Domingo, 14 de Março de 2010 – 13:04 hs
Do Josias de Souza na Folha Online
Presidente do tucanato, Sérgio Guerra levou ao seu microblog um comentário: “O PSDB desconhece qualquer resultado antecipado de pesquisas”, escreveu.
“Nossos monitoramentos indicam que José Serra continua liderando essa corrida”.
A sondagem que está prestes a vir à luz foi feita pelo Ibope. Resta agora aguardar pela quarta-feira.
O último levantamento, feito pelo Datafolha, acomodara Dilma nos calcanhares de Serra –quatro pontos percentuais a separavam do tucano.
A eventual ultrapassagem, ainda que em quadro de empate técnico, converterá a apreensão dos oposicionistas em pânico.
Domingo, 14 de Março de 2010 – 13:02 hs
Lauro Jardim, da coluna Radar na Veja, publicou uma trinca de notas cujo teor pode trincar o já combalido ânimo da oposição. Confira abaixo:
- Na frente? 1:
De acordo com informações já do conhecimento do partido, o PSDB saiu-se mal em uma pesquisa nacional de intenção de voto a ser divulgada na quarta-feira. Ela mostra um empate técnico de José Serra e Dilma Rousseff, mas com a petista 1 ponto porcentual à frente. A pesquisa foi feita entre 5 e 10 de março com 2 002 pessoas em 142 municípios.
- Na frente? 2:
Outra pesquisa, desta vez encomendada pelo PT, foi levada ao Planalto na sexta-feira. Deu pela primeira vez Dilma Rousseff 3 pontos à frente de José Serra.
- O rei dos palanques está aflito:
Aos mais próximos, Lula tem reclamado da (falta de) desenvoltura de Dilma Rousseff nos palanques. Avalia que os seus discursos são longos e sem emoção.
Domingo, 14 de Março de 2010 – 12:55 hs
Ainda inconformado com a vaia unânime. uníssona, que levou na Repar – Petrobrás, em Araucária, quando da visita do presidente Lula na sexta-feira, Requião agora procura atribuir o incidente a uma “armação do Paulo Bernardo e de seu pessoalzinho”.
Identificou alguns sindicalistas do PT, entre eles o presidente da CUT, Roni Barbosa, que sequer se referiu a Requião na apresentação das autoridades presentes; Mas o que mais dói foi perceber que a manifestação não foi de um pequeno grupo, mas de toda a platéia de operários. “Eu só aceito vaias de banqueiros”, diz ele.
Domingo, 14 de Março de 2010 – 11:09 hs
Da Ruth Bolognese, foto de Denis Ferreira Neto
O número é cabalístico, mas descontando sábados e domingos, faltam 13 dias para o governador Roberto Requião concluir o seu terceiro mandato à frente do governo do Paraná,tempo apenas superado na nossa história pelos 13 anos (olha o 13 aí de novo, meu Deus do Céu) do interventor, Manoel Ribas, o Maneco Facão, nos longínquos anos 40. É cedo demais para avaliar a herança da era Requião na economia e no desenvolvimento do Paraná e isso a história, sem a emoção da hora, o fará com maior precisão. Mas é visível que nesta reta final de saída, o governador vem sabotando, por sua própria conta e risco, a imagem que deveria deixar para os paranaenses: senão a de um perfil político ousado, administrador probo e com visão de estadista, porque o longo tempo de convivência corrói qualquer fantasia, mas pelo menos a de um governador que sempre teve o mando do seu terreiro, tanto do ponto de vista institucional como partidário.
Leia Mais »
Sábado, 13 de Março de 2010 – 18:43 hs

Osmar Dias, do PDT, reuniu hoje, em Siqueira Campos, uma frente suprapartidária nos debates da décima quarta edição do Projeto Paraná. Lideranças do PDT, DEM, PT, PR, PMDB, PSC e outras legendas defenderam aliança em torno de um projeto de desenvolvimento para o Estado.
“É uma alegria receber prefeitos e lideranças de todos os partidos neste encontro do Projeto Paraná.Não estou aqui de conversa mole. Quero conquistar a confiança desta região e da população paranaense com um projeto de desenvolvimento. Vamos construir um projeto que represente o sonho desta região, na qual vivi por nove anos e também para as demais regiões paranaenses. Já fui candidato a governador e sei que isso não é festa. Sou uma pessoa que tem compromisso que cumpre o que assume”, disse Osmar ao discursar em Siqueira Campos.
Leia Mais »
Sábado, 13 de Março de 2010 – 18:30 hs

Via Blog do Molina
O encontro do PMDB ocorrido hoje pela manhã no Jockey Club do Paraná reuniu servidores públicos, militantes de base de Curitiba e Região Metropolitana e grande do interior para fazer número perto de mil correligionários. Entre eles, pela variedade das camisetas, ficou demonstrado o quanto este amontoado de pessoas é dividido em verdadeiros feudos.
Os mais próximos do Pessuti apresentavam modelo diferenciado. Eram as camisetas mais disputadas pelos que pretendem fazer parte do próximo governo, o que tirou um pouco o brilho das que foram feitas pelo time de Requião ou as vestidas pelo time do Greca, que sonha em ser o vice na próxima disputa.
Nos discursos nenhuma novidade. O Pessuti fez o da continuidade do governo Requião, do qual é vice. Requião usou sua versão do discurso bolivariano, além de fazer o que considera ser o resgate histórico do MDB, partido em que só ingressou quando já era PMDB, o que deixa claro o oportunismo. Baixou o cacete nal direção nacional do partido que considera distanciada do povo e não representa historicamente o PMDB.
Em relação ao governo Lula, repetiu-se. Embora no começo dissesse que a eleição do atual presidente tenha tido grande significância, disse que atualmente o governo Lula representa os setores mais conservadores e que o Lula traiu o próprio passado.
No ataque do Requião, fora as insinuações em relação ao Paulo Bernardo e outros que ele descreve como “novos ricos e suas mansões e carrões”, o alvo central do governador foi o Meirelles, ao qual acusou de ser o “representante do grande capital financeiro internacional.
Leia Mais »
Sábado, 13 de Março de 2010 – 18:15 hs

O presidente da Cohapar, Rafael Greca de Macedo, do PMDB, poderá assumir uma cadeira na Assembléia Legislativa a partir de abril.
Greca ocuparia a vaga de Antonio Anibelli, cotado para ser secretário no governo Orlando Pessuti.
Foto: Fabio Alexandre.
Sábado, 13 de Março de 2010 – 18:06 hs

Do Globo, foto de Anne Warth, da Agência Estado
“O PT estreou nesta sexta-feira nas emissoras de rádio de São Paulo uma inserção da propaganda partidária tendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazendo as vezes de ‘cabo eleitoral’ da ministra Dilma Rousseff, a pré-candidata do PT a presidente da República (na foto, em evento com a ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy).
Depois que a ministra diz na propaganda do PT de 30 segundos que ‘São Paulo tem tudo para ser a terra do avanço tecnológico e do desenvolvimento humano’, Lula elogia a ministra, dizendo que ela é uma ‘mineira que tem a cara de São Paulo’.”
Sábado, 13 de Março de 2010 – 11:29 hs

Josias de Souza Folha Online
Nesta sexta (12), Lula foi ao Paraná. Com Dilma Rousseff a tiracolo, entregou a primeira etapa das obras da Repar (Refinaria Getúlio Vargas).
O TCU detectara superfaturamento na obra. Recomendara a suspensão do repasse de verbas. O Congresso referendara a decisão. Mas Lula dá de ombros.
Presente à cerimônia, o governador Roberto Requião, pseudocandidato do PMDB à presidência da República, surpreendeu.
Em discurso, Requião evocou a frase de um amigo para dizer algo que foi entendido como uma declaração de apoio a Dilma:
“Nóis tá tudo acertado, nóis se finge de leitão pra poder mamar deitado”.
Leia Mais »
Sábado, 13 de Março de 2010 – 11:27 hs

De Lauro jardim, da Veja, via blog do Noblat
De acordo com informações já do conhecimento do partido, o PSDB saiu-se mal em uma pesquisa nacional de intenção de voto a ser divulgada na quarta-feira. Ela mostra um empate técnico de José Serra e Dilma Rousseff, mas com a petista 1 ponto porcentual à frente. A pesquisa foi feita entre 5 e 10 de março com 2 002 pessoas em 142 municípios.
Outra pesquisa, desta vez encomendada pelo PT, foi levada ao Planalto na sexta-feira. Deu pela primeira vez Dilma Rousseff 3 pontos à frente de José Serra.
Sexta-feira, 12 de Março de 2010 – 20:06 hs

A foto poderia ser a oficial da campanha da aliança PT-PDT. O candidato a governador Osmar Dias, do PDT, ladeado por Lula e Dilma Rousseff, e também por Jorge Samek, provável vice, e Gleisi Hoffmann, candidata ao Senado.
Sexta-feira, 12 de Março de 2010 – 19:12 hs

Lula em seu discurso na Positivo Informática: “O Brasil precisa de engenheiros”. Beto Richa, engenheiro civil, sorriu.
Sexta-feira, 12 de Março de 2010 – 19:10 hs

Beto Richa cansou a mão de tanto dar autógrafos durante a visita de Lula à Positivo Informática. Assinou cadernos, papéis, cartões e até camisas das pessoas. Quando viu o assédio a Beto, o deputado petista André Vargas (foto) disse a Jorge Samek: “Olha o bonitinho”.
Sexta-feira, 12 de Março de 2010 – 16:44 hs
Esta foi a resposta de Requião às vaias recebidas hoje (12) dos operários da Repar durante a solenidade de inauguração das ampliações, em Araucária. Requião estava acompanhado do presidente Lula. Pelo twitter dispara: “na REPAR cerca de 20 pessoas tentam vaiar minha intervenção, turma do PB. Já liquidaram o PT em Londrina, querem o mesmo no Paraná”.
Sexta-feira, 12 de Março de 2010 – 16:15 hs
Depois das vaias, Requião desligou-se da comitiva do presidente Lula e recolheu-se ao Palácio para postar no twitter seu ódio contra Paulo Bernardo. Leia.
“Tive oportunidade de explicar ao Lula e a Dilma a proposta imoral dos dois Bernardos sobre o ramal Guarapuava-Ypiranga. Mais uma vez.”
http://twitter.com/requiaopmdb