Salete Arruda fica nua para protestar contra obra de supermercado | Fábio Campana

Salete Arruda fica nua para protestar contra obra de supermercado

salete

Do Bem Paraná

A assistente social aposentada e atriz Salete Arruda, 54 anos, realizou um protesto inusitado ontem, em frente às obras do novo supermercado Angeloni, que será em breve inaugurado no bairro Bigorrilho, próximo ao Batel, na rua Saldanha Marinho.

Ela ficou parcialmente nua, pintou o corpo e fez uma atuação performática para chamar a atenção sobre a destruição ambiental que a obra está causando no bairro.

“Me crucifiquei, me prendi aos galhos de árvores que estão morrendo na rua Saldanha Marinho por causa da obra desse monstro”, disse. Segundo a manifestante, nenhum morador foi consultado sobre os impactos que seriam causados ao bairro.

Além disso, ela garante que a prefeitura apenas informou que seria um emprendimento de 5 mil metros quadrados e que uma área verde estaria garantida para a população local.

“A área com uma pequena vegetação rasteira ficou menor do que o prometido e ainda parte dela foi trocada para um projeto de proteção a macados”, afirma.

Salete disse que já tentou todos os artifícios para chamar a atenção das autoridades. “Cansei de tentar o 156 e também mandar ofícios. Nada adiantou”, disse. “Por isso resolvi fazer essa performance nua da cintura para cima para mostrar que a mãe terra está morrendo. Hoje o nu não choca mais ninguém quando é por uma boa causa”, garante.

Caso não tenha suas reivindicações atendidas, Salete diz que um grupo de mais de cem mulheres estará reunido para o dia da inauguração para uma nova performance na rua. “Vamos fazer uma corrente em volta das árvores que sobrarem e usaremos o nu mais uma vez para chamar a atenção”, explica.


37 comentários

  1. salete cesconeto de arruda
    domingo, 15 de novembro de 2009 – 11:07 hs

    Sandro
    Não estamos em briga com o Angeloni
    Estamos APENAS querendo que a PREFEITURA DE CURITIBA cumpra com o que foi combinado.
    Só isso!

  2. André Sobania
    domingo, 15 de novembro de 2009 – 12:41 hs

    SIMPLESMENTE PATETICA ESSA SRA.

    ATT

    ANDRÉ SOBANIA

  3. salete cesconeto de arruda
    domingo, 15 de novembro de 2009 – 20:31 hs

    André
    És filho do querido Dr. Sobania?
    Sabias que ele NUNCA achou minhas atitudes patéticas?
    quanto te faltares o oxigênio das árvores pelas quais estamos lutando talvez já não me aches tão patética.
    Tomara que não seja tarde!
    Abraços ao seu pai que admiro tanto.
    Ele me conhece desde mocinha.

  4. salete cesconeto de arruda
    segunda-feira, 16 de novembro de 2009 – 12:31 hs

    CONVITE ESPECIAL
    Não! Ainda não é para ver as 100 MULHERES que estarão em cena com cabeça de macaco.
    Nuas?
    Depende.
    Se a VOZ NÃO FOR OUVIDA – O SAGRADO CORPO PODERÁ SER USADO NOVAMENTE COMO INSTRUMENTO DE LUTA!
    o convite de hoje é especialmente para quem DEFENDE A VIDA – a NATUREZA QUE REPRESENTA A VIDA DE TODOS OS SERES QUE RESPIRAM.
    Venha ver que mais duas árvores – de 60 anos – no mínimo – foram cortadas pela prefeitura na sexta-feira à tarde – por volta das 16:00 horas – pois elas DANIFICADAS pelas obras e pela falta de fiscalização da prefeitura – eram prova VIVA do descaso com o cidadão Curitibano.
    Já fotografamos os troncos para que não sejam arrancados com raiz e tudo. Guardamos alguns pedaços no quintal para análise e para que as crianças VEJAM o que fazem em nome do PROGRESSO enquanto pedem que nossos quintais sejam preservados.
    Chorar?
    Adianta?
    Tem gente que PREFERE COMER mesmo que morra sufocado por falta de oxigênio e no meio da poluição e do ruído insuportável.
    Repito: NÃO SOMOS CONTRA O ANGELONI!
    Tudo o que pedimos é que a PREFEITURA planeja melhor o que libera para a cidade – assim como faz quando você pede para cortar uma árvore por exemplo – e que CUMPRA COM O MÍNIMO ACORDADO e que sequer compensa o impacto do tamanho do empreendimento.
    Para quem não CONSEGUE PENSAR UM POUQUINHO MAIS ADIANTE – pense por onde irão circular todos os caminhões e carros de 3 novos grandes empreendimentos num raia de no máximo 5 quadras.
    Nas nossas cabeças?
    Qual o próximo monumento tombado será cortado em nome do tal progresso?
    NOSSA VIDAS?
    OU DOS NOSSOS FILHOS?
    Pense nisso.
    O PROGRESSO DEVE ACOMPANHAR A QUALIDADE DE VIDA DOS SERES HUMANOS. Sem isso não faz sentido. Quem vai VIVER numa cidade deserta?
    Aguardem!
    O BATEL E O BIGORRILHO JÁ CANTAM SEU CANTO FÚNEBRE!
    Quem vai desmanchar o nó que está sendo preparado no trânsito da região? Quem vai pagar desapropriação para fazer, alargar ou aumentar novas ruas? O dinheiro público seu e meu? Reflita. Não há como resolver a grande circulação que vai ter na região sem abrir novas ruas.
    E O QUE VEM ATRÁS DE GRANDES EMPREENDIMENTOS COMO ESSES?
    Cuidado!
    Da noite para o dia você pode TER UM PRÉDIO em construção bem ao lado da sua casa e do seu lindo quintal.
    E não adianta chorar…
    A câmara VOTA TUDO O QUE INTERESSA A QUEM MANDA NA CIDADE.
    E o voto não é distrital. INFELIZMENTE! Não temos vereadores para bater na porta em nosso bairro.
    CHORA CURITIBA!
    Enquanto pode!
    Antes que suas lágrimas sequem pelo calor infernal da falta de verde em sua cidade!
    Fujam os que podem!
    Ainda é tempo.
    Só os MACACOS estão sorrindo. Afinal: foram eles que ganharam parte da nossa área verde do Batel e Bigorrilho. Cidadãos daqui valem menos que os macacos aranha. Faz sentido. Segundo a revista PIAUI certos políticos se parecem muito com os macacos. E outros são piores do que eles. De qualquer forma teremos sombra e água fresca e até comida no zoológico. Poderemos pedir vaga aos MACACOS!
    E por quanto foi vendido o terreno do JUVENTUS mesmo? Alguém sabe?
    E como foi a troca da parte que era pública pelo terreno para os que sonham coma casa própria?
    Você sabe?!

  5. E O PREÇO DO CRESCIMENTO .
    segunda-feira, 16 de novembro de 2009 – 14:44 hs

    DONA SALETE….A SENHORA TEM QUE ENTENDER QUE E O CRESCIMENTO DO NOSSO PAIS …A SENHORA JA IMAGINOU SE TODOS RESOLVEM FICAR PELADOS E NAO DEIXAR CONSTRUIR MERCADOS ..PREDIOS…CLUBES.ETC..ETC..VAI TER QUE MORAR NO DESERTO….VEJA A SENHORA QUANDO FOI MORAR NESSA RUA COMO ERA A VINTE ANOS ATRAS E HOJE COMO ESTA. E ASSIM CURITIBA ESTA CRESCENDO COM CERTEZA DAQUI UNS 10 ANOS VAI CHEGAR A COMPARAÇAO QUE A SENHORA FEZ COM SAO PAULO..COM CERTEZA.

  6. NANA.
    segunda-feira, 16 de novembro de 2009 – 15:03 hs

    DONA SALETE ,MORO NO BIGORRILHO A MAIS DE TRINTA ANOS,UMA CASA MARAVILHOSA,HOJE ESTOU RODEADA DE PREDIOS.O QUE VOU FAZER???? VENDER A CASA OU MORAR NOS ARRANHA CEUS. O QUE NAO PODE E O PAIS PARAR. ANOS ATRAS EU BRINCAVA DE SOLTAR PIPA, NAO EXISTIA BARIGUI….MERCADOS AS RUAS TRANQUILAS,NAO TINHA BANDIDAGEM COMO HOJE. CURITIBA ESTA CRESCENDO …..INFELESMENTE ESSE E O PREÇO QUE NOS VAMOS TER QUE PAGAR. O QUE NAO DA DONA SALETE EO PAIS PARAR, PARA ISSO TEM QUE PARAR TUDO ATE DE FAZER FILHOS….. O QUE A SENHORA ACHA???

  7. Julio Cesar
    segunda-feira, 16 de novembro de 2009 – 19:15 hs

    Escrevo lá, escrevo cá, mas minha opinião não muda!

    Falta vontade política e sobram politicos em demagogia e interesses que não são claros!

    Somos obrigamos a buscar recursos na alma e nos desnudar de preconceitos, para tentar elevar conceitos que deveriam ser naturais e de berço, como o de preservar a natureza antes de tudo!!!

    Parabéns Salete.

    JuCerSa

  8. QUE BOM SERIA
    segunda-feira, 16 de novembro de 2009 – 21:34 hs

    INFELISMENTE DONA SALETE O TEMPO PASSA E TUDO MUDA…BASTA VER FOTOS DA NOSSA CURITIBA A TRINTA ANOS ATRAS E COMPARAR COM AS DE HOJE.QUE DIFENÇA HEIN?…QUANTAS SAUDADES…SOU MORADORA DO AGUA VERDE UM DOS BAIRROS QUE MAIS CRESCE…PREDIOS E MAIS PREDIOS….FICO TRISTE PORQUE AS CASAS ESTAO SENDO SUBSTITUIDAS POR PREDIOS….SINTO QUE ESTOU NUMA SELVA DE PEDRAS….. IMAGINE A SENHORA COMO VIVERAO OS NOSSOS NETOS. DAQUI UNS VINTE ANOS…..CURITIBA,ESTA CRESCENDO MUITO.

  9. minerinho
    terça-feira, 17 de novembro de 2009 – 10:02 hs

    TENHO A NITIDA IMPRESSAO QUE A DONA SALETE NAO VIVE A REALIDADE..PAROU NO TEMPO.ESTA ACHANDO QUE O MUNDO SO GIRA EM TORNO DELA….VAMOS PARAR TUDO …SEM MERCADOS ,SEM ONIBUS, O BAIRRO BATEL E BIGORRILHO PARA SALETE JA TEM UM CANTO FUNEBRE…ACORDA SALETE, A REALIDADE E OUTRA. PRESERVAR A NATUREZA E UM DEVER DE TODOS ….AGORA, PARAR NO TEMPO E ATRAZO DE VIDA…

  10. salete cesconeto de arruda
    terça-feira, 17 de novembro de 2009 – 10:52 hs

    ALELULIA!!!
    EXTRA! EXTRA! EXTRA!!!
    Quando imprensa SÉRIA e pessoas com CONSCIÊNCIA SE UNEM – o respeito acontece e a natureza MÃE agradece!
    ÁRVORES JÁ FORAM PLANTADAS NA NOSSA RUA!!!!!
    Obrigada Fábio e a cada um que entendeu a nossa luta.
    Repetimos: não estamos contra o PROGRESSO. Só acreditamos que uma cidade bem planejada não vira uma SÃO PAULO. E isso é o que vem faltando para a nossa amada Curitiba. Todos os bons observadores já perceberam que tem algo faltando para voltarmos a VIVER NUMA CIDADE DE PRIMEIRO MUNDO COM PROGRESSO E TUDO!
    O progresso não pode ser mais importante do que as pessoas, os bichos, a natureza….
    De que adianta uma cidade de CONCRETA com pessoas, pássaros, árvores…. MORTOS?!
    NOSSA LUTA REPITO: foi e até que a TAL CORTINA VERDE PROMETIDA PELA PREFEITURA em troca do impacto da grande obra esteja pronta – estaremos em vigília.
    Já estamos sendo atendidos. Um pouco do muito perdido está voltando. E você vai gostar de caminhar por uma rua verde e quem sabe com trânsito melhor pensado. Isso é possível. Então relaxe: O PRIMEIRO PASSO FOI DADO E CONSEGUIMOS!!!!!!!!!!!
    Vale a pena lutar!
    Aqueles que ainda não entendem que PROGRESSO pode caminhar com QUALIDADE DE VIDA – irão perceber que pode sim e é UM DIREITO DE TODOS!
    Mesmo o hipermercado não vai querer para seus clientes uma TERRA DESERTA e um NÓ NO TRÂNSITO do Batel e Bigorrilho – tenho certeza e eles já me disseram isso. Esperam também que região continue BEM CUIDADA!
    Percebem que não estamos em guerra com empresários, progresso… ?
    SÓ QUEREMOS O QUE NOS É DE DIREITO ENQUANTO CIDADÃOS E QUE A PREFEITURA e a CÂMARA MUNICIPAL – onde estão os nossos empregados TEMPORÁRIOS conversem conosco quando decisões como essas que afetam a vida de todos – estão sendo tomadas. Não nos peguem de SURPRESA como se nossa voto e nossa vida não valesse nada.
    Você sabe a dificuldade de conseguir tirar uma árvore ou construir uma garagem subterrânea no seu imóvel?! Tente! Vai ver que mesmo que sua vida esteja em risco – NÃO É FÁCIL. E o que te dizem? Que a NATUREZA PRECISA SER PRESERVADA e que a cidade tem um ESTATUTO E UM CÓDIGO DE ZONEAMENTO que não pode ser alterado da noite para o dia. Entendeu? Então que TODOS SEJAM RESPEITADOS! E estamos, depois da luta DESESPERADA – de quem não via ser CUMPRIDO o mínimo combinado – finalmente parece que estão nos ouvindo. Só peço que fiquem atentos. Em cidades de primeiro mundo DOCAS NÃO FICAM EXPOSTAS em zonas residenciais. São colocadas sob proteção para evitar poluição e ruídos para as pessoas e a natureza. Já pensou nisso? Veja como MEDIDAS podem SEREM tomadas numa capital que se diz de primeiro mundo sem IMPEDIR O PROGRESSO!
    Você vai me encontrar com certeza no Angeloni. Nunca briguei com eles. Estão no seu direito. Conseguiram o seu alvará. Não sei se já estão com o definitivo. Claro que desejávamos uma loja menor – como a que nos foi apresentada antes da eleição. Sabemos que traria menos impacto. Aquela que teria cartão de auto atendimento – lembram? Acho que já falamos disso aqui. Mas se optaram por liberar uma GIGANTE o problema nosso é TENTAR PRESERVAR O MÁXIMO DA NATUREZA que foi ACORDADO junto à prefeitura. É só isso o que estamos exigindo. Que o ACORDO efetuado seja cumprido. Eu pareço Jurura? Não. Sou descendente de índios mas aprendi a USAR BEM A TECNOLOGIA para fazer VALER OS NOSSOS DIREITOS no curso de VALORES HUMANOS.
    Então gente: CONTE COMIGO PARA LUTAS JUSTAS!
    Fui a idealizadora da entidade em DEFESA DAS VÍTIMAS DO BARULHO EM CURITIBA e na época conseguimos levar um pouco de consciência a quem dava alvará a bares e boates sem pensar no cidadão.
    Você já tentou o 156 num feriado, à noite ou qualquer outro horário quando o assunto é grave?
    QUANTO PAGOU PELA LIGAÇÃO?
    QUANTO TEMPO DEMOROU O ATENDIMENTO?
    EM QUANTO TEMPO VOCÊ TEVE O SEU PEDIDO ATENDIDO?
    E QUEM FICA COM O DINHEIRO QUE VOCÊ PAGA PARA LIGAR PELO SEU SAGRADO DIREITO SENDO QUE JÁ PAGA IMPOSTOS PARA A PREFEITURA?
    Pense nisso!
    E POR FAVOR:
    NÃO DIGA QUE ESTOU CONTRA O PROGRESSO!
    DIGA QUE ESTOU A FAVOR DA VIDA!
    E que o Fábio que DEMOCRATICAMENTE nos permitiu essa longa conversa tenha vida longa. A imprensa séria está me PARECENDO melhor do que certos governos. Evidente que ainda temos pessoas e empresas de comunicação que agem como disse uma jornalista americana – COMO A PROSTITUTA DA SOCIEDADE. Mas aqui em Curitiba ainda temos profissionais como o FÁBIO e tantos outros que já me socorreram e as comunidades onde trabalhei – COM ÉTICA, SERIEDADE E RESPEITO A TODOS!
    Obrigada mais uma vez – Fábio!
    E saibam todos que PROGRESSO não briga COM QUALIDADE DE VIDA! Não quando PESSOAS E EMPRESAS RESPONSÁVEIS – exigem que uma prefeitura, câmara municipal, por exemplo, estejam trabalhando junto com o CIDADÃO e não apenas tomando decisões de gabinete como se fôssemos macaquinhos que só servem para bater palmas e dar voto em época de eleição.
    QUE VIVAM POR SÉCULOS E SÉCULOS AS NOSSAS ÁRVORES DA SALDANHA que nos dão o ar que respiramos. Morrer com a boca cheia de comida – SEM PODER RESPIRAR – deve ser muito triste.
    NÃO VIVEMOS DE COMER!
    COMEMOS PARA VIVER!
    Equilíbrio, bom senso, VALORES HUMANOS, ética, cidadania, respeito…. NÃO FAZEM MAL A NINGUÉM!
    E até qualquer dia!
    NOSSA PEÇA CURITIBA NUA – CONTINUA SENDO ENSAIADA. Trataremos de vários assuntos. Entre eles essa coisa de muitas mulheres estarem costurando no próprio corpo suas burkas. Em nome do mito da beleza. Silicone, butox, hormônio, corta, rasga, tira, põe, sangra…. até quando? Revolução feminista foi para isso? Pra que? Por que? PRA QUEM VAI NOS COMER? Pois é. Desculpe o termo. Mas não é isso o que muitas de nós anda fazendo em nome da beleza vendida como progresso? Quem fica rico enquanto fabrica beiço, não parecem mais lábios – de peixe em centenas de mulheres? Nada cotra uma consertinhos que ajudam a mãe natureza. Estou falando dessa coisa de tentar DESESPERADAMENTE ignorar que VIVER TODAS AS ESTAÇÕES DA VIDA – é MARAVILHOSO! E que sexualidade e amor não se compram em clínicas de beleza artificial. Chega de SERMOS ESCRAVAS DE MITOS! Vamos lutar pelo direito de SERMOS LIVRES E FELIZES – COMO TANTAS MULHERES MARAVILHOSAS QUE CONHECEMOS NAS NOSSAS PRÓPRIAS FAMÍLIAS.
    Aguardem: 103 mulheres nuas – representando e interagindo só com MULHERES em BUSCA DO ARQUÉTIPO DIVINO FEMININO!
    Os homens?
    Coitados.
    Ainda – muitos – se tornam apenas banco de ex mulher e filhos, escravo do patrão, do sistema e do progresso e se falharam…. MORTE EM VIDA!
    Tadinhos!
    Nem fizeram a revolução masculina ainda….
    Mas essa é outra história.
    A VERDADE É QUE NOSSAS ÁRVORES ESTÃO VOLTANDO…
    Com elas voltarão as flores, os pássaros, as pessoas, o ar que respiramos para não MORRERMOS EM VIDA – COMO DIZEM OS POETAS!
    Beijos a todos. Beijos de irmã de bairro, de cidade, estado, pais, mundo, universo…

  11. salete cesconeto de arruda
    terça-feira, 17 de novembro de 2009 – 12:47 hs

    Mineirinho
    Conheço pessoas que MORRERAM de calor, de frio, de fome… por não entenderam que PROGRESSO não RIMA com MORTE!
    Quem está contra o progresso?
    O Senhor deveria ler melhor o que escrevo.
    Não esclareci que NADA TEMOS CONTRA O MERCADO – fui convidada para a inauguração. Sabia? Não estamos contra empresas ou o tal progresso que alguns tanto falam.
    ESTAMOS – EM TEMPOS DE DESTRUIÇÃO DA NOSSA CASA CHAMADA MUNDO – LUTANDO EM FAVOR DA VIDA.
    Nossa briga é pelas árvores que ONTEM – no nosso trecho da Saldanha – já foram RESPOSTAS pela Prefeitura. Sabia? Inclusive agradecemos por finalmente terem atendido o nosso pedido. Falta a CORTINA VERDE negociada em reunião oficial na prefeitura.
    O Senhor não quer?
    Se não gostas de VER E OXIGÊNIO que tal pelo menos não atrapalhar a luta?
    Fica parecendo que estás a serviço de alguém quando nos critica – já sabendo que A LUTA É JUSTA!

  12. salete cesconeto de arruda
    terça-feira, 17 de novembro de 2009 – 12:48 hs

    ESCLARECENDO:
    Se o Senhor que se denomina MINEIRINHO não gosta de VERDE E DE OXIGÊNIO – que tal não atrapalhar a nossa luta pela VIDA?
    Todos os que respiram AGRADECEM!

  13. MEU NOME E SAUDADE
    terça-feira, 17 de novembro de 2009 – 14:46 hs

    DONA SALETE ,QUEM AMA A NATUREZA E OS ANIMAIS,COMO VOCE …SOFRE MUITO….HOJE PELA MANHA VINHA PELO PARQUE BARIGUI NO SENTIDO CENTRO, POR INCRIVEL QUE PAREÇA EU LEMBREI DE VOCE……CARROS E CARROS ,TRANSITO TOTALMENTE CONGESTIONADO..PARECIA UM FINAL DE SEMANA ,QUANDO TODOS SAEM PARA DAR UMA VOLTA AO PARQUE…..MAS NAO ERA….ERAO PESSOAS INDO AO TRABALHO NUM RITIMO TAO LENTO …TANTO ERA O NUMERO DE CARROS ….FIQUEI PENSANDO EM VOCE,MEU DEUS ,AINDA CONSIGO VER UM POUCO DO VERDE… E OS ANIMAIS?.. SERA QUE AINDA EXISTE ALGUM NO MEIO DESSE BARULHO DE CARROS?? LEMBRO QUANDO O PARQUE BARIGUI ERA O RIO BARIGUI …NAO EXISTIA PARQUE… ERA UMA AREA ENORME DE ARVORES COM MUITOS PASSAROS E PEQUENOS ANIMAIS…MEU DEUS ..QUANTAS SAUDADES,..PAREI O CARRO E FIQUEI UM BOM TEMPO MATANDO AS SAUDADES DAQUELE TEMPO QUE NAO VOLTA MAIS,….SO QUEM AMA A NATUREZA E OS ANIMAIS ,PARA SABER A IMPORTANCIA E O DEVER DE CONSEVAR… VOCE SALETE….QUANDO VIU ESSE ESPAÇO VERDE E OS PASSAROS SENDO DESTRUIDOS ….SENTIU A DOR CORTANDO NA PELE….QUE BOM SERIA SE TODOS AMASSEM A NATUREZA COMO VOCE …ELA E TUDO DE BOM QUE DEUS DEIXOU PARA NOS …….

  14. MEU NOME E SAUDADE
    terça-feira, 17 de novembro de 2009 – 14:50 hs

    RETIFICO….RITMO

  15. salete cesconeto de arruda
    terça-feira, 17 de novembro de 2009 – 19:03 hs

    MEU NOME É SAUDADE.
    Obrigada pelas palavras.
    Mas como é difícil fazer com que todos entendam que PROGRESSO não significa destruir o PLANETA QUE É NOSSA CASA!
    E não pedimos o impossível para reduzir o impacto de tantas obras que estão sendo implantadas nestes dois bairros.
    Mas tenho ESPERANÇA de que a tal CORTINA VERDE DURAMENTE CONQUISTADA em reuniões…SEJA FEITA TAMBÉM NA ALTURA DAS DOCAS DO MERCADO. Como foi combinado.
    Talvez o Ministério Público nem precise ser acionado já que ontem a Prefeitura repôs algumas árvores na Rua Saldanha, nesse trecho. Penso que irão fazer valer o acordo de fazer a tal CORTINA VERDE.
    Sempre resta a ESPERANÇA – não é verdade?
    NADA CONTRA O ANGELONI – REPITO!
    Só queremos ser RESPEITADOS pelos que governam em nosso nome – a nossa QUERIDA E AMADA CURITIBA!
    Obrigada pelas lindas palavras.
    Meu nome também é SAUDADE.
    SAUDADE de um tempo em que TODAS AS PESSOAS eram respeitadas. E não apenas o tal PROGRESSO!
    Abraços;

  16. salete cesconeto de arruda
    quarta-feira, 18 de novembro de 2009 – 14:18 hs

    Fábio!
    Tenho certeza de que o Beto te escuta.
    Por favor peça a ele para imaginar um mercado diante da casa dele – do tamanho do Angeloni Bigorrilho – com suas docas na frente de sua cara, pátio com lixo, com barulho de CAMINHÕES que fazem um surdo apito quando manobram, com uma rua interna e outra a externa CIRCULANDO CAMINHÕES PESADOS como se fosse uma BR e sem a tal CORTINA VERDE PROMETIDA EM REUNIÕES OFICIAIS e também sem as PLACAS DE PROIBIDO TRÃNSITO PESADO já que o mercado tem uma rua interna para isso.
    POR FAVOR!
    Nossa intenção não é criar POLÊMICA e nossa peça que terá mais de 100 mulheres NUAS EM CENA, cujo título é CURITIBA NUA – não foi concebida para protesto. Mas se não conseguimos o mínimo acordado e que é de direito só nos resta o MInistério Público e manifestações que usem não apenas a voz – mas também nosso SAGRADO CORPO!
    O Beto que venha ver as rachuduras na minha casa e a visão, burulho e poluição que passei a ter por causa do tal PROGRESSO.
    PROGRESSO NÃO É MORTE DA VIDA!
    É respeito e BOM PLANEJAMENTO NÃO É VERDADE?
    Então – por favor – converse com ele. Ainda é jovem e tem um futuro pela frente se OUVIR quem está só querendo RESPEITO COMO TODOS OS CIDADÃOS DE CURITIBA!!!

  17. salete cesconeto de arruda
    quinta-feira, 19 de novembro de 2009 – 14:41 hs

    FÁBIO!
    CIDADÃOS CURITIBANOS!
    Aos que entenderam o meu protesto que é contra a prefeitura e não contra qualquer empresa – mercado ou não – que gere empregos – mais uma vez obrigada!
    AOS QUE NÃO ENTENDERAM UM CONVITE:
    Agora, neste exato momento, 14:30horas – UM LIXO FEDORENTO – que já estava atrás do mercado desde o dia da inauguração – está sendo agora TRITURADO – colocado em caçamba que não sei se vai embora hoje ou não!
    VENHAM VER!
    O cheiro é de carniça quando bate o vento pro nosso lado. Sabe aquelas fábricas de matar e depenar grangos? FEDE não FEDE? Pois temos lufadas de ar fedorento – FERVENDO – pela falta das árvores de mais de 60 anos e galhos imensos que foram arrancados em nome do PROGRESSO!
    O que VOCÊ que gosta de progresso a qualquer preço SUGERE?
    Que eu chame o PREFEITO BETO e o coloque respirar o ar que nós desta altura da Saldanha seremos obrigados uma vez que não foi planejada uma área coberta para DOCAS e RETIRADA DE LIXO – adequadamente preparada também para EVITAR o BARULHO INFERNAL ao qual estamos sujeitos?
    VOCÊ que me CRITICOU AINDA ACHA QUE ISSO É PROGRESSO?!
    Que Deus o livre disso!
    E de tantas outras coisas ruins que acontece quando o CIDADÃO não é ouvido e os vereadores não são DISTRITAIS – do bairro onde a gente mora.
    QUEM É O VEREADOR DO BIGORRILHO?
    O Batel ainda ficou com a melhor parte.
    E os moradores do BIGORRILHO não merecem respeito?!
    Sei.
    OS MACACOS FORAM OUVIDOS!
    E por isso APLAUDEM!
    Estou conversando com a prefeitura. Tem gente lá dentro que ainda tem tempo para atender o cidadão. Mas não sei o que será possível fazer agora que o PREFEITO deixou o tal PROGRESSO tomar conta da nossa ex CAPITAL ECOLÓGICA – EXCATOLÓGICA! É o fedor que se espalha, barulho e poluição pelo nosso querido e amado Bigorrilho agora.
    CHORA!
    AINDA É TEMPO!
    EU VOU EMBORA!
    MAS CHORO POR TODOS OS QUE FICAM NO BAIRRO E NA CIDADE!
    Vou estar fora a maior parte do tempo. LAMENTO MUITO POR TODOS OS QUE NÃO SÃO OUVIDOS!
    Sabe que já estou torcendo para que o Beto saia logo candidato?
    Quem sabe um MÉDICO tenha mais sensibilidade para OUVIR O CIDADÃO CURITIBANO?
    Sempre há ESPERANÇA – não é verdade? Ate por ser de outro partido.

  18. NAELÊ
    quinta-feira, 19 de novembro de 2009 – 17:50 hs

    È ISSO AI SALETE, VC SEMPRE FOI GUERREIRA E NAUM É NESSA HORAS QUE VC TEM QUE DEIXAR DE SER.

    ADMIRO MUITA A SUA CORAGEM, NÃO QUE EU DUVIDAC DISSO, MAS DESSA VEZ VC ME SURPREENDEU, E FICO FELIZ POR ISSO….

    SAUDADES DE VC….

  19. salete cesconeto de arruda
    sexta-feira, 20 de novembro de 2009 – 1:04 hs

    Querida Naelê e todos os bons amigos de tantos ENCONTROS FILOSÓFICOS…
    Pois é.
    Neste exato momento a baixada da Rua Carlos de Carvalho e a Visconde de Nacar estão cheia de carros, merda e outras coisas mais boiando…
    Claro que vai ter gente dizendo que não foi pela IMPERMEABILIZAÇÃO de TANTO SOLO em nome do PROGRESSO e da derrubada de tantas árvores…
    Que cobrem do prefeito!
    Se o encontrarem na cidade!
    Eu disse que o LIXO DOS RICOS iria descer morro abaixo como jamais se viu na Curitiba que era ECOLÓGICA e que agora se torna ESCATOLÓGICA. Mas tem gente que me achou a louca do PEDAÇO!
    E agora?
    LOUCO É QUEM ME DIZ….
    Espero que os que defendem o PROGRESSO A QUALQUER PREÇO sejam responsabilizados pela tragédia dos moradores daquelas áreas alagadas logo na primeira grande chuva.
    Quantas vezes mais isso vai acontecer?
    Mais obras estão para serem liberadas.
    E QUE TAL TRAZER A TURMA PARA A NOSSA PEÇA QUE VAI ESTREAR NUM GRANDE ESPAÇO E TEM COMO TÍTULO: CURITIBA NUA – só para MULHERES? Seremos mais de 100 discutindo a cidade, o corpo, o mito, o arquétipo, a política, os MACACOS, a CORTINA VERDE e tantas outras coisas que afetam toda a nossa cidade.
    Vale a pena conhecer o mercado.
    Precisam verem as DOCAS. Descarga do que chega e LIXO no mesmo lugar a céu aberto. E não digam que não é verdade pois está tudo fotogrado por um grande jornalista da cidade. A idéia foi dele. E será que a água não carregou o lixo amontoado para o centro da cidade? Mas lembre-se? nossa briga não é contra o MERCADO. Eles fazem o que são autorizados. Nossa briga é fazer VALER OS NOSSOS DIREITOS E O MÍNIMO CONSEGUIDO ANTES DA OBRA E DA ELEIÇÃO DO BETO. Venham conhecer o mercado. Na frente é lindo! Os fundos não recomendo. Salvo que cumpram com o acordado. Aí até poderá ser um dos melhores.
    Ah!
    TEMOS AGORA EM MENOS DE 15 metros DUAS GRANDES BRS com CAMINHÕES ENORMES CIRCULANDO TODOS OS DIAS E TODAS AS HORAS.
    É o progresso!
    Nosso bairro está um agito!
    Ligue para mim.
    Estou no mesmo número e adorei saber que TODOS VOCÊS CIRCULAM AQUI PELA COLUNA DO QUERIDO FÁBIO QUE CONHEÇO DE LONGA DATA.
    E como vocês o descobriram?!
    Vale a pena ler o que ele escreve e posta no seu blog não é verdade?!
    Eu gosto!

  20. salete cesconeto de arruda
    sexta-feira, 20 de novembro de 2009 – 14:51 hs

    Recadinhos
    São tantas as mulheres querendo participar da peça CURITIBA NUA – SÓ PARA MULHERES – que já pensamos em preparar 3 versões:
    -política e administração participativa – tudo sobre o que acontece na nossa querida cidade;
    -outra sobre o que as francesas chamam de “EMPODERAMENTO” – tomar posse de si e do seu poder de decidir SOZINHA e
    -ARQUÉTIPOS – a falta que eles fazem na cultura judaico cristã.
    Calma!
    Abriremos novas vagas.
    Estamos agora ensaiando a primeira parte.
    Obrigada ao Fabio por me permitir enviar mais este recado.
    Beijos – fraternos!

  21. salete cesconeto de arruda
    sexta-feira, 20 de novembro de 2009 – 19:20 hs

    E agora quem é o louco da cidade?
    Pois é.

  22. salete cesconeto de arruda
    sábado, 21 de novembro de 2009 – 23:17 hs

    E AS ÁGUAS AQUI DO ALTO DO BIGORRILHO CHEGARAM LÁ EMBAIXO E TEVE UMA COLUNISTA QUE ACHOU BOM.
    DEVE GOSTAR DE LIXO, LAMA, LODO….
    E AINDA SE METE A DEFINIR OS MORADORES DA SALDANHA COMO – SANGUE FRIO!
    Quem tem sangue frio?
    Chiste!
    Freud explica!
    Deveria conversar com todos os vizinhos que tiveram prejuízo e sofrimento antes de dizer besteiras.
    Talvez uma visita aos que ainda procuram seus MORTOS e os que perderam tudo lhe ensine o motivo de muitos da imprensa serem chamados – como disse uma jornalista americana – OS PROSTITUTOS DA SOCIEDADE!
    Que pena que essa senhora perca seu tempo e ocupe tanto espaço num jornal que ainda é respeitado pelos moradores da Saldanha.

  23. salete cesconeto de arruda
    domingo, 22 de novembro de 2009 – 12:46 hs

    Aí povo gentil da Saldanha!
    Vejam que a dona colunista nos chamou de sapo, lagarto, inseto, cobra…
    Tudo isso para esconder a realidade das enchentes que prejudicaram tanta gente!
    Sangue frio!
    Báh!
    A rua tá um caco!
    Mas a dona colunista não vê.
    Tem buraco nas calçadas e as águas aumentaram com as grandes obras feitas no alto do Bigorrilho.
    Lixo, lodo, lama, merda… e Polyana quase morre dentro do carro e ainda acha bom.
    GENTIL para ela devem ser os insetos de sangue frio!
    Desculpem o desabafo.
    Se até o ralo da minha garagem VOMITOU pela primeira vez o lixo vindo da rua – imagine o que aconteceu mais para baixo. Eu moro no alto.
    E o alcaide viajando…
    Se não se entendem dentro do próprio ninho o que esperar quando as novas alianças começarem a serem formadas?
    Sei.
    Acordo – não vale nada!
    NEM PROMESSA DE CUMPRIR INTEGRALMENTE O MANDATO!
    Povo bom?
    Sim.
    Mas tem muitos médios, medianos, medíocres grutadados nas bordas das elites – de sangue frio – andando lentamente no meio do lodo, merda, lixo, lama… feito gado que segue BOVINO – BONZINHO – direto para o abatedouro e nem percebe.
    Ríspida eu?
    Fale com a família dos mortos na enchente…
    Vai ver o que é povo gentil, bonzinho, sangue frio…

  24. domingo, 22 de novembro de 2009 – 22:33 hs

    Boa Noite…. Fico indignada em ver que existem pessoas que criticam esse tipo de iniciativa, quanta hipocrisia quando se referem ao nudismo!!! Tanta mulher pelada que aparecem na televisão, é mulher melancia, mulher melão, mulher maçã… sem falar da Pipiu, Sabrina Satto, Bolina e outras do programa Pânico… Fala sério!!!! Apelação sexual esta nas televisões, a iniciativa que a Sra Salete tomou deveria servir de exemplo pra todos, principalmente pra esses que reclamam, mas na hora do vamos ver se escondem feito caramujos dentro se suas cascas… Sou completamente a favor do protesto, protesto sem vandalismo, devemos lutar para um mundo melhor, foi se o tempo em que os jovens e velhos de todas as classes sociais, raça e credo se uniam para um bem maior, um exemplo foi no impitimam do ex-presidente Fernando Collor de Mello… Hoje existem mensalões, dólar na cueca, nepotismo, e agora o mais recente, o nosso “querido” e “lastimado” governo que quer tomar as terras dos agricultores que passaram a sua vida inteira trabalhando de sol a sol pra crescer e progredir na vida gerando emprego e renda para a população, estados e governo, por causa de “ongs internacionais” que vem para o Brasil impedir que nos brasileiros trabalhem, pois eles já devastaram suas cidades, seus estados e agora querem impedir de que nosso país cresça, e se transforme em uma potência mundial, eles que vão reflorestar os seus países e deixem o povo brasileiro trabalhar, claro com consciência de que a natureza é nossa salvação, pois tudo na vida com moderação é válido, e não sejamos ingênuos, é claro que existem agricultores que não tem consciência, mas são a minoria, porém são os que tem mais poder aquisitivo, e adivinhem que são???? Acho que nem preciso falar… Pessoas acordem, reajam, façam o que a Sra Salete fez, lutem pelo seu dinheirinho suado que o governo simplesmente vem sugando na cara dura. Lutem pelas árvores da sua rua que foram derrubadas, pelo seu rio Tiete que esta poluído, pelo esgoto a céu aberto, pelas enchentes … isso é só um exemplo do que nós brasileiro estamos suportando em silêncio!!! Parabéns Sra Salete, nos brasileiros estamos órfãos de pessoas como vc em nossa nação.
    Família Marcondes

  25. caca
    segunda-feira, 23 de novembro de 2009 – 18:26 hs

    BEIJO BEM GRANDE NO CORAÇAO DA SALETE…..CONTINUE LUTANDO PELA NOSSA NATUREZA…..POIS AMO O VERDE E OS ANIMAIS..FAÇO VETERINARIA E QUERO TAMBEM CURSAR MEIO AMBIENTE…AMO O QUE FAÇO… TENHO 19 ANOS E A CERTEZA QUE DEUS COLOCOU ESSA PROFISSAO NO MEU CAMINHO PARA QUE EU SEJA UMA DAS SALETES DA VIDA PARA PROTEJER A NATUIREZA…..BEIJOS.

  26. salete cesconeto de arruda
    terça-feira, 24 de novembro de 2009 – 12:17 hs

    Caca e Patricia
    Obrigada.
    Ainda bem que pessoas como vocês tem CONSCIÊNCIA de que vale a pena lutar – inclusive usando o nosso CORPO QUE É SAGRADO – quando a VOZ já não é ouvida.
    E que belo texto fez Patricia sobre a nudez feminina. Se todas as mulheres lessem o que escrevestes – muito mais ESTARIAM NAS PREFEITURAS, NOS GOVERNOS DOS ESTADOS, NA PRESIDÊNCIA DO BRASIL. Mulher – mãe – filha… NÃO FAZ ESTRAGOS na natureza como o que estamos vendo na nossa própria rua na cidade que era tida como ECOLÓGICA. Venham ver o que está acontecendo.
    E os caminhões continuam circulando em todos os horários – matando mais um pouco as nossas árvores e as PESSOAS! Mas o prefeito está longe… preocupado com a eleição para o governo quando ainda não cumpriu nem metade do mandato.
    Não é verdade?

  27. Roberto Macedo
    domingo, 29 de novembro de 2009 – 7:46 hs

    só aqueles(as) que nunca precisaram ir às ruas para exercerem seus direitos democraticamente é que condenam a atitude nobre desta mulher. Enquanto alguns constroem a cidadania outros preferem agir como hienas em ataques covardes. Haja parasita nesta terra. PARABÉNS À ESTA MULHER E VIVA SUA DIGNIDADE! O resto é o resto.

  28. segunda-feira, 30 de novembro de 2009 – 13:27 hs

    é isso mesmo temos k proteger a natureza mas naum de desse modo

  29. salete cesconeto de arruda
    quarta-feira, 2 de dezembro de 2009 – 16:16 hs

    Roberto.
    Tem gente que ainda vê o próprio corpo como uma coisa suja. Não conseguem entender que temos a voz e corpo que são NATURAIS quando não usados para negociatas. As mesmas pessoas que me criticam – percebestes – são as HIPÓCRITAS que não retiram as CRIANÇAS DAS RUAS – mesmo sabendo que o corpo delas – lá é de quem quiser: queimar, usar, estuprar, drogar, torturar, matar…
    Obrigada por teres entendido a razão do meu protesto que não foi contra o Angeloni. Por sinal estive lá ontem. Isso é coisa que cabe ao Prefeito dizer a razão de não ter cuidado para ser uma loja menor – até por estar nessa região da cidade onde havia um pulmão VERDE – nos quintais das casas das familias que estão indo embora…
    TUDO AGORA ESTÁ MORRENDO!
    Ane – Me diga qual o MODO de fazer o Beto que vive viajando e sua equipe que em geral atendam apenas no HORRÍVEL 156 – cumprirem com o mínimo ACORDADO com os moradores da região para reduzir o TERRÍVEL IMPACTO?!
    Estamos aceitando ajuda!
    Estás dispostas a TRAZER O PREFEITO PARA VISITAR ESTE TRECHO DA SALDANHA?
    Ele esteve na inauguração da loja.
    MAS MESMO SABENDO O QUANTO TENHO PEDIDO SOCORRO E APENAS O QUE É JUSTO – NÃO VEIO NA MINHA CASA QUE FICA NO OUTRO LADO DA RUA.
    Sei?
    Para ele só importa o meu VOTO e o SEU não é verdade?
    Você sabia que graças a minha PERFORMANCE – cujo corpo estava modificado e maquiado para não despertar a HIPOCRISIA DE MUITOS – rendeu várias ÁRVORES PARA ESTA QUADRA DA SALDANHA?
    Cada uma tem meus gritos, meu sangue… e aposto que pessoas lúcidas como todas as que apoiaram a luta – IRÃO LEMBRAR PARA SEMPRE que um pouco do ar e sombra de Curitiba – tem o meu sofrimento!
    Cortei todas as minhas mãos e braços tentando salvar os galhos que foram derrubados por um IMENSO CAMINHÃO naquele dia. Árvores de mais de 60 anos foram CRUELMENTE CORTADAS pela prefeitura e só foram substituidas antes da inauguração do mercado – graças à minha luta!
    Desculpe – Fábio – mais uma vez se uso teu espaço para lutar por NOSSAS VIDAS!
    E anotem todos:
    MEU PROTESTO FOI CONTRA A PREFEITURA!!!
    Tem gente distorcendo para parecer que O BETO está fazendo tudo certo o que sabemos não é verdade!!!
    Eu PROVO o que está ERRADO!
    O Ministério Público vai receber cópia do processo com fotos e depoimentos de tudo o que estamos VIVENDO. E os moradores da Praça da Espanha e das partes mais baixas do Batel e do Centro já sofreram com as águas que foram aqui do alto. E junto – eu ví – foi mais lixo, lama, lodo…
    Desculpe se te agredi com a minha POUCA NUDEZ de quem NUNCA ACEITOU POSAR NUA – MESMO TENDO SIDO CONVIDADA DURANTE TODA A MINHA VIDA – INCLUSIVE AGORA – PARA ISSO. Meu corpo – não te preocupes – não está como na fotografia. E ESTOU BEM FELIZ COM A IDADE QUE TENHO – sem butox, horômonio, plástica… SOU FELIZ POR INTEIRO!
    E acho maravilhoso poder VIVER sem o tal MITO DA BELEZA – todas as ESTAÇÕES DA VIDA!

  30. salete cesconeto de arruda
    sexta-feira, 4 de dezembro de 2009 – 14:59 hs

    Olaaaaa!!!!
    A PERFORMANCE está FINALMENTE trazendo de volta o respeito que a nossa comunidade merece.
    Tivemos hoje – uma REUNIÃO PRODUTIVA com a PMC e ANGELONI sobre a nossa área verde, trânsito e horário de funcionamento de carga e descarga, entre outros assuntos.
    A gentileza e o carinho com que fui recebida pelo ANGELONI prova mais uma vez que a minha luta que é de todos – PRESERVAR A NATUREZA e A VIDA HUMANA – é batalha coletiva – NÃO É CONTRA A EMPRESA como ficou parecendo para alguns.
    Estamos cobrando e da PMC o que nos foi prometido. E agora contamos também com a ajuda do próprio ANGELONI.
    Viu?
    Vale a pena LUTAR QUANDO A BATALHA É JUSTA!
    Obrigado a todos os que me apoiaram nessa luta com seus comentários e carinho de IRMÃOS DE VIAGEM – por esta grande casa chamada MUNDO.
    É bom saber que faço a VIAGEM POR ESTE MUNDO com pessoas como vocês!
    CONTEM SEMPRE COMIGO!

  31. MARCOS
    quarta-feira, 30 de dezembro de 2009 – 18:44 hs

    Otimo! parabéns Salete Arruda, tenho certeza que se preciso fosse, você faria muito mais, é de atitudes que o mundo preciza mas infelismente aida há muitos daqueles, que vendo alguem que tem coragem, se acovarda ao ponto de criticar e banalizar a tua luta, coragem estou com vc.

  32. ▄▀▄†Ψ REQUEIJÃOΨ†▄▀▄™
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 10:52 hs

    Parabéns Salete !

  33. Wilson
    sábado, 31 de julho de 2010 – 23:31 hs

    que mulher feia! horrorosa!

  34. Fernanda Cunha
    quinta-feira, 7 de outubro de 2010 – 22:31 hs

    Ela é maluca !!!

  35. salete cesconeto de arruda
    sexta-feira, 12 de outubro de 2012 – 18:36 hs

    E as eleições deram o troco!
    No VOTO!
    E agora?
    Eu não estava certa em prostestar?
    Se meu PROTESTO tivesse sido respeitado não tinha político desesperado!
    Deus existe!
    Que os dois JOVENS: Frue e Ratinho façam administrem Curitiba sem TIRAR DIREITOS de um único cidadão pois progresso não é isso.
    Quem hoje vive a onda de assaltos que ASSOLA a região sabe muito bem o que é falta de PRAÇA para a convivência proposta por Secretário de Segurança do próprio Beto.
    Vamos nos REUNIR no zoológico já que nossa área verde foi dada aos macacos!
    Mas o VOTO…
    Ah! O VOTO!
    Curitiba deu o troco!

  36. Vidaneis
    quarta-feira, 17 de abril de 2013 – 16:49 hs

    É VC MESMO. 1969 – SALTO DO LONTRA
    QUE CORAGEM CONTERÂNEA.

  37. salete cesconento de arruda
    domingo, 9 de junho de 2013 – 22:34 hs

    Vidaneis
    Estava fora do Brasil Só hoje vi seu comentário. Pois é. Distorceram minha fala e minha foto. Saudades. Tempos bons os nossos. Sempre lembro com carinho.
    Abraços e saiba que estou bem melhor do que nessa foto.
    Rsrsrs

Deixe seu comentário: