Entrevista com o governador Beto Richa | Fábio Campana

Entrevista com o governador Beto Richa

1. Qual será sua primeira medida ao assumir o governo?

Beto Richa – Vamos racionalizar os gastos e bloquear qualquer espécie de desperdício na máquina pública estadual. É o primeiro caminho para recuperar a capacidade de investimentos do Estado, que hoje está bastante debilitada.

Leia a entrevista na íntegra no Leia Mais

2. O crescimento econômico é fundamental, o que vai fazer nesse sentido°

Beto Richa – Nosso plano de governo prevê uma série de iniciativas a serem adotadas. Vamos apostar forte na capacitação profissional e na qualificação do pequeno empreendedor, do micro e pequeno empresário como forma de estimular novos negócios. Entendo que a retomada dos investimentos em infraestrutura de transporte e logística terá um papel preponderante na redução de custos e ampliação da competitividade da produção paranaense.

3. A segurança pública é hoje uma das maiores preocupações da população paranaense. Que medidas seu governo vai adotar?

Beto Richa – Hoje, a Polícia Militar tem um efetivo inferior ao de 20 anos atrás. A população paranaense quase dobrou neste período, enquanto a violência recrudesceu de forma assustadora, em todas as regiões do Estado. Então, é necessário recompor o contingente da PM e da Polícia Civil. Outra medida fundamental é blindar a fronteira, em ações conjuntas entre as polícias estaduais e a Polícia Federal. Acredito que, para combater o tráfico de drogas e o contrabando de armas na fronteira, na dimensão que vêm ocorrendo, chegou o momento de também o Exército participar ostensivamente, seja em operações conjuntas, em ações de inteligência ou no que for possível. Vou declarar guerra ao tráfico de drogas e, especialmente, ao crack. E

4. Seu governo irá cumprir a aplicação de 12% do Orçamento do Estado em ações efetivamente de Saúde?

Beto Richa – Um de meus compromissos é o de cumprir a Emenda Constitucional nº 29, aplicando os 12% previstos. No entanto, tão importante como o acréscimo de recursos será sua aplicação eficiente com base em um planejamento que leve em consideração as necessidades da população. Então, é fundamental agregar esses dois pressupostos: ampliação dos recursos para o setor e gestão de qualidade nos gastos.

5. Qual será a política adotada para impulsionar novos investimentos no campo?

Beto Richa – A agricultura e a agroindústria respondem por um terço do PIB paranaense e por parcela expressiva dos empregos existentes. Ampliar o processamento das matérias-primas no Estado, agregando mais valor àquilo que aqui se produz, é fundamental para a renda das famílias, a geração de tributos e a melhoria das condições de inserção de nossa economia no resto do mundo.
A melhoria das condições de competitividade das atuais cadeias e o estímulo a novos negócios é medida que se impõe. Por isso, a par de resolver velhos gargalos em nossa infraestrutura, vamos aperfeiçoar os mecanismos de estímulo à agroindustrialização. Para tanto, vamos implantar a Agência Paraná de Desenvolvimento.

6. Em relação ao serviço público, o que deve ser feito para valorização dos servidores?

Beto Richa – O trabalho do funcionalismo deve ser reconhecido com a valorização salarial e permanente capacitação profissional, com cursos de qualificação contínua. Um aspecto fundamental é a participação do servidor em funções de comando e assessoramento superior. Quero governar junto com o servidor estadual.

7. Que medidas serão adotadas na área da educação?

Beto Richa – O novo governo vai trabalhar na qualificação e na valorização dos professores. Vamos buscar garantir maior autonomia às escolas. Uma iniciativa fundamental está associada à melhoria e ampliação das vagas no ensino técnico profissionalizante, de acordo com as características e demandas de cada região. Nisso, queremos trabalhar em parceria com outras instituições e também com as universidades estaduais, que terão um papel mais ativo no desenvolvimento social, econômico e científico do Estado.


7 comentários

  1. Mariinha
    quinta-feira, 30 de dezembro de 2010 – 19:53 hs

    A nova diretoria da Sanepar fez convite a todos os empregados para posse dia 04 mais quem serão os demais diretores, até agora só divulgaram o Presidente.

  2. majercó
    quinta-feira, 30 de dezembro de 2010 – 21:55 hs

    BOA SORTE!!! ao novo Govermador e nós Paranaenses.

  3. ALCEU V B NASCIMENTO
    sexta-feira, 31 de dezembro de 2010 – 1:12 hs

    Tenho certeza que o Governador Beto Richa, ira fazer um ótimo governo, e melhorar muito, em todos os aspectos, ex: Saúde, Segurança, Educação, Agricultura, Economia, e Crecimento do Estado, juntamento com o apoio de todos os Deputados que querem o melhor para o Paraná, Beto te desejo um maravilhoso 2011, a você e toda a sua equipe de governo.

  4. cezar
    sexta-feira, 31 de dezembro de 2010 – 15:11 hs

    Beto pelo amor de
    Deus olhe com carinho p as polícias (militar e civil) como fazia o seu saudoso pai ok?

  5. PERCI LIMA
    sexta-feira, 31 de dezembro de 2010 – 21:42 hs

    COPIEI, GUARDEI, VOU COBRAR!

  6. Maria de Fatima Mendes
    domingo, 2 de janeiro de 2011 – 14:56 hs

    Estou com muita esperança de finalmente, o servidor públco ser valorizado e que os cargos de assessoramento sejam ocupados por servidores de carreira, chega de Chefias que não sabem como funciona o serviço público.

  7. Celso Jose da Silva
    quarta-feira, 27 de abril de 2011 – 21:47 hs

    Amanhã vence o prazo de 180 dias estamos esperançosos que ele Beto Richa cumpra com sua Promessa

Deixe seu comentário: