LA EM DOIS VIZINHOS JÁ COMEÇOU AS COBRANÇAS

  10. Eduardo Jacinto
    sexta-feira, 13 de abril de 2012 – 7:22 hs

    Salete Cesconeto de Arruda é uma figura que sempre me intrigou. Não consigo concluir o que é maior: a sua desonestidade intelectual ou o seu analfabetismo. A propósito, os oportunistas “posam” de santos. Quem “pousou” feito um urubu no poleiro do Brasil foi o PT.

  11. salete cesconeto de arruda
    sexta-feira, 13 de abril de 2012 – 12:16 hs

    Eduardo
    Se não tens o que dizer CALA-TE!
    Você não me intriga.
    Você me ENOJA!
    Com sua pseudo intelectualidade e seu dicionário na mão tudo o que consegues é ser PRECONCEITUOSO contra quem não teve a mesma oportunidade de alguns outros de aprender o português na escola no tempo certo.
    Falar e escrever correto é menos IMPORTANTE do que respeitar os VALORES HUMANOS que você – COM CERTEZA – nem conhece.
    Não é verdade?
    Que tal simplesmente postar seu comentário com argumentos que valham a pena?
    E ainda não percebestes que LULA FALA E ESCREVE ERRADO e no entanto foi o MELHOR PRESIDENTE QUE O BRASIL JÁ TEVE pois só ele livrou milhões de brasileiros da miséria e livrou o Brasil de se manter de joelhos diante dos Estados Unidos?
    Bem. Se ainda não percebestes tudo isso melhor é não perder tempo contigo.

  12. Deutsch
    sexta-feira, 13 de abril de 2012 – 23:38 hs

    Eduardo Jacinto,
    Acho que o caso da Salete é a mistura dos dois casos, alem de ser eleitora da vaca.

  13. sergio silvestre
    sábado, 14 de abril de 2012 – 0:01 hs

    Será que está aparecendo mais um que admira suástica.
    Já cinto que teremos muito assunto,né salete

  14. salete cesconeto de arruda
    sábado, 14 de abril de 2012 – 19:22 hs

    sergio
    É verdade. Eles pensam que Hitler ainda está vivo. Coitados! Querem atenção. Simples assim.
    Bom final de semana sergio.
    A eles também.
    Se deixarem o SER que ainda os habita falar mais alto do que suas próprias cascas. Não é verdade?

  15. Mírian Waleska
    segunda-feira, 16 de abril de 2012 – 23:29 hs

    Fiscal de Realeza,

    Cuida da sua vida, e dos problemas da tua cidade seu covarde, porque voce não assina o que voce escreve. Sería porque Dois Vizinhos fica bem pertinho de Realeza e voce tem mêdo de alguém te dar uma pisa de pau? Se voce não sabe o que diz, cala a tua boca seu PT caído de mudança, seja homem e assina o que voce diz, vai cuidar dos buracos da sua cidade que e´uma vergonha. Infelismente aqui em Dois Vizinhos a oposição sempre jogou sujo, o PT sonha em voltar para a prefeitura, mas diante dos trabalhos desenvolvidos pelo prefeito atual (PSDB) eles não tem nem candidatos para concorrer, então tentam de todas as formas difamar, denegrir e macular uma administração que tem 82% de aprovação. Deixe de ser mau caráter e VEM PRÁ CÁ DIZER ISSO NA MINHA CARA, SEU PT SEM RUMO.
    Quem é voce para querer botar o nariz num município que você nem conhece? Recebemos aqui uma Comissão de deputados que investigam problemas ligados ao SUS, esse mesmo SUS relapso do Governo PT, ao ouvir as quatro testemunhas que fizeram tal denúncia, foi constatado que, as quatro pessoas eram da mesma família, ou seja, pai, filho, cunhado e genro, ao serem indagados se sabiam de mais alguém que tería sofrido as mesmas cobranças ilícitas, todos os quatro disseram que não. Que palhaçada, que coincidência não? Os denunciantes eram quatro pessoas da mesma família. Essas são as armações pelas quais o PT vem tentando se manter ou conquistar o poder, jamais atravéz do trabalho. Jamais.
    Portanto aguarde, em 30 dias essa mesma comissão de investigaçao já terá terminado o trabalho e com certeza vai calar a tua boca e a de muita gente por aqui. A começar pela TV TAROBÁ DE CASCAVEL que numa materia tendenciósa, denegriu o nome da cidade, e de forma sensacionalista condenou pessoas como se tivesse poder para isso, esquecendo que a função de apresentador se limita a apresentar a noticia, jamais julgar e condenar pessoas envolvidas, inclusive escondendoo fato de que as pessoas que apareceram em mobilização na câmara de vereadores estavam lá em apoio ao secretario de saúde e não contra como a TV TAROBÁ fez questão de informar. Toda aquela mobilização popular, com cartazes e vassouras de guanchumba eram em favor dos denunciados, e as vassouras de GUANCHUMBA representavam o descaso do governo federal /PT para com o Sistema Unico de Saúde SUS no país inteiro. Naquela hora não vi PT nenhum em frente á Câmara de Vereadores, estavam escondidos. Portanto, não diga o que você não sabe, e não se meta com problemas que não são teus.

Deixe seu comentário: