Senadores estendem aos aposentados do INSS reajustes do salário mínimo

O plenário do Senado aprovou na noite de quarta-feira, por unanimidade e em votação simbólica, projeto que garante reajustes anuais do salário mínimo até 2011, recebendo sempre a inflação passada acrescida do mesmo percentual do crescimento real da economia de dois anos antes.

Os senadores aprovaram emenda do senador Paulo Paim (PT-RS) que estende aos aposentados do INSS os mesmos reajustes concedidos ao salário mínimo. Assim, no dia 1º de fevereiro de 2009 o salário mínimo e as aposentadorias receberão, além da inflação de 2008, um aumento de 5,4%, que foi o percentual do crescimento do Produto Interno Bruto de 2007.


O projeto voltará ao exame dos deputados por causa da emenda de Paulo Paim. Caso a proposta seja aprovada pela Câmara e receba sanção do presidente da República, o governo terá de conceder, de forma retroativa a 1º de março, aumento real aos aposentados do INSS – eles receberam apenas a reposição referente à inflação.

Durante a discussão da matéria, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) subiu à tribuna para afirmar que o Congresso não podia estender aos aposentados o mesmo aumento real do salário mínimo, pois não indicou fonte permanente do novo gasto. Ponderou que se a emenda do senador Paulo Paim não for rejeitada pelos deputados e receber sanção do presidente da República, haverá novo fato de desequilíbrio das contas da Previdência, hoje com déficit anual próximo de R$ 44 bilhões.

O projeto original foi apresentado no ano passado pelo governo, depois de negociações com as centrais sindicais e parlamentares da base governista. Com a fixação em lei da fórmula de cálculo do salário mínimo até 2011, o governo quer dar previsibilidade às empresas e aos trabalhadores, depois de um período em que o mínimo teve aumentos reais substanciais negociados com o Congresso. A partir de agora, os reajustes estarão sempre ligados ao crescimento da economia.

Os aumentos serão baseados no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na verdade, o governo já vem aplicando desde o ano passado a fórmula prevista no projeto. Além dos reajustes, o projeto determina que a cada ano o governo retroceda em um mês a vigência do salário mínimo – o aumento de 2008, por exemplo, ocorreu no dia 1º de março. Em 2009, o reajuste será feito no dia 1º de fevereiro e, a partir de 2010, o mínimo subirá sempre no dia 1º de janeiro.

A proposta estabelece que até o final de março de 2011 o governo enviará ao Congresso projeto de lei fixando como será a política de valorização do salário mínimo de 2012 a 2013. O projeto determina ainda que o governo constitua um grupo de trabalho, com representantes dos ministérios, das centrais sindicais e de entidades patronais, para definir e acompanhar a política para o salário mínimo.

A matéria recebeu pareceres favoráveis dos senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e Osmar Dias (PDT-PR), que relataram o projeto, respectivamente, nas Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Assuntos Econômicos (CAE). Durante a discussão da matéria, os parlamentares enalteceram a luta do senador Paulo Paim para melhorar os reajustes dos aposentados do INSS.

Apenas os senadores Aloizio Mercadante e Romero Jucá (PMDB-RR), este líder do governo, fizeram restrições à extensão do aumento aos aposentados. Mercadante reconheceu o mérito da emenda de Paulo Paim, mas alertou para a falta de previsão no Orçamento da União para pagar o aumento real para os aposentados.

Eli Teixeira / Agência Senado


283 comentários

  1. mauro
    segunda-feira, 21 de abril de 2008 – 21:37 hs

    Trabalhei 35 anos embaixo de sol, chuva, calor frio e não perdi dias de trabalhoe ainda trabalho para não passar fome. Para eles o aumento é na hora e sem força. Trabalharque é bom, isto é para poucos, Dar nome para rua e faser conchavos é facil.E agora vem este presidente dizer que vai vetar a correção. Um dia quem sabe esta mamata acabe. E ai quero ver.4% é muito para eles mas 9.000,00 ?

  2. Luiz Romani
    sexta-feira, 25 de abril de 2008 – 17:47 hs

    É inconsebível Lula que tem origem na pobreza vetar aumento real para os aposentados, como se os velhos deste país não contribuiram para o engrandecimento desta nação. Um dia a casa cai.

  3. Daniel santos dos sa
    segunda-feira, 12 de maio de 2008 – 10:01 hs

    Eu não consigo entender como pode ser tão fácio para os deputados darem aumento para eles proprios, ou seja “legislar em causa própia” quando que, para dar um aumento para os aposentados do INSS é tanto cuidado para não estourar o orçamento do governo federal. e que na verdade, voces é quem aniquilam o orçamento brasileiro com seus salários estrondosos.que na verdade, um deputado não merece ganhar nada a mais de R$ 5.000,00 (cinco mil reais)

  4. eliete bezerra gil
    quarta-feira, 21 de maio de 2008 – 16:40 hs

    Si eu sou obrigada a ir nas urnas para votar, porque não posso ir aprovar o aumento desses abençõados que não faz nada por inteiro para o povo.
    Gostaria que o povo tivesse o direito de votar determinadas leis na Urna.
    Sou do povo e estou sofrendo como o povo!

  5. sexta-feira, 13 de junho de 2008 – 9:08 hs

    gostaria que revesi o fator previdenciario pois aposentei com o salario menor que dez salario pois trabalho desde 1971 de carteira assinada gostaria ter minha aposentadoria revista

  6. Paulo Sergio Ferraz
    quinta-feira, 19 de junho de 2008 – 19:27 hs

    Com a aposentadoria que recebo e com diabete não consigo ultimamente abastecer minha despensa e comprar rmedios necessario para a minha saude. Lula vc dizia que era da classe trabalhadora, acabamos votando na suas promessas, a agora nada, esquece dos aposentados, logo vc. nega o o mnisero reajuste proposto por poucos. Não voto em seu partido nunca mais me decepcionei.

  7. sexta-feira, 20 de junho de 2008 – 15:14 hs

    o novo salario de 453.07 vai ser um otimo valor para quem paga contas de agua luz e aluguel masse aumentar para 480 vai ser bem melhor

  8. Nelson Martins
    segunda-feira, 23 de junho de 2008 – 19:04 hs

    Que o Presidente não sabe de nada já sabemos, que finge não sabes estamos vendo.Desça do Pedestal Sr. Presidente, os aposentados não tiveram no seu governo um abrigo para suas mazelas, o salario conquistado apos anos de trabalho trazendo riqueza para o País ou por infelicidade de uma doença não comovem seu coração, nada tivemos de Fernando Henrique e do Sr. Presidente Lula? Apenas a ameaça de que se o Congresso aprovar o Sr. Veta, porque não vetou o aumento salarial dos Parlamentares, por Covardia ou Conchavo?
    Seu partido morreu e como sempre o sr não sabia. Viva o Psol esperança para os Aposentados estes sim os verdadeiros herois deste pais que sobrevivem com a esmola dada pelo governo.

  9. Nelson Martins
    segunda-feira, 23 de junho de 2008 – 19:09 hs

    Guardem bem os nomes dos Senadores Aloisio Mercadante e Romero Jucá, defensores ardentes do toma la da cá do governo e inimigos dos aposentados. O unico partido que tem plataforma em defesa dos Aposentados é o PSOL

  10. Antonio Cruz
    terça-feira, 24 de junho de 2008 – 1:49 hs

    Voces que estao reclamando, nas proximas eleiçoes tornem a votar no Lula e na sua curriola

  11. sexta-feira, 27 de junho de 2008 – 13:32 hs

    Sou advogado e trabalho com previdencia, mas estou indignado com os congressistas, que não alateram o poder do executivo, em aplicar indices de reajustes a seu bel prazer, para os aposentados; Porque não pode continuar os reajustes pelo salário mínimo como era antes de 1994 ??
    Vamos mudar a lei e voltar a rejustar os aposentados desde 1994 pelo salário mínimo vigente a cada ano, ou seja, se uma pessoa se aposentou com sete salários mínimos, ele deverá cntinuar a ganhar sempre sete salários mínimos até falecer; ok??

  12. elias
    sábado, 28 de junho de 2008 – 1:24 hs

    O Lula e o PT, nunca deveriam ter saido do circo em que foram criados, pois pararam de se exibir no circo, para fazer palhaçada lá em brasilia, e o pior de tudo é que essas piadas não têm a menor graça! más acredito que disso tudo, se pode tirar uma lição, talvez o povo brasileiro aprende a votar nas próximas eleições!

  13. geraldo ferreira
    quinta-feira, 24 de julho de 2008 – 16:54 hs

    Afinal, como ficará a situação do reajuste dos aposentados do INSS a partir de 2009? a partir de agora? Vamos aguardar até abril/2009 para que hajam muitos alardes, muitas fogueiras, muita fumaça e depois uma tempestade de “deixa pra depois” nos deixando a ver navios-fantasmas?! Enquanto isso os aposentados estamos nos prejudicando cada vez mais a cada dia que passa, a cada reajuste que ocorre no dia-a-dia da economia “sob controle” do nosso amado País!!!

  14. Antonio Carlos de Ol
    quinta-feira, 28 de agosto de 2008 – 12:46 hs

    Gostaria de saber se esta Lei já foi aprovado na Camara e Senado e sancionada pelo Executivo?

  15. wasdanar
    segunda-feira, 8 de setembro de 2008 – 22:32 hs

    isto que é uma tremenda sacanagem.trabalhei 35 anos sempre recolhendo ao inss para 10 salarios e,hoje recebo menos de 5.esse governo desgraçado concede aumento pra todos e,quando é para os aposentados do inss diz que o pais vai quebrar.estes canalhas vão um dia prestar contas com o satanás.

  16. paulo gilberto
    sábado, 27 de setembro de 2008 – 21:50 hs

    quero parabenizar este baita senador, que faz uma força danada, em prol destes aposentados, parabens, senador paulo paim ,meu oto sempre será seu, podes ter certesa, cara, tú tinhas que ser presidente, senador, porque és uma pessoa muito justa;;

  17. terça-feira, 30 de setembro de 2008 – 16:04 hs

    saogostaria de saber se estes se cotodos governantes mentarios sao lidos por alguem la do poder todos governantes

  18. quinta-feira, 2 de outubro de 2008 – 8:44 hs

    Queria simplesmente pedir aos senhores Deputados que na hora de votarem este projeto de autoria do Senador PAULO PAIM em benefício dos aposentados , fizessem uma reflexão que nós trabalhamos para adquirirmos uma velhice mais equilibrada, para termos uma vida mais decente, uma alimentação mais saudável, uma saúde melhor mais em vez destas maravilhas o que temos é o inverso de quando estavámos na ativa. Espero que os senhores reflitam bem pois breve iremos as urnas para elegermos e esta reflexão poderá servir muito para reeleição. OBRIGADO E REFLITAM BEM.

  19. amália do rosário .P
    terça-feira, 21 de outubro de 2008 – 10:44 hs

    Como Lula,prega inclusaõ social se está deixando em situação de desespero quem trabalhou a vida toda e contribui meses e meses para previdencia social.Será que nós aposentados teremos que pedir esmolas ,para comprar remédios e comida.Ou vão criar bolsa velhice etc.etc

  20. JONAS DE OLIVEIRA
    terça-feira, 21 de outubro de 2008 – 18:49 hs

    PARABÉNS PAULO PAIM, pela sua luta e pelo seu carater.
    Primeiramente Deus estará sempre com você, e que outros politicos refletem e ajude na sua luta, aqueles que estão com voce merece tudo de bom. Que o nosso sr. Deus protege a todos. OBRIGADO!.
    ” Vamos conseguir, para o nosso senhor nada é impossivel.
    Jonas de Oliveira.

  21. JONAS DE OLIVEIRA
    terça-feira, 21 de outubro de 2008 – 19:47 hs

    SR. Presidente Lula,
    À vossa exelência é do povo humilde, então porque veta-lo os aumentos dos aponsetados.

    Para quem ganham 2 salarios é imposivel sr. Presidente viver dignamente.
    Pense bem antes de veta-los, o SR é mesmo classe trabalhador?.

  22. edgard silva
    quinta-feira, 23 de outubro de 2008 – 20:34 hs

    falar algo sobre este assunto, e como usar vãs repetições e que precisamos é algo concreto, que reconheça, e valorize quem se dedicou uma vida , com sol chuva crises de toda ordem para o crescimento de nossa nação desde já parabéns a todos que de alguma forma se dedicam para que isto aconteça.

  23. quinta-feira, 23 de outubro de 2008 – 20:40 hs

    na verdade os aposentados que ganham acima dedo minimo esta precisando urgente de homens intreptos e decididos para virar este jogo, parabéns aos poucos que se dedicam na causa , pois está nação precisa reconhecer o que siguinificou eo que siguinifica estas pessoas para o brasil

  24. quarta-feira, 29 de outubro de 2008 – 18:34 hs

    Sr. Presidente, voce que já foi operário e sabe as dificuldades de um cidadão comun, tenho a esperança que o Senhor seje sabio e consciênte fazendo o melhor para nós os aposentados, já contribuimos tanto para o progresso desde País e agora so recebemos migalhas de porcentagens para sobreviver . Minha grande esperança é que o Sr. não vete o projeto de Lei para a melhoria das aposentadorias em 2009.

  25. Amanda
    sexta-feira, 7 de novembro de 2008 – 9:46 hs

    Na verdade senhores trabalhadores, o nosso presidente é muito inteligente..Ser reconhecido mundialmente como lider do partido dos trabalhadores sem nunca antes ter trabalhado não é pouca coisa não. alguns direitos tirados dos idosos e sancionado, jamais chegou ao conhecimento do nosso querido presidente, este trabalho quem faz é Aluizio Mercad. Ideli Salvat Romero Jucá e outros tantos.. O sen. PAULO PAIM deveria ser o nosso presidente, HOMEM de palavra e de coragem.

  26. Ramis
    sexta-feira, 7 de novembro de 2008 – 10:17 hs

    SRs.aposentados somos uma família de 8 pessoas, éramos todos militantes do PT, votamos os dois mandatos para o Lula, acreditavamos nas promessas, quebramos a cara.trabalham com base no programa do FHC tiram direitos e fazem discurso sem fundamento. No partido dos trabalhadores nós não votaremos nunca mais só acreditamos no senador Paulo Paim

  27. Luiz Carlos Nogueira
    sábado, 8 de novembro de 2008 – 13:29 hs

    Toda a nação brasileira deve ter ficado sensibilizada com o pedido (feito no dia 04/11/2008) do Sr. Ministro da Previdência Social, José Pimentel, para que o Congresso Nacional analise com responsabilidade os projetos relativos aos benefícios previdenciários. Aliás, para mim é estranho que só agora se fale em responsabilidade (somente falando no caso específico da previdência social) coisa que não se falou e não se tratou no passado (ou se tratou, tratou com grande dose de veleidade), porque nunca foram pegos “peixes grandes” que surrupiaram os cofres do INSS. Nunca se recuperaram os prejuízos causados, fossem eles pequenos ou grandes. Fala-se em “rombos” no INSS. E eu pergunto: Fomos nós os aposentados que os causamos? Pelo contrário, sempre pagamos nossas contribuições para que pudéssemos garantir nossa aposentadoria de uma forma mais ou menos digna. Confiamos no Poder Público e nos homens que o representa, para que isso fosse garantido. Mas o que sempre tivemos notícias, foi de desvios de finalidade dessas verbas. VOSSAS EXCELÊNCIAS ESTÃO TRATANDO DE UMA QUESTÃO DE ORDEM PÚBLICA, QUE ENVOLVE ÉTICA E HUMANIDADE. LEMBREM-SE DISSO. Não é mais possível tratar a questão com “formulas” prejudiciais a exemplo do “fator previdenciário”; da redução do teto máximo de contribuição (de 20 para 10 Salários-Mínimos) e da desvinculação do aumento dos “benefícios” com base no salário-mínimo. Quem contribuiu uma grande parte da sua vida laborativa com base em 20 SMS, sofreu LESÃO ENORME. Ora, que princípio de justiça é esse, em que aqueles que contribuíram com base em salários-mínimos, mas recebem “benefícios” dissociados deles? Portanto, Há uma perversidade nessas saídas de quem parece ter sido treinado para fazer malabares, ou aprendeu na cartilha de Nicolau Maquiavel (O Príncipe). Mas também, decerto nunca leu “O Germinal” de Émile Zola. Quem tendo o mínimo de inteligência e compulsar tais obras, irá entender como surgem os Che-guevaras, os Lamarcas, os Lampiões, os Marighellas, etc, etc. NÓS, HOJE APOSENTADOS, JÁ TRABALHAMOS DURAMENTE, AJUDANDO NO DESENVOLVIMENTO DESTE PAÍS, TENDO CONTRIBUÍDO PARA COM ESSA FAMIGERADA PREVIDÊNCIA SOCIAL (INSS), E NÃO SOMOS VAGABUNDOS COMO ASSIM FOMOS DENOMINADOS E APOSTROFADOS PELO EX-PRESIDENTE SR. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. Quem não se preocupa com os idosos (o Estatuto do Idoso é um faz de conta…), só pode ter sido gerado por chocadeira, ou deve ter deixado os pais no asilo. Ou então, de outro modo, já havia aprontado uma “baita da safadeza” para garantir-lhes uma gorda aposentadoria ou outra forma de doce e lauta vida na velhice, sem se preocupar com as escorchantes prestações da casa própria ou com aluguéres, remédios, víveres, etc.etc, cujos aumentos constantes, superam em muito os aumentos ignominiosos que nós aposentados “simples mortais” recebemos desse INSS. É VERDADE SENHOR MINISTRO DA PREVIDÊNCIA, O CONGRESSO DEVE SER RESPONSÁVEL — MAS O SENHOR TAMBÉM! POIS DEVERIA ESTAR COMO ARRIMO AO NOSSO LADO ! SE NÃO VAI NOS AJUDAR, PELO MENOS NÃO NOS ATRAPALHE. COMO É QUE TEM VERBA PARA TANTAS “OUTRAS COISAS” E NINGUÉM DIZ QUE ELAS PREJUDICAM O PIB?

  28. Ivanildo Franklin de
    domingo, 9 de novembro de 2008 – 10:54 hs

    Ex.mo Sr. Presidente … Tenho o maior
    respeito por V.Exa … Um cidadão que
    saiu do NADA e chegou ao TUDO … ‘
    sem mérito, jamais Vossa Excelência
    consegueria alcançar o que alcançou .
    Rogo a DEUS que O ilumine sempre
    e O cubra de bênçãos para as resolu-
    ções necessárias … ESTA é UMA…

    Com os meus respeitos

  29. Miriam
    domingo, 9 de novembro de 2008 – 15:12 hs

    O cálculo dos reajustes da Previdência deveria ser sempre abrangendo os que ganham, ou melhor, contribuiram até o limite permitido, ou seja dez salários. Veja bem, dez salários não é nenhuma fortuna, então seria o mais decente respeitar esse limite, e agora sim, o que exceder isso, já que tem tantas aposentadorias de Marajás rolando por aí, essas sim deviam ser reajustadas só até os dez salários e o resto que excede, deixar ir sendo comido pela inflação. E tudo quanto é aposentadoria irregular está aí mamando nas tetas da Previdência. É bom saber que o dinheiro da Previdência é muitíssimo dinheiro, mais dinheiro que o orçamento de alguns paises da Europa, só que esse dinheiro não atende aos aposentados só, mas é usado pelo Governo para fazer caixa, e para pagar PAC, Bolsa Família, aumentos de servidores, atender empresários, ajudar empresas etc, etc, etc, e depois, os aposentados não podem ter reajuste, pois não tem dinheiro no orçamento. Vejam só que falácia enorme. Senador Paulo Paim, o Sr. é o único homem justo e decente que Deus o abençoe.

  30. Adolpho Adduci
    domingo, 9 de novembro de 2008 – 17:14 hs

    Assistia pela televisão as comemorações no Congresso Nacional com a presença do Senhor Presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva e demais Autoridades os 20 anos da promulgação da Constituição de 1988, ai me perguntei o que os Aposentados e Pensionistas tem que comemorar Nada… Nada… Nada…, pois naquela época os constituintes repararão o achatamento gradual e progressivo do único ganho com que contam os Aposentados e Pensionistas para o seu sustento e de suas famílias, ou seja, de pessoas idosas que não conseguem emprego (hoje até os próprios jovens têm dificuldades), com sua saúde já comprometida pela idade, o que faz crescer de vulto a injustiça, que chega às raias da crueldade, pois enquanto suas despesas aumentam, os únicos ganham que contam diminui. Fez-se, então justiça, corrigindo-se os benefícios criminosamente defasados até aquela data, Todavia não demorou muito tempo em 24/07/1991 com a Lei 8213 que implantou o novo Plano de Custeio da Previdência Social a mesma pratica anterior voltou a vigorar, com adoção do critério de não corrigir os benefícios superiores a um salário mínimo pelo mesmo percentual adotado para a correção do beneficio, agora pergunto ao Senhor Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que na ocasião que era candidato a Presidente em um debate ele não entendia porque isso contecia, agora que esta na Presidência porque não resolve esse problema?Logo que o Senhor Presidente tomou posse e nomeou para Ministro da Previdência Ricardo Bersoini escrevi falando do assunto vou transcrever a carta que recebi: Brasília 06 de fevereiro de 2003 Prezado Senhor Adolpho. Por solicitação do Senhor Ministro Ricardo Bersoini, informo-lhe que foi inclusa na agenda de trabalho desta gestão, a preocupação com a recomposição dos benefícios previdenciários os quais vêm sendo achatados ao longo dos anos, para tanto Sua Excelência determinou a realização de estudos pelas áreas competentes com vistas à implementação desta ação Atenciosamente Chefe de Gabinete do Ministro Antonio Rodrigues de Souza Neto, porque agora eles não Apóiam os Projetos do Ilustre Senador da Republica Paulo Paim pertencente ao mesmo Partido dos Trabalhadores, o Senador sempre afirmou em seus pronunciamentos que a previdência é superavitária e tem condições de devolver o poder aquisitivo dos Aposentados e Pensionista, e duro para nos Aposentados e Pensionistas verem Ministros, Senadores e Deputados Federais que tem altos salários virem na televisão pedir para não aprovarem os referidos projetos, volto a repetir novamente o mesmo lero-lero de sempre que a Previdência Social não comporta esses aumentos, como naquela ocasião comportou? Digo a esses que são contra repensarem um pouco, pois o Aposentado e Pensionistas que contribuíram pagaram os seus impostos corretamente merecem respeito e consideração acima de tudo o que não esta acontecendo em nosso País, o Governo não esta cumprindo o que foi estabelecido quem contribuiu com 5,7 ou 10 Salários Mínimos teriam que receber 5, 7 ou 10 Salários Mínimos, esta certo isso Senhor Presidente, Senhores Ministros, Senhores Senadores e Deputados Federais que são contra?

  31. Rosângela M.Daher
    domingo, 9 de novembro de 2008 – 17:42 hs

    Meu marido trabalhou durante anos e anos contribuindo mensalmente para o inss, como todo trabalhador brasileiro. Esperava ter uma velhice confortável, mas infelizmente veio as doenças, tem gastos absurdos com remédios.
    Quero pedir ao Presidente Lula para não nos decepcionar na hora da votação, pois se ele está onde está, é porque o povo brasileiro confiou nele, não estamos pedindo esmolas e sim o que é nosso de direito.

  32. Anônimo
    segunda-feira, 10 de novembro de 2008 – 13:47 hs

    o meu pai Nivio Luiz Domingos esta passando momentos dificeis por causa defazagem salarial ;pois o que ganha ja nao da mais para o orcamento familiar a minha mae ja anda chamando o meu pai de miseravel nao estou pedindo nada porque contribui para ter um salario digno espero que senhores,senadores,deputados e o nosso presidente sesembilize …………….

  33. viviane
    segunda-feira, 10 de novembro de 2008 – 13:47 hs

    o meu pai Nivio Luiz Domingos esta passando momentos dificeis por causa defazagem salarial ;pois o que ganha ja nao da mais para o orcamento familiar a minha mae ja anda chamando o meu pai de miseravel nao estou pedindo nada porque contribui para ter um salario digno espero que senhores,senadores,deputados e o nosso presidente sesembilize …………….

  34. Adolpho Adduci
    segunda-feira, 10 de novembro de 2008 – 20:17 hs

    Declaração do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicada no Jornal Folha de São Paulo, Sábado 27 de Janeiro de 2007 na pagina A.6 – Brasil.
    O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou ontem no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, que não tem preocupação com o déficit do sistema previdenciário brasileiro. Segundo Lula, o rombo da Previdência é fruto de uma escolha do país que optou por fazer uma política social com a Constituição de 1988 e incluiu como beneficiários da Previdência milhares de agricultores, idosos e portadores de deficiência que não contribuíram para o sistema, se pegar os trabalhadores que contribuem e recebem benefícios não há déficit, baseado nessa declaração sugere ao Presidente informar ao seu Ministro da Previdência José Pimentel, Senadores Aluisio Mercadante, Eduardo Suplicy, Ideli Salvatti, Delcidio Amaral, Romero Jucá, Senadores, Deputados Federais do Partido dos Trabalhadores e da base aliada que são contra aos projetos do ilustre Senador da Republica Paulo Paim/PT-RS o que vossa excelência declarou naquela ocasião e que não fiquem falando que a previdência não suporta aprovarem esses projetos. Quero deixar bem claro que não sou contra, quem nunca contribuiu ter esses benefícios, mas tirando do INSS e incluindo na Bolsa Previdência Sem Contribuição (já que temos tantas bolsas uma a mais não vai fazer diferença) deixando somente no INSS os que efetivamente contribui para o sistema previdenciário fazendo justiça a todos os trabalhadores contribuintes para um final de vida com mais dignidade mandando aprovarem os projetos do Senador Paulo Paim, peço a Vossa Excia que entre nessa Luta em favor dos Aposentados, pois é duro chegar ao fim de nossas vidas tendo que implorar pelos nossos direitos para saldar os compromissos e despesas com Remédios, Planos de Saúde, Aparelho de Surdes e tantas outras obrigações do dia a dia, se estão nesses cargos foi porque o povo brasileiro confiou em vossas excelências, principalmente a classe média que e a mais sacrificada do país.

  35. celso alves
    terça-feira, 11 de novembro de 2008 – 8:28 hs

    Senador Paim, votei no senhor nesta eleição passada, na futura não vo só votar vou trabalhar para este notavel parlamentar, um dos melhores do Brasil, tinha uma certa admiração pelo seu par o senador mercadante, se hover uma eleição em que ele seja candidato vou não so votar contra mas trabalhar contra ele mostar as pessoas como aposentados e futuros, o mal que este senhor esta fazendo a sociedade

  36. José de Carvalho
    terça-feira, 11 de novembro de 2008 – 15:13 hs

    Acho um absurdo essa política de aumento de salário para nós, aposentados.
    Contribui por 35 anos com o INSS, sempre pelo teto (10 salários) e hoje, após 4 anos aposentado, recebo 4 salários mínimos, uma vergonha. Graças à Deus, tenho saúde e disposição e ainda posso trabalhar para complementar meu orçamento, mas até quando? Parabenizo o Sr. Paulo Paim que está ¨brigando¨por nós para tentar corrigir essa vergonhosa distorção salarial da qual, com certeza nosso Presidente Lula e a maioria dos parlamentares tem uma enorme parcela de culpa. Quando se trata de aumentar o salário deles, não existe crise, não existe défit, sempre vai existir orçamento pra eles. Até quando iremos suportar tais injustiças?

  37. Luiz Carlos Nogueira
    quarta-feira, 12 de novembro de 2008 – 20:26 hs

    Minha profunda gratidão. Com este seu site o sr. está ajudando de alguma forma aos aposentados e pensionistas do INSS.

  38. Noélia F. de Oliveir
    quinta-feira, 13 de novembro de 2008 – 13:50 hs

    Senhores governantes está na hora (aliás já passou) de respeitar os idosos, com certeza eles não querem esmolas nem dos governantes nem de seus familiares, querem sim RESPEITO e isso começa pela garantia dos seus direitos, do seu sustento e da sua autonomia. Vamos botar a mão na consciência e analisar de fato o que é respeitar a pessoa idosa, de nada adianta estatuto do idoso se a condição primordial para a manutenção da sua dignidade é cruelmente desrespeitada.

  39. JOSUÉ
    quinta-feira, 13 de novembro de 2008 – 22:10 hs

    ESSE ESTATUTO CRIADO PARA OS IDOSOS É O MAIOR ENGONDO QUE JA FOI PUBLICADO ATÉ HOJE!!! NO ESTATUTO DIZ QUE O IDOSOS NÃO DEVEM SER DISCRIMINADO, NÃO DEVEM SER NEGLIGENCIADOS E NEM SOFRER OPRESSÃO, MAS OS GOVERNANTES SÃO OS PRIMEIROS A DESRESPEITAR AS LEIS CONTRA OS IDOSOS APOSENTADOS QUE ELES PROPRIOS APROVARAM. ESTÃO QUERENDO BARRAR O PROJETO DO SEN. PAULO PAIM, QUE ESTENDE O PERCENTUAL DADO AO SALARIO MINIMO AOS APOSENTADOS E POR IRONIA DO DESTINO QUEM ESTA SE OPONDO SÃO NA MAIORIA DO PT (PAULO BERNARDO, GUIDO MANTEGA, MERCADANTE IDELI SALVATI E MAIS UMA PENCA QUE FAZEM PARTE DESSA FACÇÃO CRIMINOSA DENOMINADA PT. GUARDEM BEM O NOME DESSES FASCINORAS QUE SÃO CONTRA A APROVAÇÃO DO PROJETO!!!!

  40. ESIO RIBEIRO DA SILV
    quinta-feira, 13 de novembro de 2008 – 22:59 hs

    presidente LULA quando eu aposentei em 2007 o meu beneficio foi 95,66 por cento do teto que era 1.000,00 do mes de fevereiro,como que agente se preocupa, é presidente somos dois idosos eu e esposa como vamos fazer remedio comsulta medica é muito caro.DEUS ILUMINA NA HORA DO SENHOR SANCIONAR.Att ÉSIO

  41. FRANCISCO DIASSIS
    sexta-feira, 14 de novembro de 2008 – 10:29 hs

    GOSTARIA DE REVER MINHA APOSENTADORIA POIS TRABALHAMOS MUITO PRA VER SE UM DIA ERAMOS RECOMPENSADO EU ESPERO QUE ESSE ALMENTO ACONTECA DE MANEIRA JUSTA

  42. Jucelia de Souza
    sexta-feira, 14 de novembro de 2008 – 11:54 hs

    Não consigo acreditar como pode, O presidente Lula vetar o aumento dos aposentado e demais deputados.Isto é que chamo ser igoista, só pensam nos aumentos deles.Mas como nada é para sempre, um dia vcs irão acertar contas da grande ijustiça.Lembram Deus não dorme.Qdo a desgraça bater nas suas porta irão lembrar o que fizeram de mal a milhares de aposentados.Tudo o que se faz aqui se paga.Não esqueçam.

  43. Adolpho Adduci
    sexta-feira, 14 de novembro de 2008 – 13:49 hs

    Ruy Barbosa estava certo quando falava “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a deshonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto” nos os Aposentados e Pensionistas desse nosso Querido Brasil, que trabalhamos honestamente, pagamos nossos impostos corretamente, contribuímos para a Previdência Social sendo descontado de nossos salários na boca do caixa sobre 5, 7 ou 10 Salários Mínimos, teve um período que era sobre 20 Salários Mínimos, esperando ter um final de vida tranqüilo para cobrir nossas obrigações do dia/dia com o Plano de Saúde (pois o Governo que deveria dar mais atenção com a saúde do Brasileiro não o faz, haja vista como andam esses Hospitais em todo o Brasil gente implorando para ser atendido), Remédios (preços altos) Aparelho de Surdes (um absurdo) e demais compromissos com a nossa família no dia/dia, nos revolta ver certos Senadores da Republica eleitos por nos para nos defender vão a tribuna para atacar falando que é uma loucura e um delírio os projetos do Ilustre Senador Paulo Paim PT/RS que defende junto com outros Ilustres Senadores esses projetos que devolvem ao Aposentado a sua dignidade, pois quando contribuímos para a Previdência era sobre o Salário Mínimo e agora todo o ano o nosso benefício vão diminuindo, pois o Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva que um dia foi trabalhador e o Partido tem em seu nome Partido dos Trabalhadores não faz nada para mudar essa situação (com raras exceções) os Senadores que são contra os Aposentados são Aloísio Mercadante PT/SP, Ideli Salvatti PT/SC, Eduardo Suplicy, PT/SP, Romero Jucá PMDB/RR (esse nem se fala), Dulcidio Amaral PT/MS e muitos outros que têm seus rendimentos pagos pelo povo brasileiro viram as costas para esses projetos. Escrevi também para o Presidente da Câmara Federal Deputado Arlindo Chinaghia e até hoje não recebi uma resposta de sua Excelência, pois não há interesse por ordem do Palácio do Planalto em colocar em votação os projetos que estão engavetados, mas os Aposentados, Pensionistas e Familiares estarem de olho nesses políticos que são contra: Ministro da Previdência José Pimentel, Ministro da Fazenda Guido Mantega, Ministro do Planejamento Paulo Bernardo, Senadores e Deputados Federais e da base aliada para darem o troco nas próximas eleições se DEUS quiser banindo da vida publica, pois o que eles estão fazendo com todos nos e uma discriminação e falta de respeito, na Constituição de 1988 repararam essa discriminação a previdência não quebrou… Governos posteriores tiraram, sempre dando a desculpa que a previdência não suporta, pois e conversa mole para boi dormir… Se os projetos forem aprovados na Câmara Federal e o Presidente vetar que se diz defensor dos Trabalhadores, transformando-se no pior Presidente para os Aposentados e Pensionistas não esquecendo que Vossa Excelência no Fórum Mundial em Davos na Suíça disse que a Previdência não tem déficit, se pegar os trabalhadores que contribuem e recebem benefícios não há déficit (declaração publicada no Jornal Folha de São Paulo pagina A.6 – Brasil no dia 27 de Janeiro de 2007) então Presidente transfere quem nunca contribuiu para a Bolsa da Previdência sem Contribuição tirando das contas do INSS.

  44. Clóvis Santos Andrad
    sexta-feira, 14 de novembro de 2008 – 20:46 hs

    Parabéns ao Senador Paulo Paim e ao Senado Federal por esta atitude louvável em relação aos nobres aposentados.

  45. Altayr Cabral Perdig
    sexta-feira, 14 de novembro de 2008 – 21:08 hs

    O meu poder de compra está gradativamente sendo atingido, motivado pelo medo de um dos piores presidente que o Brasil já teve,pois invés de atacar os ladrões e bandidos que roubavam a presidencia prefiriu tirar dos aposentados que não tem defesa (F.H.C. ) todos os aposentados com o pensamento em Deus, pedimos para que ilumine os parlamentares a votarem favoravel aos aposentados

  46. OLINTO ALVES -
    sábado, 15 de novembro de 2008 – 14:31 hs

    Parabens Paulo R. Paim. Nós sabemos sua luta em favor apos.pens.inss recebe acima piso nacional. Idade minha 75 anos; 54 anos de trabalho; a partir 91, desvinculação salário mínimo; poder de compra caiu 100%. Excia. Senador Aluizio Mercandante! A Previdencia Social só apresenta Superávit; não tem déficit, o que esta quebrando o Inss é a saúde e a Assitência Social e 513 Deputados Federais e 81 Senadores. O Senhor Já Pessou nisso? Pelo amor de Deus, Senador Aluizo Mercadante! Pense um pouco nos pobres aposentados e pensionistas, deste País, que sebem acima do piso nacional. Não acreditamos que o senhor não tem conhecimento do Superávit do Inss. Se o Senhor quer saber porque da minha convicção, dê um chegada até a sede da Anfip; é próximo do Congresso Nacional, verifique lá com os economistas; pede os exemplares da Revista Seguridade Social; constate a tamanha besteira que vossa excelência afirmou, usando a Tribuna dessa Casa de Lei, e que deveria na realidade defender, mormente, os direitos adquiridos, dos aposentados e pensionistas em revista, os quais, colocaram alguns tijolos na construção de nosso glorioso País. Uma coisa é certa Excelência: o que o Senhor plantar, ou o Senhor, ou a sua descendencia vão colher. Obrigado Senador Paim. Nós nos conhecemos de um Seminário, em S. Jerônimo -RS, no Escritório Dornelles Advocacia.

  47. paulo
    sábado, 15 de novembro de 2008 – 22:14 hs

    obrigado por tudo que estás fazendo por nós aposentados, senador paulo paim, são estes tipos de politicos que pegam uma causa e v~zao em frente, até onde for necesário defendedoa, acima de todas as oposições, opostas do próprio partdido, e dos própios companheiros, assim cad senador pegasse uma causa para defendela, este país, com certesa seria, outr n~ção mais justa do que é,vá em frente galo gaúcho, porque tú mereces ser um sendador de fundamento, e que trabalha incansálvemente, em nome de uma causa ou seja os aposentados do brasil, muito obrigado grande senador paulo paim, conteranio, ou seja gaúcho de verdade,não a afrouxa senador duro neles, se tem dinheiro pros bancos e montadoras, porque não, pros que deram a vida por este país..

  48. valter
    domingo, 16 de novembro de 2008 – 9:36 hs

    esse senador mercadante se esquece deque foi eleito com votos de muitos aposentado

  49. Antonio De Pádua
    domingo, 16 de novembro de 2008 – 22:29 hs

    Me aposentei nos Corrêios em 2002,sempre fui PT,fui inclusive MILITANTE(em certa época).Hoje tenho vergonha e arrependimento,depois da SAFADÊZA(traicão)de um que saiu de nosso meio,através de nossas lutas,humilhações,perseguiçôes etc.etc.sendo exemplo para o mundo o fato de um verdadeiro TRABALHADOR conseguir ser PRESIDENTE de um País, chegará dia em que os bons e leais Brasileiros sentirão vergonha de serem brasileiros(ja dizia RUI BARBOSA:trabalhador.rs.rs.rs

  50. Bertulino Alves
    segunda-feira, 17 de novembro de 2008 – 13:39 hs

    Gostaria de parabenizar ao Senador Paulo Paim pela defesa veemente e brilhante aos aposentados injustiçados e penalizados por um déficit salarial absurdo. Que Deus o abençoe e recompense.

  51. Romulo Pereira
    terça-feira, 18 de novembro de 2008 – 9:34 hs

    Liberar bilhoes para CEF e o Banco do Brasil emprestar a juros ao povo acima da inflção que o governo diz ser.”POOOODE”.
    Incentivar o consignado e dar lucros aos bancos “POOODE”.
    Aumentar verbas de gabinete”POOODE”.
    Dar milhões as ONGS sem controle”POOODE”.
    Gastar com cartões de credito corporativo dos governos, sem controle “POOOODE”.
    Usar o dinheiro da previdencia com Assistencialismo”TAMBEM POOODE”.
    Governos FEderais,estaduais e municipais dever aos cofres da previdencia “ISSSO POOOOOODE”
    Não cobrar as empresas que devem a previdencia “POOOOODE”
    Usar o aumento do salario minimo como moeda politica “POOODE”
    AGORA RECEBER O QUE O GOVERNO GARFOU DOS APOSENTADOS “isso NÃO pooode”
    IMAGINEM SE O GOVERNO BOTA NO MERCADO 8 BI…MAIS EMPREGOS NO COMERCIO E NA INDUSTRIA, FAMILIAS QUE SÃO SUSTENTADOS POR SEUS APOSENTADOS SE ALIMENTARIAM MELHOR,

    ai OS BANQUEIROS NÃO IAM SE BENEFICIAR COM JUROS PAGOS NOS CONSIGNADOS ( SERÁ QUE POR ISSO não pooooode)

  52. terça-feira, 18 de novembro de 2008 – 11:41 hs

    O que é intrigante, é a falta de compreensão dessas pessoas que fazem às leis do nosso país, pois quando é para aumentar os seus salários não perguntam ao povo qual será o indice que eles devem receber, ou seja é uma vergônga, pois legislam em seus próprios benefícios, enquanto nós o povão que trabalhavamos contribuindo para o crescimento da economia do país ficamos a mercê de homens injustos, até mesmo o nosso presidente que sempre defendeu bons salários para todos sem excessão, agora não quer aprovar o mesmo indice do reajuste do salário mínimo para os aposentados. Presidente, deputado reflitam pois o amanhã pertence a Deus, e vocês vão precisar dos aposentados, pois os aposentados também votam e elegem quem eles querem

  53. terça-feira, 18 de novembro de 2008 – 11:42 hs

    O que é intrigante, é a falta de compreensão dessas pessoas que fazem às leis do nosso país, pois quando é para aumentar os seus salários não perguntam ao povo qual será o indice que eles devem receber, ou seja é uma vergônga, pois legislam em seus próprios benefícios, enquanto nós o povão que trabalhavamos contribuindo para o crescimento da economia do país ficamos a mercê de homens injustos, até mesmo o nosso presidente que sempre defendeu bons salários para todos sem excessão, agora não quer aprovar o mesmo indice do reajuste do salário mínimo para os aposentados. Presidente, deputado reflitam pois o amanhã pertence a Deus, e vocês vão precisar dos aposentados, pois os aposentados também votam e elegem quem eles querem.

  54. ANA MARIA DIAS CARVA
    terça-feira, 18 de novembro de 2008 – 12:26 hs

    O aumento dos políticos não representam grande custo para os cofres públicos? Olhem a diferença do salário deles e o salário dos aposentados e pensionista, sem contar que o aposentado tem um teto máximo fixado. Se houvesse justiça e consciência, os políticos diminuiriam o próprio salário e reporiam as perdas salariais dos pobres aposentados e pensionistas, que muito contribuíram para o progresso do país e que depois de cumprido o tempo exigido ainda precisa continuar trabalhando para garantir a própria sobrevivência e da família. Isso é um absurdo!!!

  55. lorena souza araujo
    terça-feira, 18 de novembro de 2008 – 13:15 hs

    Sou jovem,com apenas 21 anos,vejo o desgosto e as dificuldades que meu avô vem passando,por receber apenas 1 salário mínimo,sendo que pagou 3 salários para previdência,com muito esforço com trabalho autônamo,tendo que acordar sempre às 4horas da manhã todos os dias debaixo de sol e chuva para alimentar todos os seus 10 filhos.Sabendo ele que um dia poderia ter uma velhice trânquila,com seu benefício.Hoje meu avô foi vítima de um derrame,e passa muitas deficuldades,tendo ele que sobreviver com o pouco que ganha e também com a ajuda de seus filhos.Isso dói,há muitos em situação igual a meu vô!Gostaria que os Srs.Poderosos” penssasem nisto!

  56. Paulo Dias
    terça-feira, 18 de novembro de 2008 – 15:31 hs

    este mercadante e compania tão me saindo melhor que a encomenda, olho neles pessoal, nas proximas eleições eles precisan de nosso voto, parabens senador Paim o povo ta vendo o que o sr. taf azendo continue na sua luta o sr. não ta sozinho, e vai ter oportunidade de ver isso mais adiante, acredito na lei de causa e efeito e todos vão ter o que merecem…

  57. Paulo Dias
    terça-feira, 18 de novembro de 2008 – 15:32 hs

    este mercadante e compania tão me saindo

  58. Odilon Eduardo
    terça-feira, 18 de novembro de 2008 – 20:44 hs

    precisamos fazer protextos, escrever nos murais de nossas casas, fazer vigilia na frente das residencias dos políticos contrários aos reajustes pelos mesmos indices do SM. Pedir a cada amigo para arranjar pelo menos vinte pessoas para votar contra esses políticos incensivos nas proximas eleições. Sugiro os seguintes frases: Pelos Reajustes iguais para todas aposentadorias do INSS. Pela Manutenção do Teto máximo do INSS e, 10 SM. Fora os políticos que não apoiam.

  59. Nélio Pinheiro da Si
    quarta-feira, 19 de novembro de 2008 – 14:17 hs

    Estimado Senador Paulo Paim.

    Citei estimado, por estar acompanhando vosso envolvimento em favor dos aposentados, pensionistas e dos que estão na ativa caminhando para a aposentadoria onde busca a queda do fator previdenciário.
    Ao longos dos anos venho avaliando o comportamento dos governantes, deputados e senadores e, com rara exceção, como é vosso caso, alguns interessam por causas justas e que vão de encontro aos interesses e direitos dos cidadãos desse país.
    No geral, os representantes do povo, que para atingir seus objetivos necessitaram profundamente do voto do próprio povo, não entendendo ou não querendo entender, sentem felizes pelas benessias do cargo, a notoriedade e dezenas de outros benefícios que o cargo contempla, estando incluído o tráfego de influências e, para alguns, até mesmo o meio fértil de aceitar propinas e envolver-se em corrupções, “ajeitar-se a qualquer custo”. É lamentável, pois, quando recebem o “Voto”, o eleitor deposita alí sua confiança, esperança e crença de que estará ajudando na escolha de um representante digno, que trabalhe, observe a evolução da sociedade propondo leis para adequar aos novos costumes e, em especial, que seja vigilante quanto as injustiças que são cometidas nesse país, como é o caso das perdas no reajuste dos aposentados e pensionistas, sempre inferior ao reajuste dado ao salário mínimo.
    É de difícil entendimento, como pode, na hora do recolhimento do INSS, recolhe-se sobre determinado valor, até mesmo o máximo e na hora da aposentadoria, faz-se uma série de médias e nunca se recebe pelo que se pagou.
    Pior de tudo, aposenta-se com um valor e com o passar do tempo, caminha-se para ser mais um miserável nesse país, vindo a ganhar um salário mínimo.
    Felizmente, Sr. Senador Paulo Paim, existem parlamentares como o Sr. e outros que estão apoiando vosso projeto, que fazem os aposentados e pensionistas a terem esperança. Parabéns por sua luta e que Deus continue iluminando-o para jamais deixar de trabalhar de forma justa, sendo assim, um exemplo do que é trabalhar para o bem comum.
    Espero que o Congresso também venha aprovar vosso projeto e que o Presidente Lula não se esqueça de que quem o colocou lá foi o povo brasileiro, não utilizando de seu poder com o “veto”.
    “Nossa Pátria é rica e tem dimensões continentais, porém, não adianta caminhar para o “rol” dos países do primeiro mundo tendo em sua base, a maioria do povo brasileiro, na penúria, por não ter seus direitos respeitados.
    Temos a convicção e satisfação que nascemos e vivemos num país privilegiado, com riquezas naturais em todos os sentidos e que não há falta de dinheiro, tudo é questão de gerenciamento, é fazer melhor distribuição da renda, eliminar privilégios, corrupção e não abrir mãos para os banqueiros e, com certeza, tudo caminhará para termos um país mais justo com seus filhos.
    Mais uma vez, desejo lhe forças para continuar na luta.
    Que Deus o Abençoe.

  60. Adolpho Adduci
    quarta-feira, 19 de novembro de 2008 – 14:35 hs

    Desmoralização da Previdência Social. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva Vossa Excelência tem tudo para resolver junto com o Ilustre Senador Paulo Paim os Projetos aprovados no Senado Federal em favor dos Aposentados e Pensionistas.
    Quando candidato V.Excia num debate na televisão perguntado sobre REAJUSTE DE APOSENTADORIA, disse que não entendia porque isso acontecia, iludindo todos nós com sua promessa de resolver tais problemas, agora que pode resolver sua excelência fica indiferente? Ministros de Estado, Senadores que vão a tribuna discursar falando que a Previdência quebra, que é um delírio os tais projetos, isso faz com que a Previdência fique desacreditada pelos trabalhadores que estão na ativa, para que contribuir com 5, 7 ou 10 SM se quando me Aposentar vai receber 1SM, o trabalhador a partir de agora, acerta com a firma abre uma firma individual (da nota de prestação de serviço) paga sobre 1SM e o restante coloca em uma poupança e terá com certeza um final de vida bem melhor do que os Aposentados e Pensionistas que lutaram, deram tudo de si para um Brasil mais justo. Presidente convoca uma reunião para resolver essa situação volte ao tempo que Vossa Excelência era trabalhador, líder Sindical e chama o Ilustre Senador Paulo Paim e demais Senadores e Deputados que estão nessa luta e pensa nos Aposentados que com sua idade avançada não tem mais condições de trabalhar de a eles um final de vida mais tranqüilo podendo novamente ver no rosto desses Aposentados a alegria de viver o que não vem acontecendo agora, pois é duro chegar ao fim de nossas vidas tendo que implorar pelos nossos direitos para saldar os compromissos e despesas com Remédios, Planos de Saúde, Aparelho de Surdes e tantas outras obrigações do dia/dia (não estamos pedindo nada além do que nos tiraram da constituição de 1988 por Governos anteriores, a reparação dessa INJUSTIÇA) tenho certeza absoluta que vossa excelência será recompensado do bem que estará fazendo a todos nos Aposentados, Pensionistas e Idosos,
    Se Vossa Excelência chegou a Presidente foi porque milhões de Aposentados, Pensionistas e familiares, confiaram no trabalhador Luiz Inácio Lula da Silva.
    Vale lembrar o que Vossa Excelência falou no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, que não tem preocupação com o déficit do sistema previdenciário brasileiro, o rombo da Previdência é fruto de uma escolha do país que optou por fazer uma política social com a Constituição de 1988 e incluiu como beneficiários da Previdência milhares de agricultores, idosos e portadores de deficiência que não contribuíram para o sistema, se pegar os trabalhadores que contribuem e recebem benefícios não há déficit, essa declaração foi publicada no Jornal Folha de São Paulo, Sábado 27 de Janeiro de 2007 na pagina A.6 – Brasil.

  61. FRANCISCO
    quarta-feira, 19 de novembro de 2008 – 14:44 hs

    Onten noite 18/11/2008 vendo tv senado venho da meus parabens tds senadores que trabalhando pelos os aposentados brasil.que por sinal e vergonha, não querer reagustar os aposentados de acordo com o salario minimo,parabens senador Paim, para Aluisi mercadandt IDERLI SALVATTI TINHA QUE TER VERGONHA CARA VCS NÃO TEM PARENTES APOSENTADOS SE FOSSO PL ALMENTAR SALARIO DELES ERA NA HORA !!!!!!!!!!!!!! LUTA NÃO PODE PARAR

  62. joao pinotti
    sexta-feira, 21 de novembro de 2008 – 12:36 hs

    sinceramente a atitude dos parlamentares brasileiros sempre foi pejorativa em relacao aos aposentados, na consciencia deles, se que as tem, o unico interesse a ser preservado sao os seus. Para eles o aposentado e apenas estorvo para a sociedade, quando na realidade a coisa e totalmente diferente. Se hoje eles sao alguem e porque o oposentado existe.Pensar com inteligencia senhores parlamentares, nao faz mau a ninguem.

  63. Herio Drechsler
    sexta-feira, 21 de novembro de 2008 – 13:37 hs

    Srs. deputados, senadores e também Sr Presidente, tem que reajustar esses benefícios sim, caso contrário nos todos teremos que pedir esmola para sobreviver.
    No meu caso o meu benefíco está com uma defasagem de mais de 50%, afinal nós contribuimos regularmente para ter uma vida mais justa na velhice.
    Solicito que fiscalizem melhor as empresas milionárias que segundo o senador Paulo Paim devem bilhões ao INSS.

  64. jerse james
    sexta-feira, 21 de novembro de 2008 – 23:14 hs

    alguem se lembra do escandalo que foi a proposta do almento que os deputados queriam se os internaltas n estivessem de plantao quando a poeira assentou na calada se concederam 26 POR CENTO

  65. MMAparicio
    sábado, 22 de novembro de 2008 – 13:49 hs

    Se os Deputados podem se auto-aumentar os salários, por que não irá ser justo repôr o poder aquisitivo das aposentadorias ?

  66. MMAparicio
    sábado, 22 de novembro de 2008 – 13:51 hs

    Quando me aposentei, em 1993, meu beneficio correspondia a quatro salários mínimos. Hoje essa equivalência está em menos de dois e meio salários mínimos. Por que não será justo repôr esa equivalência, quando os Deputados e Senadores ganham salários imorais ?

  67. paulo
    sábado, 22 de novembro de 2008 – 21:08 hs

    é brincadeira o nosso presidente, aposentado, não querer ver os direitos dos aponsentados, de direito, é icrivel, como uma pessoa que é aposentado, não rever o que é de direito, das pessoas que de uma forma ou outra contribuiram para o crecimento deste país, os aposentados que ganham acima do minimo, estaõ com uma defasagem muito grande, mas com certesa os nossos grandes senadores da república irão presionar o governo, para que ao menos , de o in dice que deu para o minimo, e a nossa camara de deputados pareceme que afrouxou o garrão como díz o gaúcho, os projetos do grande senador paim, estão dormindo lá na camara, dos deputados, mas com certesa os aposentados irtão se lembrar, no dia das eleições, carao deputados, vendidos para o presidente, a troco de promesas e cargos na maquina, da adiministração, parabens deputados continuem assim, e sé fini;;;

  68. x
    domingo, 23 de novembro de 2008 – 17:50 hs

    é a demoniocracia capetalista pobre nunca tem direito a nada

  69. Antonio De Pádua
    domingo, 23 de novembro de 2008 – 21:33 hs

    Lula por mais pequeno que seja se transforme um ser humano eu imagino que vc deve sentir VERGONHA de se olhar no espelho,depois de tanta traição,tanta cafagestice,basta LEMBRAR que vc pregava e trabalhava (NESTE PARTIDO NOJENTO SEU)em prol dos TRABALHADORES(aposentados…etc.etc..).Sinceramente NÃO acredito na divulgação deste ibope que a GLOBO divulga da preferência do ELEITORADO BRASILEIRO a seu respeito..chega a ser ABSURDO….INCOERENTE.por mais simples ou imbecil que seja o INDIVIDUO.

  70. segunda-feira, 24 de novembro de 2008 – 1:08 hs

    sr aluizio mercadante será que se vç tivesse reajuste iqual a dos aposentados que ganham mais que um salario estaria satisfeito ponha a mão na conciencia não seja um empecilho p os aposentados vai dormi que vç ganha mais deixe o ilustrissimo paulo paim trabalhar por nós e os homens de bôa vontade cafageste iqual a vç e seus parceiros não merece voto nen de cachorro …

  71. segunda-feira, 24 de novembro de 2008 – 1:23 hs

    ilustricimo paulo paim venho através desta parabeniza-lo pelo seu impenho em favor dos aposentados ai de nós se não fosse celebridade como o sr eos demais deputados que estão do seu lado vamos em frente Deus é maior o sr vai receber a recompenssa nas urnas nas proximas eleições…

  72. segunda-feira, 24 de novembro de 2008 – 1:29 hs

    aos srs aposentados porque não fazermos passeata pelas ruas na tentativa de sesibilizar o governo temos que ir a luta este projeto do dep paulo paim é de grande importãncia p nós

  73. Oney
    segunda-feira, 24 de novembro de 2008 – 17:35 hs

    A justiça será feita Sen.Paim. Tenho certeza de que alguns poucos aposentados viverão esse dia. Eu contribui durante 35 anos, estou com 73 anos, e me sinto feliz de que a sua atalha será gloriosa. Um abraço.Oney

  74. Maria das Graças
    terça-feira, 25 de novembro de 2008 – 10:40 hs

    Presidente seja humano com os aposentados.Que cabeça dura! Que injustiça.Sua idade parou?O senhor nunca vai se aposentar , se já não eh?Cadê aquele Lula que ia fazer jsutiça nesse Brasil?Não vete os projetos dos paosentados,use seu coração.

  75. gercino ananias
    terça-feira, 25 de novembro de 2008 – 16:08 hs

    o senador Paulo Paim de ve se candidatar a presidente. sou eleitor do Lula mais se esse projeto não for aprovado é um voto a menos q ele vai ter. me aposentei com 7,8 salarios e hoje ganho, se não houver uma correção daqui a pouco estou ganhando um salari minimo.

  76. gercino ananias
    terça-feira, 25 de novembro de 2008 – 16:11 hs

    me aposentei com 7,8 salarios minimos e hoje ganho 5

  77. marivaldo araujo de
    terça-feira, 25 de novembro de 2008 – 21:40 hs

    Quero parabenizar o Senador Paulo Paim pelo projeto apresentado, e ao mesmo tempo gostaria de perguntar ao presidente LULA se ele quer que todos os trabalhadores no futuro ganhem apenas um salario minimo? Gostaria de ouvilo falar sobre o assunto. A previdencia não possui deficite so na cabeça dos tolos. Beneficios pagos a pessoas que nunca contribuiram com a Previdencia não é responsabilidade da Previdencia e sim do estado, dinheiro pa previdencia não pode ser aplicado em outro local, como por exemplo na agricultura etc.

  78. CLEIDE LUCAS DE SOUZ
    quarta-feira, 26 de novembro de 2008 – 15:11 hs

    Tenho que o Lula, é aposentado, posso até estar errado. Mas efetivo trabalho?Andou “passeando” entre a condição de membros de diretoria sindical,CIPA ou outros meios que lhe pudessem garantir o vínculo empregatício. Mas trabalho que é bom mesmo!? “E criticaram o Pelé quando afirmou que o brasileiro não sabia votar” O “cara” já jogava fora quatro linhas também” Sr.Senador Paim, este merece, o pronome de tratamento V.Excelência, já desde quando labutava no Sind.Metalúrgicos de Canoas/Rs. Labora e sabe legislar não depende de “staff” que ensinem-lhe o que deva ou não dizer. Esse camarada do ABC, que pelo menos pare de dizer PETOBRAIS, que tenha pelo menos um revisor.Apesar de apartidário, rogo a Deus que sua Excelência o Senador, Sr. Paim, permaneça no PT, eis que é o único que vem honrando a sigla.

  79. Adolpho Adduci
    quinta-feira, 27 de novembro de 2008 – 10:01 hs

    Carta enviada ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva Vossa Excelência tem tudo para resolver junto com o Ilustre Senador Paulo Paim os Projetos aprovados no Senado Federal em favor dos Aposentados e Pensionistas e, que estão na Câmara Federal para serem votados.
    Quando candidato V.Excia num debate na televisão perguntado sobre REAJUSTE DE APOSENTADORIA, disse que não entendia porque isso acontecia, iludindo todos nós com sua promessa de resolver tais problemas, agora que pode resolver sua excelência fica indiferente? Presidente traz para si este assunto não manda o seu Ministro da Previdência resolver isso (foi em desrespeito no dia de ontem (26/11) o não comparecimento a Reunião no Senado Federal de Sua Excelência Ministro da Previdência José Pimentel) convoca uma reunião para resolver essa situação volte ao tempo que Vossa Excelência era trabalhador, líder Sindical e chama o Ilustre Senador Paulo Paim e demais Senadores e Deputados que estão nessa luta e pensa nos Aposentados que com sua idade avançada não tem mais condições de trabalhar e sobreviver, de a eles um final de vida mais tranqüilo podendo novamente ver no rosto desses Aposentados a alegria de viver o que não vem acontecendo agora, pois é duro chegar ao fim de nossas vidas tendo que implorar pelos nossos direitos para saldar os compromissos e despesas com Remédios, Planos de Saúde, Aparelho de Surdes e tantas outras obrigações do dia/dia, tenho certeza absoluta que vossa excelência será recompensada do bem que estará fazendo a todos nos Aposentados, Pensionistas e Idosos, pelo tanto que ajudaram o Brasil a crescer quando na ativa, estes ex-trabalhadores deveriam ser considerados como “patrimônio nacional”.
    Se Vossa Excelência chegou a Presidente foi porque milhões de Aposentados, Pensionistas e familiares, confiaram no trabalhador Luiz Inácio Lula da Silva.

  80. Luiz Antonio
    quinta-feira, 27 de novembro de 2008 – 17:06 hs

    Esse caras de ternos deveriam enfrentar boca de alto fornos, aciaria, turno, etc, prá saber o que é realmente trabalhar, molhar a camisa, pra entender o porque o salário do aposentado tem que ser justo, baseado como antigamente no salário mímino, a gente perde mais de 50% em relação ao salário. Dinheiro prá encher o bolso deles é na hora. Férias 2 vezes ao ano e aí vai.

  81. Luiz Antonio
    quinta-feira, 27 de novembro de 2008 – 17:15 hs

    Ao Senador Paulo Paim e assim como outros que estão nesta luta, nossos parabéns por entender isto.

  82. Renan
    sexta-feira, 28 de novembro de 2008 – 11:32 hs

    Problema maior do nosso Brasil é a falta de cultura..poucos sabem como investir pra ter um futuro melhor. Hoje em dia eu não em abalo mais com notícias assim, algo que pra nós já virou costume aumento de mínimos por cento…
    Por isso eu investi em algo certo e recomendo a previdência privada, e não esse lixo que é o INSS.

  83. sexta-feira, 28 de novembro de 2008 – 16:34 hs

    Sr. Presidente da Republica, com todo respeito, o sr. não acha que já está demais falando sempre que o INSS vai fali ele não aguenta mais as despesas, si der esses miseraveis reajustes aos merecidos aposentados, o sr não acha bom fazer mais transparência nas contas da Previdência, já estamos caréca dessa ladainha.

  84. José Antonio
    sexta-feira, 28 de novembro de 2008 – 19:46 hs

    Pudera ; é só fazer as contas , senhores deputado é corrigir as aposetadoria na época que fomos aposentado ,com certeza nós não estariamos reivendicando essa coreção ,poderiamos sim , usufruir de um descanço merecido depois de contribuir para o nosso país ,e nem presisar trabalhar mais para complementar renda ,pois estamos tomando a vaga dos jovens . Sabemos o quanto isso custa ,desemprego ,crimilidade ,auto-estima do povo e muito mais ;vamos acordar é só isso.

  85. pedro
    segunda-feira, 1 de dezembro de 2008 – 7:16 hs

    me aposentei com 6 s m hoje ganho 2 minimostrabalhei desde guri.Por favor corrijam este desleixo.Estou com 65 anos e não consigo mais trabalhar.

  86. yolanda
    terça-feira, 2 de dezembro de 2008 – 15:11 hs

    Não votamos mais .Só em branco vamos ver como fica á corja E só votaremos em PAULO PAIM poque os outros não precisam dos aposentados .

  87. Nina
    quarta-feira, 3 de dezembro de 2008 – 20:50 hs

    É…PARECE Q AGORA É ASSIM… AO PAULO PAIM,TUDO!!! …AOS OUTROS, NADA!!!… PRA QUE? NÃO PRECISAM DOS CADA VEZ MAIS “POBRES” APOSENTADOS, NAO É MESMO???

  88. Adair José Dias
    quarta-feira, 3 de dezembro de 2008 – 21:46 hs

    Caro amigo Fábio,lamentavelmente para os
    aposentados nunca se tem dinheiro,mas para
    outras finalidades nunca falta,ou seja aumen-
    tos fabulosos para deputados e senadores es-
    ta sempre com os cofres abarrotados.Isso é um descaso muito grande para quem contribui
    u tanto com a previdencia,eu por ex,contribui
    38 anos.Um abraço amigo,Adair

  89. Jose Leite
    quinta-feira, 4 de dezembro de 2008 – 11:24 hs

    Não voto em nenhum canalha de politico que estes politicos são todos, pois se tiver que me ajoelhar nos pés destes fdp, para receber meus direitos então a merda tá feita…. só quero receber o que paguei e tenho direito,Que pais é estes? Me parecia que só tinha canalhas e ladrões aqui no Brasil, mas agora tenho certeza absoluta quando estou esperando minha aposentadoria.Só safadeza !!! Mé dá até nojo de ficar falando deste assunto… Votem em branco , anulem seus votos, chega de colocar esses canalhas que nada fazem honestamente………..

  90. Julio Portella
    quinta-feira, 4 de dezembro de 2008 – 15:05 hs

    Se existe justiça com relação aos aposentados é a aprovação do projeto de lei “Paulo Paim” pela camara de deputados e pelo presidente da república.

  91. quinta-feira, 11 de dezembro de 2008 – 13:38 hs

    Todos esses comentários são de alta relevancia. Não sou pensionista ou aposentada, estou concluindo o curso de serviço social, porém minha mãe é pensionista, e me indigna profundamente ver o quanto caiu o nosso padrão de vida. Meu pai perdeu tantas noites trabalhando, bem como árduos dias de labuta, para agora vermos políticos descomprometidos com os problemas sociais argumentando não ter fundos previdenciários para ressarcir aquilo que é de direito, uma vez que houve contribuição?! Nunca votei em Lula, e sempre tive um pé atrás com a filosofia utópica petista.
    Diante desta conjutura se evidencia um fato: O BRASILEIRO PRECISA APRENDER A VOTAR.Precisa-se acabar com esses cargos de “confiança”, que aí sim compromete os cofres públicos…

  92. ana rita
    domingo, 14 de dezembro de 2008 – 21:38 hs

    Senhor presidente LULA se este PAÌS tiver uns Deputados honesto eles vão aprovar o projeto de PAULO PAIN por que quando eu comecei receber minha pensão era de seis salarios e hoje è de apenas de três e eu quero saber quem vai me pagar os outros três que ja perdi para a previdencia por favor me responda.PAULO PAIN CONTINUA LUTANDO POR NÓS

  93. helena santos
    domingo, 14 de dezembro de 2008 – 22:22 hs

    Os aposentados não são vagabundos não, são pessoas que trabalharam e nada mais justo que cada um receba o que lhe é de direito,não estão recebendo de favor e devem ser atualizados de acordo com o que contribuiram.

  94. terça-feira, 16 de dezembro de 2008 – 9:12 hs

    NÃO ESQUEÇA DIA 17 12 – GRANDE VIGÍLIA NA CAMARA FEDERAL
    O Governo vem alegando que não existem recursos para a aprovação das emendas pela Câmara dos Deputados. Só em renúncias fiscais a média anual é de R$.14.934,4 bi, sendo que em 2004 representava 11,1% que pulou para 18,7% em 2008* do total arrecadado. *(estimativa da Anfip)

    Em todas as reuniões o Governo só prioriza o gasto financeiro (CAPITALISTAS) e não o debate sobre o gasto social (artigo 195 da CF) que propicia a justiça para milhões de idosos e aposentados e pensionistas do Brasil.

    Essa opção financista há muito vem sendo priorizada em nome do ajuste fiscal do Governo que, desde fins de 1998, penaliza os gastos sociais para atingir metas de superávits primários que permitam o pagamento dos juros da dívida pública. O superávit primário do governo vem sendo construído, na sua maior parte, com os recursos do orçamento da Seguridade Social (DRU + Fator Previdenciário e outros desvios orçamentários).

    Está criando ou já criou o “Fundo Soberano de Brasil” R$ 18,2 bilhões Ao invés de destinar esses recursos para as políticas sociais, criando o “Fundo Previdenciário” conf. Art. 250 e 194 § único inciso VII cujos recursos já estão no superávit da seguridade social na ordem de R$339.9 Bi., Acumulados somente nos exercícios fiscais dos anos 2000 até 2007. conforme tabela abaixo:

    EVOLUÇÃO DO SUPERÁVIT DA SEGURIDADE SOCIAL (BILHÕES)
    ANO SUPERAVIT D.R.U. DEPOIS DA DRU
    2000 26,7 12,7 14,0
    2001 31,5 14.6 16,9
    2002 33,0 17,0 16,0
    2003 31,7 19,3 12,4
    2004 42,5 24,9 17,6
    2005 62,7 37,1 25,6
    2006 50,9 33,9 17,0
    2007 60,9 39,1 21,8
    TOTAL 339,9 Bi 198,6 Bi 141,3 Bi
    Fonte: http://www.anfip.org.br

    Superávit de 2000 até 2007 – R$339.900.000.000,00
    Transferido ao Tesouro DRU – R$198.600.000.000,00
    Deveria sobrar ainda no RGPS – R$141.300.000.000,00

    No meu ponto de vista, o governo Federal não pode lançar mão de nenhum centavo da Seguridade Social, PARA OUTROS FINS, mesmo que amparado pela Lei da Desvinculação das Receitas da União. Ele não satisfeito em retirar os R$198,6 bilhões através da DRU, ainda ao final de cada exercício o saldo credor é levado também para compor o superávit primário.

    ESSE DINHEIRO DEVERIA FICAR RETIDO NA SEGURIDADE SOCIAL NO FUNDO, QUE DEVERIA TER SIDO CRIADO CONFORME ARTIGO 250 DA CONTITUIÇÃO FEDERAL, A SER ADMINISTRADO MEDIANTE GESTÃO QUADRIPARTITE: TRABALHADORES, EMPREGADORES, APOSENTADOS E DO GOVERNO. ART 194 § ÚNICO INCISO VII.

    Tabela 12
    Evolução dos reajustes do salário mínimo e dos benefícios
    previdenciários na vigência do Plano Real

    ANO SAL. MIN. R$ REAJUSTE DO SALÁRIO EM % REAJUSTE DO BENEFÍCIOS EM (%) DIFERENÇA EM %
    Set 94 70 8,04 0,00 -8,04
    1995 100 …. …. ….
    1996 112 12,00 15,00 + 3,00
    1997 120 7,14 7,76 + 0,62
    1998 130 8,33 4,81 – 3,52
    1999 136 4,61 4,61 0,00
    2000 151 11,02 5,81 – 5,21
    2001 180 19,20 7,66 -11,54
    2002 200 11,11 9,20 – 1,91
    2003 240 20,00 19,71 – 0,29
    2004 260 8,33 4,53 – 3,80
    2005 300 15,38 6,35 – 9,03
    2007 380 16,67 5,01 -11,66
    2008 415 9,21 5,00 -4,21
    Acum. 151,04 95,45 -55,59
    Obs:- uma sobre a outra totaliza:- 61,02%

    O diretor e professor João Sicsú, (IPEA) pelo brilhante artigo, pela análise que foi feita e que demonstra que é balela, que não é real dizer que aumentar salário de aposentado e de pensionista vai quebrar a Previdência. Ele demonstrou que, em momento de crise, qualquer país sério vai investir no mercado interno. Valorizar o salário mínimo, investir no aposentado e no pensionista, significa injetar bilhões de reais diretamente no mercado de consumo. Dinheiro que, se injetado somente nas mãos dos banqueiros, não chega ao mercado. (senador Paulo Paim)
    O Ministro do Planejamento, em recente entrevista coletiva, que disse: “Banqueiro da área privada não é parceiro em época de crise”. O trabalhador é parceiro, porque tudo aquilo que ele receber, que é de direito dele, que foi confiscado ao longo dos longos, vai direto para o mercado interno. (Parte do discurso Senador Paulo Paim)
    “O primeiro exame e avaliação do Plano que se realizou a princípios do presente ano deixou bem claro que ainda fica muito por fazer a nível nacional para apoiar às pessoas de idade, promover a segurança de seus ganhos, seu amparo social e garantir que recebam uma atenção da saúde de qualidade e lhes emprestem serviços de assistência a longo prazo”.
    Ban Ki-moon Secretário Geral das Nações Unidas

    Fiz o comentário, sobre o pronunciamento feito pelo Ipea, do Ministro do Planejamento e do Secretário Geral da UNU, demonstrando que o Senado está certo, em ter aprovado o fim do fator previdenciário, o PL nº 58/03, (4434/08) que manda recompor os benefícios dos aposentados pelo número de salários mínimos que ganhavam na época em que se aposentaram e que, daqui para a frente, se dê o reajuste nos mesmos percentuais do salário mínimo. (índice previdenciário – Cartilha distribuída)

    Dinheiro tem… É somente uma questão de política, de ética e porque não dizer de consciência. Reconhecer a necessidade das pessoas com mais idade e que já contribuíram, não somente para a construção de nosso País, mas também para terem uma aposentadoria digna. O que pleiteamos hoje, já pagamos ao longo de todo um período laboral, onde empregamos nossa juventude.
    Esperamos agora que o Governo cumpra sua parte no que foi contratado, há mais de 35 anos.
    Alcides dos Santos Ribeiro
    Presidente da FAPEMS- Fed. Das Assoc. dos Após e Pens. do Mato Grosso do Sul
    9983 8267 – fapems@yahoo.com.br

    Fontes: http://www.cobap@org.br
    http://www.anfip@org.br
    “A Frente” Parlamentar em defesa dos Idosos, aposentados e Pensionistas
    Solicito retransmitirem a todos os seus contatos e mandarem emails aos deputados federais para que aprovem o PLS58/03 – (4434/08) – que recompõe, em salários mínimos, o valor de nossa aposentadoria. – Quer Saber mais entre no site da : http://www.cobap.org.br
    Alcides dos Santos Ribeiro – Presidente
    FAPEMS – Fed.das Assoc.dos Apos.e Pens.do Estado do Mato Grosso do Sul
    67-9983 8267

    ENVIEM EMAILS AOS DEPUTADOS SO
    ENVIEM EMAILS AOS DEPUTADOS SOLICITANDO A APROVAÇÃO DO PL 58/2003, QUE ATUALIZA, EM SALÁRIOS MÍNIMOS, O VALOR DAS APOSENTADORIAS
    QUER SABER MAIS? ACESSE O SITE http://WWW.COBAP.ORG.BR

  95. Anônimo
    terça-feira, 16 de dezembro de 2008 – 16:08 hs

    josé antunes
    viva com essa misséria senhor presidente e faça como o color de melo que disse que se tivesse que viver com um salário mínimo se daria um tiro na cabeça , muitos aí ñ merecem mais do que isso apropriação im débita dos aposentados tropa de incompetentes

  96. OLGA S.LOPES
    segunda-feira, 22 de dezembro de 2008 – 16:41 hs

    Por essas e outras que anulo meu voto.

  97. terça-feira, 23 de dezembro de 2008 – 23:55 hs

    nós aposentados também votamos,. o que voces acham de não mais votar no PT?

  98. tiago henrique
    quarta-feira, 24 de dezembro de 2008 – 0:29 hs

    eu acho que o nosso presidente penssa que todos aposentados ja tem a familia criada e sua dispesa é menor,mas isso não é verdade tem milharis de aposentados por invalides que por motivo de doença ou acidente aposentaram novos e tem filhos pequenos para criar e estudar e a unica renda é a aposentadoria que vem perdendo o poder de compra e deixando essis pai de familia ainda mais doente,mais eu ainda acredito no lula,ele que é um homem justo vae encontrar um jeito de repor os aposentados o que é de direito delis,mas para isso os aposentados tem que manifestar de um jeito ou de oltro,porqué quem cala consente

  99. WILSON - O GOIANO
    segunda-feira, 29 de dezembro de 2008 – 17:19 hs

    Gostaria de saber porque os nossos parlmentares foram tao injustos com a velha guarda com essa nova lei da aposentadoria onde se aplica 80% das 80 maiores contribuiçoes, lei esta que passou a vigorar apartir de julho/94 e porque nao desde o primeiro emprego(a vinda inteira trabalhada).
    Pois bem vou contar a minha vida: foi bancario por mais de 20 anos epoca em que tinha um salario razoavel (justamente até 1995) ao atingir meus 40 anos as portas se fecharam,visto que neste pais esta faxetaria e considerada PE NA COVA – PARASITA ETC. continui minha vida porem ganhando menos da metade que ganhava. Nao e injusto uma coisa dessa, vou aposentar com uma porcaria.

  100. Antonio Barbosa Leit
    segunda-feira, 29 de dezembro de 2008 – 18:24 hs

    Tenho certeza de que o presidente Lula sancionará a lei que reajusta as aposentadorias. Nosso presidente sabe o quanto uma família sofre quando seus ganhos não conseguem suprir as suas necessidades.Já houve reajustes superiores a 18,5% no salário minimo, ou melhor, nas aposentadorias de um salário, enquanto a minha, por exemplo, teve um aumento de apenas 2%. Foi uma devasagem de 16,5% em relação as demais, apenas em uma ano.Por isso, estou confiante que nosso presidente vai rever nossos direitos e sancionar a nova lei.

  101. Anônimo
    segunda-feira, 29 de dezembro de 2008 – 19:28 hs

    Aloizio Mercadante e Romero Jucá, preferiria que os senhores, quando falarem em orçamento da união, criticassem os valores destinados aos ralos da união. Como aposentado não vejo o deficit da previdencia estimado em 44 Milhões, como despesa e sim investimento no social. Este déficit está lançado de forma erronea no Orçamento da União, Débito é Débito e Crédito é Crédito, onde se encaixa aqui este investimento, Ou sr, está equivocado? Esse dinheiro vai para o aposentado e não para o ralo. Os beneficios recebidos pelos aposentados que já são minguados, muitas vezes, servem para sustentar filhos e netos.

  102. José de Oliveira
    terça-feira, 30 de dezembro de 2008 – 21:33 hs

    Ao governo compete arrecadar o suficiente para cumprir suas obrigações com os governados, neste caso os aposetandos pelo INSS. O presidente Lula deve lembrar que todos os aposentados são filhos do mesmo pai(O Brasil) e não justifica jogar na mendicância cidadãos que deram a vida trabalhando e contribuindo conf. Lei.

  103. Eduardo Figueira
    quarta-feira, 31 de dezembro de 2008 – 11:38 hs

    Quando for votada a PL 58/2003, espero que os orgãos de defesa dos aposentados publiquem nos principais jornais do país os nomes de todos os deputados que votarem contra.

  104. Michelli
    quarta-feira, 31 de dezembro de 2008 – 12:45 hs

    Como aposentada, não acredito que este governo do Sr. Luiz Inacio Lula da Silva se importe conosco, afinal o que todos os poíticos acreditam é que damos apenas prejuisos, sem contar os anos que trabalhamos para o engrandecimento e hoje o Brasil estar se despontando entre uma das grandes nações, não foi devido a sindicatos manipulados que chegamos nesta posição, mas sim por nós aposentados, qualificados por uma educação de excelente qualidade na época e por isso conquistamos esta posição. Não foi este governo que levou o Brasil a ser considerado uma potencia emergente e sim nós aposentados que hoje nao passamos de números e despesas para este governo.
    Já esta na hora de alguem levantar a espada em prol das reposições das aposentadorias e com certeza todos nós o seguiremos e vamos tornar a vida destes políticos identicas as nossas, ou seja ou eles concedem o aumento digno, a reposição tão esperada, ou sobrevivem com o mesmo que nós.
    O que acham???? Vamos em busca do que é nosso por direito, afinal quem pagou por 10, 9, 8…..e até 1 salários tem direito ao que contribuiu de acordo com a constituição, e agora quem contribuiu uma vida inteira por 10 salários chega ao cúmulo de receber 3.
    Isto é uma piada, e pior, eles fazem as piadas porque nós não contestamos e aceitamos.
    Da mesma forma que colocamos eles lá, vamos tirar, o que estamos esperando.
    Há de haver entre nós uma pessoa carismática e com conhecimento legal sobre o asunto, que levante a espada e lutaremos todos juntos por nossos direitos.
    A LUTA APOSENTADOS E PENSIONISTAS, FORA OS POLITICOS CONTRA O AUMENTO E REPOSIÇÃO.

  105. Adolpho Adduci
    quarta-feira, 31 de dezembro de 2008 – 19:03 hs

    Sua Excelência Ouvidor Geral da Câmara Federal – Deputado Carlos Sampaio

    É com muita tristeza e decepção que tenho acompanhado o pouco caso e a má vontade da Câmara Federal, onde o Senhor Presidente Deputado do Partido dos Trabalhadores Arlindo Chinaglia e os Deputados do mesmo Partido e da base aliada, para colocar em votação os projetos engavetados aprovados no Senado Federal do Ilustre Senador da Republica Paulo Paim, incansável defensor dos Aposentados, Pensionistas e Idosos. Os referidos projetos têm como objetivo rever o seguinte: MESMO ÍNDECE DE AUMENTO DO SALÁRIO MINIMO PARA QUEM GANHA ACIMA, A RECOMPOSIÇÃO DAS APOSENTADORIAS E O FIM DO FATOR PREVIDÊNCIARIO. Na ultima reunião desse ano da Câmara Federal, estava na pauta, mas na ultima hora foram retirados em desrespeito a todos os VELHOS DE CABELOS BRANCOS que estavam presentes nas Galerias, depois de caminharem em baixo de chuva da Catedral de Brasília até a Câmara Federal, ignorando e sem um pouco de sensibilidade para com o ser humano, em desacordo com o Estatuto do Idoso em seu Artigo 3º que diz o seguinte: “É obrigação da Família, da comunidade, da sociedade e do PODER PUBLICO assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e a convivência familiar e comunitária”. E no seu artigo 71 Disposições Gerais que diz o seguinte: “É assegurado prioridade na tramitação dos processos e procedimentos e na execução dos atos e diligenciais judiciais em que figure como parte ou interveniente pessoa com idade igual a 60(sessenta) anos, em qualquer instância” (deduzo que esses artigos se encaixam nos projetos que tramitam nessa Casa) porque os VELHOS DE CABELOS BRANCOS não podem esperar, pois o que nos resta ainda de Vida e muito pouco? Agora pergunto, para que servem as Leis em nossos Pais, se não são cumpridas. No local onde elas deveriam ser respeitadas a Casa das Leis (Câmara Federal)? O que estamos querendo é somente aquilo que Governos anteriores nos tiraram e que na Constituição Federal de 1988 foi reparada essa tal injustiça, o Partido dos Trabalhadores que hoje esta no poder não o mesmo de antigamente até chegar ao poder, o próprio Presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva quando candidato a Presidente em debates falava que não entendia porque isso acontecia prometendo todos nos reparar essa injustiça ate chegar a Presidência e agora só pode ser por ordem dele e demais membros do Governo Federal estão ignorando, porque esses que são contra aos tais Projetos não tem sensibilidade humana não sabem as dificuldades que estamos passando há muito tempo, sabe por que não sabe, por que são MARAJAS ganhando autos salários pagos por nos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas e com bela Aposentadoria não precisando se preocupar para o restante de suas vidas. E não venha dizer que não tem dinheiro a Previdência para arcar com tais projetos, dinheiro tem, pois e desviado para outros fins, como o próprio e Ilustre Senador da Republica Paulo Paim diz: “Sempre afirmei que a previdência e superavitária e tem condições de devolver o poder aquisitivo dos aposentados e pensionistas”, pediria a gentileza de Vossa Excelência de encaminhar cópia a todos os Deputados Federais.
    Atenciosamente
    ADOLPHO ADDUCI.
    e-mail: adolphoadduci@yahoo.com.br

  106. marcos ferreira do a
    sábado, 3 de janeiro de 2009 – 9:39 hs

    vcs politicos deveria ter o minimo de respeito pelos aposentados do nosso país.

  107. Apolonia Casatti
    sábado, 3 de janeiro de 2009 – 20:58 hs

    Sou uma aposentada que vivo indignada pois quando eu pagava o meu beneficio no banco,o banco rejeitou meu pagamento do meu beneficio e por que
    faltou 10centavos e agora faço 1 pergunta ao presidente Lula: se eu me aposentei com 3 salarios integrais por que nao tenho direito de recebelos?Se foi um direito adquirido por lei e agora por que estou tao defasada?

  108. Reinaldo
    domingo, 4 de janeiro de 2009 – 9:01 hs

    Senhores aposentado de todo o Brasil , fiquem atentos, a esses Deputados que se opoe a votação do sálatio dos aposentado. As eleiçoes vém ai; Que elagemos aqueles que lutam em pro dos aposentados.Porque existe muitos corrupitos no congresso Nacional. Que só pensa em a posentar-se com 4 mandato, em quanto apoentamos com 35 anos de trabalho isso é uma vergonha.

  109. JOSÉ DOS ANJOS SANTO
    domingo, 4 de janeiro de 2009 – 15:51 hs

    gostaria de saber

  110. ELCIO
    segunda-feira, 5 de janeiro de 2009 – 9:48 hs

    Estou aposentado e lutando para formar meus filhos que dependem de mim que aguardo uma aposentadoria ajustada para continuar a bancar a faculdade que é particular

  111. ana cristina
    segunda-feira, 5 de janeiro de 2009 – 23:34 hs

    imagina um pai de familia que paga um aluguel de 350 numa cidade do interior de são paulo e que sua unica fonte de renda é seu mizerio salario minino e que sua familia tenha 3 filhos de menores e que um deles é doente dependente de remedios e o remedio mais barato é 60 reais e mesmo que esta familia economize a aguá venha 22 reais a aguá que serve para matar a sede esta familia vive no escuro não tem condições de pagar a luz pois a renda dela é de 415 reias e ainda falta dinheiro.
    350+60+22=432 mais o salario desta familia é 415 e consegue viver com esta miseria.
    então seu lula me responda agora.

  112. paulo b
    quarta-feira, 7 de janeiro de 2009 – 3:13 hs

    Para quem interessar

    Você sabe por que não tem nenhum político na cadeia?
    Simples, porque são entidades divinas, portanto estão sujeitos somente as leis de Deus. E o pior é que só o criador poderá julgar e eventualmente talvez quem saiba punir. Portanto parem de persegui-los, as leis dos homens nada os atingem, poderão roubar, desviar recursos, passear com as cuecas cheia de dinheiro, corromper ser corrompidos com mesalão, mensalinho etc etc etc… O maximo que pode acontecer quando descoberto é servir de matéria para inspirar os humoristas.
    Isso é Brasil gente; quem legisla em causa própria, só pode ser punido por Deus.
    “Mas lembrem, à voz do povo é a voz de Deus”; Talvez nem tudo esta perdido, lembrem-se disso nas próximas eleições.

  113. Valdir dos Santos Ta
    quinta-feira, 8 de janeiro de 2009 – 11:57 hs

    Senadores e deputados com a fibra e a tempera do senador Paulo Paim………Socorro! Meu salario de aposentado esta encolhendo mais que brim de camelô!

  114. wilde de souza
    sexta-feira, 9 de janeiro de 2009 – 4:11 hs

    olha a coisa mais errada que que esse gov. fez essta tal de bolsa familia…pois tem muita gente recebendo ganhando bem..a mãe dos meu filhos mora comigo recebe bolsa familia..trabalha carteira assinada ganha mais que o salario comercial e junto com o meu salario de aposentado 561.00 reais…não era pra ela estar recebendo esse beneficio.. e usa para uso proprio..ela recebendo ou não esse beneficio para os nossos filhos não faz falta nenhum..pois ela usa em beneficio dela não das crianças..e assim tem muita gente recebendo esse beneficio como a mãe dos meus filhos estar recendo sem ter direito e sendo mal aplicado…seria melhor investir nos aposentados….mais o que o gov. quer é voto de bolsa familia…

  115. wilde de souza
    sexta-feira, 9 de janeiro de 2009 – 4:21 hs

    aqui na minha cidade Natal_RN..a bolsa escola serve para encher as caras dos papudinhos de cachaça…muitas vezes quando vou tirar meu beneficio de aposentado eu vejo muitos com o cartão na mão…quando recebem vão direto gastar com bebida…tem filhos que nem sabem o que é bolsa familia…eu mesmo vim saber que a mãe dos meus recebia depois de uns 2 anos atras..porque vi o nome do meu filho num aviso do colegio…fiquei espantado procurei saber o que era aquele aviso porque o nome do meu filho estava ali..e me explicaram que era bolsa familia…Eu sou quem compro roupa.calçado.dou de comida a ela e aos dois filhos pago aluguel energia…e a bolsa familia ela gastra com ela…..80% de quem recebe bolsa familia recebe irregular e usa irregular o gov sabe….mais eu achava mais interessante investir nos aposentados porq

  116. wilde de souza
    sexta-feira, 9 de janeiro de 2009 – 4:24 hs

    aqui na minha cidade Natal_RN..a bolsa escola serve para encher as caras dos papudinhos de cachaça…muitas vezes quando vou tirar meu beneficio de aposentado eu vejo muitos com o cartão na mão…quando recebem vão direto gastar com bebida…tem filhos que nem sabem o que é bolsa familia…eu mesmo vim saber que a mãe dos meus recebia depois de uns 2 anos atras..porque vi o nome do meu filho num aviso do colegio…fiquei espantado procurei saber o que era aquele aviso porque o nome do meu filho estava ali..e me explicaram que era bolsa familia…Eu sou quem compro roupa.calçado.dou de comida a ela e aos dois filhos pago aluguel energia…e a bolsa familia ela gastra com ela…..80% de quem recebe bolsa familia recebe irregular e usa irregular o gov sabe….aposentado trabalhou e merece..mais bolsa familia dinheiro que vem facil..sem suor..gastam com quer..para matar a fome nunca foi usado acabem com isso..ou se virem cumplice…

  117. Jupiter Monteiro
    sexta-feira, 9 de janeiro de 2009 – 14:25 hs

    Eu gostaria de saber, Quantos anos Este Mercadante trabalhou na sua vida e Ministro Pimentel, quanto tempo trabalhou , e quanto tempo eles contribuiram para o Inss , Agora com seus salar4ios de mordomias , os quais nao pagam alugueis , passagens , despesas alimenteicias , e ainda tem o tal cartao corporativo , que niguem explicou como funciona este tal cartao , enquanto o trabalhador que contribuiu a sua vida inteira para aposentar na sua velhice , nos é tirado nosso direito pelos sr. da vida no Brasil, porque tem rombo na Previdencia , quem sera que os fez, quem será que altorizou transferencia de enormes quantias da suguridade para outros orgaos , poorque se fosse para a saude , ate que poderiamos compreender, mas nao são para outros orgaos e os aposentados tem que pagar a irreponsabilidades dos dirigentes de nosso amado Pais, que esta sendo devorado por pessoas que nao tem compromisso com a sua população de idosos, que tanto trabalhou em prol de nossa nação, eu gostaria que fosse votada a reforma politica, lº votar seria facultativo , salarios dos deputados tem que ser no maximo r$ 5000,00 ,pois tem muitas mordominas, e voces ja imaginaram como no congresso tem coro para votar o aumento dos srs. deputados , somente nestas reunioes e que tem coro. estou enviando este comentarios porque a minha idignação e de todos os Brasileiros que entende o que estao fazendo.

  118. Antonio Carlos
    sexta-feira, 9 de janeiro de 2009 – 17:19 hs

    Meus amigos Brasileiros aposentados deste pais, infelismente estamos presenciando com grande decepção o descaso do Presidente da nossa Republica, que assim como nós foi trabalhador assalariado e viveu a todas as nossas dificuldades. durante anos trabalhando e recolhendo para a previdência social.
    e quando se aposenta ganhando um pouco mais de um salário, vê que ao longo dos anos o seu rendimento vai se axatando e se tornando em um salário mínimo.
    graças a esta política mesquinha destes senhores que estão em Brasilia, o nosso presidente não toma nenhuma iniciativa para sanar esta questão, não fosse o desenpenho de alguns Senadores cito Senador Paulo Pain, que comprou a nossa briga.
    gostaria de fechar esta minha indignação com uma frase para o nosso Presidente.
    ” Presidende Lula não e o reajuste de salário mais de que justo para os aposentados que deixa rombo nas contas públicas, e sim as verbas que são repassadas para beneficiar o povo brasileiro e vão direto para o bolso de políticos corruptos, e o executivo não fiscaliza ou faz vistas grossa.”

  119. RICARDO N. DA SILVA
    sábado, 10 de janeiro de 2009 – 18:37 hs

    O INSS RECEBEU O CALOTE DA UNIÃO EM 1985 POR ORDEM DO ENTÃO PRESIDENTE SARNEY,POIS ATÉ AQUELA DATA A UNIÃO NÃO TINHA PAGO SUA PARTE AO INSS, POIS ERA UMA PARTE DOS TRABALHADORES, UMA PARTE DAS EMPRESAS E UMA PARTE DA UNIÃO.AGORA VEM O LERO-LERO QUE NÃO HÁ DINHEIRO PARA PAGAR O VALOR REAL DAS APOSENTADORIAS.POBRE POVO SEMPRE ILUDIDO POR ESTES POLITICOS OPORTUNISTAS .NÃO ESQUEÇAM QUE A GENTE COLHE O QUE PLANTA.COM CERTEZA ALGUÉM JÁ ESTA COLHENDO.APOSENTEI-ME EM 1994 E CONTINUO TRABALHANDO (44 ANOS)E RECOLHENDO PARA O INSS….

  120. sábado, 10 de janeiro de 2009 – 21:19 hs

    Gente todos nós que dixamos algum comentário,somos pessoas polititizada,se fizerem esta covardia em não aprovar o fator previdenciário temos condições de renovar a camara dos deputados,sou do rio e estou a disposição de qualquer movimento nacional se nossos anceios não forem atendidos,pelos senhores que elegemos e demos carta blanca para decidir sobre o nosso futuro e de nosso país.

  121. terça-feira, 13 de janeiro de 2009 – 17:32 hs

    o povo adora esse homem nao e mesmo…o homem q fez com q os brasileiros ficassem mais acomodados…criou uma tal de bolsa escola….e bolsa familia…agora os baixa renda vivem em função disso, exemplo disso os serventes q tem 3…4 filhos..trabalham 15 dias…outros 15…vivem com essas bolsas…tem ate vereador…professor recebendo… tudo isso uma piada…
    a gente vota pq é obrigado..o voto deveria ser espontaneo..tenho certez d q nao teria quase nada de votos…onde funciona o livre arbitrio….ninguem pode ser obrigado a nada…o exemplo esta la em cima.tudo acab em pizza.
    sou pensionista a 20 anos…to quase pagando pra receber a aposentadoria…
    uma vergonha…nao pensam para aumentar seus salarios…isso nao e baseado em inflação ,muito menos onera o povo….nao e lula…mas pra devolver o q é direito aos aposentados q ganhavam acima de minimo..tem q estudar…vai causar rombo…sempre assim…balela politica….queremos nosso direito respeitado seu lula… queremos o q e nossa…nao o q é seu…pois o q parece s er seu…na verdade e tudo do povo…acorda homem…lava essa cara e ve de onde saiu…depois q ta no topo… nem enxerga os pobre….por isso q num voto em sacana….politico sujo…. pais da vergonha..sinto vergonha dessa classe de politicos sujos… mentirosos…. se salvam muito poucos os q reconhecem o povo e q lutam pelo povo…como este senador Paulo Pain…parece ser uma pessoa mais inteligente….e tenta fazer algo pelo povo…so q a população deveria por em publico pra todos verem…quem e cada um da sua cida…poiticos no estado e no governo….quem sbe tomam vergonha e reolvam agir em prol do povo…nao contra quem os elegeu.

  122. quarta-feira, 14 de janeiro de 2009 – 17:05 hs

    Quando os candidatos estão em época de campanha prometem coisas que eles não podem cumprir, isto é, quando se trata dos menos favorecidos (assalariados), os que realmente trabalham, porque os parlamentares (deputados, senadores), nada fazem e ganham numerários altíssimos e ainda acham pouco, por isso é que nas próximas eleições anularei o meu voto.

  123. Adão Teodoro
    segunda-feira, 19 de janeiro de 2009 – 19:50 hs

    Trabalhei desde meus 14 anos em uma empresa só, e me aposentei em 1986,por tempo de serviço, sendo que eu pagava sobre o teto, (vinte salários) mas me aposentei recebendo quase seis salários, ou seja 70% e hoje não recebo mais que três salários mínimos. Quero saber se tenho direitos a revisão de minha aposentadoria, pois está difícil sobreviver, tenho que continuar trabalhando com sessenta e sete anos, senão passamos nececidades. Me respondam, por favor.

  124. terça-feira, 20 de janeiro de 2009 – 10:57 hs

    EU JÁ PERDI A ESPERANÇA DE UMA APOSENTADORIA IDEAL PARA TODOS. COMO VOCE SABE SE É PARA ELES TUDO SERÁ NO ATO, SE TEM FUNDOS OU NÃO, NÃO INTERESSA SE ELES QUEREM QUALQUET OUTRO BENEFICIO A SEU FAVOR E PRA JÁ E PT SALDAÇÃO. ENTÃO NOS VAMOS TER PROBLEMAS QUANDO FOR PARA MELHORAR A NOSSA SISTUAÇÃO. POIS QUANDO HA INTERESSES PROPRIOS PARA ELES, COMO FALTA DE DINHEIRO, ELES ARRANJA UM AUMENTO PARA QUE NOS PAGAMOS PARA ELES SE DAREM BÉM. POIS É SÓ VOCES VERIFICAREM QUE TODOS ELES NÃO QUEREM SAIR DA POLITICA, SABE PORQUE, É MUITO BOM, NÃO TEM DIFICULADE, ASSIM VOCES VER QUE ELES NÃO VAI SAIR DE LÁ NUNCA. E SOBRE NOS, NÃO HÀ INTERESSE DE MELHORAS NA VIDA DO POVO QUE COLOCOU ELES LÁ. VOCE VER O NOSSO PRESIDENTE ATUAL, CHEGOU AGORA NO FINAL DO SEU GOVERNO O CARA MANDOU AUMENTAR TODOS PRODUTOS DE PRIMEIRA NECESSIDADES E POVO ESTÁ AI PAGANDO O QUE ELES LEVARAM E LEVAM. POIS SE OS AUMENTOS NÃO ACONTECEREM, ELES VÃO EXPLICAR O QUE PARA ESTE POVÃO QUE ACEITAM TUDO. VOCES VIRAM LOGO NO INICIO DO ANO, AUMENTARAM OS NUMEROS DE VEREADORES E EQUPARAÇÃO COM OS SALARIOS DOS JURIDICOS, AI VOCES NÃO VER RECLAMAÇÕES DELES SOBRE AUMENTOS A FAVOR DELES. DE MODO QUE NÃO EXISTE: SAUDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA: NA SAUDE VOCE NÃO TEM PARA ONDE CORRER, NA EDUCAÇAO QUEM NÃO TEM DINHEIRO PARA PAGAR UM COLEGIO PARTICALAR NÃO TEM COMO FAZER, NA SEGURANÇA, OS NOSSOS MILITARES UMA BOA PARTE ESTÁ MARGINALIZANDO OS JOVENS, COLOCANDO PARA VENDER DROGAS, FAZENDO GERENTE DE TRAFICOS, FAZENDO LADRÕES DE CARROS, FAZENDO SEQUESTRADORES, FAZENDO LADRÕES DE JOIAS RELOGIOS SELULARES EM PLENAS A LUZ DOS DIAS, E FORMANDO MENINOS GRANDES AÇASSINOS E FAZENDO ASSIM OS FAMILIAS VIVEREM MOMENTOS DE DICULDADE E DEPRESSÃO COM TUDO. É SÓ VERIFICAR QUE UM DOS MAIORES MEDO DE NOSSAS FAMILIAS É UM DOS NOSSOS FILHOS É SE ENVOVEREM COM ESTAS PESSOAS, ELES VAM TETAREM NOS COLOCAR TODAS NESTE MEIO. E AI DE NÓS SE NÃO FAZEREM O QUE ELES QUEREM, VAMOS TODOS PARA LAMA. DEIXO AQUI PARA VOCES TEREM UMA IDEIA QUE OS NOSSOS GOVERNANTES SABEM DISSO E NÃO TOMA ATITUDES NENHUMA. QUANDO É QUE VAMOS VER TUDO ACONTER PARA O BEM ESTAR DE NÓS BRASILEIROS.

  125. ADJALMA C L.
    terça-feira, 20 de janeiro de 2009 – 21:54 hs

    Nem peciso dizer muita coisa pois ao ler os comentarios de meus colegas aposentados e díga-se de passagem tudo o que dizem são verdades vergonhosas, e digo que pra eles os descarados se tornam cegos surdos e mudos e ainda com sorriso de sarcasmos,EU TENHO É PENA DELES, pois segundo as palavras sagradas de DEUS jesus voltará a este planeta para julgar os vivos e os mortos, e infelismente nenhum deles escapará da destruição do fogo eterno juntamente com Satanáz pois segundo a palavra de DEUS nenhuma riqueza do mundo comprará a salvação e vida eterna, Um coselho pra nossos politicos corruptos leiam a biblia aceitem a salvação através do evangelho eterno, se arrependam dos seus pecados e batizen-se em nome do PAI DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. lEIAM ESPECIALMENTE no livro de S Mateus cap. 25 do verso 31 ao 46!! boa sorte…….

  126. wilde de souza
    terça-feira, 20 de janeiro de 2009 – 23:33 hs

    pois vejam só antes de chegar a eleição para presidente..o governo ja estar fazendo campanha e o tribunal eleitoral devia olhar isso e proibir essa propaganda…pois a bolsa familia
    é propaganda eleitoral muito grande que se espalha por estado do brasil. aposentados só vivem em hospital internado por causa dessa miseria de salario que recebem..que segundo eu penso que um crime contra o ser humano…cade os direitos humanos….parabens vc ser muito inteligente..pois usa muito sua cabeça…bolsa familia da voto…pois que cabeça pra pensar errado. pois aposentados tambem dão muito votos….nos veremos nas urnas……vai perder feio…sera a sua maior vergonha se vc se candidatar..se vc nem se candidatava..estamos de olho em vc…presidente da bolsa familia oh errei desculpa presidente da bolsa de votos …continue assim ……como diz silivio santos …eu digo assim… a eleição vem ai la la la la a eleição vem ai la la la la…agora eu canto …Nunca nem que o mundo sobre mim. Nem se DEUS mandar nem mesmo assim em Presidente Ruim eu votarei…daremos o seu troco no dia da eleição…..lhe devo quanto??? pois quero lhe passar esse troco nesse dia…quero finalizar apesar desse desabafo desejo muitas felicidades para o Sr e seus familiares..que apesar de tudo estão inocente no mesmo barco que vai se afundar no dia da eleição…..felicidades que DEUS ilumine seus caminhos…Desculpa de todo coração popis me sinto envergonhado do Sr ser presidente do meu pais…mais fazer o que…Vai pagar a DEUS tudo que estais fazendo a DEUS com juros correção…pois vc sabe que DEUS não vai deixar barato o que estas fazendo com os aposentados pois apesar de sermos velhinhos somos gente tambem assim como o Sr…..

  127. Fernando Antonio da Silva Pereira
    quarta-feira, 21 de janeiro de 2009 – 10:00 hs

    Quando os Politicos e Juizes Trabalharem oito horas por dia como um trabalhador que ganha um salario minimo,e o reajuste for igual esse pais com certesa vai melhorar. Agora eu chego a ter pena dos coitadinhos dos politicos daqui do nosso Brasil, eles ganha muito pouco. Um Senador era pra ganhar R$ 2, 900,000.00 , Deputados Federais 2.500.000.00 pois os bixinhos trabalha muito isso e uma Vergonhaaaaaaaaaaa………

  128. joão josé pagano
    sexta-feira, 23 de janeiro de 2009 – 10:58 hs

    Perdi 31% da minha aposentadoria que já não se reajustava como deveria nos 10 minimos em função dos coeficientes usados, hoje ainda posso trabalhar pois estou co 55 anos e quando não puder mais,agora se o governo me arrumar uma boquinha em qualquer orgão publico para ganhar o complemento que estão me tirando estou a disposição.Outra coisa que poderia ser votado no governo para beneficiar o reajuste JUSTO dos aposentados seria de baixar onumero de deputados , senadores,vereadores cargos comissionados 10% já sobraria para quem trabalhou muito neste pais,agora tem gente boa no governo,mas dá para contar com os dedos do LULA.

  129. jose pereira
    quarta-feira, 28 de janeiro de 2009 – 9:37 hs

    na epoca em que me aposentei, janeiro de 1997, meu salario era 8,5 salarios minimos,hoje é o equivalente a 4,3 salarios minimos.
    gostaria que algum economista fizesse os calculos para saber quando estarei “zerado”, pois, no andar na carruagem em breve meu salario será,( 0 ) zero.

  130. Henrique
    sábado, 31 de janeiro de 2009 – 16:33 hs

    Nos meus 75 anos de vida, nunca vi coisa igual.
    Quando tenho que ditar ou expressar minha profissão, fico vermelho de vergonha: (meu Deus, digo, aposentado do INSS), e
    furioso por ter ajudado esses canalhas com meu voto.

  131. Dirce Ap. Antoniassi
    sábado, 31 de janeiro de 2009 – 21:24 hs

    Quero q esses senadores, Aloizio Mercadante e Romero Jucá vao trabalhar como salarioado por 30 anos que hoje está a merce dos patrões dar aumento ou nao…isto é nem é aumento salarial, mas sim reposiçao que os funcionários reendificam, que à anos nao recebem essa graça. E na hora da aposentadoria ter a decepçao de ver a quantidade calculada depois de tanto anos trabalhados numa mereca, me senti uma pessoa sem um pingo de valor por ter me dedicado anos numa sala de aula. E ainda a cada ano caindo, caindo….e esses dois ai de cima ainda dizem q o Brasil pode quebrar se todos os aposentados receberem a mesma porcetagem do salario minimo!!!!
    Até parece que estao preocupados com o Brasil…ou com o bolso deles?

  132. Geraldo
    sábado, 31 de janeiro de 2009 – 21:49 hs

    nos aposentados tambem votamos nossoos filhos e netos tambem que tal se se fizermos uma campanha de não votar mais para essa cambada de deputados que esqueceram de nos …Vamos juntos fazer uma campanha de não votar nas proximas eleições ; cada eleiçao aparece os salvadores dos aposentados.. marquem bem esses nomes Mercadante e Junca…. Abraços

  133. Anônimo
    segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009 – 19:39 hs

    Exmo Sr. Presidente … Tenho o maior
    respeito por V.Exa.,V.Sia, um cidadão que
    saiu do NADA e consegui chegar a Presidência,acho que sem‘
    mérito, jamais Vossa Excelência
    conseguiria alcançar o que alcançou .
    Que DEUS que O ilumine sempre
    e cubra de bênçãos para as resolu-
    ções honestas e verificar que já fomos
    o futuro do país e nos conceder um reajuste digno …

    Com os meus respeitos

  134. CRISTINA MARIA RIBEIRO BENEVIDES
    terça-feira, 3 de fevereiro de 2009 – 10:06 hs

    Já era tempo de pensar nos aposentados que contribuíram com maior valor em dinheiro para a Previdência Social.

    É um absurdo o que vem acontecendo, ou seja, quem contribui menos tem direito a mais, e o inverso é verdadeiro.

    Nós que trabalhamos ganhando mais que um salário mínimo “encheu os bolsos” da Previdência Social e IR. Se continuar desta forma não demora e nós estaremos ganhando igual ao salário mínimo. Aí é deslealdade exigir que se desconte 10 ou 11% dos salários dos trabalhadores que ganham acima do salário mínimo. Neste caso deveria TAMBÉM SER PROPORCIONAL O DESCONTO DE QUEM GANHA MAIS QUE O SALÁRIO MÍNIMO, OU SEJA: SE TIVERMOS 6,22% DE REAJUSTE, ESTE PERCENTUAL DEVERIA SER APLICADO EM QUEM GANHA MAIS QUE O SALÁRIO MÍNIMO E ESTÁ NA ATIVA. QUE IDÉIA!!!? QUER DIZER: QUEM CONTRIBUI MAIS, GANHA MENOS? A PREVIDÊNCIA TEM DINHEIRO SIM, E NOSSO. QUEM DESVIOU PARA OUTRAS COISAS E ROUBOU QUE SE VIRE. MAS NÓS, POVO BRASILEIRO, CUMPRIMOS NOSSOS DEVERES COM A NOSSA PREVIDÊNCIA SOCIAL E RECEITA FEDERAL.

    SÓ ESTOU ESPERANDO O QUE ELES IRÃO RESOLVER.

    AGORA, PRESIDENTE LULA, DIZER QUE O SENHOR TEM 70% DA APROVAÇÃO DO POVO BRASILEIRO É UM GRANDE EQUÍVOCO. ESTA EMPRESA QUE FEZ ESTE LEVANTAMENTO DE IBOPE DEVE ESTAR CEGA. IRÔNICO, PARA NÃO DIZER MENTIROSO. E LEMBREM-SE, OS IDOSOS ESTARÃO NAS URNAS TAMBÉM. O POVO BRASILEIRO APRENDEU COM O GOVERNO CIVIL DESDE SARNEY. APRENDEMOS A SER GENTE E NÃO BONECOS QUE SE ENGANA COM POUCO.

    E POR FALAR NISTO, COM A POSSE DE BARACK OBAMA OBSERVEI QUE A ESTÁTUA DA JUSTIÇA DOS EUA, ESTÁ COM A BALANÇA/LIBRA DA EQÜIDADE EM UMA DAS MÃOS E COM OS OLHOS DESVENDADOS E NOSSA ESTÁTUA NO STF ESTÁ DA MESMA FORMA, SENDO QUE OS OLHOS VENDADOS. POR FAVOR, DESVENDEM OS “OLHOS” DA JUSTIÇA!

  135. Wellington Muniz
    terça-feira, 3 de fevereiro de 2009 – 12:39 hs

    Você saberia me dizer quanto ao reajuste para os salários acima do mínimo?

  136. Eli A. Guimarães
    terça-feira, 3 de fevereiro de 2009 – 17:57 hs

    Eu me aposentei em 01/07/2008, trabalhei 35 anos e dezesseis dias.Sempre paguei como empregdo em média 2 salários e meio. Perdi logo no primeiro mes em q do meu salário 23,93%.

  137. Eli A. Guimarães
    terça-feira, 3 de fevereiro de 2009 – 18:17 hs

    Eu me aposentei no dia 01/07/2008, trabaalhei 35 anos e 16 dias, recebia como empregado dois salários e meio. Perdi logo no primeiro mes em que recebi 23,93%. Quero saber da camara dos deputados federais, porque, o governo não tem dinheiro? Se não pode pagar o aposentado o que ele contribuiu, para que continuam enganando o trabalhador? Porque, voces não fazem uma lei dizendo que todo trabalhador vai pagar a previdencia só um salário mínimo, ai sim voces estariam certos. Pagariam só um salário para todos. Queria saber também porque os salarios dos deputados aumentam de um dia para o outro muitas porcentagens?

  138. JABSON LEVINO
    sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009 – 0:52 hs

    APOSENTATORIA NESTE PAIS, É TÃO RUIM, COMO O GORVENO LULA, QUE GASTA UMA FORTUNA COM PROPAGANDA EM TELEVISÃO, ESTE COMETÁRIO NÃÓ “OFERECIMENTO DO BANCO DO BRASIL, CAIXA,OU PETROBRAS É CLARO.”

  139. Eduardo Bastos
    sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009 – 11:02 hs

    Sobre o fator previdenciário, gostaria de fazer um breve comentário:

    Nós aposentados que trabalhamos de sol a sol 35 anos de contribuição, estamos vendo a cada ano o nosso salário sendo achatado por esse famigerado fator miséria digo previdenciário, um dia todos nós aposentados chegaremos a ganhar um salário minimo é a verdadeira intenção do governo federal, e o Sr. Presidente (LULA), não está vendo isso?

    Quero aqui agradecer ao Sr. Senador Paulo Paim (PT) por ter levantado essa bandeira em favor dos aposentados, acredito que na familia dele existem pessoas aposentadas e que certamente irão se aposentar no futuro muito próximo.

    Estou enviando essa mensagem ao Sr. Presidente LULA que se diz do povo era ele quem deveria levantar essa bandeira para acabar com o Fator Miséria (Previdanciário).

    Lula vc. se diz povo e agora, estamos vendo vc. em cima do muro, cuidado veja com carinho os aposentados.

    Eduardo Bastos

  140. luiz antonio damasce
    segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009 – 11:59 hs

    E AÍ APARECEU O SENADOR…como diria lady katye da zorra total., ainda bem que entre tantos corruptos ainda existe alguem que tem honestidade…parabens sr senador paulo paim, seja como a flor do pantano, que apesar do lodo nasce bela e sobrevive…é por existirem ainda pessoas como o sr que o mundo ainda gira e temos um pouquinho de esperanças, se não existissem pessoas como o sr, a politica já teria voltado aos tempos de nero, onde tudo girava em torno de orgias e prazeres e o pobre que se lascasse ou morresse nos circos, nas garras dos leões…cuidado senador, o sr está rodeado de muitos leões, mas não se esqueça que sempre existe um anjo ao lado daquele que caminha na honestidade e no respeito ao seu semelhante…parabéns pela sua hombridade e no mais como diz lady katye, “QUE QUE É? TÕ RECLAMANDOOOOOOOOOOO……..

  141. cesar roberto lopes
    segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009 – 17:38 hs

    Sr.Fabio Campana,
    Agora chegamos a fevereiro de 2009, ai temos a noticia que, os aposentados-salario
    minimo-12% e mais que o minimo 6%.Paim
    lutou mas não conseguiu.Como fazer para
    reclamar.SR>Lula dá tudo pro povão e uma banana pra nois aposentado,
    INDIGNADO
    cesar roberto lopes

  142. cesar roberto lopes
    segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009 – 17:46 hs

    Sr.Fabio Campana,
    Agora chegamos a fevereiro de 2009, ai temos a noticia que, os aposentados-salario
    minimo 12% e mais que o minimo 6%.Paim
    lutou mas não conseguiu.Como fazer para
    reclamar.SR>Lula dá tudo pro povão e uma banana pra nois aposentado,
    INDIGNADO
    cesar roberto lopes

  143. Gilberto
    segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009 – 21:41 hs

    É MUITO FÁCIL RESOLVER O PROBLEMA DOS APOSENTADOS, BASTA SOMENTE COLOCAR PARA RECEBER QUEM REALMENTE CONTRIBUIU, O RESTANTE QUE FAÇAM UMA FONTE DE CUSTEIO PARA ELES E NÃO OS COLOQUEM NA PREVIDÊNCIA, FIZERAM DA PREVIDÊNCIA UMA ASSISTÊNCIA SOCIAL.

  144. Júlio Neves Corrêa
    terça-feira, 10 de fevereiro de 2009 – 13:38 hs

    Tive uma carteira de trabalho assinada durante 40 anos,sempre descontando sobre salario ferias 13o salario e horas extra, que no meu caso triplicava meu salario como carreteiro. Com decorrer do tempo vem desvalorizando minha aposentadoria que possivelmente irei ganhar em alguns anos um salario minimo tal qual a mulher de um presidiario cujo vagabundo nunca contribuiu como eu.

  145. Felipe
    quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009 – 10:20 hs

    Segundo Lula, o INSS está no vermelho, não está?
    Então, como é que este presidente populista e demagogo deu às prefeituras um prazo de 20 anos para pagar suas dívidas com o INSS?
    Por acaso existe alguma possibilidade destes prefeitos cumprirem o acordo?
    Será que deixaram de ser os caloteiros que sempre foram?
    Lula chamou de grotescas as criticas sobre sua atitude eleitoreira, mas eu considero muito mais grotesca a sua falta de compromisso com os aposentados.
    Este presidente está , aos poucos, desligando oxigênio que mantém o INSS, agonizante mas vivo.

  146. quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009 – 10:45 hs

    Este tal de mercadantes tinha que estar aposentado ganhando 2 salarios mínimo!
    Aí sim gostaria ler esta babozeiras! Se cx está em déficite entaõ pq ã reduzir os exrbitantes salaris desta maldita cúpula do senado e do de putado.
    pimenta no dos outros é refresco.

  147. augusto bernard
    quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009 – 22:53 hs

    Dessa vez se os hoemens do poder não ajudar os aposentados e pensionistas do inss a casa de muitos vão cair, é uma vergonha o que fazem com os nossos beneficios, vivemos em petição de miseria. Então para que paga anos de nossas vidas a PREVIDENCIA, para depois viver parecendo pedintes? ninguém contribuiu tanto para depois ver seu beneficio zerar isso vai ser uma bomba que quando estorar não vai ter nenhum homem do poder seja ele qual for que segure essa, pensar que dar pra levar tudo de barriga um dia tudo tem um fim, e esse dia já está batendo na porta de todos vocês do poder legislativo, executivo e judiciario.

  148. alvaro tibirica
    quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 – 17:31 hs

    E de se admirar que os SENHORES MERCADANTE da vida votem senpre a favor do arrocho salarial de aposentados e pensionistas.Salario que merece aumento e so o deles,o dos aposentados e pensionistas,que voltem a ter que trabalhar se quisevem viver com um pouco de dignidade.Se os senhores do desgoverno nao consegue administrar os recuirsos da previdencia social,coloquem alguem que saiba,alguem que consiga fazer com que pessoas que TRABALHARAM para o crescimemto deste pais tenham na aposentadoria as mesmas condicoes de viver com a dignidade que merecem.OU SERA QUE SO LEMBRAM DISSO QUANDO QUEREM SE ELEGER .

  149. Shirley Moureira
    sábado, 14 de fevereiro de 2009 – 11:49 hs

    Já era hora do governo pensar nos ex trabalhadores e que são atualmente a grande maioria de consumidores.Como irão comprar se salário mínimo so dá para pahgar as despesas e pagar emprestimos, Os trabalhadores atuais já pagam muito ao inss e se não houvesse desvios todos sairiam ganhando.
    pensen repensem ajam façam

  150. sábado, 14 de fevereiro de 2009 – 20:24 hs

    E ai Lula até quando tu e tua corja vão ficar no poder, nós aposentados estamos esperando o bosso reajuste na aposentadoria, ve se te manca, ainda pensas que alguem vai votar no PT? só se for os banqueiro, aqueles que te elegeram.

  151. rubert janke
    terça-feira, 17 de fevereiro de 2009 – 18:02 hs

    espero que nosso PRESIDENTE NAO REJEITE MAIS A EMENDA QUE BENEFICIA OS APOSENTADOS QUE TRABALHARAM A VIDA INTEIRA ,PAGARAM NO MAXIMO E AGORA ESTAO RECEBENDO QUASE O M I N I M O o POVO TE AMA E 2010 ESTA AI , PRESIDENTE L U L A NAO DESAPONTE MAIS ESTE APOSENTADO QUE SOFRE COM A MISERIA ,SE AS PREFEITURAS SAQUEARAM OS DEPOSITOS INSS DOS FUNCIONARIOS NAO SOMOS NOS QUE TEMOS QUE PAGAR A CONTA ONDE VAO PAGAR EM 20 A N O S

  152. walter Simões
    terça-feira, 17 de fevereiro de 2009 – 19:37 hs

    Quando aposentei em 1987, maio, recebi vários Holeritis informando no rodapé aposentado com 6,4 salários mínimos, depois de um tempo desapareceu a anotação. Hoje o que recebo é em torno de 3 salários mínimos.
    Pergunto como fazer ou o que fazer?

  153. vilma
    terça-feira, 17 de fevereiro de 2009 – 22:56 hs

    fico eu imaginando como as pessoas tem memoria curta o presidente juntamente com seus colegas prometem,prometem.+cumprir nunca..LULA esqueceu q foi pobre e esperava como nos pelo almento? espero q jamais esqueça que foi este povo que o colocou onde estais + daremos a resposta a pessoa q for endicada por vss ex esta sera a resp do povo brasileiro que nao tem memoria curta e sim salario curto e esta revoltado por trabalhar tanto e n ser reconhecido nos nao podemois porque ? + vcs podem almentar da forma q querem o de vcs nao esqueçam que agora tudo e informatizado e o povao estao de olho em quem vota a favor do povo ou ao contrario aqui vai o meu protesto e de toda classe de aposentados que esperou em uma promessa de alguem que jugavamos igual a nos + Deus em sua infinita bondade e justiça p os oprimidos e este sim nao esquece uma promessa ele move gente de lugar para fazer o que e certo e neste eu confio e sei que fara algo por todos nos……..fica aqui uma refleqçao para todos vcs pare e olhem p o passado nao tao distante e reveja as promessas pois Deus vai cobrar de todos e lembre se na hora da dor todos somos iguais ricos pobres ,brancos negros .amarelos ,politicos ,esquecidos ,desmemoriados,ou nao todos somos iguais se temos algo a cumprir cumpra antes q seja tarde demais pois o meu Deus esta vendo tudo e promessa e promessa q a paz e a graça de Deus seja c todos vcs

  154. CACINA DIAS BRAIDA
    quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009 – 21:13 hs

    acho lovavel o projeto do senador Paulo Paim sinal que nem tudo esta perdido e que alguem ainda pensa em nos peço a DEUS que ilumine o nosso presidente e que Ele assine e faça se tornar lei

  155. quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009 – 9:07 hs

    Deus pois a mão no coração do senador Paulo Paim ,quem sabe irá por tambem no dos outros ,e faça isto virar realmente lei ,nem tudo está perdido !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  156. Dr. Viola Poder
    quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009 – 15:37 hs

    Tenham certeza absoluta, senhores do poder, que deste ano não passa… As torres que tombaram do outro lado do Equador serão vingadas aqui no Planalto… A Lua estará sem brilho e a casa bem cheia de vagabundos… O vôo já está preparado, o recheio e os kamikazes, que serão chamados de heróis, também. Vocês passarão a fazer parte da página mais indecente da história de nossa Pátria, que a despeito de vocês, ainda continuará existindo… Quanto aos senhores do poder, serão lembrados apenas como os maiores corruptos do hemisfério sul… Que vergonha!!!
    A senha dos aposentados ja foi lançada… 5,9,2009%… Aguardem e verão… Será o maior espetáculo pirotécnico de nossa história!!! Ou vocês acham certo vermos nossa aposentadoria para a qual investimos durante toda uma vida ser vilipendiada a cada ano?

    p/Aposentados do Meu Brasil

    DR. VIOLA PODER

  157. sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009 – 16:10 hs

    oi como ficara nosso reajuste salarial?
    Aposentados não precisam comer, tomar remédios, não precisam de energia, gaz, agua, é porque com este reauste que o LULA concedeu temos que ficar sem comer. morrer talves seria mais util para ele. Fora LULA e sua curriola.

  158. quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009 – 8:09 hs

    não sei a onde nós aposentados vamos parar com esse salario parece ate que estamos mendingando o que e direito nosso ei altoridades acorda para os aposentados, que támbém come bebe adoéce e tem nessesidades como vcs tem.

  159. sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009 – 11:28 hs

    SOU APOSENTADO DESDE 1997, SOU PORTADOR DA DOENÇA INCURÁVEL DE MAL DE PARKINSON DESDE O ANO QE ME APOSENTEI, APOSENTEI COM 30 ANOS DE SERVIÇO, COM MAIS DE SETE SALÁRIOS MINIMOS, HOJE ESTOU COM MENSO DE 3 SM, APOS A APOSENTADORIA TRABALHEI POR 7 ANOS CONTRIBUINDO COM 2O SM, ESTUDEI POR 4 ANOS EM ESCOLA PROFISSIONALIZANTE, ESCRITUREI LIVRO DE ASCENTAMETO DE MEIEIROS EM PRPRIEDADE AGRICOLA, MONTE A.DO SUL-SP, E O INSS NÃO ESTÁ RETIFICANDO MINHA APOSENTADORIA. DEUS ABENÇOE SENADOR PAULO PAIM, ESTAMOS NO AGUARDO DA APROVAÇÃO (AMPARO-SP, 27/02/2009.

  160. paulo amaral
    sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009 – 12:38 hs

    tenho 69 anos, sou aposentado pelo inss, infelismente, quero apenas dizer uma coisa, temos o governo que merecemos, todo governante foi eleito pelo povo, que vota sem pensar, vota em troca de favores, vota sem procurar saber antecedentes de seu candidato e, principalmente,…… o eleitor tem memoria curta.

  161. otaniel de souza
    sábado, 28 de fevereiro de 2009 – 19:30 hs

    Se encontram sempre desculpas para não pagarem o salário justo aos aposentados, até parece que isso é uma esmola ou simplesmente é um favor que o governo está fazendo aos idoso ; Nada disso!…Pois se trata de direito adquirido através de uma vida de trabalho e contribuições com a previdência social. Embasados na desculpa de que não tem dinheiro, estão arruinando aos idosos do paiz.

  162. Julio Cesar Vieira S
    domingo, 1 de março de 2009 – 19:55 hs

    Aposentei-me em Julho/1994, com o beneficio equivalente na época a 7,45 SM, hoje recebo 4,31 SM com uma perda de 3,14 SM ( R$ 1.460,70 ). Pergunto os Srs Senadores e Deputados se tiveram alguma perda neste período, porque a insensibilidade destes senhores quando trata-se de manter o direito adquirido do trabalhador, é justo o trabalhador trabalhar 30 ou 35 anos para ter direito a uma aposentadoria, que é conseguida pelos seus méritos, sem qualquer protecionismo, e quando consegue sente este beneficio ser dilapidado ano após ano. Quando é neste periodo que tem mais necessidade , visto que as depesas com saúde mais aumentam

  163. Anônimo
    quarta-feira, 4 de março de 2009 – 10:55 hs

    Decepção total, tive com o Presidente, sempre fui do PT,SEMPRE voltei, Nele, queria deixar aminha indignação, por total desprezo que estão dando aos aposentados. Trabalhos tanto, contribuimos, e vivemos na miseria, nem um plano de saude, podemos pagar. VIVA O PAIM, SO ELE TERÁ O VOTO DE TODA UMA GRANDE FAMILIA

  164. William Alves Pereir
    quarta-feira, 4 de março de 2009 – 12:23 hs

    Contribui durante 35 anos cm 10 salários, e hoje só recebo 4.6 sal. Ha cada ano estes governos covardes Lula, FHC. e outros quando se trata para dar o nosso aumento, falam de onde vai tirar. Porem pra esses governos corruptos não indicam tbm de onde virão os recursos para os aumentos deles. Simplesmente são pagos, e retroativos

  165. quinta-feira, 5 de março de 2009 – 14:02 hs

    Nem a imensa mata amazônica consegue cobrir o rosto do Brasil, que está morrendo de vergonha diante de tanta crueldade ,desprezo e indiferença da maioria de nossos politicos que se acham na condição do poder e nada fazem para honrar os nossos votos, massacrando cidadãos e cidadãs de valor, que com o seu trabalho engrandeceu este País. Somos nós aposentados INSS que indignados com tanta zombaria e descaso por parte dos “senhores poderosos”, viemos aqui exteriorizar nossa decepção e a nossa tristeza. Parabenizo em particular e em nome de todos que se empenham nesta luta o Senador PAULO PAIM e digo mais “se todos fossem iguais a você que maravilha viver..”, e pra finalizar para os demais canto como o Cazuza “BRASIL mostra tua cara”

  166. Geraldo
    quinta-feira, 5 de março de 2009 – 20:04 hs

    Sempre fui pt mas agora que fui enganado , jamais, verá meu voto, vamos nos unir todos aposentados e votar só em quem esta realmente lutando por nós, afinal somos uma grande parcela de votos que fazem diferença, vamos nos unir companheiros, abraços a todos.

  167. Nelio M. Ribeibeiro
    segunda-feira, 9 de março de 2009 – 14:34 hs

    E muito dificil neste pais as pessoas conseguir alguma coisa com ajuda do governo,pois só se for miseravel que ganhe bolsa familia,vale gáz, etc. Por que assim votam outra vez neles. Alo senadores do paran´, deputados federais do paraná.

    espero poder votar em vces outra vez!!!!!!!!
    é ruim emmmmm.oqus

  168. Ledir De Oliveira Ma
    terça-feira, 10 de março de 2009 – 23:45 hs

    Sou mais uma revoltada. Aos 59 anos cheia de problemas de saude, inclusive ipertencao, estou passando dificuldade finaceira por culpa do sistema de calculo da aposentadoria. Trabalhei como escrava durante 31 anos para pagar de forma que pudesse ter uma aposentadoria digna. Errei quando acreditei nos governantes de meu paiz, deveria ter feito um plano de aposentadoria privada. porem nao dei credito a quem devia dar, e acreditei no sistema publico o qual me levou quase a loucura. Hoje recebo 2 salarios para pagar condominio ,contas de luz telefone , alimentacao e outras remedios nao consigo comprar todos que preciso. Deus tem poupado minha vida . Nao sei como ainda estou viva. pessima alimentacao , nao tomo os remedios porque o dinheiro nao da. ando kilometros caminhando poque nao tenho dinheiro de passagem. E o senhor presidente e congresistas? como vive suas familias? Eu contribui com muitos salarios obdecendo as tabelas. Agora tenho que aceitar 2 salarios que logo sera defasado para um. Quando nao conseguir mas pagar minhas contas pelo menos, so restara dar adeus a vida e pedir a Deus que tenha misericordia de voces pelas injusticas

  169. Leônidas Marques
    quarta-feira, 11 de março de 2009 – 15:27 hs

    E, disse o ex-presidente João Batista de Oliveira Figueiredo, depois de, no dia 28 de agosto de 1979, há 29 anos passados,ao sancionar a Lei de Anistia que perdoava aqueles cidadãos que cometeram crimes políticos ou vinculados com eles : ” Um dia o povo brasileiro vai sentir a minha falta”
    Parece-nos que o ex-presidente já sabia que estava anistiando pessoas não idealistas,mas sim, oportunistas e covardes que um dia iriam TOMAR CONTA DOS PODERES DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL PARA APRIMORAR AS COVARDIAS QUE ELES TANTO AJUDARAM. E hoje,diante de tantas injustiças, principalmente aquela que diuturnamente é costurada entre os Poderes Legislativo e Executivo para levar o restinho do salário dos aposentados que ganham acima de 1,1 mínimo, só meresta dizer : ESTOU COM SAUDADES E MUITAS.

    Leônidas Marques
    Volta Redonda RJ

  170. Vitório Ramos
    quarta-feira, 11 de março de 2009 – 16:35 hs

    Sou aposentado a 4 anos, mas vejo alguns colegas que já estao aposentados nem mais tempo, e os mesmos vem sofrendo o fator previdenciário que diminui a renda dos infelizes aposentados do inss, mas com a ajuda do senado federal que ja aprovou repasse reajuste salario minimo integral também aos que ganha acima do minimo;falta passar pela camara deputado e sancionar pelo presidente Lula, que certamente fará antes das eleições de 2010.abraços a todos aposentados e pencionistas brasileiros.

  171. quinta-feira, 12 de março de 2009 – 8:24 hs

    Aposentei-me em dezembro de 1992, com o beneficio equivalente na época a 10 SM, hoje recebo 3,5 SM com uma perda de . Pergunto os Srs Senadores e Deputados se tiveram alguma perda neste período, porque a insensibilidade destes senhores quando trata-se de manter o direito adquirido do trabalhador, é justo o trabalhador trabalhar 30 ou 35 anos para ter direito a uma aposentadoria, que é conseguida pelos seus méritos, sem qualquer protecionismo, e quando consegue sente este beneficio ser dilapidado ano após ano. Quando é neste periodo que tem mais necessidade , visto que as depesas com saúde mais aumentam

  172. Raimundo
    sexta-feira, 13 de março de 2009 – 15:32 hs

    o projeto do senador paulo paim ,de que o aposentados tem direito de receber a quuantidade de salaris quando foi aposentado a exeplo se aposentou 8 salarios deve continuar a receber 8 salarios.´só que o presidente lula não quer porquer ele esqueceu dos eleitores. ele não precisa mais de votos. algusn deputados estão do lado do presidente.

  173. Raimundo
    sexta-feira, 13 de março de 2009 – 15:39 hs

    senhores deputados , os aposentados nãoaguenta mais tanta falta de atenção. cuidado vem aí as próximas eleições.

  174. GILBERTO BIESEK
    domingo, 15 de março de 2009 – 23:57 hs

    É triste vermos como o povo de um país tão querido como o nosso é facilmente enganado com esmolas em troca de votos.Até os índices de medição da inflação me parecemm duvidosos e o cidadão é obrigado a engolir sem opção alguma.Em 2010 vamos usar a nossa maior e única arma contra os maus políticos,o nosso voto.

  175. GILBERTO BIESEK
    segunda-feira, 16 de março de 2009 – 0:02 hs

    É triste vermos como o povo de um país tão querido como o nosso é facilmente enganado com esmolas em troca de votos.Até os índices de medição da inflação me parecem duvidosos e o cidadão é obrigado a engolir sem opção alguma.Em 2010 vamos usar a nossa maior e única arma contra os maus políticos,o nosso voto.Não difício vermos a verdade que nunca é explicitamente divulgada,ou seja, que os preços sobem e os aumentos dos aposentados não cobrem essas diferenças.

  176. zenir franciscatto
    segunda-feira, 16 de março de 2009 – 14:52 hs

    O aposentado tem seus direitos já na constituição, o que se deve fazer é usar critérios diferentes, o salário mínimo deveria ser um critério para aumento, os aposentados todos ganhariam um percentual x de aumento, não se pode difereciar, então quem ganha hoje 1.500,00 por mês daqui alguns anos estará ganhando 1 salário minimo, não é justo.

  177. daiane lima
    terça-feira, 17 de março de 2009 – 22:12 hs

    oi gostaria de saber de quando vai começar a se pago os reajustes de salario.e quanto de almento por cada salario.obrigada!!!

  178. Roberto de Oliveira
    quinta-feira, 19 de março de 2009 – 15:42 hs

    Atençao Pessoal
    Todos que sao aposentados, nao adianta ficar lutando em vao, vamos partir para ofensiva, que tal formarmos um QGA (Quartel General dos Aposentados) pois somos uma força indestrutivel, somos: MARIDOS, PAIS, AVOS, BISAVOS e temos FILHOS, se mutiplicarmos istoe pedirmos ajuda a eles com certeza eles vestirao a nossa camissa, caso contrario eles ficarao nas mesmas condicoes que nos encontramos. Nao somos gado do curral eleitoral de NINGUEM.

    GADO, A GENTE MARCA, ENGORDA E MATA….. MAS COM GENTE E DIFERENTE.

    abracos.

  179. quinta-feira, 19 de março de 2009 – 19:06 hs

    queria deixar um recado para o mercadante, que ele é para viver c/ 500,00por mes e ter uma vida dingna paguei sobre minimos chegei pagar sete minimos , hoje recebo um pouco mais que 500,00 reais me aposentei em 93 , aonde estaõ os direitos adquiridos,acho que só o pt esta contra , o Delcidiodo Amaral tb disse que o inss ia quebrar acho engraçado só nada quebra c/ o aumento das mordomias deles viagens secretario etc. um abraç para quem recebe esse recado vamor oassar para o Mercadate eo Delcidiook abraços

  180. Chico Flavio
    sábado, 21 de março de 2009 – 6:10 hs

    Sempre admirei a forma como o Paulo Paim enfrenta os dramas sociais. Para ele, o aposentado de hoje é o mesmo que sustentou a Economia de ontem. Este merece o voto de todos sempre.

  181. domingo, 22 de março de 2009 – 10:08 hs

    COMO APOSENTADO LEMBRAREI BEM SEU NOME NAS PROXIMAS ELEICOES NAO SO EU MAS TODOS OS MEUS

  182. antonio
    terça-feira, 24 de março de 2009 – 14:56 hs

    boa tarde a todos eu so gostaria de saber se nao tem dinheiro para se pagar descentemente e por sinal pagar o que e de direito e devido ao povo aposentado deste pais, COMO FAZER UMA COPA DO MUNDO???? COMO FAZER OLIMPIADAS??? E ENGRAÇADO QUE O SR. SENADOR MERCADANTS QUANDO ERA DA OPOSIÇÃO SEMPRE ERA A FAVOR DO POVO,, E AGORA ACHO QU AINDA CONTINUA A FAVOR DO POVO, MAIS DO POVO DELE NAO DO NOSSO POVO BRASILEIRO,,,, VERGONHOSO ISSO QUE ACONTCE COM A PREVIDENCIA NO BRASIL, VERGONHOSO ALIAS E QUE AS MAIORIAS DESSES POLITICOS FAZEM COM EST PAIS, COM ALGUMAS EXEXOES O SR. SENADOR PAULO PAIM E UMA DELAS SEMPRE TERA MEU VOTO

  183. lucineia oliveira
    terça-feira, 24 de março de 2009 – 20:08 hs

    Cada vez mais estes politicos ladrões, ficam numa boa enquanto o povão não tem direito nem no que lutou, a vida toda trabalhando dignamente sem roubar, porque não tiram as aposentadorias milhonarias destes coruptos comesando com o senhor presidente.

  184. Gelson L de Moura
    sexta-feira, 27 de março de 2009 – 17:25 hs

    Senhores:

    Li com atenção o despero dos aposentados,
    como eu. Mas, o que adianta se o PT, Lula e
    Quadrilha, acabam votando nele!
    Um abraço Gelson L de Moura.

    27/03/2009

  185. Gelson L de Moura
    sexta-feira, 27 de março de 2009 – 17:30 hs

    PREZADOS sENHORES :

    LI COM ATENÇÃO O DESESPERO DOS
    APOSENTADOS, O QUE ADIANTA, SE E-
    LES NAS ELEIÇÕES VÃO VOTAR NESSA
    QUADRILHA..

    Um fraternal abraço,

    Gelson Luiz de Moura – 27/03/2009

  186. Alcides Fernando
    domingo, 29 de março de 2009 – 0:54 hs

    O Senado pagou pelo menos R$ 6,2 milhões em horas extras para 3.883 funcionários em janeiro, mês em que a Casa estava em recesso e quando não houve sessões, reuniões e nenhuma atividade parlamentar, informa a reportagem.
    A autorização do pagamento foi feita pelo senador Efraim Morais (DEM-PB) três dias antes dele deixar o comando da primeira-secretaria, órgão da Mesa Diretora responsável pela gestão administrativa.
    Presidente do Senado até janeiro, quando foi dada a ordem para o pagamento das horas extras, o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) disse que não foi consultado sobre a medida e que iria tomar satisfação do senador Efraim Morais (DEM-PB). “Eu não estava sabendo. Realmente não sei como justificar isso”, afirmou.
    Para o senador Tião Viana (PT-AC), primeiro vice-presidente da Casa até janeiro, o que ocorreu “é muito grave”. Ele disse que irá averiguar se os funcionários do seu gabinete pessoal foram beneficiados para tomar providências.
    “Isso não poderia ter ocorrido porque não houve trabalho extra em janeiro e não poderia ter havido pagamento”, afirmou.

    … e para os aposentados não tem dinheiro.

  187. Manoel Rodrigues
    terça-feira, 7 de abril de 2009 – 15:33 hs

    Senhores Deputados,
    Não esperem que os aposentados morram na espectativa de que ainda terão seus proventos reajustados com a devida justiça!!! Falo por mim: já não estou mais suportando as despesas, sempre crescentes, e o meu benefício sempre minguando!… Por Deus não nos prejudiquem ainda mais, deem-nos o que nos é de direito, é tudo o que imploramos!..

  188. Carlos Roberto - AL.
    segunda-feira, 13 de abril de 2009 – 15:10 hs

    Tudo que lemos nesses comentários são verdades. Só no Brasil essa miseria com os aposentados. Eu mesmo antes de me aposentar há 13 anos, tinha um salário na CP de 22 Salários-minimo, hoje não recebo 4 e olhe que eu contribuia pelo teto máximo.

  189. IVANDRO LUIZ FRISON
    segunda-feira, 20 de abril de 2009 – 23:30 hs

    É LAMENTAVEL QUE APÓS ANOS DE TRABALHO DIGNO, UM APOSENTADO TENHA QUE OUVIR AFIRMAÇÃO TÃO VULGAR DE SENADORES DA REPUBLICA, TAIS COMO Aloizio Mercadante e Romero Jucá: ***NÃO HÁ PREVISÃO NO ORÇAMENTO, PARA O REAJUSTE REAL DO SALARIO DOS APOSENTADOS***
    CONTUDO, ESTA PREVISTO NO ORÇAMENTO, O REAJUSTE DOS PROPRIOS, NÃO SÓ EM SEUS SALARIOS, COMO TAMBEM NAS MORDOMIAS, TAIS COMO PASSAGENS AEREAS(PARA ELES SEUS FAMILIARES E ATÉ AMIGOS, GASTOS SEM NUNHUMA COMPROVAÇÃO EM CARTOES DE CREDITO, ALUGUEL DE MORADIAS , GASTOS COM TELEFONES ETC. ETC. ETC.
    UMA LONGA LISTA QUE SOMENTE A ELES OS GASTOS ESTÃO DENTRO DO ORÇAMENTO DA ***UNIÃO***
    -TENHO GRANDE ESPERANÇA QUE O POVO BRASILEIRO, NAS PROXIMAS ELEIÇÕES PENSE UM POUCO MAIS A QUEM VAI DESTINAR SEU VOTO, QUE NÃO OS TROQUE POR UMA ESMOLA EM FORMA DE BOLSA FAMILIA, OU BOLSA GAS, OU QUALQUER OUTRO TIPO DE ESMOLA SEJA ELA COM O NOME QUE FOR.
    -DIGNIDADE E O QUE DEVEMOS TER, VOTAR CONCIENTE DE QUE AQUELE QUE ELEGERMOS ESTARÁ DISPOSTO A NOS DEFENDER E CUIDAR DE NOSSAS NECESSIDADES , E NÃO LEGISLAR EM CAUSA PROPRIA, FAZENDO DA POLITICA UM TRAMPOLIM PARA TORNAR-SE ******O CARA*****

  190. Lourdes B.Melo
    quarta-feira, 22 de abril de 2009 – 7:40 hs

    Estou guardando e divulgando os nomes dos Senadores Aloisio Mercadante e Romero Jucá.

  191. onofre S Teneos fari
    quarta-feira, 22 de abril de 2009 – 10:38 hs

    as palavras estão demais.Os politicos são TODOS uns camaleões que mudam continuamente de cor.O cancer do Brazil são os politicos oportunistas e trambiqueiros.

  192. perdro
    quarta-feira, 22 de abril de 2009 – 11:58 hs

    sou aposentado e ganho mais de um salario gostaria de saber quanto vou receber de aumento e quando vou recebelo estou totalmente perdido o meu salario esta cada dia mais defasado o o que podemos faser ou a quem apelar para que possam olhar um pouquinho por nos eu era fã do mercadante e agora eu sinto vergonha dele nao quero nem comentar a respeito

  193. perdro
    quarta-feira, 22 de abril de 2009 – 12:21 hs

    sehores deputados senhores senadores ecelentissimo sehor presidente pesso aos dignicimos que me perdoe os meus eros ao escrever mas venho em nome de todos aposentados e pensionista pedir a todos aqueles que nos brasileiros aposentados e pencionista deste imenço brasil vos elegerao nao foi para simplesmente falar bunitoou ate mesmo usar do poder para beneficio proprio mas sim demos o nosso voto de confiança e como lobos estao sugando o nosso sangue tirando de pessoas indefesas o direito que com osuor do nosso rosto conquistamos pagamos muito caro por isso estamos sendo penalisados por por auguns que nesta casa que se esqueceu que tambem precisamos comer edar de comer as nossa familhas pesso a deus todos os dias que ilumine o senador paim e que apareça outros iguau a ele pra que nas procimas eleiçoes teremos homens como ele para depositar o nosso voto de confiaça sem mais pesso descupa pelo meu desabafo mas nao se esqueça de nos nos de um aumento justo

  194. Alberto
    quinta-feira, 30 de abril de 2009 – 17:37 hs

    Depois de completarmos nossa jornada de tempo de serviço, pensamos e, é justo que tenhamos uma aposentadoria dígna que nos permite terminarmos nossa missão aqui na terra com qualidade de vida,e dando tambem oportunidade de inserir no mercado de trabalho aqueles que vão chegando. Assim, “evitamos um pouco a marginalidade”, sabendo que para sobreviver no regime capitalista precisamos de rendas suficientes.Desta maneira, vamos ter uma nação com jovens nos postos de trabalho, e os aposentados poderão ceder seus lugares aos mais jovens. É bem melhor para o Brasil, pagar aposentados do que construir penitenciárias, que são realmente um rombo nos cofres públicos

  195. sábado, 2 de maio de 2009 – 16:48 hs

    Senhores Deputados Federais de todas as Siglas Partidaris:
    Já estamos no mês de maio de 2009 e estou estarrecido com os seus discursos na Tribuna.Pelo o que os Senhores defende o INSS a não pagar o reajuste dos Salários dos Aposentados e Pensionista, dizendo que não sabe de onde virá o dinheiro para pagar o reajuste, eu pederia os Senhores para verificar com quantos salários aposentamos.
    Não estamos pedindo nada aos Senhores Deputados á não ser os nossos direito que temos pela justa razão de ter pago ao INSS o valor estipulado por ele para que podéssemos no final de nossa existência os Salário correspondente o valor que pagamos. É um direito sagrado que os senhores estão descontando do nosso salário a cada ano em que vivemos.
    Se aposentamos com o direito em 10, 08,09 ou 07 salarios, não importa. O que importa é que pagamos, mesmo com sacrifício mas nunca atrazamos uma só mensalidade ao INSS para que tivéssemos o sagrado direito de recebê-los integralmente.
    Agora vem os Senhores Deputados querendo de qualquer forma apresentando desculpas para não recebermos o valor que temos por direito.
    Deputados: Se eu paguei ao IMSS o valor estipulado por ele para ter o direito de receber 08 salários, com que direito o senhores tem em diminuir a cada ano para que logo estaremos ganhando apenas uma parcela do que fôi pago?
    Deputados: Sêjam mais justo consigo mesmo. Não nascemos com os olhos feichados para não percecebermos como os Senhores estão sendo injusto conosco.
    Coloque-se em nosso lugar, para entender como estamos desiludidos com a maioria dos Político Brasileiros,
    Faça como o Senador Paulo Pain. Este sim sabe o que é fazer justiça.
    Estamos todos dessepcionados com aqueles que sobe na Tribuna do Congresso para tirar os nossos direitos adquerido com tanta dificuldade.
    O mundo da muitas voltas, as eleições se aproxima. Quero anotar nome por nome daqueles que estão nos traindo como Judas traiu Jesus, e do mesmo jeito não será perdoado, assim como Judas também não foi.

  196. J E M
    terça-feira, 5 de maio de 2009 – 11:00 hs

    Incrivel, mas pelo jeito que os nossos politicos querem que nós ganhe o minimo quanto muitos tem auxilos para viagem, auxilio moradia, quanto nós não temos nem um pouco de aumento em nossos salario que já está perdendo é muito para o minimo

  197. J E M
    terça-feira, 5 de maio de 2009 – 11:05 hs

    Hoje sinto a grande vergonha de dizer que sou brasileiro tudo o que acontece, quanto uns lutam pra melhorar nosso salário, outros procuram derrubar a emenda que o deputado Paulo Pain está de luta pra melhorar quem ganha acima do mínimo, quanto a isso posso dar o meu parabens ao Paulo Pain eu ganho agora um pouco acima do mínimo que já foi defasado e muito. SOCORRO!!!!!

  198. Antonio Adelino Pina
    quinta-feira, 7 de maio de 2009 – 14:39 hs

    Não vejo e nem ouço mais o Senador Paim e o senador Mario Couto se esforçarem no sentido de que os aposentados que ganham acima de um salário tenham o devido respeito e sejam justiçados com os reajustes já tão defasados das suas aposentadorias.

    Nosso governo “Camara dos Deputados”, nunca tem tempo de votar o que já foi aprovado por unânimidade pela Câma do Senado aqueles projetos do /senador Paulo Paim. Até quando nós os aposentados teremos saúde para podermos aproveitar daquilo que é nosso direito consitucional.

  199. Maurício
    sexta-feira, 8 de maio de 2009 – 18:25 hs

    Olha só o que disse os que governaram o Brasil: “O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), sustentou que a oposição fazia uma homenagem ao senador Paulo Paim. O líder do DEM, José Agripino (RN), disse que os senadores estavam ouvindo o clamor dos aposentados do INSS, que se sentem injustiçados pelo governo por terem recebido neste ano um reajuste de 5%, contra 9,3% concedidos ao salário mínimo”(fonte:Eli Teixeira / Agência Senado). Há, Há, Há…só rindo desses “puliticus”!!! não sei quem é pior, o atual governo ou que saiu.

  200. Benedito Alves Marti
    domingo, 17 de maio de 2009 – 8:53 hs

    o que noz estamos sofrendo no fim de nossa vida. ninguem ve se nao for noz mesmo
    porque quem trabalha nunca teve valor que merecia.
    quanto mais depois que aposenta.

    Benedito Alves Martins

  201. José Floriano
    terça-feira, 19 de maio de 2009 – 5:57 hs

    Claro que os Senhores Senadores Aloísio Mercadante e Romero Jucá são contra os reajustes dos aposentados, pois assim, sobrará mais dinheiro para cobrir suas mordomias.
    Mas acredito que o Presidente Lula será sensível a Lei Paim, pois sabe que grande número de aposentados estarão votando nas próximas eleições.

  202. Joaquim Torres Teixe
    sábado, 23 de maio de 2009 – 9:28 hs

    sou aposentado estou passando dificuldade devido ao aumnto que nao e igual ao salario minimo louvo ao senador paulo paim PT meu salario de aposentado e 1990,00 desculpem a minha sinceridade

  203. maria celeste
    segunda-feira, 25 de maio de 2009 – 19:16 hs

    LULA DIZ QUE PREVIDENCIA ESTÁ ARROMBADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    NÃO FOMOS NÓS OS APOSENTADOS QUE CAUSAMOS ESSE ROMBO, A MERRECA QUE SACAMOS NA BOCA DO CAIXA MAL DÁ PARA COMER!!!!!!!. O LULA SÓ DIZ QUE A PREVIDENCIA NÃO TEM DINHEIRO PARA QUEM CONTRIBUIU A VIDA TODA, MAS PARA DAR AOS DESTRABALHADORES,,, DESEMPREGADOS, DESOCUPADOS E AOS QUE FICAM SENTADOS NA BEIRA DO CAMINHO (mst) ELE ABRE OS COFRES. GENTE ESSA QUE ESTÁ EM IDADE DE ENCARAR UM BATENTE ELE AJUDA, EM VEZ DE LHES DAR TRABALHO DÁ ESMOLAS, E NA HORA DE CUIDAR DOS VELHOS QUE TRABALHARAM E CONTRIBUIRAM ELE IGNORA.!!!! QUE PRESIDENTE É QUE GOVERNA COM DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS, !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  204. alex Rumão Júnior
    terça-feira, 26 de maio de 2009 – 0:50 hs

    Gostaria que o governo reduziria nossos salários de aposentados pela metade e dobraria o salário dos políticos assim eu ficaria feliz!
    “um grande abraço meus governates”

  205. Selma Oliveira
    terça-feira, 26 de maio de 2009 – 7:12 hs

    1º Acho engraçado um presidente sozinho pode vetar alguma coisa, pois que eu saiba estamos em uma REPUBLICA e não em um REINADO, pois qdo o Senado ou a Camarada veta algum projeto de lei solicitado pela Presidência, simplesmente surgi uma MEDIDA PROVISÓRIA que acaba durando anos e pronto à lei vetada entra em vigor como MP.
    2º Os governantes deveriam aprender a viver como salário mínimo que eles determinam para o povo que o elegeu ou seja para seus patrões.
    3º O povo além de trabalhar uma vida inteira no final tem que viver mendigando seus direitos para sobreviver ou invés de viver, qdo mais precisamos é qdo menos temos, pois os “benefícios” do INSS vai diminuindo qto mais velhos ficamos e o IBGE ainda insiste que vivamos mais.
    4º Os governantes é que se cuidem pois em um futuro muito proximo a 3ª idade será a maioria da população, ai além de não votarmos ainda poderemos fazer excursões até o Planalto e já que podem dizer qto custa para nos sustentarmos com dignidade, podemos depositar em juízo o mesmo valor e exigir que eles nos sustentem com a dignidade que eles acham que merecemos.
    5º Temos um Presidente APOSENTADO POR NVALIDEZ de um dedo, TEM OUTRA APOSENTADORIA POR TER SIDO DEPUTADO POR 8 ANOS e AGORA TAMBEM VAI ACUMULAR APOSENTAORIA PELOS 8 ANOS DE PRESIDÊNCIA, e isso INCLUI TODOS NOSSOS GOVERNANTES E EX-GOVERNATES, qdo hoje pessoas com problemas de AVC, Hipertensão Arterial, Intracraniana, Câncer, etc… tem que trabalhar ou implorar benefícios, isso tudo sem contar o atendimento pelos Postos de Saúde e Hospitais do SUS . Afinal quem pensamos de somos: PRESIDENTE OU ALGUMA MINISTRA . “como sou folgada querendo pegar um HELICOPITERO para ir ao médico, e ainda ser atendida na hora…. me comparar com gente Tão superior….coisa feia Selma”.
    To pensando o que ? Que posso fazer como qualquer governante ir a um médico Particular, por na conta do povão só porque “MEUS GOVERNANTES” não tem plano de saúde específicos…..coitados dá até dó
    GENTE TEM PESSOAS QUE PRECISAM TOMAR MUITA VERGONHA NA CARA, se CAIREM só as APOSENTADORIAS EM DUPLICIDADE, JÁAJUDARIA MUITO O DEFICIT DA PREVIDÊNCIA E MUITOS BENEFICIÁRIOS TERIAM A OPORTUNIDADE DE TEREM `UM` BENEFICIO DIGNO.

    Aproveito para sugerir umas idéias ao povo,
    – o governo ao invés de ficar inventando bolsas família, cestas básicas, etc…, diminua os IMPOSTOS das EMPRESAS para possibilitá-las a dar trabalho ao povo ou seja DEEM CHANCE AO POVO DE APRENDER PESCAR E NAO DE FICAR MENDINGANDO UM PEIXE QUE NÃO É NEM FISCALIZADO.
    – O POVO POR SUA VEZ, ao invés de quebrarem ônibus, por falta de condução, ficarem fazendo greve por aumentos de salários, comecem a fazer greve para baixar os impostos, pois (já sabemos que as EMPRESAS e NÓS trabalhamos 5 MESES no ANO só para impostos) assim as Empresas não terão desculpas para aumentar preços de produtos, nem dispensar funcionários por Crises Financeiras até porque o povo mesmo com o aumento de salário que acabam conseguindo continua não tendo o suficiente para viver se continuar estes aumentos de impostos para cobrir DEFICIT provocados pelos governantes e não pelo povo.
    DESCULPEM-ME se meus comentários parecem sem sentido e erros de portuques, mas digo o que sinto e vejo mesmo não sabendo me expressar direito.

  206. Astrinha
    terça-feira, 26 de maio de 2009 – 7:43 hs

    Este assunto é muito complexo porque os recursos do INSS não são designados apenas para pagar os aposentados. Infelizmente eles vão tapar outros buracos financeiros também. Se não fosse por isso poder-se-ía corrigir essa injustiça com os nossos velhinhos que são lesados na hora em que mais precisam, quando tem mais gastos c/ medicamentos, etc.

  207. Francisco Soares Bar
    terça-feira, 26 de maio de 2009 – 19:42 hs

    Se por acaso o veto presidencial que que diz respeito ao aumento para os aposentados não for derrubado,podemos sem duvida não mais votar para deputados e senadores, pois eles não tem conhecimento do que estão aprovando, ou melhor votam alietoriamente.

  208. carlos antonio dos s
    quinta-feira, 28 de maio de 2009 – 19:03 hs

    presidente lula onde esta sua promessa de campanha onde voce citava que aposentados eram maus reajustados e que com sua eleicao isso iria acabar pois bem estamos esperando e que sua exelancia honre a roupa que veste como presidente da Republica

  209. Carlos
    sábado, 30 de maio de 2009 – 18:11 hs

    A solucão do nosso nosso problema sò tem uma . Trancando todas as BRs do Brasil,todo mês. Todas as associacão com o masimo de aposentados.

  210. Carlos
    sábado, 30 de maio de 2009 – 18:20 hs

    A solucão do nosso nosso problema sò tem uma . Trancando todas as BRs do Brasil,todo mês. Todas as associacão com o masimo de aposentados. E a unica forma do gorverno olhar para nos.

  211. george
    quarta-feira, 3 de junho de 2009 – 19:17 hs

    mensagem do meu velho. se o lula nao ajuda os proprios irmaos .o que os aposentados geral pode esperar. e viva os torneiros mecanicos

  212. paulo cesar gonçalve
    quinta-feira, 4 de junho de 2009 – 19:07 hs

    Gente as eleições estão chegando se esses senhores deputados federais asim entenderem que não temos direito a um salário diguino,cada eleitor procure quem o representa na camara dos deputados em brasilia e simplismente votar em joão ou maria, usei este termo mas o certo é nos renovar-mos nosso representantes temos este poder pois temos o poder do voto,já se tirou-se um presidente porque não podemos mudar 500 deputados,sendo que os mesmo sabe disso ,o povo espera dos senhores simplesmente o retorno do que contribuiu,e pedimos o fim do fator previdenciário .

  213. terça-feira, 9 de junho de 2009 – 15:08 hs

    Já que não pode dar o rejuste retroativo, que pelo menos nos de o mesmo almento que tem sido dado para o salario minimo. Porque eu paguei por muitos anos encima de 10 salários e hoje estou recebendo 3 e 1/2. Esta crescendo igual rabo de égua´só pra baixo. assim não dá, assim não dá.

  214. Branca Barcaroli
    quinta-feira, 11 de junho de 2009 – 16:16 hs

    Então….o Salario Minimo aumenta sem parar.tudo bem eles também precisam. Os ricos não tão nem aí para nada.E Nós os pobres coitados que recebemos um pouquinho mais! Como ficamos? Acho que vocês políticos deviam atentar para essa classe,, que sofre horrores, vendo sempre a sua aposetadoria ficar cada vez menor e o mínimo ficando igual ao nosso. Devia haver Senhores Senadores, um aumento diferenciado…Isso é mais do que justo. Parabéns ao Senador que quer nos ajudar e ao Sr Aloísio Mercande que vá roubar no inferno em vez de ficar atrapalhando gente séria como Senador Homero Jucá………

  215. quinta-feira, 11 de junho de 2009 – 18:48 hs

    Sera que estes caras de pau que são contra pagar o que o aposentado merece, quando se dão aumento pensão de onde vem.
    Vem de nós:

  216. Marinalva Alves dos
    segunda-feira, 15 de junho de 2009 – 12:45 hs

    a pergunta é a seguinte: Se os nossos governantes, alegam não poder dar aumento aos aposentados, como é que tem dinheiro para emprestar para outros paises, será que o presidente quer dar uma de bonzinho la fora? e esquece que aqui é o país dele? que é aqui que ele vide? esquece também que existe um DEUS poderoso acima de todos nós? é por isso que as vezes se vê muita gente sendo acometido de desgraças e então perguntão: o que fiz de errado? pense senhores governantes, o Toninho Malvadeza, essa hora deve tá ardendo nas profundesas do inferno, nem o seu corpo foi encontrado, só será encontrado no julgamento final, quando o mar e oceano devolver seus mortos para serem julgados,escolham o futuro de vocês, se a eternidade com DEUS, ou com satanás,que esse será o lugar de todos vocês.

  217. luiz cesar Mesquita
    segunda-feira, 15 de junho de 2009 – 16:57 hs

    Este Senador Tal de Mercadante não pode mais ser eleito pois não sabe nada sobe nossas aposentadorias porque não escondemos dinheiros e cuecas e não temos mensalão a unica coisa que sabemos e que contribuimos para previdencia com bases nos nossos rendimentos sobre tantos salarios e hoje queremos ter a mesma equivalencia ou o que foi estabelecidos não vale mais

  218. rubert janke
    sexta-feira, 19 de junho de 2009 – 8:42 hs

    Emprestar o meu dinheiro para o FMI tem ,maspara me pagar a defasagem da minha aposentadoria e dos demais que tanto contribuiram para a previdencia nao tem o seu LLLUUUULLLLAAAA veta e diz que nos damos prejuizos,e o seu PPAAIIMM ,conversa fiada ,nao faz nada e so BBBBBLLLLLLAAAABBBLLLAAA Pobres aposentados como eu temos que lutar cada vez mais,pois o aumento para eles basta uma reuniao de lideres na calada da noite em vespera de feriadao e pronto,ja tem seus proventos aumentados e nos palhaços temos e so que esbravejar enquanto eles brindam com champanha francesa om seu descalabro AAAAUUUMMMEEENNNTTTOO

  219. joaquim
    terça-feira, 23 de junho de 2009 – 19:28 hs

    as eleições para presidente outros ladrões esta chegando! então acorda vota direito.

  220. lourdes
    quarta-feira, 24 de junho de 2009 – 20:38 hs

    é impressionante a forma que o governo vem tratando o cidadão brasileiro que o elegeu ..kkkkkkkkk com sorriso largo só pensa em gastar dos cofres o nosso dinheiro dos impostos que pagamos com viagens absurdas e luxuosas e o aposentado e despresado desrrespeitado pois todo ano ficam na defasagem dos reajustes salariais e nunca sabe o que vai ser no ano seguinte pois o custo de vida são reajustados diáriamente nos supermercados as máquinas remarcam preços constantes e para o salário a inflação é uma miséria uma vergonha
    o salário mínimo não dá para fazer uma compra para 4 pessoas só com o básico para o més quem aposentou com 5 salários mínimo hoje ganha 2,5 ano que vem temos eleições vamos pensar bem antes de votar aposentados e pensionista tambem votam

  221. davi
    quinta-feira, 25 de junho de 2009 – 9:55 hs

    lula voce e um corvade em ganol todos os aposentados nao feis nada para os aposentados

  222. davi
    quinta-feira, 25 de junho de 2009 – 10:40 hs

    lula cade as suas promessas em pro dos aposentados que ganha acima do minimos lula ja esta chegando no final do segundo mandato e suas promessas nao esta sendo cumprida acovardia que o fernando herique cardoso feis para desgrasa com a vida dos aposentados voce esta abastecendo dando fosssa .lula te pesso se voce tiver deus no coraçao porfavor olha para os aposentado com carinho fassa aquilo de direito dos aposentados valer da os aposentado os reajutes iguais para todos nao deicha essa corvadia prevaleser porque muitos aposentados estao anciosos para que essa covardia se acaba e a esperança dos aposentado era o senhor lula,nem que seja a ultima coisa durante todo este mandato, sr;lula mais vamos conserta esta sugeira esta covardia injustiça que sr;fernado herique cardoso feis com os aposentados ,acaba com esta diferença quando for dar o reajuste da para todos os aposentados iguais e acaba com este fator previdenciario lula nois aposentados acreditamos que o sr;lula vai dar oque e de direito para os aposentados, lula faça oque tem que fase em quanto a tempo lava a sua diguinidade.

  223. quinta-feira, 2 de julho de 2009 – 16:11 hs

    A arrecadaçao da Previdencia tem recordi historico em 2009. Apesar da crise que afeta, o pais em alguns indicadores,a arrecadaçao da Previdencia Social, bate recordi em Maio de 2009, somando a casa de R$14,4 Bilhoes . No decorrer do ano, a arrecadaçao vem crescendo, mes a mes. Ja e hora de utilizar os recursos da previdencia, para ajudar milhoes de Aposentados e Pencionistas, que se encontram na miseria.Presidente Lula, pratique mais um ato CHIQUE, devolvendo aos aposentados, tudo o que o MERCENARIO, fhc nos roubou desde 1999, quando feriu a constituiçaoe, e nos enfiou guela abaixo este maldito fator previdenciario.

  224. taniamaria da rocha
    domingo, 5 de julho de 2009 – 20:05 hs

    guando vamos ter um reajuste real em nossas apoentadorias um grande abraco ao nossos defensores como paulo paim e demais outros lutadores da causa dos aposentados que ganham um pouco mais que um minimor rio grande do sul

  225. segunda-feira, 6 de julho de 2009 – 18:03 hs

    Presados colegas, voces ja perceberam que os politicos nao tem tempo para solucionar a situaçao dos Aposentados, pois eles vivem sempre ocupados em resolver problemas criado pelas MARACUTAIAS, que eles mesmo criam, e o tempo passa, entra ano, sai ano, e eles continuam com os escandalos. Sendo que o povo que os elegeram, estao totalmente abandonado a espera de uma soluçao para devolver aos Aposentados tudo o que foi roubado desde 1999, quando o ex FHC, criou este fator previdenciario

  226. terça-feira, 7 de julho de 2009 – 11:42 hs

    Bom dia, senhor presidente, como pode o senhor se preocupar com outros países, vivendo só de aparencia e fazendo sua projeção política e social para sua individualidade se nosso país esta vivendo em cima de areia movediça, pois o senhor participa hoje se nao me engano do G-8, porquer não faz um G-8 da criminalidade e e desemprego e um poder social e financeiro para sua gente brasileira, o senhor não esta vendo diàriamente o que esta ocorrendo em nosso país?, o senhor não pensa em sua família futuramente ou o senhor esta pensando como toda classe política deste país sòmente em si, o ibope e bem maior la fora não senhor presidente?, no dia 1º de junho me aposentei da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, saí quase aleijado com duas cirurgia na coluna lombar talvez tenho que fazer a terceira cirurgia e ainda no final tive um acidente do trabalho cai de uma cadeira em plena atividade de trabalho entrei na justiça a perita trabalhista disse que era da velhice e que a empresa não tinha nada com isso, estou recebendo somente o salario de aposentado ou seja 2.000,00 que serve para as despesas da casa, o senhor acha isto justo?, quando o senador Paulo Paim solicita em equiparação salarial para os aposentados?, procure se preocupar com a família brasileira senhor, ésta sim vai dar respaldo ao senhor amanhã, não os governantes internacional, porque a paciencia dos brasileiros esta chegando a um limite, voces classe políticas não estão se preocupando so estão pensando em si, não é so uma pessoa que governa um país como o nosso como esta sendo atualmente, senhor presidente peça para os empresarios fazerem escolas de suas fábricas para gerar empregos nóssos policiais estão morrendo a classe criminal esta sobre-saindo tenha atenção com sua família brasileira senhor, se preocupe menos com outros países e veja o seu ou seja sua casa. faça voltar o civismo em nossa pátria senhor., o que será das proximas gerações.
    Maurilio

  227. RUBENS
    quarta-feira, 8 de julho de 2009 – 10:43 hs

    ENGRAÇADO!!! OS AMENTOS ESORBITANTES PARA ELES NAO HÁ RETRIÇÃO DE NENHUM DOS SENHORES. NAO É VERDADE SR. MERCADANTES??? E SR. ROMERO JUCÁ??? GRAVAREMOS BEM O NOME DOS SENHORES PARA PRÓXIMAS ELEIÇÕES. NÓS, NOSSOS FAMILIARES E TANTOS OUTROS SOLIDÁRIOS A NOSSA CAUSA, QUE UM DIA TAMBÉM SERÃO APOSENTADOS. TAMBÉM NÃO ESQUECERMOS DO SR. PAULO PAIN E OS OUTROS QUE O ESTÃO APOIANDO, ESTAMOS COM OS SENHORES. A LUTA CONTINUA. DESDE JÁ O NOSSO OBRIGADO.

  228. quinta-feira, 9 de julho de 2009 – 15:13 hs

    (AS TUCANALHADAS VOLTAM A CARGA)Os tucanos queriam privatizar a Petrobras, como parte do acordo assinado com o FMI. Pretenderam ate trocar o nome da Petrobras, para Petrobrax, para tirar essa marca bem Brasileira, que era negativa para eles , pois queriam torna-la, uma empresa Global, para ser submetida a leilao no mercado Internacional. NAO CONSEGUIRAM. Seus impetos intreguistas, durou menos de 24 horas diante da revolta e clamor Nacional, se deram conta que nao era o momento propicio, pois tinham avaliado mal os sentimentos do povo Brasileiro, e no ardor privatizante, tiveram que recuar, mas nunca abandonaram seus projetos, tanto assim que venderam um terço das açoes da petrobras, na bolsa de Nova York, como primeiro passo para a privatizaçao da empresa. Depois colocaram em pratica um programa economico, o mais antinacional possivel, dando maior abertura ao capital estrangeiro, que o Brasil conheceu, tudo sob o mando do mercenario FHC, e seus dois ministros, Pedro Malan e jose Serra. Enfim, quebraram a Naçao, trez vezes, depois correram pedir mais emprestimo ao FMI, assinando como garantia as cartas de intençao de submissao aos organismos Internacionais. a crise estava criada, e em 1999, aumentaram os juros a 49%, depois implantaram o maldito FATOR PREVIDENCIARIO, so para prejudicar os trabalhadores e Aposentados. Tudo isso para forçar o capital especulativo e impor uma recessao. Entretanto a economia voltou a recuperar, depois que o Ilmo Sr. Lula, assumiu a Presidencia do Brasil. Ai foi descoberta as clausulas secretas da carta de intençoes, dando conta que constava a privatizaçao da Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Ecinomica etc,etc,etc. Documentos esses que foram regeitado ´pelo povo e destruidos.No seu sexto ano de mandato, o governo tinha o apoio de 80% da populaçao, enquanto que a frustaçao das TUCANALHADAS, era enorme, pois viram a Petrobras se transformar na maior empresa brasileira, senao uma das maiores do mundo, pois conseguiram a auto suficiencia em petroleo para o Brasil, depois descobriram o Pre Sal, entre tantas outras conquistas, mostrando seu carater de homem patriotico que jamais manifestou desejo de privatizar qualquer patrimonio publico.. Entretanto eles nao se conformaram e na surdina, inventaram uma CPI contra a Petrobras, com a intensao de denegrir a imagem do Brasil, no exterior. O mais correto seria mover uma CPI, para investigar porque eles queriam mudar o nome para Petrobrax, o que seria mais coerente. Diante de tudo isso, chegamos a conclusao de que sao realmente os corvos do seculo XXl, uma cambada de mercenario, que sente asco do povo e do Brasil, por isso eles usam todo tipo de manobra, para tentar o poder novamente, e seguir dilapidando o patrimonio publico.,Entao minha gente tudo isso e um pequeno alerta aos eleitores mais distraidos, que facilmente esquece do que aconteceu a pouco tempo atraz, e evitar mais desgraçeira para o Brasil, TUCANALHADA, NUNCA MAIS.

  229. Geraldo Sardinha
    quinta-feira, 9 de julho de 2009 – 17:35 hs

    Aquele que defendia os trabalhadores antes de pegar o poder, O Lula, agora virou as costas para os trabalhadores, inclusive os trabalhadores aposentados do INSS. Quanta injustiça!

  230. sábado, 11 de julho de 2009 – 18:12 hs

    Caros colegas internautas, precisamos ficar atento pois o Presidente Lula, nao define o seu apoio a sancionar os Projetos do Senador Paulo Paim. Sendo assim parece que ele nao tem interesse em eleger a Ministra Dilma Rousseff, para continuar os seus trabalhos. Pois temos a certeza que si ele aprovar os projetos de lei que regulariza os ganhos dos Aposentados, sua candidata ganharia as eleiçoes, logo no primeiro turno, do contrario, correremos o risco das TUCANALHADAS, tomar o poder novamente, e ai a desgraceira avassaladora, estara decretada, para o povo, Brasileiro pois ja tivemos essa amarga experiencia, por parte do FHC e seus dois ministros, Pedro Malan e Jose Serra. Presidente Lula fique de olho bem aberto, pois do contrario, todo seu trabalho, ira para o esgoto, Ouça o conselho dos mais velhos .

  231. quinta-feira, 16 de julho de 2009 – 21:27 hs

    Presados colegas internautas, parece que o Presidente Lula esta saindo de cima do muro, pois dia 14 p. passado ele fez um pronunciamento com o seguinte conteudo, disse que o mais rapido possivel ira regularizar os ganhos dos Aposentados.

  232. heraldo
    sábado, 18 de julho de 2009 – 14:14 hs

    sr. mercadante…. o sr. já ganha bem até demais e tudo para o sr se torna fácil porque o sr. é que faz e aprova seus próprios benefícios. não caia na graça do plenário, porque o sr. tá aí hoje, graça a esses pobres coitados que o pôs na posiçao em que estais e o que eles recebem em troca é uma traição de tamanha grandeza. que deus te dê juízo e procure olhar as coisas erradas que rodam bem próximos ao seu redor.. para um bom entendedor é o bastante. passar bem, ingrato….

  233. DENNY CURY
    quarta-feira, 22 de julho de 2009 – 14:39 hs

    O EX FERNANDO HENRIQUE CARDOSO TEM + QUE UMA APOSENTADORIA…..

    O PRESIDENTE EM EXERCICIO LUIS INÁCIO LULA DA SILVA TEM + QUE UMA APOSENTADORIA;;;;

    DESSE JEITO NÃO TEM JEITO

  234. gilmar g c
    quinta-feira, 23 de julho de 2009 – 14:27 hs

    sr.deputados porque ser contra os aposentados, quando os mesmos estao remvidicando direito seu, o deputado nao e eleito pelo povo, porque ir contra eles. srs deputados hoje a maioria dos aponsentados tem a familia e os remedios, impostos, nas suas costas.obs; ate para receber seu tao magro pagamento se assim podemos chama-lo temos taxas bacaria a pagar,temos dinheiro para FMI e nao para reajustar as aposentadorias que e direito nosso, pois o brasil ta como aquela pessoa que compra um carro caro para mostrar a seus vizinhos mais tem que deixar na garagem quando chega a epoca de pagar os impostos carissimos.. lembrem-se hoje voçes tem bom salario , maiis amanha tambem se aponsentaram(ha me esqueci voces aponsentam com salario integral mais mordomias)

  235. gilmar g c
    quinta-feira, 23 de julho de 2009 – 14:36 hs

    amigo OSVALDO lula melhorar as aposentadorias (so se a sua sortudo) porque eles so lembram deles, lembrem-se que a candidata dele e a dilma, 2010 tai lembrem

  236. RUY BARBOZA
    quarta-feira, 29 de julho de 2009 – 16:12 hs

    porque os parlamentarios nao uma lei para matar os pobres de uma ves esse salario de merreca

  237. sexta-feira, 31 de julho de 2009 – 14:29 hs

    Os aposentados precisam criar vergonha e apreder a votar para que haja uma mudança radical de deputadps, senadores, Presidente e seus capandas. Nem mesmo as cronicas lembram dos aposentados para FAZER ALGUM COMENTÁRIO A FAVOR DOS DESEMPARADOS. Pergunte aos eleitos se eles conhecem o que é ITE,IAPC e outros a aps QUE ELES NUNCA VIRAM. a MAIORIA TEM POUCO TEMPOQUE ESTÁ MAMANDO NAS TETAS GOVERNAMENTAIS E NUNCA FIZADA NA VIDA A NÃO SER EXPLORAR O TRABALHADOR.Vergonha nenhum deles tem. Não viram o presidente defendo sarney que em seus 80 anos de vida vem tratando dele, de seus familiares e seu cupichas a pão de Ló.Será que o Brasil ainda vai ter um homem de fato na direção.

  238. domingo, 2 de agosto de 2009 – 15:16 hs

    Presados colegas, je perceberam que os politicos nao tem tempo de resolver os problemas dos Aposentados, pois todo o tempo deles, estao ocupados em solucionar as MARACUTAIAS, que eles mesmos criam, pois e um rolo atraz do outro, entra ano e sai ano, e sempre a mesma coisa. Achamos que os politicos deveriam dar o bom exemplo, e parar com essas bandalheiras, pois agindo dessa forma, os senhores estarao insentivando a bandidagem aqui fora. Tenham carater e boa indole pois os senhores sao os legitimos representantes do povo, pois dessa forma o povo Brasileira so pode sentir vergonha.

  239. DELMAR PAZ
    terça-feira, 4 de agosto de 2009 – 20:42 hs

    PRESIDENTE CENHOR NAO DA AUMENTO PARA OS.

  240. rubert janke
    sexta-feira, 14 de agosto de 2009 – 15:05 hs

    Em 13 de agosto ,mais uma vez um nobre deputado esta apresentando o projeto qqqquuuuueeeee talvez sensebilize os nobres deputados e dai meus colegas aposentados e so rrrrrrrrrrrrreeeeeeeeeeezzzzzzzzzaaaaaaaaarrrrrrrrrrr,pro nosso presidente LLLUUULLLAAAA nao ,mais uma vez

  241. sexta-feira, 14 de agosto de 2009 – 16:20 hs

    Presados colegas internautas, parece mesmo que o Presidente Lula esta conivente com este plano mercenario deixado pelo seu antecessor FHC, que e’ o fator previdenciario. Entretanto ele nao deve se esquecer que no proximo ano, tem eleiçoes para Presidente, e si ele bobear, os tucanos superam a sua candidata, e ganham o poder novamente. Se isso acontecer, todo seu trabalho de oito anos dedicados ao povo,Brasileiro, vai tudo para o esgoto.Sera’ que e’ isto mesmo que ele deseja, pois ele nao se manifesta, e quando acordar ja e’ tarde demais. Presidente Lula somente os Aposentados tem poderes para eleger sua sucessora, pois somos mais de 26 Milhoes em todo o Brasil, e todos sao eleitores, que unidos com os familiares este numero triplica. Pense nisso Presidente, e saia de cima do muro.

  242. MARIO JORGE DA SILVA
    segunda-feira, 17 de agosto de 2009 – 10:59 hs

    Aposentados do meu Brasil vamos votar somente naqueles que fazem alguma coisa por nós.
    Fora Mercadante,Lula,Dilma,Renam,Sarney,Jader Barbalho,Inocencio de Oliveira e muitos outros . Procurem se informar para não colocar no poder aqueles que nada fazem. Espero que alguém leia este comentário e o comente com outros aposentados. As coisas estão ruins para nós porque somos todos burros e não sabemos votar. Vamos ver se agora aprendemos a lição.

  243. sábado, 22 de agosto de 2009 – 0:12 hs

    OSMAR GONÇALVES”OBRIGADO DEPUTADOS E SENADORES QUE ESTÃO EMPENHADOS NESTA LUTA DO REAJUSTE DOS APOSENTADOS ACIMA DE UM SALARIO,CONTRIBUÍ MAIS DE TRINTA ANOS PARA ME APOSENTAR COM POUCO MAIS DE DOIS SALÁRIOS,COM A DEFASAGEM HOJE NEM LHES CONTO,PAGO ALUGUEL,CUIDO DE UM NETO DE 11 ANOS CUJA, MÃE,MINHA FILHA, FALECERA,OUTRA MINHA FILHA SOLTEIRA DE 23 ANOS É PORTADORA DE ESQUISOFRENIA ,PARA COMPLETAR O CALVÁRIO,FIZ UM ACIDENTE VASCULAR E A ESPOSA PORTADORA DE UM CANCER,TENTEI APOSER MILHA FILHA, PORÉM,INDEFERE PELO VALOR DO MEU GANHO,NÃO ESTOU CULPANDO GOVERNO OU QUEM QUER QUE SEJA,SIMPLESMENTE ACHO Q.ALGUEM E ESSE ALGUEM SÃO OS SENHORES DE BOM SENSO QUE IRÃO RESOLVER OS PROBLEMAS DE TODOS NÓS”MUITO OBRIGADO E QUE DEUS OS ABENÇÕE.

  244. sexta-feira, 4 de setembro de 2009 – 17:34 hs

    Qual a razão desta barreira prá dar o direito certo dos aposentados, voces querem mostrar que estão devendedo a economia do Pais, sinceramente, os gastos exorbitante, prejuizos,desfalque,que soma milhões, ninquem fala.
    Abraços
    José Wilson

  245. sexta-feira, 4 de setembro de 2009 – 17:36 hs

    agradeço
    A sinceridade deste blog.

    Jose Wilson

  246. Ademir, de Freitas Matos
    quarta-feira, 9 de setembro de 2009 – 20:26 hs

    paguei a vida toda 4,6 salario minimo, hoje so ganho dois salario minimo, isso não esta certo, votei no sr presidente nula ,mais hoje estou arependido, aumento paras os politico resolve da noite pro dia, mas nós aposentados so tristeza no nosso orçamento

  247. Aposentado
    quinta-feira, 10 de setembro de 2009 – 16:04 hs

    EU GANHAVA 2 SALARIO MINIMO FIQUEI MUITO CALMA FAZER CONTA A PAGAR E SOBRA 200 REAIS DIRETO NA MINHA POUPOANÇA ATE FIM DE ANO,PREFIRO NA PRAIA OU COMPRAR PRESENTE MINHA FAMILIA… MAS ATE AGORA 2009, NÃO GANHO MAIS 2 SALARIO, GANHO 660 REAIS KKK, NÃO ESTOU FELIZ TODOS SENADOR, NÃO ESTOU FELIZ LULA, NÃO ESTOU FELIZ SERRA, NÃO ESTOU FELIZ O PRESIDENTE DO INSS… ESTOU DEVENDO 3 BANCO, E A CULPA QUE MEXEU NOSSO SALARIO DINIMUIU, VAI CONTINUA DIMINIUI SEMPRE, ATE VC TMBM… VAMUS ACABAR ESSA MERDA EM BRASILIA TODOS DESPUTADO E SENADOR SÓ VAI CRIANDO MUITO IMPOSTO DE RENDA KKKK TODOS CORRUPTO DE LADRÃO… ATENÇÃO GENTE, PONHA SUA CABEÇA VOTE LUNO, E PRA ACABAR, BOA SORTE!!!

  248. DANIEL PEREIRA
    domingo, 13 de setembro de 2009 – 18:26 hs

    o aposentados tem que saber votar .POR FAVOR NAO JOQUE O VOTO FÓRA VAMOS SER MAIS BRASILEIRO.TRABALHAR 35 ANOS E APOSENTADORIA CADA VEIS TÁ PEQUENA.OU TODO APOSENTADO TEM QUE GANHAR UM SALARIO????

  249. rubert janke
    quarta-feira, 16 de setembro de 2009 – 19:31 hs

    Meus amigos internautas,acompanho toda indignaçao passo a passo,todos tem suas razoes para criticar este governo mas tudo começou no malfadado governo do seu fffffhhhhhccccc aquele mesmo que disse quem se aposentasse com 48 anos era um vagabundo e que todo brasileiro teriam dinheiro para comprar uma dentadura,pois e eles querem voltar para terminar o que deixaram de fazer que e terminar,Petrobras,bancos estatais e principalmente com os,segundo a OTICA deles nos que contribuimos ao IINNSSSS damos despesa .Com calma vamos dar mais uma opurtunidade ao nosso Presidente LULA para se redimir e aprovar o AUMENTO E AS DIFERENÇAS .Caso isso nao aconteça estamos liberados para votar em quem acharmos melhor ou ate em AANNUULLAARR o voto como sinal de protesto,como diz o malfadado SERRA temos que rezar e rezar sem perder as esperanças,,E QUE DEUS SUPREMO ILUMINE A CABEÇA DO NOSSO PRESIDENTE

  250. Anônimo
    quinta-feira, 8 de outubro de 2009 – 21:16 hs

    o comentário de uma aposentadaq1ue pagava sete salários agtora quando aposenta por invalides, recebe so três salários minimo.
    nunca mais nenhun parente nem filhos de aaposentado vota no pt
    Lula pode cair fora,ningen e louco de votar em partido que não respeita ,pessoas doentes,quem aposenta por cancer ,na época que aposentei ganhava integrau.
    quem está por traz desse roubo não se preocupe vai ver filhos com cancer,quando fizer quimioterapia e passar muito mau.lembra nós estamos passando por isso sem dinheiro nen para comprar um simpres remédio de injoo,existe um Deus que sabe que não são todos do pt,queroubam nosso salário:

  251. Anônimo
    sexta-feira, 9 de outubro de 2009 – 9:10 hs

    Para empresrtar dinheiro para o FMI tudo bem, para compra de av~~oes tudo bem,

  252. aline barros
    sábado, 17 de outubro de 2009 – 21:31 hs

    o povo q e severgonha q vota nesses vagubundo e depois ficam reclamando tem q mais e se ferrar e botarem 300 pois votam nestes porcos safado q dinhero pra copa mundo tenha

  253. LUIZ GUILHERME
    domingo, 18 de outubro de 2009 – 19:27 hs

    QUERO DIZER Q A NINHA VIDA TODA VOTEI NO PRESIDENTE, POIS PARECIA EM HOMEM Q SE PREOCUPAVA COM OS APOSENTADOS.
    O SR ACHA JUSTO Q UMA PESSOA Q GANHA 1 SALARIO MÍNIMO GANHE 16% DE AUMENTO , E UMA PESSOA Q GANHA 1 SALARIO MINIMO + 2 R$ ACIMA DO SALARIO MINIMO GANHE 5% , PORQUE GANHA 2 REAIS A MAIS?
    É O Q ACONTECE COMIGO QUE ME APOSENTEI COM 9 SALARIOS MINIMOS E HOJE ESTOU CO +- 3 SALRIOS MÍNIMOS.
    É JUSTO SENHOR PRESIDENTE ESSA REGRA , OU NÃO SERIA MAIS JUSTOR TER UMA TABELA FREXIVEL.
    É UMA VERGONHA COMO O GOVERNO CONCEDE AUMENTO PARA DEPUTADOS,GOVERNADORE,SENADORES , SEM QUESTUIONAR NADA .
    ME ARREPENDO POR TER VOTADO NO SENHOR , POIS ACREDITAVA Q UM DIA A MINHA VIDA PUDESSE MELHORAR E EU TIVESSE UMA VIDA DIGNA ONDE PODERIA TER DINHEIRO PARA PELO MENOS COMER BEM, POIS PASSEAR NEM PENSAR .
    REFLITA SR. PRESIDENTE E FAÇA ALGO POR AQUELES Q UM DIA ACREDITARAM NO SEU GOVERNE.
    NÓS DEVERIAMOS VOTAR SE OS POLITICOS DEVERIAM TER ESSES AUMENTOS VERGONHOS. PEDE O ALUISIO EM VES DE SER CONTRA AO AUMENTO DOS APOSENTADOS, ABRIR MÃO DOS SEUS AUMENTOS, QUE CERTAMENTE NÃO FARAM FALTAS.
    É UMA VERGONHA O Q TEM ACONTECIDO.
    LEMBRO-ME Q EM SUA CAMANHA EM NOVA IGUAÇU O SENHOR FALOU Q O APOSENTADO SERIA BEM TRATADO , E TER UM SALÁRIO DIGNO.
    ME ENGANEI
    LUIZ

  254. marco barros
    segunda-feira, 2 de novembro de 2009 – 15:22 hs

    É INCRIVEL UM PRESIDENTE QUE VEIO DO POVO E SEMPRE VIVEL NAS CUSTAS DO POVO QUERER SEMPRE VETAR UM MISERIO AUMENTO PARA NÓS APOSENTADOS, EU QUERIA SABER COMO VC OBTEVE SUA APOSENTADORIA SE PRATICAMENTE NUNCA TRABALHOU DE CARTEIRA ASSINADA.

  255. segunda-feira, 2 de novembro de 2009 – 22:54 hs

    Ilustre Senador Aluizio Mercadante, V.Excia quer enganar a quem, afirmando que a Previdencia nao tem recursos para devolver aos Aposentados tudo o que foi desviado desde 1999,contrariando completamente as informaçoes dos Auditores Fiscais da Receita Federal , que afirmam que hoje a Previdencia Social e SUPERAVITARIA em mais de 52 Bilhoes de Reais. Agindo dessa forma, V.Excia desqualifica os Auditos da receita Federal , deixando V.Excia bastante desmoralizado, a menos que haja interesse nesses recursos existente na Previdencia

  256. Marinho Ney
    terça-feira, 3 de novembro de 2009 – 9:26 hs

    Caros irmãos brasileiros, é bom que a gente anote os nomes desses caras que são contra nós aposentados e nao vote nunca numa mais nessas porcarias que só pensam neles, vamos nos
    unirmos afinal a gente pode sim desidir contra esses políticos
    que querem só os nossos votos e depois nos massacram, anote
    bem os nomes deles.

  257. Joao Alredo Diniz
    terça-feira, 3 de novembro de 2009 – 10:28 hs

    Voces politicos so quer acabar com os pobres

  258. eliane bezerra lima
    quarta-feira, 4 de novembro de 2009 – 22:54 hs

    Presidente Lula já esqueceu dos dinheiros e rombos do PT, dinheiro na caueca na mala, nos políticos que roubgam a sociedade fazendo os aposentados de bestas. Vamos procuar fazer um pacto se não houver o aumento não vota em candidatos apoiados pelo Governo. Os que nã lutaram para votar o aumento a correção correta fora! Eles sabem fazer as maracutais, mandar dinheiro para os Municípios e pegar a sua parte, é um jogo sujo, jorgar com eles limpo e mostrar que os aposentados sabem se defender de políticos desonestos e safados.
    !

  259. Claudia Elias
    quinta-feira, 5 de novembro de 2009 – 7:22 hs

    Eu e toda minha familia temos os caras que é contra os aposentados fizemos uma lista esses nao ganha o meu voto e de ninguém da minha familia se todos aposentados fizer isso será ótimo, terá mudança

  260. Joao Duarte
    quinta-feira, 5 de novembro de 2009 – 7:30 hs

    Tem algum senadores que diz q é rombo o aumento certo aos aposentados, se quer um rombo mais que é o salários deles, e nao faz nada,

  261. domingo, 8 de novembro de 2009 – 10:51 hs

    como uma pessoa aposentada por envalidez a cada ano seu beneficio dininui e as doenças e remeidos cada vez mais caro
    e uma vergonha nossa vida e esta pedindo dinheiro emprestado
    MAIS O DEUS QUE EU CREIO E JUIZ DOS JUIZES E ELE E
    FIEL E SABE NOSSO SOFRIMENTOS E HUMILHAÇÃO A MINHA
    VIDA E CHORAR NOS PES DE JESUS PARA ELE FAZER JUSTIÇA E EU CREIO NO IMPOSSIVEL, PORQUE PARA DEUS
    NÂO HA IMPOSSIVEL AMEM.

  262. segunda-feira, 9 de novembro de 2009 – 11:48 hs

    .

    Sr Presidente eMentores.
    Porque nao fazen o criterio de quando o cidadao aposentar cobrar 20% de sua aposentadoria, 15% contribuiçao e 5% ficaria como poupança e o beneficiario receberia no final da sua missao aqui na terra, com juros e correcao e ajudaria nas des pesas . Aqui pra nois presidente, policos aposenta rapido e com muito, porque nao se muda isso !

  263. Osires de Castro
    terça-feira, 10 de novembro de 2009 – 17:17 hs

    Presidente Lula, será que vc nao se lembra em suas andanças políticas que vc estava ao lado dos aposentados?
    Eu sabia que vc iria ficar assim por isso nao votei em
    vc nem no primeiro e no segundo turno, agora nao votarei
    em todos os seus aliados, aposentados vamos dar um bas
    ta nisso, somos forte e muitos no brasil temos condições de
    ser tratados melhores.

  264. Diniz Santos Vieira
    terça-feira, 10 de novembro de 2009 – 20:14 hs

    SOLUÇÃO PARA OS APOSENTADOS
    Elegermos pessoas tipo Paulo Paim que formem uma frente parlamentar para exigir do governo a devolução dos três trilhões de
    reais(R$ 3.000.000.000.000,00) retirados da Previdência ao longo dos anos para financiar”obras” tipo Transamazônica, Vale do Rio Doce, Itaipu, Petrobrás e outras. A devolução destes valores aos cofres da Previdência usando parte do lucro auferido por aquelas obras tornaria a situação dos aposentados algo nunca imaginado até hoje e faria com que o(a) aposentado(a) e todos aqueles familiares que também são eleitores, não esqueçam, formassem
    uma legião de eleitores daqueles defensores destes brasileiros DESILUDIDOS,

  265. Diniz S. Vieira
    terça-feira, 10 de novembro de 2009 – 20:19 hs

    SOLUÇÃO PARA OS APOSENTADOS
    Elegermos pessoas tipo Paulo Paim que formem uma frente parlamentar para exigir do governo a devolução dos três trilhões de
    reais(R$ 3.000.000.000.000,00) retirados da Previdência ao longo dos anos para financiar”obras” tipo Transamazônica, Vale do Rio Doce, Itaipu, Petrobrás e outras. A devolução destes valores aos cofres da Previdência usando parte do lucro auferido por aquelas obras tornaria a situação dos aposentados algo nunca imaginado até hoje e faria com que o(a) aposentado(a) e todos aqueles familiares que também são eleitores, não esqueçam, formassem
    uma legião de eleitores daqueles defensores destes brasileiros DESILUDIDOS, pelo menos até agora.

  266. Daniel Melo de Assunção
    quinta-feira, 12 de novembro de 2009 – 16:00 hs

    Que o Lula e seus ministros e demais pucha saco possam e a merda.

  267. sexta-feira, 13 de novembro de 2009 – 8:20 hs

    Os assaltos de governos anteriores e seus sucessores, a administração incompetente da arrecadação do INSS fazem do Governo o maior inimigo dos aposentados. A forma correta é retirar do Governo a administração do dinheiro arrecadado dos empregados e empregadores e passa-la a uma gestão privada vigiada pelos proprios aposentados através de um comitée eleito democraticamente.A gestora seria confirmada periodicamente( cada 3 a 5 anos ).
    Carlos Eugenio Pacca de Almeida

  268. oswaldo ribeiro de moraes
    sexta-feira, 20 de novembro de 2009 – 23:26 hs

    SE O INSS,NÃO TEM DINHEIRO., DE ONDE SAI OS DESFALQUES PROPAGADOS, E ANUNCIADOS SEMPRE, SE ROUBAM, É PORQUE TEM., ENTÃO ESTA DESCULPA É NO MINIMO INCRIVEL., ONDE ESTÃO OS FRAUDADORES DO INSS?porque quem de direito não toma atitude realmente severa e faz o dinheiro voltar para os cofres?, e distribuir aos pobres aposentados, o que lhes é de direito?

  269. paulo fernandes alcides da sil
    terça-feira, 1 de dezembro de 2009 – 13:10 hs

    O POVO BRASILEIRO E GRANDE CULPADO DESTA VERGONHA QUE ESTA O NOSSO BRASIL,E UM POVO QUE FAVORECE A CORRUPÇÃO ,SE VENDE POR ROSTOS BONITOS ,POR PRATOS DE COMIDAS,POR FESTAS,SE VENDE POR UMA BOLSA FAMILHA,POR TICKS DE LANCHONETES E POR TUDO O QUE MAIS APARECER,PAIS DE FILHOS SEM FUTUROS POIS ELES A MAIORIA NA CONGRESSO NACIONAL TRABALHA EM CAUSA POPRIAS OU DE SEUS FAMILHARES . E UM POVO DE MENTE CURTA QUE VOTA EM CANDIDATOS LADROES SEM CARATE E DECENCIA E POR ISTO PAGA UM PREÇO ALTO DEMAIS DURANTE TODA SUA VIDA.

  270. osmar de olivira
    sábado, 5 de dezembro de 2009 – 21:21 hs

    lula voce acabou com qualquer chace de alguem que voce indicar para presidente,se elejer,se o povo tiver vergonha na cara nunca mais votarao em voce e seus puxa saco,voce e covarde fala coisas para se elejer e depois fais tudo ao contrario,eu e minha familha nunca mais queremos nem ver uma foto tua,voce esta acabado para os aposentados que tiverem vergonha

  271. osmar de olivira
    sábado, 5 de dezembro de 2009 – 21:27 hs

    lula carrasco dos velinhos deste pais ele so sabe viajar gastar dinheiro do povo,da amento para quem nao merece porque ja robarao muito dinheiro do povo,suma da politica lula

  272. quinta-feira, 17 de dezembro de 2009 – 10:53 hs

    EU NAO ACREDITO QUE O PRESIDENTE LULA IRA FICAR OMISSO EM REGULARIZAR OS GANHOS QUE OS APOSENTADOS PERDERAM DESDE 1999. TENHO CERTEZA DE QUE ESTA RESERVANDO ESTE TRUNFO, PARA USAR NA ULTIMA HORA, E GARANTIR QUE NOSSA CANDIDATA SEJA ELEITA , JA NO PRIMEIRO TURNO, DO CONTRARIO ESTARA ENTREGANDO TODO O TRABALHO QUE ELE REALIZOU DURANTE OS SEUS DOIS MANDATOS, PARA QUE AS TUCANALHADAS SE DELICIEM COM AS ECONOMIAS QUE ELE FEZ PARA O BRASIL, DURANTE SUS DOIS MANDATOS,POIS TEMOS A TRISTE HERANÇA DA TRAJETORIA FHC, COM SEUS DOIS MINISTROS, PEDRO MALAN E JOSE SERRA. PRESIDENTE LULA, NAO NOS DECEPCIONE, ANO QUE VEM TEM ELEIÇOES

  273. luizcarlos horsth
    sábado, 6 de fevereiro de 2010 – 10:04 hs

    O Lula antes ser presidente junto com seus seu puxa-sacos, viviam sendo preso por defender os trabalhadores´até mesmo usuva tipo “agitos”, jugando empregados contra patrões, hoje parece que pensam diferente, será o poder ?!?!

  274. luizcarlos horsth
    sábado, 6 de fevereiro de 2010 – 10:08 hs

    Em relação ao INSS que fica com maior rombo, parem de roubar dele que ele paga todo aposentado com aumento real de acordo com o minimo, poem na cadeia esses ladrões, mas não pode, porque todos são meu “correligiomarios”. é isso o Brasil.

  275. quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010 – 17:01 hs

    Eu não acredito mais em promessas de Polílicos. Pois são falsos e mentirosos, prometem uma coiza e fazem outra.
    Ném o Próprio Lula garantiu as promessas de campanha, só que ele vai pagar caro por isso.
    Eu gostaria que o PT continuassem governando o nosso País, mas infelismente o nosso Lulinha castgou aos aposentados, fazendo com que todos nóis, Aposentados e familiares, não acreditasse mais nesta Classe Política.
    Que pena Lula!!!
    Eu que votei em todas as suas campanhas, as vitoriosas e as que foi derrotado. Mais agora não da mais . Você pisou na bola com nois aposentados e pensionistas.
    Que pena!

  276. sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 13:22 hs

    Sr. Presidente da Republica Luila,temos uma admiração enorme pelo sr.,e agora po Dilma q. c/certeza terá nossos votos,mas reveja o salário dos aposentados q.muito contribuiu por esse imenso e lindo país Brasil,nós aposentados voltamos à ser como criança,necessitamos de uma alimentação mais adequada,o SUS nos dá médicos e remédios…e quem nos dá uma boa alimentação,quem nos dará frutas q.tto precisamos p/nos manter c/boa saúde?p/evitarmos q.o próprio SUS tenha o mínimo de pacientes possível reveja o reajuste dos aposentados,eu por ex,sempre fui dona de casa,hj.só o meu marido é aposentado
    pois ainda tenho 63 anos de idade,como lula ,sobreviver c/esse salário?abçs ….Cleuza

  277. Vanderval Queiroz Vieira
    domingo, 26 de setembro de 2010 – 19:15 hs

    Conclamo a todos os aposentados para votar nestas eleições contra o Lula, PARA QUE ELE PROCURE O CAMINHÃO DE ONDE CAIU. Até o menos atilado dos humanos percebe que nas circunstâncias atuais, dentro de poucos anos TODAS as aposentadorias estarão niveladas a UM SALÁRIO MÍNIMO. Isto é injusto, desumano, inconstitucional e sobretudo cruel, e aí cabe uma indagação: PORQUE CONTRIBUIR ACIMA DE UM SALÁRIO MÍNIMO, SE TODAS AS APOSENTADORIAS VÃO FICAR NESSE PATAMAR? Isso é crime, é burlar o povo descaradamente.

  278. Neide
    terça-feira, 28 de setembro de 2010 – 15:19 hs

    Os parlamentares do contra ao aumento dos aposentados, que deram uma vida de contribuição, deviam se preocupar com os rambos causados por inescrupulosos, que roubam a previdencia de una maneira escandalosa ao longo do tempo e na maioria das vezes ficam impune.

  279. Eliana Silva
    sábado, 12 de fevereiro de 2011 – 14:29 hs

    Que Deus nos ajude e coloque um anjo para recompor nossas perdas salariais.Porque estou totalmente decepcionada com tudo e com todos.

  280. ANTONIO
    sexta-feira, 4 de março de 2011 – 15:01 hs

    aposentei c/ menos de 50% do meu salario por calsa do fator previdenciario que hoje é calculado isto é uma vergonha p/ os comandante do nosso BRASIL que se diz democratico
    minha opiniao eu gastaria de votar nas pricipais leis deste país como eu voto nos governates

  281. joao batista
    segunda-feira, 26 de dezembro de 2011 – 19:32 hs

    gostaria de saber mesmo é o seguinte: quando será q o governo federal vai me pagar os atrasados que o inss me deve?… será q ele primeiro está esperando a minha morte?….

  282. Aluizio
    sexta-feira, 13 de janeiro de 2012 – 20:14 hs

    Aposentei em 1987 com 7,07 salarios minimos, e até hoje não consegui pagar um plano saúde, já me tiraram 3,5, tenho 79 anos, isso dói, se não fosse PAIM, estariamos mais ferrados ainda. Dinheiro para ajudar outros póvos não falta , mas preterir nossa saúde, educação e desgraceras causadas pelas chuvas, e muitas coisas mais que nos faltam e um verdadeiro absurdo.Mercadante diz que o deficit da previdencia, é de 42 bilhões, mas se esquece que a sua turma leva uns 70 por cento disso, e dai como fica?????!!!!!!!!!!!

  283. fernando
    terça-feira, 21 de fevereiro de 2012 – 9:03 hs

    Se tem rombo no INSS,eu quero saber quem robou meu dinheiro sr.Mercadan,vcs estão ai pra que ? seu imbecil,eu quero conta se ladrão.O outro com a cara (lulalau) esta ai rido com a cara dos q confiaram nele- MALANDRO E MALANDO E MANE É MANÉ. Eu não quero saber eu paguei, quero meu dinheiro foi sobre 5 salarios MINIMO..SALARIOS MINIMO.Do geito q vai nos vamos pagar para ser aposentados.

Deixe seu comentário: