Oposição prevê mais processos no futuro de Eduardo Requião

Do Roger Pereira no Paraná Online:

sciarra280209

A oposição ao governador Roberto Requião (PMDB) comentou, ontem, as denúncias do Ministério Público Federal por prevaricação e improbidade administrativa contra o irmão do governador, Eduardo Requião (atual secretário Especial de Representação do Paraná em Brasília), ex-superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, por conta da proibição do embarque de soja transgênica no porto de Paranaguá, determinação que contrariou a legislação federal.

O deputado federal Eduardo Sciarra (DEM) [foto] e o deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB) destacaram que, mesmo que tardiamente, as suspeitas de irregularidades cometidas por Eduardo na administração dos portos chegou à Justiça.

“Depois do TCU (Tribunal de Contas da União), da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Capitania dos Portos, agora a iniciativa do Ministério Público Federal completa o quadro. Durante todos esses anos as denúncias de má gestão eram rebatidas pelo governo do Estado como ‘conversa de quem quer privatizar o Porto’. Agora, a questão está na Justiça”, comentou Eduardo Sciarra, dizendo acreditar que outras denúncias deverão chegar ao Judiciário. “Agora, a Justiça terá um longo caminho a percorrer, começando pelos transgênicos, passando pela dragagem do Canal da Galheta e chegando até os roedores e pombos que infestam nosso terminal.”

Citado pelo governador como uma das pessoas que atacam o porto porque tem a intenção de privatizá-lo, Rossoni também acredita que novas ações deverão ser movidas contra a gestão de Eduardo.

“Essa denúncia vem ao encontro de tudo o que estamos falando há seis anos. O Eduardo teria de, mais cedo ou mais tarde, ser responsabilizado de todo o prejuízo que causou ao longo desses anos ao porto e à economia paranaense”, disse.

Para Rossoni, a próxima preocupação do Judiciário deveria ser com a dragagem. “Para mim e para a economia paranaense, não importa a que pertença o porto, desde que ele seja eficiente e com preços justos”, completou.

Também ontem, o atual superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza, saiu em defesa de Eduardo e colocar a Appa à disposição do irmão do governador para defendê-lo num eventual processo.

Ele disse que a autarquia sempre cumpriu as determinações judiciais sobre a movimentação de organismos geneticamente modificados (OGMs) no Porto de Paranaguá e argumentou que determinações assinadas pelo ex-superintendente para a operação deste tipo de carga são a principal prova de defesa do ex-superintendente.

“A questão da movimentação de transgênicos está superada há, pelo menos, 3 anos. Foi o próprio ex-superintendente da Appa, Eduardo Requião, quando ainda exercia a função, quem emitiu ordens de serviço para que fosse permitido o embarque de produtos transgênicos. Estou convencido de que esse assunto perdeu seu objeto por estar ultrapassado. Daremos todo o suporte necessário na defesa do dr. Eduardo Requião, que nunca obstacularizou o cumprimento da lei”, disse o superintendente da Appa.


4 comentários

  1. Vigilante do Portão
    Sábado, 28 de Fevereiro de 2009 – 10:45 hs

    Visão obtusa a do dirigente “pau-mandado” da APPA, então os prejuízos causados aos exportadores, como a demora para embarcar a soja, sendo que um navio parado custa ao embarcador mais de U$10mil por dia, isso se for um dos pequenos, se for dos grandes graneleiros o valor aumenta proporcionalmente ao tamanho.
    Foi comum durante o per´´iodo de proibição de embarque o descumprimento das ordens judiciais, algumas só foram atendidas quando houve ameaça de prisão do mano Dudu.
    Os prejudicados, quando o porto e o Sr. Eduardo forem condenados, certamente pedirão pesadas indenizações. Mais uma continha que o Nefasto governo do Roberto Requião vai deixar espetada para os paranaenses pagarem.
    Na gazetona de hoje o bom Advogado e ex-procurador geral, Sergio B. de lacerda, deu o tom da defesa, bem na linha de quem não tem argumentos para contestar a matéria de fato: meteu o pau no acusador, no caso o MP. Em direito isso é bastante comum, desqualificar a pessoa do acusador e as testemunhas, normalmente o bom advogado só usa dessas artimanhas quando o caso é indefensável.
    Outras teses serão abordadas ao longo do processo, como perseguição, interesses escusos para privatizar o Porto, até um complô internacional para prejudicar a “eficientíssima” administração do governador e a gestão do melhor gerente de portos do mundo.
    O mesmo já foi usado na ação do TRF contra o uso indevido da TV Educativa pelo Requião, a primeira providência, antes mesmo de se defender do fato, foi a de atacar o Dr. Lipimann.
    O fato, no caso do não-embarque da soja trangênica, é o de que o Sr. Eduardo, deliberadamente, não cumpriu a legislação federal e também não atenteu com presteza as órdens judiciais, debochando da Lei e do poder judiciário, o resto é balela de advogado.

  2. Miguel A.Messias.
    Sábado, 28 de Fevereiro de 2009 – 12:29 hs

    E falando em condenação,vejam esta que saiu no Blog do Rigon,em Mga.
    Entre os acusados,está o apadrinhado do Requião,e compadre do Presidente do PMDB de Mga,Crispim,Sr.Miguel Grillo,Diretor do Detran,se for a fundo este sai algemado.
    Vergonha para os peemedebistas honrados de Mga.

    Fraude na Ciretran: audiência na segunda

    Esta é a Semana Ciretran: além da condenação de seis pessoas, entre elas o ex-chefe Paulo Porpiglio, na próxima segunda-feira chega ao fim uma outra ação contra outro ex-chefe da 13ª Ciretran, Dionísio Rodrigues Martins (assessor do vereador John Alves), e contra o diretor de Operações do Detran-PR, ex-vereador Miguel Grillo, da cúpula do PMDB maringaense, além de outras 11 pessoas – entre elas, dois filhos do ex-deputado federal e apresentador de televisão Carlos Roberto Massa, o Ratinho. Todos são acusados de cometer fraudes para obter carteiras de habilitação. Na segunda, a partir das 14h, no Fórum, serão ouvidas as testemunhas de defesa dos acusados; a partir daí o Juízo da 2ª Vara Cível estará em condições de dar a sentença.
    A maioria dos indiciados nesta ação, de 2005 e também movida pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público (assinaram a ação os promotores José Aparecido da Cruz e José Lafaiete Tourinho Barbosa), é de pessoas indicadas pelo PMDB maringaense para ocupar cargos de confiança na Ciretran – prerrogativa que continua até hoje. Relembre o caso.

  3. Mano da Vila
    Sábado, 28 de Fevereiro de 2009 – 13:56 hs

    Cadê o Tribunal faz de Contas do Paraná?
    Que não atuou nem antes, nem durante e nem depois, para impedir a ação criminosa da quadrilha Requião.
    Agora vão usar o dinheiro do contribuinte para pagar advogado para defender o “doutor” Eduardo Requião. Só se for doutor em maracutaia, porque não encontrei em sua ficha o curso que lhe conferiu o doutorado.

  4. parnangura
    Sábado, 28 de Fevereiro de 2009 – 23:25 hs

    Maior CANALHA que já passou por Paranagua, batedor de carteiro .

Deixe seu comentário: