Criada a Universidade Federal Fronteira Sul

Lula_marinete_w470

A deputada estadual Luciana Rafagnin, do PT, o prefeito de Realeza, Eduardo Gaievski e o deputado André Vargas (na foto) participaram da solenidade de criação da nova universidade Fronteira Sul.

A criação da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), com 39 cursos em cinco campi, vai gerar oportunidade de estudo a 3,8 milhões de pessoas que vivem no no Sudoeste do Paraná e na região da Cantuquiriguaçu, no Paraná, Oeste de Santa Catarina e no Noroeste do Rio Grande do Sul.

Para abrigar sua estrutura, já foram doados à UFFS mais de 500 hectares de terra por parte dos municípios de Realeza (PR), Laranjeiras do Sul (PR), Cerro Largo (RS), Erechim (RS) e Chapecó (SC). Ao final de quatro anos, o investimento federal para criação da UFFS será de aproximadamente R$ 304 milhões.

O Presidente da Comissão de Implantação da UFFS no Ministério da Educação, professor Dilvo Ristoff, frisou o trabalho intenso do movimento social e disse que a Universidade Federal Fronteira Sul será “elitista em qualidade, mas popular na oportunidade”.

Durante a cerimônia de sanção pelo presidente Lula da lei que cria a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), em Brasília, o ministro da Educação, Fernando Haddad, comemorou o recorde batido pelo governo no número de universidades federais criadas em toda a história do país.

“O primeiro curso superior no Brasil foi criado em 1808. De lá pra cá, são 201 anos de educação superior e, nesse período de tempo, Lula é o presidente que criou mais universidades federais”, disse. Com a UFFS, que abrirá as portas em março do ano que vem, o governo federal terá criado 11 universidades, uma a mais que no mandato do Presidente Juscelino Kubitschek. Até o final de 2010, serão criadas mais três, cujos projetos já tramitam no Congresso Nacional, fechando a era Lula num total de 14 novas universidades. “Lula terá superado e com folgas a marca de JK”, disse o ministro.

Haddad também lembrou que o governo do PT mais que dobrou o número de vagas nas instituições federais de ensino superior e fez um agradecimento especial ao seu colega de governo, o ministro Paulo Bernardo: “O Ministério do Planejamento não tem nos faltado nunca e esse compromisso também é inédito na história do Brasil”, disse.


28 comentários

  1. terça-feira, 15 de setembro de 2009 – 17:51 hs

    Psicografado:Parabéns ! Parabéns ! Parabéns ! ” Um país se faz com homens ( mulheres) e livros” Lidos e entendidos. “Libertas Quae Sera Tamen.Viva !!!! Vivas!!!! PARABÉNS !!!!!!!

  2. Samir Soares
    terça-feira, 15 de setembro de 2009 – 17:52 hs

    Mesoregião é que nem aquela invenção de transversalidade de ações.
    Petista adora um neologismo.
    Agora quem vai pagar pelo cabide de emprego da nova faculdade de Laranjeiras do sul?
    O tonto aqui que paga o imposto.

  3. Arsenal
    terça-feira, 15 de setembro de 2009 – 18:04 hs

    Que país é este???? Parabéns Lula! Essa é a 11ª universidade criada em seu governo. Alguem sabe me dizer qtas FHC criou???

  4. Arsenal
    terça-feira, 15 de setembro de 2009 – 18:09 hs

    Parabéns ao PT

  5. Duda
    terça-feira, 15 de setembro de 2009 – 18:25 hs

    Pode ser apenas impressão, mas esta Universidade está com cara de ser mais uma escolinha do MST.

  6. Ich
    terça-feira, 15 de setembro de 2009 – 18:34 hs

    É a universidade do mst. Vai ser um fiasco essa faculdade, só esperem uns cinco anos pra constata o teor dos cursos que serão ministrados e as pessoas que vão trabalhar lá. Só se salva se o proximo presidente vier pra dar no meio dessa petezada sem vergonha que só pensa em aparelhar o estado e por ordem na casa.

  7. Arsenal
    terça-feira, 15 de setembro de 2009 – 19:05 hs

    Da-lhe preconceito ao povinho…

  8. julia
    terça-feira, 15 de setembro de 2009 – 19:19 hs

    A diferênça esta ai LULA é dinamico e eficiente, não da tempo pra ninguém respirar, está sempre acelerando e não da moleza para os golpistas começar a procurar pelo em ovo.
    VIVA O LULA VIVA O BRASIL È DILMA NA CABEÇA.

  9. Profeçor
    terça-feira, 15 de setembro de 2009 – 19:31 hs

    Viva o encino do Lula!!!! Tomara que tenha medissina tanbem, que tamos carente de bãos médicos (que naõ sejem formados por correspondença). É nóis na fita!

  10. Pedro
    terça-feira, 15 de setembro de 2009 – 20:23 hs

    Olhe quem esta no final da foto e se auto intitula o representante máximo do mesoregião, ( e futuro deputado do PT por esta região), o prefeito de Porto Barreiro, João Costa. É realmente a universidade do MST, não há dúvida, e tomara que não, mas tudo indica que sim, cabide de emprego das lideranças do PT e do MST.
    Quem viver verá! A história do populismo se repete. MAs eu pessoamente quero que esta UFFS seja mais do que isto. Tenha concursos honestos. Tomara que sim, mas a realidade quer negar isso.

  11. Gordo
    terça-feira, 15 de setembro de 2009 – 21:55 hs

    Quem xinga, não sabe o valor para uma população que sempre viveu à margem de tudo ver a esperança do desenvolvimento social e econômico chegar pelas graças de uma universidade e de um hospital, não por meio de presídios. Tem politicos que sobrevivem de ver esse povo atravessar o estado em busca de um tratamento médico no lombo dos ônibus de viagem convencionais e o máximo que fazem é montar pensão na Capital pra tirar dinheiro das prefeituras que pagam a hospedagem do povo ou pegar as pessoas na rodoviária e deixar na porta do hospital. Faturam a gratidão e o voto dos doentes. Ou não se sensibilizam quando vêm os filhos do interior virem pra Capital fazer uma universidade pública e viver longe da família, muitas vezes passando necessidades enquanto moram nas casas de estudantes. No máximo, abrem facudades particulares para lucrarem com essas misérias. Essa indústria gananciosa está com os dias contados. Basta inaugurar o hospital regional e abrir a universidade criada hoje. Está de parabéns essa mulher guerreira, simples, trabalhadora e humilde que é a Luciana Rafaim. Se dedicou sua atuação parlamentar a duas obras, ela pode se orgulhar do Hospital Regional e da Universidade da Fronteira Sul. Política séria é para libertar e não para aprisionar o povo. Quem fala mal, não viveu na pelo os dramas que passam as famílias pobres das regiões de Pato Branco, Francisco Beltrão e Laranjeiras do Sul. Uma universidade é pra todos e essa não vai ser diferente. Tenho certeza que vai ter a mesma qualidade das outras universidades federais e vão poder se candidatar a uma vaga pessoas do Brasil todo como em qualquer universidade pública e gratuita do governo federal. E respondendo ao Arsenal, FHC não criou uma única universidade federal em 8 anos de governo. Mesmo tempo em que não deu um único centavo de aumento aos docentes das universidades federais.

  12. terça-feira, 15 de setembro de 2009 – 22:11 hs

    ESTAS SÃO AS IMAGENS DA REFILMAGEM DA GAIOLA DAS LOUCAS, SE ATENTEM SEUS MANÉS, O LULÃO NÃO TRANSFERE VOTOS…
    FORA BANDO DE PUXA SACOS….EM 2010 PEGUEM O DUCE E SUMAM…

  13. Maira
    terça-feira, 15 de setembro de 2009 – 22:28 hs

    Realmente não deve ser fácil governar. Se o governante não faz é criticado, qdo faz alguns supõe que pode ser de certa forma e já criticam em cima de SUPOSIÇÕES.
    Quanta mediocridade de alguns.

  14. Moisés
    terça-feira, 15 de setembro de 2009 – 23:03 hs

    Deve ser dificil governar. Se não faz é criticado. Se faz também é criticado. Afinal de contas o que alguns querem?

  15. Andre
    quarta-feira, 16 de setembro de 2009 – 1:02 hs

    Viva Lula!!! Por mim nem precisariamos de eleições em 2010… deixa o Lula ficar até morrer, dai vemos o que fazemos depois.

  16. Pedro
    quarta-feira, 16 de setembro de 2009 – 8:33 hs

    Senhores!
    A universidade da Fronteira Sul é boa. Mas tem gente com má intensão, que esta se dizendo representante dessa universidade só para ser candidato a deputado. Vejam a foto. Olhe para o fundo e vejam quem esta lá. É ele o prefeito ou os prefeitos.

  17. HARE BABA!!!
    quarta-feira, 16 de setembro de 2009 – 8:57 hs

    O gente feia!!

  18. Artur Branco
    quarta-feira, 16 de setembro de 2009 – 9:32 hs

    Ha-ha-ha, o sociológo Fernando Henrique, doutor da USP, não criou universidade e nem aumentou o salário dos professores. Teve de vir um torneiro mecânico, muito criticado por não ter diploma de faculdade, pra ser o presidente que mais construiu universidades. Viva, Lulão! Mostra pra essa direita raivosa o que é fazer política séria e priorizando os mais pobres.

  19. quarta-feira, 16 de setembro de 2009 – 9:44 hs

    Senhores, uma universidade é sempre bem vinda. espero sinceramente que essa não seja mais uma obra daquelas que o TCU diz que houve superfaturamento e que nunca mais sai, como é costume do governo do PT, lançar a obra e paralizá-la um pouco na frente . Agora vamos cair sempre na mesma situação, uma Universidade é ótima, mas e o ensino basico da região como se encontra, e o ensino secundário. As estatisticas mostram que esse nível de ensino está fraquissimo nas cidades atendidas, bsta consultar os vários trabalhos feitos na área pelo MEC. Isso nos leva a discursão de sempre: onde vale investir o dinheiro… Porque dessa “filosofia”, pois se constatarmos os fatos atuais, veremos que essa universidade atingirá a população mais abastada da região como sempre e isso não é culpa dessas pessoas que trabalham e podem dar condições melhores aos seus filhos. De qualquer forma, parabéns aos envolvidos, aguardo que a universidade traga grande desenvolvimento pra região e que mude pra melhor a situação socio-econômica regional….

  20. Karl
    quarta-feira, 16 de setembro de 2009 – 10:32 hs

    Que bobagem. Nunca vi ou ouvi crítica por alguém não ter “criado” mais universidades. Pato Branco, Francisco Beltrão e Laranjeiras são muito (MAS MUITO) mais ricas que a maioria das cidades do Brasil.
    Acho engraçadinho que os jovens possam estudar perto de suas famílias; quem não acha engraçadinho é o bolso dos contribuintes.

    Já fui professor universitário (em instituições públicas e privadas) e convido os interessados a pesquisarem quanto custa cada aluno em uma universidade pública e qual o índice de evasão nas universidades públicas do interior. Só para constar, não é raro haver turmas de formandos com 3 ou 4 lunos. Ficaria mais barato tê-los mandado estudar em Harvard.

  21. quarta-feira, 16 de setembro de 2009 – 11:14 hs

    Respondendo a Pedro, duvido que o João Costa de Porto Barreiro largue mão da prefeitura para ser candidato a deputado estadual, até sei porque ele tem compromissos com outros estaduais da sigla. Mesmo sendo um ex-petista eu sei o que esse povo pensa.

    Sobre a UFFS, grande conquista! Parabéns! Pena que vai ser um enorme blá blá blá no ano que vem de muita gente se dizendo “pai da criança”, principalmente daqueles deputados “Copa do Mundo” que aparecem em Laranjeiras do Sul e região a cada quatro anos!!!

    Acho que os méritos devem ser dados a quem realmente batalhou pela conquista.

  22. quarta-feira, 16 de setembro de 2009 – 11:33 hs

    Bom … sou paranaense e conheço um pouco a realidade da regiaop OESTE … hoje moro em SC e também conheço as realidades do OESTE catarinense e do RS … eh facil criticar, eu quero ver fazer … o que o FHC fez ??? Bola pra frente gente … o Brasil vai dar um UP nos proximos anos !!! Deus assim queira !!! Abraç(o_____

  23. quarta-feira, 16 de setembro de 2009 – 11:41 hs

    E digo mais … o velho OESTE pode acordar para a politica, pois até agora não conseguiu evitar a eleiçao de um capitalista, digo, da capital, para o governo dos estados do SUL …

  24. ZUKI
    quarta-feira, 16 de setembro de 2009 – 13:03 hs

    QUE MARAVILHA SERIA SE ESTA NOVA UNIVERSIDADE FOSSE DO MST TERIAMOS A CERTEZA DE QUE ESTE POVO FOI PRA ESCOLA ESTUDOU MUITO PRESTOU UM OIMO ENEM ALCANÇOU NOTAS ACIMA DA MEDIA. E PARA QUEM ESTA FALANDO QUE E CABIDE DE EMPREGO PARA O PT TAMBEM SERIA MARAVILHOSO PORQUE ESTA PETESADA FORAM PRA ESCOLAS E UNIVERSSIDADE E SE TORNARAM MESTRES E DOUTORES E IRÃO PRESTAR CONCURSO E VAO SER APROVADOS PORQUE SO ASSIM PARA ESTA NOVA UNIVERSSIDADE SER EESCOLINHA DO MST E CABIDE DE EMPREGO DO PT. ESTOU TORCENDO PRA ISSO.

  25. ZUKI
    quarta-feira, 16 de setembro de 2009 – 13:14 hs

    vejam esta é a primeira UNIVERSSIDADE que a sociedade organizada pelos movimentos socias discutiram varios anos e lutaram para que fosse criada e ainda mais nas regioes que vai funcionar isso so foi possivel pela organizaçao dos trez estados do sul e pela regiao que os mesmo representam e pelo governo do PT do PARTIDOS DOS TRABALHADORES, outros intelctuais ja tiveram a oportunidade de mudarem o BRASIL mas nao quieseram, as grandes mudanças acontecem pela educação VIVA O GORVERNO DO PT.

  26. Maria Luiza
    quarta-feira, 16 de setembro de 2009 – 13:18 hs

    omara que seja uma universidade do MST, Do PT, DA CUT. Se o povo da esquerda entrar lá, só vai ser por um motivo: tiveram boas notas no ENEM, passaram no vestibular ou fizeram concurso público, estudaram pra caramba e conseguiram entrar. Se essa universidade nova vai ser do PT, da CUT e do MST é porque esse pessoal é inteligente. Aliás, isso é até redundante. Se É inteligente, é petista mesmo!!!!

    BRASIL PARA TODOS(AS)

  27. Maria Luiza
    quarta-feira, 16 de setembro de 2009 – 13:27 hs

    È emocionante ver que um operário,pobre,nordestino que não conseguiu estudar porque teve trabalhar desde cedo é o cara que mais construiu Universidades nesse Pais.

  28. Maria Luiza
    quarta-feira, 16 de setembro de 2009 – 13:29 hs

    Tomara que seja uma universidade do MST, Do PT, DA CUT. Se o povo da esquerda entrar lá, só vai ser por um motivo: tiveram boas notas no ENEM, passaram no vestibular ou fizeram concurso público, estudaram pra caramba e conseguiram entrar. Se essa universidade nova vai ser do PT, da CUT e do MST é porque esse pessoal é inteligente. Aliás, isso é até redundante. Se É inteligente, é petista mesmo!!!!

    BRASIL PARA TODOS(AS)

Deixe seu comentário: