Beto e Fernanda Richa entregam Centro Social

creas2

O prefeito Beto Richa e a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, inauguraram nesta quarta-feira (30) o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) Santa Felicidade (na foto aparece também o vereador Felipe Braga Cortes). O novo CREAS conta com espaço para o Conselho Tutelar local.

“Este é mais um espaço especial da Prefeitura, destinado às famílias que precisam de um atendimento social com qualidade e, acima de tudo, com muito respeito e dignidade”, disse Richa.

Os CREAS oferecem serviços especializados de proteção social especial de média complexidade, descentralizados. Este é o quarto CREAS de Curitiba. “Até o fim deste ano, teremos CREAS em todas as Regionais”, afirmou Fernanda Richa. O CREAS Cristo Rei foi inaugurado em 2008; o CREAS Cajuru, em março de 2009; e o CREAS Bairro Novo, em julho último.

Os CREAS atendem famílias e indivíduos com seus direitos violados, mas cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos; famílias inseridas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil com dificuldades no cumprimento das condicionalidades; população em situação de rua; adolescentes com medida socioeducativa em meio aberto e suas famílias; pessoas com deficiência vítimas de violência doméstica; pessoa com deficiência incluída no programa Amigo Curitibano e suas famílias; idosos atendidos no Centro Dia e suas famílias; usuários de substâncias psicoativas; Programa pelo Direito a Convivência Familiar e Comunitária (população egressa dos abrigos, famílias com crianças abrigadas e acolhidas em guarda provisória).

“A população pode fazer a procura espontânea do serviço. Atendimentos também são encaminhados pela Rede de Proteção Social do Município ou identificados pela busca ativa realizada pela equipe do CREAS”, disse Fernanda Richa.

A inauguração teve a participação da presidente do Conselho Tutelar de Santa Felicidade, Terezinha de Paula Antoceveiz, que entregou flores para Fernanda Richa. O Conselho Tutelar foi todo reformado pela Prefeitura de Curitiba.

O padre Armelindo Costa, da Paróquia Santa Felicidade, abençoou o espaço. “A importância deste espaço é que abre uma porta para dar apoio às pessoas em situações delicadas. Este apoio será tanto para as pessoas pobres, como para as pessoas ricas”, afirmou o padre Armelindo.

Para o padre Natálio Fornasier, da Paróquia Bom Pastor, o novo equipamento amplia a proteção social que a Prefeitura oferece à comunidade. O presidente da Associação de Moradores Jardim Gabineto, Toninho Ceará, acredita que o equipamento vai ajudar as famílias a lidar com parentes envolvidos com drogas.

Também participaram da inauguração secretários municipais, o vereador Luiz Felipe Braga Cortes e a administradora da Regional Santa Felicidade, Inês Ultramari Hartl. O CREAS Santa Felicidade fica na rua Santa Bertila Boscardin, 213, e tem como gerente Eunice Maria Hanke.

Em 2009, até agosto, os CREAS atenderam 113 adolescentes e suas famílias com medidas socioeducativas em meio aberto (Liberdade Assistida e Prestação de Serviços a Comunidade); 196 crianças e adolescentes do PETI e suas famílias; 118 crianças e adolescentes pela Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em situação de risco para a violência; e 217 atendimentos à população em situação de rua, pelo Resgate Social Descentralizado.

O Conselho Tutelar de Santa Felicidade, que terá espaço físico no CREAS, foi implantado em 1998, na Rua da Cidadania Santa Felicidade. A FAS disponibiliza condições para o correto funcionamento do Conselho, como instalações físicas, equipamentos, apoio administrativo, transporte, e outros suportes de acordo com as demandas e possibilidades. “Fazemos todos os esforços no sentido de implementar e adequar os espaços dos conselhos, oferecendo conforto e privacidade para os atendimentos à população que busca os serviços de proteção, defesa e garantia de direitos, de acordo com o proposto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse Fernanda Richa.


10 comentários

  1. V.Lemainski-Cascavel
    Quarta-feira, 30 de Setembro de 2009 – 18:27 hs

    Enquanto o Beto inaugura uma obra social o Requião inaugura um bar. Tem comparação?

  2. BREAK
    Quarta-feira, 30 de Setembro de 2009 – 19:17 hs

    O Prefeito Beto Richa e a Primeira Dama Fernanda Richa mostram como se administra com seriedade para o bem da população.
    Parabéns Curitibanos por terem escolhidos os melhores para cuidar da Gente de Curitiba.
    O melhor ditado do momento é dias melhores virão com Beto Richa.

  3. JOSE ROBERTO - CAPÃO DA IMBUIA
    Quarta-feira, 30 de Setembro de 2009 – 19:43 hs

    Senhor BETO RICHA….Aqui não é ninguém da oposição que vos fala. É uma pessoa que votou para o senhor administrar essa cidade. E no entanto eu não suporto mais ver o tanto de BURACOS que tomou conta da cidade enquanto o senhor faz suas viagens para o interior do Paraná, com o objetivo de angariar voto para A SUA PRÓXIMA ELEIÇÃO. Saiba o senhor, que eu estou muito chateado com essa palhaçada. Se o senhor não queria ficar até o final do mandato como Prefeito, então porque saiu candidato? Que absurdo é essa nossa política. O Lula deveria sancionar uma lei que proibisse esse tipo de coisa.Saiu candidato a Prefeito, tem que ir até o fim do seu mandato. O Povo não é palhaço senhor Richa! Venha aqui no bairro Capão da Imbuia, na Rua Carlos Coelho Junior, Olga Baster, Apeles de Ferrantes, Hayton da Silva Pereira,Frederico Stadler Junior,Profª Reginato e outras mais…É um descaso! Aja pneu! As ruas estão largadas a sorte enquanto o senhor viaja. Por favor, faça alguma coisa! Isso aqui não é terra de ninguém. Honre meu voto senhor Prefeito! Se para o senhor o meu voto valeu alguma coisa na eleição passada, então, por favor, ME RESPEITE!

  4. Paulo
    Quarta-feira, 30 de Setembro de 2009 – 19:52 hs

    ué, o beto está novamente em Curitiba??
    será que vai se acostumar?

  5. Pedro Joao Amaral
    Quarta-feira, 30 de Setembro de 2009 – 20:26 hs

    Que foto linda, é a burguesia em pessoa tomando conta do Estado do Parana. Mas, se tudo der certo, e o povo do parana acordar do sono profundo, pois Beto Richa ja esta na prefeitura de Curitiba a 16 anos e não fez nada pela capital, a não ser uma linha verde que não integra nada em lugar algum, ele não se elege governador do Parana.

  6. maristela
    Quarta-feira, 30 de Setembro de 2009 – 21:01 hs

    bar do fabio camargo.haha.baixa ou acaba!

  7. maristela
    Quarta-feira, 30 de Setembro de 2009 – 21:04 hs

    bar do fabio camargo!é uma piada!vergonha requiao!

  8. Joni Correia
    Quarta-feira, 30 de Setembro de 2009 – 23:01 hs

    Bom…Se for administrado como a eleição do Conselho,vai ficar bem difícil…O espaço está pronto,agora é só a atual Administração Pública não ficar loteando os conselhos tutelares para seus compadres e comadres,realizando desejos de vereadores que só encaram o referido cargo(conselheiro(a) tutelar) como fonte de votos,e todos vocês sabem disso.São nossas crianças,famílias buscando ajuda e na sua maioria sendo atendidas por pessoas totalmente despreparadas(e provo isto, pois já fui atendido na Regional de Santa Felicidade).Eu sei e vou mostrar(com documentos,testemunhas e vídeo)para toda a população;o que aconteceu e está acontecendo dentro da Fas(Comtiba).E um pouquinho da eleição de 2008 também, para demonstrar como é feita a atual política da compra de desistência de candidatos em troca de cargos públicos municipais.Daí, vamos ouvir a famosa frase, eu não sabia de nada…(manda mais um ou dois secretários embora e está tudo resolvido).Vou parar hoje por aqui;hoje.Volto quando sair a listagem no diário oficial,sobre o conselho…
    Abraço meus amigos,abram os olhos, isso não pode continuar acontecendo.
    Joni Correia

  9. Rossby
    Quinta-feira, 1 de Outubro de 2009 – 12:07 hs

    Esse José Roberto…. ai que preguiça que dá.. pedir para nosso presidente sancionar um lei dessas…. para ele sancionar “algo” é preciso que esse “algo” venha do Congresso… Tem pessoas que até tentam esconder suas raízes, mas não conseguem… esse analfabetismo político e moral é uma das coisas que não deixam o Brasil avançar…

  10. GERSON
    Quinta-feira, 1 de Outubro de 2009 – 16:32 hs

    ROSSBY>>>ESPERTALHÃO…ENTÃO MANDA O SEU DEPUTADO FEDERAL CRIAR UMA LEI OU ENTÃO EMENDAR A QUE JÁ EXISTE PARA MORALIZAR O PODER…O CARA LÁ EM CIMA (JOSÉ ROBERTO) ESTÁ CORRETÍSSIMO……AGORA, O QUE NÃO DEIXA O BRASIL AVANÇAR, É ESSE CHUPADORES DE TETAS DO GOVERNO E OS PAGA PAUS DE GOVERNO, ISSO SIM É O VERDADEIRO ANALFABETISMO POLÍTICO. O CARA TÁ COM A RAZÃO EM COLOCAR A BOCA NO TROMBONE! O RICHA É UM CARA LEGAL E COMPETENTE, MAS ESTÁ PISANDO NA BOLA!

Deixe seu comentário: